Semente de bruxa

Semente de bruxa Margaret Atwood

Resenhas - Semente de bruxa

1 | 2 | 3 | 4

Manu Rosa 08/04/2024

Foi legal, eu só peguei o livro pra ler porque ele era bonito, mas me surpreendi, foi incrível ver diferentes pontos de vistas para uma mesma peça e em diversos momentos eu esqueci que eles eram presidiários.

k.mazzi 11/01/2024

Primeiramente, não é o que eu esperava ao ver o título, achei que fosse uma fantasia ou algo assim. Talvez minha decepção inicial tivesse durado mais se não tivesse lendo por indicação de uma amiga, que mantém a mesma opinião que eu. Mas felizmente, a história se mostrou boa. Nada espetacular, memorável, mas boa, sim.
Talvez eu recomende pra alguém que procura uma leitura mais casual, sem nada muito intenso.

Caroline.Mestanza 26/11/2023

Confuso, mas intrigante
Demorei muitoooo tempo para conseguir finalizar esse livro? No começo gostei muito, mas chegando na metade do livro ele se torna cansativo, parece que não sai do lugar, não chega onde deve chegar? Acho que como a história é baseada em uma peça de Shakespeare, isso torna tudo mais complexo e acho que não consegui curtir tanto a leitura! Mais para o fim consegui retomar bem e aproveitar mais? A ideia é muito boa, mas não gostei tanto quanto outros livros da Margareth!!

Jairo_books 28/09/2023

Um livro desafiador mas igualmente recompensador
Semente de Bruxa nos chama a atenção por seu título que nos dá a ideia de ser algo místico sobre magia (em certo sentido não está errado, mas não da maneira que pensamos)o livro trás a releitura de A Tempestade de Shakespeare, ela é bem interessante pra mim por sua participação no jogo de escolhas Life is Strange: Before The Storm.
Nesse livro a obra teatral é recontada e interpretada de muitas maneiras, com uma ligação direta da história com o livro. Nós conhecemos Félix, um diretor artístico que após uma traição e a perda de sua família, busca continuar a vida assombrado pelo passado e o desejo por vingança.
Apesar de ser uma obra recente a leitura foi difícil no começo por eu não ser a que estou acostumado mas logo peguei o ritmo, a trama propõe exatamente o que é falado na sinopse: Félix e sua vingança.
Recomendo demais,minha edição tem informações especiais falando sobre os diversos tipos de fantasias e como é abrangente seu gênero, apresenta Shakespeare pra um mundo moderno com a maravilha do teatro e seus pontos de vista, uma obra genial. Com certeza um dos meus favoritos do ano, ótimo para repertório.
Gossipbooks0 01/10/2023minha estante
Eita que eu me interessei
!

Angela.Dutra 02/03/2023

Muito mais que uma releitura
Assim como os testamentos e o conto da Aia, que livro senhoras e senhores! Que livro!!

Atwood coloca diferentes sentimentos de seus personagens nos diferentes momentos da história.

Não é só sobre vingança, é sobre perceber que vingança por vingança não traz satisfação.
Atwood estudou um mundo desconhecido por ela para construir essa história. Ela não só faz uma releitura sensacional (sendo, na verdade, uma releitura de outra releitura - você entenderá qndo estiver lá nas últimas páginas hahaha - caso não conheça a peça original) como nos guia por diversas reflexões.

Há um estudo sociológico em todo o enredo, já que temos discussões sobre direitos humanos (usarei esse termo para não adiantar nada sobre a história), feminismo, amor, sentimentos de possessão, desejos e atos sem limites de quem deseja ser poderoso em uma sociedade capitalista, e por aí vai.

Ela me emocionou lindamente ao falar sobre libertar aquelas que amamos e deixá-las serem livres. Foi doce e profunda ao descrever o momento em que alguém percebe que temos liberdade qndo deixamos para trás as dores que nos perseguem e seguimos adiante para viver com mais plenitude.

Enfim? Atwood não decepciona. Agora só me resta escolher mais uma de suas obras para dar continuidade às minhas leituras.

Nicole710 27/12/2022

O nome não tem nada haver com a história, mas gostei muito
A história é bem construída e a narrativa envolve, fiquei bem curiosa sobre o que aconteceria, por isso tava o tempo todo pegando pra ler, o desfecho foi bem bom. Esse livro pecou no nome pq não tem bruxa e as vezes a expectativa atrapalha a leitura, como eu já sabia que não teria pra mim foi bem agradável de ler.
Angela.Dutra 02/03/2023minha estante
Mas o nome tem muito a ver com todo o enredo. Acho que você só não entendeu o termo

Nicole710 03/03/2023minha estante
Eu entendi o pq do nome, mas acredito que poderia ser outro pois pra quem está procurando um livro pra ler e pega esse acha que terá uma temática totalmente diferente e daí se decepciona não por ser ruim, mas pela expectativa criada pelo título.

Jane.FAlix 11/12/2022

Semente de Bruxa
Não leia esperando um livro de fantasia com bruxas e feitiços. Basicamente o livro é sobre vingança.
A narrativa é permeada pela peça shakespeariana, A tempestade, e os personagens desta estão relacionados de alguma forma.

O que mais gostei nesse livro foi acompanhar o processo de recriação da peça de Shakespeare feito por detentos. Foi bom ver a evolução de cada um e tbm a catarse que ocorre tanto com os prisioneiros como o o diretor da peça que é o protagonista.

Gleiciane 13/11/2022

Horrível
Detestei..no começo até que ia mas dps ficou horrível, e olha que a história tinha um pouco de chance, leiam outros livros pessoal kkkkk ?
Angela.Dutra 02/03/2023minha estante
Assim? é um livro incrível. Desculpa

Biblioteca Álvaro Guerra 30/09/2022

Neste livro de Margaret Atwood acompanhamos Felix, um diretor de arte em ascensão, sua próxima produção, A Tempestade, reflete muito mais do que uma obra, mas, para Felix, é como uma vingança que ele decide retomar por memórias de sua filha perdida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592795474

Suelen 14/08/2022

Semente de Bruxa
Confesso que li o livro sem ler a sinopse antes, então a história não era a que esperava devido ao título.

Apesar de ser uma leitura fluída e sem grandes dificuldades, eu não gostei.

Síntique 07/08/2022

Metalinguagem literária
Já tinha lido ?A Tempestade? de Shakespeare anos atrás. E pelo visto não li direito? Não lembrava de quase nada da trama, e com certeza não tive metade dos insights que tive agora. Adorei a forma despretensiosa e atual como a autora reescreveu a obra, e pude me conectar mais com a trama e com a profundidade das ideias. Fiquei com uma tensão cativante até o fim, esperando um desfecho catastrófico e perturbador tão característico dos outros trabalhos da autora, apesar de contrário à peça original? então não vou estragar o suspense. Contribuiu para o meu envolvimento, espero que funcione nos demais. Recomendo para quem aprecia a ironia e gosta de personagens que transitam no limiar da sanidade e redenção.

Gabi 23/05/2022

Achei que a leitura seria mais fluida...assim como foi com O conto da Aia, mas foi lento. E mesmo a história sendo realmente boa, foi algo arrastado.

@thereader2408 27/12/2021

Perdoar é libertar o prisioneiro...
Em "A tempestade" de William Shakespeare o personagem Próspero pede a audiência que o perdoe e o liberte, mas do que exatamente ele queria ser libertado? Esse questionamento foi explorado pela escritora Margaret Atwood, famosa pelo "O conto da Aia", pois segundo a autora todos nós, de certa forma, estamos em algum tipo de prisão. "Semente de Bruxa" é uma releitura construída no âmbito doprojeto Hogarth Shakespeare, e retoma a peça "A Tempestade", uma das histórias mas incríveis criadas pelo Bardo.

O livro da Atwood conta a história de Felix, que trabalha como diretor artístico do Festival de Teatro de Makeshiweg e é muito bem sucedido em seus projetos. Seu próximo trabalho será a encenação de "A tempestade" que além de o ajudar a melhorar sua reputação, servirá para curar antigas feridas emocionais. Mas Feliz é traido e se exila, assombrado pelas suas memórias, ele planeja sua vingança. Uma oportunidade chega doze anos depois, na forma do cargo de professor em um presídio e lá ele planeja encenar "A Tempestade" com seus alunos, ao mesmo tempo prepara uma armadilha para aqueles que o trairam.

Depois de publicado a autora soube de um preso na Itália que participou de uma encenação de "A tempestade" na prisão e achou a experiência tão libertadora que depois de solto ele visita prisões com um projeto sobre Shakespeare. Em "Shakespeare salvou minha vida" de Laura Bates, é narrada a história de uma professora que ensina literatura em prisões de segurança máxima e mostra como isso foi uma experiência gratificante para todos os envolvidos.

Ao falar sobre sua inspiração em recontar "A tempestade" em uma prisão, a autora afirma que um dos objetivos foi levantar um debate sobre "para quê servem as prisões?". Para punir e fazer com que as pessoas tenham os piores momentos de suas vidas? Ou para recuperar pessoas que um dia serão reintegradas novamente à sociedade?

Embora o título do livro possa remeter a bruxaria ou uma abordagem sobrenatural, o livro na verdade fala de luto, vingança, perda, arrependimentos e segundas chances, o que tem tudo a ver com os diversos tipos de prisões que possamos estar submetidos, alegóricas ou não.

@thereader2408

1 | 2 | 3 | 4