Garrafas ao Mar

Garrafas ao Mar Adriane Garcia

Resenhas - Garrafas ao Mar

Alexandre Kovacs / Mundo de K 02/12/2018

Adriane Garcia - Garrafas ao Mar
Editora Penalux - 164 Páginas - Capa e Projeto Gráfico: Micaelle Britto e Murilo Guerra - Prefácio de Alberto Bresciani - Lançamento: 2018.

Neste seu quarto livro de poemas, a mineira Adriane Garcia trabalha com o espanto provocado pelas metáforas no curto espaço de manobra de seus poemas. Ela consegue encontrar a palavra desconcertante e exata, chegando até a essência da ideia, tateando imagens e sensações na imprecisa região do inconsciente. A linguagem é sempre coloquial e direta em Garrafas ao Mar, me fazendo lembrar da citação de um grande poeta brasileiro, Ferreira Gullar, que afirmava: "O poema tem que ser um relâmpago. Ele tem que iluminar a tua cara, bater na tua cara como uma coisa vital".

A poesia de Adriane é isso, um relâmpago, mas também um pedido de socorro, como são as garrafas lançadas ao mar em busca de uma improvável salvação. O poeta aqui é visto como náufrago que ainda tem esperança, um "cavalo perdedor" que fala sobre a vida nas grandes metrópoles, muitas vezes violenta, vazia e triste, mas que pode se transformar em luz ofuscante no encantamento de um poema, afinal "As estrelas brilham é no breu" ou ainda, como também nos ensina a autora, "Quem aposta em cavalos vencedores / Não aposta nada".

Carrossel

Eu aposto em cavalos perdedores
Porque muitos só
Vencem
Depois de uma aposta

Eu sou um cavalo perdedor
E por isso
Muita vezes
Tive que
Chegar na frente

Quem aposta em cavalos vencedores
Não aposta nada.

É irresistível a comparação do ato de lançar garrafas ao mar com a navegação virtual que vivenciamos hoje nas redes sociais, ferramentas que foram criadas pretensamente com o objetivo de aproximar as pessoas e atingem resultado oposto na prática. O poeta sabe que a solidão pode matar e que "Vida é coisa difícil / De carregar sem voar / Dentro", neste livro, até o desespero de um voo suicida se transforma em poema.

Voo do décimo oitavo andar

A mulher que pulou do

Penso na mulher do prédio

Vida é coisa difícil
De carregar sem voar
Dentro.

Foi bom ter recolhido essa garrafa do mar agitado e em dia chuvoso. Nesta época tão difícil em que vivemos, coitado de quem já não entende a poesia e não tem mais esperança de ser feliz. É preciso continuar sentindo a Inadequação de "Saber que há flores / Estando onde só há / Deserto." E, no final, descobrir a mensagem mais importante, viver é o que realmente importa: "E que importa o verso / Quando todas as luzes giram / Um carrossel dentro da gente?".

Garrafas ao mar

Pedi socorro por tantos dias quantos foram
Os de minha vida
Também encontrei garrafas
Às quais não abri

No fim, soube que o mar morria
E que encontraram baleias mortas
Abarrotadas de mensagens no estômago
Talvez, algumas delas fossem minhas

Sim, eu tive baleias na infância.

Adriane Garcia é formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e se especializou em Arte-Educação na UEMG. Seu primeiro livro, Fábulas para adulto perder o sono (Editora Biblioteca do Paraná e Confraria do Vento, 2013), venceu o Prêmio Paraná de Literatura em 2013, na categoria poesia. Publicou também: O nome do mundo (Editora Armazém da Cultura, 2014) e Só, com peixes (Editora Confraria do Vento, 2015). Seu livro mais recente é Garrafas ao mar (Editora Penalux, 2018).

BIANCA 04/06/2019

Lindo e tocante.
Você sabe dizer o que sente através das palavras?
Não? Essa obra diz por você.

O ódio corre
Muito
Rápido e cheio de
Equipamentos

O amor vai
Limpo
Devagar e
Sempre.

O livro que trago hoje é um compilado de poemas.
Com ritmo forte, palavras bem escolhidas e totalmente inebriante, a autora coloca em cada verso seus próprios sentimentos, dos quais nos identificamos, e trazem à baila coisas cotidianas, como amor, personalidade, dor, superação.

Alguns poemas têm caráter admoestativo, nos trazendo à realidade e fazendo-nos refletir sobre nossas próprias atitudes.

Inicialmente, a autora aborda fatos mais leves. A partir do meio da obra, conseguimos perceber certa mudança, onde os versos nos levam a refletir sobre temas polêmicos e sociais, como feminismo, desigualdade social, preconceito, sofismo religioso, dentre outros.

Sempre diretos. Sempre decididos. A cada página ingressamos no caminho da concordância e temos a impressão de que fora aquilo que há muito queríamos ou precisávamos dizer a nós mesmos ou ao mundo.

Este barulho lá fora
É só um barulho de sombras
Queridas
Durmam tranquilas
Não chegará a hora
Leoas vigiam
A porta.

Ainda que não seja tão necessário, pois os versos são fáceis e atrativos, a autora utiliza o nome de cada poema para auxiliar o leitor na interpretação do tema abordado.

Cativante, encantador, necessário.
Curto e fluído, o livro leva o leitor a olhar para dentro de si e interpretar cada sentimento através de seus versos.

Ao final, você descobrirá que não terá vontade de largá-lo. Não quererá o fim. Repassará cada verso, marcará tudo.
Simplesmente maravilhoso.

A AUTORA
Adriane Garcia nasceu em Belo Horizonte, MG, onde reside.
Publicou Fábulas para Adulto Perder o Sono, O nome do Mundo e Só, com Peixes.