Assombrações

Assombrações Domenico Starnone

Resenhas - Assombrações

Arthur B. Senra 17/10/2021

Os dois polos da vida, infância e velhice, são fundamentais para falar e refletir sobre a vida, as incertezas presentes nessa caminhada. Escrita que nos coloca como testemunhas de um encontro.

Mari 19/08/2021

" - O que eu devo fazer?
- De tudo - balbuciei -, um pouco de remédios, um pouco de sociologia, um pouco de psicologia, um pouco de religião, um pouco de rebeliões e revoluções, um pouco de arte, até uma dieta vegetariana, um curso de inglês, um de astronomia. Depende das estações.
- Que estações?
- As estações da vida."

Parti para a leitura de Assombrações logo em seguida à leitura de Laços, e mais uma vez, foi surpreendente ver a potência da percepção dos dramas do cotidiano que Domenico Starnone traz para seus livros.
Desta vez, esses dramas são representados através da convivência de um avô e seu neto de quatro anos, por uns poucos dias, enquanto os pais do menino, em plena crise conjugal, precisam se ausentar por razões de trabalho.
Avô e neto não têm um histórico de convivência, e a aproximação de ambos é bastante instável. Em vários momentos do livro, senti vontade de deixar a leitura, não porque estivesse ruim, mas por sentir um grande incômodo com a postura de um e de outro, e pela tensão carregada de determinados conflitos entre ambos.
Parece incrível como um personagem de um menino de 4 anos de idade pode ser retratado de forma a causar essa sensação de angústia, e o mais interessante é que mesmo se tratando de um narrador não confiável (o avô), as cenas passam uma verossimilhança quase inquestionável.
Mais uma boa leitura de Domenico. Só não sei se quero passar direto para o terceiro livro (Segredos), que sufoco!...

Thais CardBeg 10/05/2021

Potências fantasmáticas
A obra me tocou muito ao refletir e vivenciar através do personagem sobre a vontade profunda de expulsar fantasmas da memória e o engrandecimento do Eu para encontrar sentidos e especialidades na vida. A convivência Avô e Neto e suas diferenças de idade e forças... os retratos lançados colaboraram para a queda desse Eu imaginário desejado. O livro causa raiva e angustia de um modo diferente, mais reflexivo e menos viceral.

Aline | @42.books 12/03/2021

Tenho um corpo assombrado pela minha própria escassez de reatividade.

Esse é o meu último livro da "trilogia" sentimental de Starnone, e explicar a experiência é um pouco de explicar meu amor pela literatura italiana. Tem algo potente na forma desses autores de escrever e de contar o cotidiano, há uma geografia, um dialeto, que teletransportam o leitor para aquele universo de angústias e singularidades. Vi isso na Ginzburg, na Ferrante, e agora em Starnone. Não há generosidade forçada, os personagens são tridimensinais até na mesquinez de seus sentimentos, são palpáveis e reais, a ponto de gerarem incômodo com a anuição de reconhecimento.

Assombrações é o que mais foge da minha realidade em termos de compreensão, mas é o mais me faz embarcar em sentimentos desconhecidos. É claustrofóbico, denso. Ele destrincha uma relação de avô e neto que foge do idealismo. É um embate sobre a confiança cega de uma criança e as inseguranças que esta alimenta em um homem que, por anos, tenta fugir da sua mediocridade. É uma batalha silenciosa de gerações.

Esse livro é uma experiência, como os outros, e merece um lugar de reflexão. A escrita de Starnone é concisa, mas impecável, como esse livro.

"Podia se convencer de que sabia tudo só porque brincar lhe permitia esconder suas derrotas."
Camila 26/07/2021minha estante
que resenha linda!! você conseguiu descrever perfeitamente meu encantamento/obsessão pela literatura italiana de uma forma que nem eu mesma entendia hahahah com certeza vou ler ginzburg depois dessa

Juliana Ribeiro 13/12/2020

Assombrações
Esse é o terceiro livro de Domenico que li. Não é o meu favorito, embora seja um livro muito gostoso. A relação entre avô e neto é interessante, principalmente por fugir do lugar comum. Há momentos muito cômicos, outros que geram ansiedade e agonia. Fiquei muito enternecida por ter um filho praticamente da mesma idade que Mário, por isso me tocaram os momentos que descreve a criança.

Fernando Schubach 10/12/2020

Trilogia genial. Recomendo a todos que gostam de temas voltados para relações afetivas ou não.

Dêla 20/11/2020

Li "Laços " de Starnone e me encantei com o autor. "Assombrações", 2o livro que li do autor, também trata a história de forma crua, práticae direta. Danielle, um ilustrador com seus 70 anos, precisa sair da sua casa em Milão e voltar a Nápoles para cuidar de seu neto de 4 anos enquanto a filha e o marido participam de um congresso e tentam reconstruir o casamento. A história se passa em 3 dias, dentro do apartamento do casal, onde o Daniele viveu na infância e adolescência, até sair dali para praticamente fugir de sua vida.
As assombrações são lembranças que esse senhor tem enquanto está cuidando do neto. Ele faz questionamentos sobre suas escolhas, vê semelhanças com seu não tão adorável neto, entra em conflito com essa criança de 4 anos. Durante esse período, ele tenta trabalhar num projeto de ilustração de um conto de Henry James, que trata do enfrentamento das assombrações do passado. O livro é curto, rápido de ler. Gostei, mas ainda prefiro "Laços ".

Cássia 04/11/2020

Salvação: abismo.
Um escritor septuagenário é convocado a sair de sua misantropia para cuidar por poucos dias do neto de quatro anos.
Sair de sua rotina, sua casa, sua cidade e enfrentar os fantasmas da casa da filha, onde cresceu e guarda recordações que o assaltam durante a permanência nela.
Leva consigo também a fase decadente da vida artística, que antes trouxera tanto sucesso e agora se arrasta, principalmente com as cobranças do editor.
A vivência com o neto, um menino educado para obedecer e ter regras, inteligente, que o irrita e admira ao mesmo tempo. Também a percepção da vida que a filha e genro levam, a crise matrimonial.
Este é o cenário do livro, uma leitura deliciosa, como todos os livros de Domenico Starnone que tive o prazer de ler até hoje.

Paula.Moreira 03/11/2020

Esse livro compõe a série sentimental ( "Laços", "assombrações" e "segredos"). Ainda não li "segredos", mas gostei bem mais de laços do que desse. Ainda assim, é um livro que vale a leitura!
Luisa.Castro 03/11/2020minha estante
Dei a mesma nota!

Fabiana.Amorim 19/09/2020

Perturbador
Terminei em estado de choque. É um livro incômodo demais. Principalmente porque sou mãe de uma criança de 5 anos, quase a idade de Mario, o menininho infernal do livro. É uma visão bem perversa do que é uma criança. Sim, eles demandam atenção a ponto de endoidar um... Mas guardar raiva? Cometer uma maldade? Jamais.

Talvez eu tenha ficado tão perturbada que tenha perdido qualquer outra intenção do livro. A pessoa sai dele com ódio do pirralho. Parecia um filme de terror psicológico. Um avô sem amor e um menino maldoso. Esse segundo livro que leio de Starnone me faz descartar a suspeita de alguns que ele poderia ser outro heterônimo de Ferrante. Jamais uma mulher... Uma mãe escreveria sobre uma criança de 4 anos desta maneira. Sem dúvida é um delírio masculino. Um delírio muito bem escrito. Um pesadelo até... eu diria. Tou com ódio, mas gostei. Não aconselho a quem nunca foi pai nem mãe. Desestimula. Ahaha Rindo mas é de nervoso.

carol 09/08/2020

Não atinge a expectativa
Comecei esse livro com uma grande expectativa, porque eu tinha lido ?Laços? e achado muito bom. A verdade é que esse livro não vai muito a lugar nenhum, nem em termos de acontecimentos nem em termos de reflexão. A leitura não é difícil mas em alguns momentos é um pouco maçante e fica girando em torno da mesma coisa sem sair do lugar. E eu nem acho que falar sobre o nada ou girar em torno do mesmo acontecimento ou pensamento sejam coisas ruins. Lendo Elena Ferrante todo mundo vê que qualquer coisa pode virar um mar de pensamentos e sentimentos e aflições e dor. Mas ?Assombrações? não me prendeu em nada.

Talvez eu tivesse gostado mais se o neto não fosse tão irritante também (mas confesso que, se não fosse isso, talvez o livro passasse mais batido ainda). Se tivesse que indicar algum livro do autor, não seria esse.

Mavie 17/07/2020

MEDO DO QUE SOMOS E DO QUE ESQUECEMOS
Todos nós temos aquelas lembranças que não valem a pena serem lembradas. As que marcaram uma fase, ajudaram a nos tornar o que somos, mas que fazem mal. Podem nos fazer sentir raiva, repulsa, saudade, medo. E, com uma sensibilidade impalpável e invisível, como o ar, Domenico Starnone traz, no romance Assombrações, à tona fantasmas esquecidos e indesejáveis.

Starnone mostra o contraste entre gerações, a rápida mudança nos valores e responsabilidades, além da pressão da atualidade sobre diversos assuntos em diferentes idades. Mostra a briga de egos. O que é resultado de uma vida inteira de reconhecimentos; os que vem da hierarquia profissional; o que machuca com medo de ser machucado; e o que surge do privilégio da idade e enaltações de pequenas conquistas corriqueiras.

site: euseioqueeuleio.com/blog

Chokito Kakarico! 09/07/2020

Esperava mais...
Mais uma leitura concluída desse escritor italiano contemporâneo que já virei fã logo na primeira obra que li.
''Assombrações'' é um livro curto, de escrita fluida e que, assim como ''Laços'', também tematiza as relações familiares. Entretanto, o foco maior nesta obra é o processo de envelhecimento do artista Daniele, seja doloroso ou esplêndido, mas um processo que entrega ao leitor um duelo amargo entre avô e neto.
Pelas mãos hábeis de Starnone viramos testemunhas das aflições, alegrias e temores (e crueldade) do pequeno Mário, contrapondo com a fragilidade e decadência de seu avô.
Essa relação entre os dois garantem as melhores passagens do livro, mas infelizmente para por aí.
A história não se mantém intrigante até o final e senti muita falta de um desfecho mais impactante e esclarecedor.