O Ciclo de Yig

O Ciclo de Yig H. P. Lovecraft

Resenhas - O Ciclo de Yig

paulo roberto 16/12/2020

O Ciclo de Yig do Lovecraft que escreveu como "escritor fantasma", são um texto introdutório analisando este período da vida dele três contos e uma carta para Zealia Bishop que foi uma amiga e também o contratou para desenvolver dois contos a partir de suas ideias.
A arte da capa é tosca, mas os contos são ótimos, bem como a carta no qual demonstra o quão amava escrever e considerava a arte da escrita quase como se fosse um sacerdócio.
O conto a "Colina" é o terceiro conto que ele escreve sobre civilizações antigas e achei muito melhor que "Nas Montanhas da Loucura" que acho bem prolixo, redundante e cansativa a narrativa - mesmo para ele-.
O segundo é "A Maldição de Yig", no qual aborda a cultura indígena e o oeste - fugindo dos contos que mostram o clima da nova Inglaterra-. Achei uma estória mais visceral e psicológica.
E o terceiro "Vindo de Éons", no qual utiliza a sua narrativa descritiva tao comum a partir de relatos do testamento do curador de um museu que receberam uma múmia de uma ilha que submergiu. Esta para mim, foi a melhor estória