A Linha de Rumo

Resenhas - A Linha de Rumo

Paula.Neiva 27/02/2022

Uma amizade inspiradora
Amei o livro!

Uma leitura pra curtir a amizade de duas primas-irmãs que passam por momentos muito difíceis. Apesar do acidente ser um dos assuntos principais do livro, é muito gostoso ver o carinho e a cumplicidade verdadeira num mundo tão superficial que vivemos.

Todos os personagens são importantes e bem descritos, participam na medida certa das cenas e dos capítulos. Nenhum deles é dispensável ou exagerado, na medida certa!

A escrita da autora é intensa e leve ao mesmo tempo e você consegue se transportar pra dentro da história ? bem direitinho ? porque a literatura da Giulia Santana é primorosa! ?

Ah, preciso destacar que o miolo é em papel offwhite, a fonte é serifada e não é pequena, portanto a leitura flui facilmente sem cansar os olhos

Lu Santos 08/08/2020

A conexão da Marlena e Leigh é maravilhosa. Uma amizade leal, e verdadeira.
Cheia de tramas familiares e descobertas.

Raquel 08/02/2019

Envolvimento
Envolvimento é a palavra que define A Linha de Rumo, impossível não querer devora-lo. Leigh e Marlena são a representação perfeita de sincronicidade. Sorte delas de estar tão perto da pessoa do outro lado da linha vermelha!

Carol Vidal 29/01/2019

Recalculando a rota da vida
Recheado de sentimentos, “A linha de rumo” é um livro sensível e envolvente. Ele serve como um alerta de que a vida é cheia de obstáculos que podem nos obrigar a recalcular a rota, mas também nos ensina que, mesmo nos piores momentos, sempre há aprendizado e pessoas com quem contar. E, mais importante: não há nada de errado em abandonar um caminho que não agrada mais e buscar novas águas para navegar.

Giovanna Lobato 31/12/2018

Um livro sobre almas gêmeas
Uma história cativante de amor entre almas gêmeas que não são romanticamente ligadas. O amor puro de Leigh e Marlena cativa e mantém o leitor querendo saber o fim do livro. Com alguns erros de edição, digitação (algumas frases estavam com partes misturadas), a leitura foi menos fluida do que eu esperava, mas isso não tira mérito algum do enredo. A falta de verossimilhança, considerei licença poética e foi uma ótima experiência. Demorei a ler, mas me vi presa à história, sofrendo com as personagens, sonhando com os acontecimentos e pensando "O que Marlena faria?". A linha de rumo é muito mais profundo do que eu achei que seria, e, por isso, adorei. Me identifiquei muito com Leigh. Quis saber mais sobre a família Álvares e tudo que os acompanhava. Senti compaixão por Caroline Ferreira e muito, muito amor por Marlena e Leigh. Me senti conectada a elas como elas são, uma a outra. Meus parabéns à Giulia, e que esse seja o primeiro de muitos sucessos!

carolmndss 03/12/2018

Uma das melhores leituras do ano!
Resenha feita originalmente no blog Virando Amor

Leigh e Marlena são primas e melhores amigas, enfrentam tudo na vida juntas, inclusive o fato de viverem numa família completamente dividida, elas são a cola que une essa família. E depois que Marlena sofre um acidente a caminho pra casa de Leigh, essa família vai ter que aprender a conviverem juntos, pelo bem de Marlena, e sem contar o fato de que, ao fazer exames – por causa do acidente –, eles descobrem que as primas foram trocadas na maternidade.

Depois dessa revelação, que ninguém sabe como lidar muito bem, contudo diante do coma de Marlena, Leigh finalmente descobriu os detalhes da briga da família, que pelo menos estão se respeitando, dada a situação. Ela descobre segredos que seus pais guardaram dela, que desencadeou anos e anos de nenhuma das partes envolvidas pedirem desculpa.

Leigh é a que mais está sofrendo com isso tudo, pois não tem sua melhor amiga pra dividir e enfrentar todos esses problemas e dramas familiares. O que a mantém forte são as pessoas ao seu redor: Iris, uma amiga que aparece sempre pra dar apoio; Lucy, sua prima que decidiu faltar à faculdade por um tempo pra dar o apoio necessário; os funcionários do hospital; e, claro, seus pais. A única parte que falta é o namorado da Marlena que simplesmente não entrou em contato pra saber como a namorada estava.

Isso desencadeia novos acontecimentos, que tem a ver com a motorista que dirigia bêbada quando atingiu Marlena, e junto com Iris, Leigh vai tentar descobrir o que aconteceu naquela noite e como Romeu, namorado de Marlena, está ligado a isso.

Desde o início eu sabia que não estava lendo um livro qualquer, eu já pressentia que seria um livro que me marcaria muito, e eu não estava errada. A Linha de Rumo é um daqueles livros que te faz mergulhar completamente na trama e esquecer todo o resto. Foi lindo demais acompanhar a amizade de Leigh e Marlena, ver o carinho que uma sente pela outra, seja pelos pensamentos de Leigh, seja através de flashbacks em que vemos essa amizade verdadeira ser construída. Muito além disso, também vemos Leigh reencontrar a si mesma, e fiquei muito feliz já que me identifiquei tanto com ela.

É importante frisar que é uma história intensa, por se tratar de problemas familiares, aborto espontâneo, abuso doméstico, entre outros assuntos que podem ser um gatilho pra quem já passou ou está passando por alguma situação parecida. Mas se você não tiver nenhum problema com isso, eu recomendo muito essa história emocionante e forte sobre amor, perdão e amizade.

site: https://www.virandoamor.com/2018/11/resenha-linha-de-rumo-de-giulia-santana.html

tati244 26/10/2018

"A Linha de Rumo": o amor além do sangue
O que você faria se do dia para a noite ficasse sem a sua pessoa favorita? Se ela estivesse em coma em um hospital e então o mundo decidisse desmoronar? O que você faria se estivesse sozinha pela primeira vez em 17 anos?

Nascidas com algumas horas de diferença, Leigh e Marlena são primas e melhores amigas que nunca passaram mais do que algumas horas longe uma da outra. Um dia, em que as duas combinam de se encontrar na casa de Leigh, Marlena sobre um acidente grave e fica em coma no hospital. Pela primeira vez, Leigh se vê sem a melhor amiga e com diversos dramas familiares para lidar.

A trama é ambientado, em sua maioria, no hospital, onde Leigh se recusa a sair sem Marlena. Também vemos alguns flashbacks em que vemos melhor a interação das primas e com os outros personagens. Apesar de passar a maior parte da história em coma, Marlena é muito presente na narração através das memórias de Leigh e de outros personagens, como Lúcia, outra prima das duas meninas; Iris, a melhor amiga; e Dalila, a irmã mais nova de Marlena.

No início da história, a doutora Anna Maria, responsável pelo caso de Marlena, revela para a família que Marlena e Leigh foram trocadas na maternidade. A sinopse dá a impressão de que mais do assunto será discutido ao longo da narração, uma vez que uma troca de bebês em uma família dividida deveria causar mais impacto e discussões, mas os conflitos são resolvidos de forma rápida e dura. É esperado que a revelação tivesse separado mais a família, que foi dividida em anos antes em outro drama familiar que descobrimos mais tarde, mas isso não acontece, assim como o contrário não acontece também.

É visível o amor de Leigh por Marlena, mas também percebemos como relação delas é de codependência -- como é admitido por ambas. A narração é focado nos pensamentos da protagonista, seus devaneios sobre Marlena e os momentos decisivos da adolescência que elas compartilharam, e apenas no final vemos mais ações e independência de Leigh, conforme o livro passa da monotonia do hospital para um vislumbre de aventura adolescente com Iris e Leigh. Ainda sim, o relacionamento de Leigh e Marlena é o ponto forte desse livro; como o amor delas vão além do sangue e as relações (quase inexistentes) familiares, como almas gêmeas, e forma como elas lidam com os assuntos uma da outra, sempre apoiando uma a outra e se respeitando quando ninguém mais da família o faz.

A personalidade das duas são bem fortes no livro, apesar de vermos Marlena pelas lentes de outros personagens. Em um momento, elas imaginam como seriam se não tivessem sido trocadas na maternidade e como seria ser a mesma pessoa, mas ser a outra. A personalidade de cada uma acrescenta para a relação delas; Marlena é a extrovertida, enquanto Leigh é mais introvertida. Leigh tem mais independência e certeza do futuro do que Marlena, que teve mais estabilidade do que a prima. Isso contribui para o universo em que elas vivem, sendo da mesma família e ainda sim serem de mundos completamente diferentes que se colidem por essa ligação.

Um ponto conflitante no livro é a confiança em que os personagens mirins, como Dalila, irmã de Marlena, discursa em alguns momentos com uma certeza madura; ou como é Leigh que resolve de forma muito simples os conflitos do núcleo adulto, apesar deles terem uma tendência de não ligarem muito para a opinião das crianças. Ainda sim, o livro mostra diversas dinâmicas familiares em uma mesma família e o leitor consegue se identificar em diversos momentos ao passo que conhecemos cada familiar das duas.

"A Linha de Rumo" é uma leitura simples e rápida sobre amizade e como a família vai além da família de sangue, também como o sangue não justifica laços. Giulia Santana acertou ao publicar esse livro como seu primeiro romance, mostrando o potencial de escrever temas fortes de uma maneira que não sobrecarrega o leitor e que traz uma mensagem linda no final.

site: https://comasualicencapoetica.blogspot.com/2018/10/a-linha-de-rumo-o-amor-alem-do-sangue.html