Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

WellingtonBSA 09/05/2023

Leitura um pouco confusa, talvez devido à tradução. Apesar de ser uma obra inferior à Otelo e Hamlet, se torna mais envolvente na segunda metade da história. Vale a pena ler e refletir sobre a ambição humana.

Kimo 15/04/2020

What's done cannot be undone
Tinha um certo preconceito com Shakespeare por apenas ter tido contado com Romeu e Julieta, uma obra que por muito tempo foi uma das mais detestáveis dentre todas que já li, mas Macbeth de fato me mostrou que talvez eu deva dar uma segunda chance para os trabalhos dele; talvez até dar uma segunda chance a Romeu e Julieta.
Estou com preguiça de fazer uma resenha decente ou minimamente interessante, mas amei a dualidade de destino e live arbítrio... Estou me afundando em análises sobre a obra agora.

Isa | @nocaminhoumlivro 17/02/2020

"Life's but a walking shadow (...) it is a tale told by an idiot, full of sound and fury, signifying nothing."
??
"Macbeth" é a tragédia mais cheia de superstição de Shakespeare. Dizem que ela é amaldiçoada e seu nome não pode ser proferido dentro de um teatro. ?
Com ou sem maldição a verdade é que #
Macbeth é sensacional, cheia de ação, sangue e um bocado de bruxaria.
Inclusive as bruxas fazem referência as Greias da mitologia greco-romana. O interessante é que muito do que se passa em "Macbeth" está relacionado a época do autor, assim como referências históricas da Escócia e seus reis. A inclusão de bruxas na história talvez tenha sido para agradar o Rei James I que escreveu um livro sobre demonologia. Além disso, a escolha de um Rei da Escócia usurpador e assassino faz referência a Rainha Mary da Escócia l e seu marido, mãe e pai de James, que foram mortos pela Rainha Elizabeth I, e a tentativa de assassinato ao próprio James no ano anterior a estreia da peça.
Recheada de temas inesgotáveis, é importante ressaltar que, assim como em Hamlet, as ações dos personagens e suas motivações são complexas, pois o autor quebra com o modelo maniqueísta de sua época, explorando as camadas do indivíduo, principalmente no que tange o livre arbítrio e a perpetuação de um destino superior/divino, e ao que significa ser bom ou mal.
Outro ponto é a presença de temas que se perpetuam até hoje: o herói que se torna anti-herói (pq choras Walter White e Don Draper?), a demonstração de masculinidade através da concretização de um ato mesmo que maléfico (homens precisam agir e não pensar), o peso paranóico da consciência depois de difíceis decisões, etc.
A citação que abre esse texto foi o que deu o nome e a ideia ao livro do Faulkner "O Som e Fúria" ("The sound and the fury" no original), e também é uma das citações mais famosas da lit universal. Essa descrição da falta de sentido da vida, do que realmente é nossa escolha ou não é um questionamento que perpassa a peça e leva Macbeth até seu destino final.
Indico as adaptações "Trono Manchado de Sangue" (1957- Kurosawa) e "Macbeth" (2015) com Michael Fassbender.
Gostou da resenha? Segue a gente lá no instagram @nocaminhoumlivro e veja mais conteúdos como esse

ricardo marçal 11/07/2020

"Richard III, Iago, and Edmund are hero-villains; to call Macbeth one of that company seems all wrong. They delight with their wickedness; Macbeth suffers intensely from knowing that he does evil, and that he must go on doing ever worse. Shakespeare rather dreadfully sees to it that we are Macbeth; our identity with him is involuntary but inescapable. all of us possess, to one degree of another, a proleptic imagination; in Macbeth, it is absolute. He scarcely is conscious of an ambition, desire, or wish before he sees himself on the other side or shore, already having performed the crime that equivocally fulfills ambition. (...) Macbeth is endowed with something less than ordinary intelligence, but with a power of fantasy so enormous that pragmatically it seems to be Shakespeare's own. He terrifies us partly because that aspect of our own imagination is so frightening: it seems to make us murderers, thieves, usurpers, and rapists."
Harold Bloom: Shakespeare - The Invention of The Human, c. 26

everlod 22/08/2013

Uma das melhores obras do melhor de todos.

"Life’s but a walking shadow, a poor player
That struts and frets his hour upon the stage
And then is heard no more: it is a tale
Told by an idiot, full of sound and fury,
Signifying nothing."

"I have don no harm, but I remember now
I am in this earthly world; where to do harm
Is often laudable, to do good sometime
Accounted dangerous folly"

Anjos 31/01/2021

A decadência da moral de uma pessoa boa que por ambição resolve que matar e mandar matar é uma forma legítima de alcançar seus objetivos, mas que não consegue calar a própria consciência.

Samantha.gifalli 22/04/2022

Shakespeare não se tornou o que se tornou a toa, a cada peça que leio descrubo uma nova faceta do autor.

Karina Sousa 15/08/2012

Quando o poder sobe à cabeça
Nunca tinha visto o filme e conhecia por alto a história de Macbeth. Os dramas de Shakespeare sempre fizeram minha cabeça e este livro me fez refletir sobre muitas coisas do nosso cotidiano. Macbeth tinha tudo que um homem feliz poderia ter (e era feliz) mas ao ouvir as profecias acabou deixando-se levar pelo incerto, e creio que é isto que a história quer passar: quando você pega o caminho errado, não se tem como voltar e se errar em alguma curva pode acabar perdido.
Recomendo!

ares 17/11/2023

Gosto bastante de ler Shakespeare pra sair de ressacas literárias, gosto da escrita complicadinha; Essa foi a primeira vez que li um livro em versos, demorei pra me acostumar mas gostei bastante.
Em alguns pontos, não entendi oq estava acontecendo, já que é uma tradução bem antiga e o vocabulário complica um pouco, mas gostei da história e dos personagens.
Vou ver depois a peça, que acho que vai ser mais "entendível", pq gosto bastante dos dramas de shakespeare

Ci 19/01/2024

Uma das melhores tragédias de Shakespeare
Ao contrário de outros títulos de Shakespeare, este foi bem fluido, sem enrolação, e cheio de ação.
Tudo começa com uma traição premeditada por Lady Macbeth, após ouvir o relato de seu marido, Macbeth, de que teria estado com três bruxas aos quais lhe haviam confirmado que se tornaria rei.
O rei Duncan, seus filhos e séquito pernoitam na residência dos Macbeth, e sua ardilosa trama é concluída como planejavam. O que não planejaram é que os filhos legítimos do rei assassinado, fugiram para buscar apoio para poderem vingar-se. Macbeth se torna rei, como desejava e lhe foi dito pelas bruxas, mas sua consciência lhe perseguirá por seus atos, trazendo consequências que eram inimagináveis.