A Luz da Estrela Morta

A Luz da Estrela Morta Josué Montello

Resenhas - A Luz da Estrela Morta

Georgeton.Leal 30/10/2021

O destino traçado pelo algoz do tempo
Eduardo é um homem solteiro no auge de sua maturidade. Ainda que aparentemente bem resolvido, esconde dentro de si muitos temores que se perpetuaram no decorrer de sua vida. Um desses receios, inclusive, irá ganhar forma de superstição definitiva em sua mente: a ligação do seu velho relógio de família com a morte de entes queridos. Não demora muito para que esse presságio funesto se direcione também a ele no momento em que o relógio novamente para após anos sem isso acontecer (nas outras mortes, ocorrera a mesma coincidência). A partir daí, vemos todo o embate psicológico de Eduardo tentando se esquivar de prováveis situações fatais durante seu dia a dia. Em meio a essa paranoia, há diversos momentos de flashbacks que nos dão detalhes importantes sobre a história do protagonista, enriquecendo ainda mais a narrativa. Aliado a isso, também surgem alguns flashforwards que mostram perspectivas diferentes para algumas decisões que poderiam ser tomadas durante esse frenesi.
Ao concluir a leitura pude analisar que o medo da morte é algo inevitável e comum a todos, mesmo que isso se manifeste de forma diferente para cada um. Os inquietantes dilemas de Eduardo não são exclusividade de gente considerada "louca", antes, pertencem a qualquer pessoa que um dia já esteve a se indagar a respeito de seu próprio desfecho neste mundo.
Em vista de tudo isso, é no mínimo curioso que um livro tão bom assim não tenha o devido reconhecimento que merece. Sua trama é deveras interessante e não fica atrás de outros romances escritos na época de seu lançamento.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/05/o-destino-tracado-pelo-algoz-do-tempo.html

Beto | @beto_anderson 26/03/2021

Projeto Lendo Josué Montello - Livro 2
Demorei muito para terminar esse livro. A história me trouxe várias sensações. Alguns momentos a história prendiam minha atenção, mas tinha outros em que o sono batia. A busca de Eduardo para fugir da morte provoca uma certa agonia pelo fato de ver como a nossa mente constrói caraminholas por algo que pode ou não acontecer.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Claire Scorzi 27/09/2015

Não é resenha, apenas
... um aviso: terei de fazer um vídeo para este livro. Ele merece.
Marta Skoober 27/09/2015minha estante
Gilson um colega de trabalho que sempre que oferecemos um lanche pra ele, me sai com esta: você é minha melhor amiga!
Então, vou parafrasear o Gilson: Você é minha melhor amiga!
Obrigada de coração.

Marta Skoober 27/09/2015minha estante
Gilson um colega de trabalho sempre que oferecemos um lanche pra ele, me sai com esta: você é minha/meu melhor amiga/amigo!
Então, vou parafrasear o Gilson: Você é minha melhor amiga!
Obrigada de coração

Claire Scorzi 27/09/2015minha estante
Hahahaha
Obrigada, mas o mérito é do livro, mesmo... seria uma injustiça, e já fiz uma com o livro da Maria José este mês.

;-)

Claire Scorzi 27/09/2015minha estante
Estou aqui escrevendo o roteiro pro vídeo resenha :)

Sem palavras.

Asenhoritadoslivros 28/09/2015minha estante
Não tem sinopse... vou aguardar o vídeo. :)

Claire Scorzi 28/09/2015minha estante

Já vi, ficou muito bom!

Claire Scorzi 28/09/2015minha estante
Obrigada! :)

Leticia 17/11/2020minha estante
Claire, você faz uma falta imensa no Youtube!!! Sinto sua falta.

Almir Gabriel 03/01/2021minha estante
faz msm, os vídeos dela são ótimos, pena q ela n produz mais :(

Georgeton.Leal 12/10/2021minha estante
Lendo esse livro agora e me surpreendendo com a escrita de Josué Montello. Uma pena que ele tenha sido tão esquecido pelas editoras nos últimos anos.

Marta Skoober 13/10/2021minha estante
Verdade...

Marta Skoober 13/10/2021minha estante
Verdade...

Tati Diorio 03/03/2018

Angustiante
O tormento vivido pelo personagem parece tão real que se torna angustiante para o leitor. Espera-se a cada página que o personagem resolva logo seu problema, mas ele se estende até o final do livro. Quando finalmente você pode dizer: Ufa!

miw6t 08/09/2023

Angustiante
Durante todo o livro a sensação de ansiedade e confusão do personagem Eduardo pode ser sentida pelo leitor. Eduardo muitas vezes tinha atitudes medrosas em relação ao relógio, definidas pelo medo de uma futura morte. Achei o final do livro rápido, não gostei da reação dele quando Aristides Nogueira apareceu, como também a sua demora e esquecimento sobre a visita do mesmo. Ele é desesperado e não age com cautela, misturando isso ao medo de morrer.