Caveiras

Caveiras Vitor Abdala

Resenhas - Caveiras

Ismael.Chaves 17/10/2023

Um dos melhores livros de terror que eu já li.
Eu costumo dizer que, apesar do Terror ser meu gênero favorito, eu nunca sinto medo com livros ou filmes. Bem, isso não é mais tão verdade assim.

"Caveiras", romance de Vitor Abdala, me deixou perturbado do início ao fim, a ponto de verificar todas as portas e janelas e ficar atento a qualquer barulho, antes de dormir. Talvez isso já seja motivo suficiente para alguém querer ler esse livro, mas eu acrescento mais um comentário: "Caveiras" começa dando um soco no estômago do leitor e termina esmagando a sua alma (ou o que restou dela).

Logo no início, acompanhamos um menino correndo pelas ruas escuras de uma favela do Rio de Janeiro, enquanto olha a todo momento para trás. Seus perseguidores gritam para que ele pare, mas ele sabe que não deve. Talvez conseguisse chegar à sua casa se tivesse sorte. Era sua única chance. Em sua ingenuidade infantil, esperava que a mãe o protegesse. No entanto, Serginho, um menino de apenas 12 anos, é executado com um tiro na cabeça dentro de sua própria casa por cinco homens fardados de preto. Segundo a mãe do garoto, os assassinos são policiais da tropa de elite. O crime está envolto em mistério. Afinal, os caveiras, integrantes do respeitado batalhão, executaram o menino? E por que teriam feito isso? Ivo, um jovem repórter do jornal O Carioca, começa, então, uma busca para saber a verdade por trás dessa história. E, quanto mais ele aprofunda a investigação, mais se aproxima de um terrível segredo que envolve a tropa de elite. Agora, a vida de Ivo e de sua família está em risco.

"Caveiras" pode ser lido tanto quanto um suspense policial, quanto um terror psicológico. Apesar de ter elementos sobrenaturais, é na violência física e psicológica perpetrada por sistema policial corrupto que se encontra o verdadeiro horror do livro. Vitor consegue criar uma história tensa do início ao fim e faz com que o leitor mergulhe no medo e paranóia do protagonista, espiando a cada instante sobre o ombro a fim de saber se também não está sendo perseguido. Mesmo sem o elemento sobrenatural, já seria perturbador o suficiente.

Com certeza um dos melhores livros de terror que eu já li.

Christiane.Leite 28/05/2023

Resenha curta, porque o livro não merece grandes observações:
1. Se o livro é de uma jornalista para um jornalista, por que ele explica tão minuciosamente os detalhes do seu trabalho? Resposta: Porque o autor se perde na estrutura narrativa.
2. Se o livro trata de uma matéria jornalística, por que o autor fala tantas vezes de seus sentimentos e de detalhes banais, como uma ligação para a esposa? Resposta: Porque o autor se perde na estrutura narrativa.
3. Porque o livro traz uma sinopse exclusivamente mencionando tratar-se de uma obra sobre violência policial e, do nada, mete uma ficção mística no enredo? Resposta: Porque o autor se perde na estrutura narrativa.

Puro tempo desperdiçado (e ainda me senti enganada sobre o real tema do livro)
Vitor.Abdala 01/08/2023minha estante
Obrigado pela resenha.

Grande abraço!

Carlinha PPinto 13/03/2021

Surpreendeu
Livro nacional de primeira. A história te prende e o final surpreende muito.
Leitura rápido e sem rodeios, mistura ficção com muito do dia a dia do Bope. Indico!
Vitor.Abdala 16/03/2021minha estante
Valeu, Carla!!! Obrigado pelo comentário!!! Bjs em todos!

BanjoCore 13/01/2021

Tihanare, tihanare...
Eletrizante. Gostei muito da história. O final me surpreendeu muito!
Vitor.Abdala 16/03/2021minha estante
Valeu, BanjoCore!!!! Fico feliz de ter causado uma boa impressão!

Vinny Britto 19/11/2019

Final Chocante
Livro de leitura rápida e instigante, daqueles que se lê numa sentada. Gostei pois foge dos clichês do gênero, tanto que duvido que alguém consiga no começo deduzir onde tudo aquilo vai parar.
Só achei a parte final um pouco abrupta, mas confesso que fiquei surpreso com o rumo que tomou, e achei o final um dos mais chocantes que li nos últimos tempos.
Livro sem enrolação e que vai direto ao ponto.

RECOMENDO!!!
Vitor.Abdala 16/03/2021minha estante
Obrigado pelas palavras gentis, Vinny!!!

@resenhandodark 07/10/2019

@resenhandodark
“O menino correu pelas ruas escuras da favela olhando a todo momento para trás. Seus perseguidores gritavam para que parasse, mas ele sabia que não deveria. Talvez conseguisse chegar à sua casa se tivesse sorte. Era sua única chance. Em sua ingenuidade infantil, esperava que a mãe o protegesse”.

Numa favela do Rio de Janeiro, Serginho, um menino de apenas 12 anos, é executado com um tiro na cabeça dentro de sua própria casa por cinco homens fardados de preto. Segundo a mãe do garoto, os assassinos são policiais da tropa de elite. O crime está envolto em mistério. Afinal, os caveiras, integrantes do respeitado batalhão, executaram o menino? E por que teriam feito isso?

Caveiras é um suspense policial com elementos de horror sobrenatural que mergulha na violência do Rio de Janeiro, à palavra ideal para definir o que eu senti com esse livro é surpresa. Quando eu recebi não tinham tantas expectativas com a história, pois achei que seria um livro focado mais para a ação e violência.

Claro que o livro teve essas características, porém de uma forma que me prendeu do início ao fim e me deixando completamente arrepiada com a revelações. Um terror que mexe com seu psicológico, te fazendo mergulhar em um mundo de insanidade.

Com uma escrita sombria o autor consegue passar sensações de medo e angústia do protagonista durante a leitura, então se você gosta de um livro violento, sombrio e cheio de mistério não pode deixar de conhecer esse livro.
:D :D :D

alexandresergio 03/05/2019

Temática forte e com meu selo de recomendação!
"Toda tropa tem seus segredos"

Partindo dessa afirmação e do assassinato de um garoto de 12 anos em uma comunidade do Rio de Janeiro, pelas mãos de policiais do BOPE, a tropa de elite da polícia militar, o autor nos apresenta a persistência de um jornalista em descobrir a verdade, utilizando todos os meios à sua disposição.

Passando por entrevistas e acontecimentos envolvendo intrigas, crimes, perseguições e horror sobrenatural, Vitor prende a atenção do leitor, narrando cenas ambientadas na grande metrópole, com a precisão de quem conhece muito bem tanto a cidade quanto a profissão de jornalista.

O segredo por trás da morte do menino é descortinado de forma calculada, aumentando as doses de tensão a cada mudança de capítulo, tornando impossível não passar ao próximo, na busca pela conclusão da investigação e do desfecho em relação às vidas de Ivo e sua família.

"Caveiras" vai além da violência da Cidade Maravilhosa e de sua força policial, pincelando temas sociais importantes, que merecem nossa atenção.

site: http://www.atsergio.com.br/blog
Valeu!!!!

Rosy 27/01/2019

Muiiiito bom!
Mais um livro nacional de primeira, que não deixa nada a desejar às ficções internacionais.
A trama gira em torno do assassinato de crianças nas favelas do RJ por policiais. Um tema super polêmico que de inicio me fez até pesquisar sobre o autor e imaginar se não teria algum indício de verdade nessa história, mas do meio do livro em diante as coisas tomam outro rumo, partindo para o sobrenatural, um escrita envolvente, rápida de ler e criativa.
O final eu gostaria que tivesse sido diferente, mas fazendo um pequena pesquisa, descobri que tudo não poderia terminar de outra forma, sendo o sobrenatural o que era.
Recomendo!
Vitor.Abdala 16/03/2021minha estante
Obrigado pelo comentário, Rosy!!!

Primarcolino 18/12/2018

Pessoal não sei como descrever esse livro. Meu estilo de leitura nunca foi a literatura policial, mas quando vi a sinopse pensei: parece interessante uma obra que conta um pouco sobre a tropa de elite, afinal de contas já fizeram até filmes sobre ela. O que realmente não esperava era o quão profundo seria a parte sobrenatural do livro. Pessoalmente, acho que essa parte foi bacana e bem trabalhada, mas preferia que o autor não tivesse levado para esse lado fictício.

O livro começa a história em uma favela do Rio de Janeiro, durante um tiroteio entre a Tropa de Elite e um grupo de traficantes do morro. O problema é que o chefe do tráfico foi assinado a queima roupa e não na troca de tiros e Serginho foi testemunha do crime. Para azar de Serginho, os policiais enxergaram ele, então ocorreu uma corrida desenfreada para conseguir fugir deles e chegar em casa, onde Serginho achou que estaria seguro com sua mãe. A pobre e inocente criança que acreditou na bondade da humanidade, mesmo conseguindo o feito de entrar em casa, foi arrancado dos braços de sua mãe e assassinado enquanto ela assistia essa crueldade.

Acontece que Ivo um jornalista da coluna policial, quando vai pesquisar no batalhão o que aconteceu nessa operação na favela, a princípio para saber o que foi apreendido e quantas mortes ocorreram, se depara com a mãe de Serginho e acha muito suspeita a história da senhora, começando a investigar. Não quero dar spoiler do livro, então não vou contar as descobertas do Ivo. O que posso dizer para vocês é que rola muita ação, perigos e coisas sobrenaturais.

O livro é uma leitura ótima, li ele muito rápido, mas demorei para escrever a resenha para vocês porque sou atrapalhada na vida!!!
O meu único problema com o livro foi com final, mas acredito que seja baseado na minha reclamação da parte sobrenatural do livro, pois acho que a história seria bem mais rica se fosse explorado a realidade, que afinal de contas, também sabe ser tão (ou mais) cruel quanto o que foi apresentado no livro.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2018/12/resenha-caveiras-de-vitor-abdala.html
Valeu pela resenha! :D