Sobre isto

Sobre isto Vladímir Maiakóvski

Resenhas - Sobre Isto

Daniel 19/01/2019

A obra-prima de Maiakóvski ou O amor como um crime perdoável
Escrito entre fins de 1922 e o início de 1923, Sobre Isto é considerado pela crítica (e pelo próprio poeta) a obra prima de Maiakovski. Tendo como tema principal o amor e dedicado a Lilia Brik, a grande musa do "Poeta da Revolução", de quem ele se encontrava separado após uma briga, este poema até então inédito no Brasil foi publicado há poucos meses pela Editora 34, com tradução primorosa de Letícia Mei e fotomontagens originais de Alexandr Rodchenko.
O título "Sobre Isto" faz referência a uma passagem de Crime e Castigo, onde o protagonista Raskholnikov refere-se ao seu crime (um assassinato) como "isto". Sendo assim, em Sobre Isto o amor também surge como um crime, como um tema ou sentimento proibido cujo destino é ao mesmo tempo fascinante e doloroso.
No poema, é perceptível toda a força poética da lírica de Maiakóvski, elevada aqui à máxima potência. Mais do que um poema sobre o amor, trata-se de um poema sobre a solidão, o abandono. As imagens incríveis e extremamente bem construídas do eu-lírico vagando pelas ruas de Moscou e São Petersburgo, onde se confronta com o seu Duplo numa ponte sobre o rio Neva, imprimem no leitor uma sensação intensa e pungente de solidão. Além disso, essas mesmas imagens parecem remeter ao clássico tema do homem vagando pelas ruas à noite, tão presente na obra de Dostoiévski, o que demonstra a influência da literatura da Era de Ouro sobre Maiakovski, apesar deste, como poeta vanguardista, oficialmente renegá-la.
Desmistificado, mas nem por isso menos poético ou desvalorizado, o tema do amor é tratado de uma forma pouco convencional, vanguardista, conforme perceptível ao final do poema, quando o eu-lírico se vê junto à sua amada ressuscitado num futuro distante, onde amor já não é mais uma mercadoria egoísta, fruto do individualismo burguês, mas um sentimento profundo, solidário e verdadeiro.

Carol 06/07/2021

pessoal
e banal,
cantado não uma vez
mas cinco,
como um poeta esquilo girei em espiral
e vou girar com mais afinco. " p.15

Na primeira estrofe do longo poema "Sobre isto", Maiakóvski, sem nomear o amor, o define: 'é pessoal, banal, cantado inúmeras vezes, com linguagem desgastada, mas que nunca se consome'. Assim, é preciso revolucioná-lo, o amor precisa de uma nova abordagem.

O poeta compõe "Sobre isto" entre 28 de dezembro de 1922 e fevereiro de 1923, nos dois meses em que ficou separado de sua amada e musa Lília Brik. O poema é composto por um prólogo 'Sobre isto - Sobre o quê?'; o capítulo 'Balada da Prisão de Reading', o capítulo 'A noite de Natal' e um epílogo 'Petição a...'

O título "Sobre isto" é uma referência à expressão repetida por Raskólnikov, em Crime e Castigo, de Dostoiévski e suscita uma chave de leitura intrigante ao relacionar o amor ao crime. O amor, o crime, o suicídio, a sociedade de seu tempo, a missão do poeta e da arte são temas abordados por Maiakóvski em seu último longo poema dedicado ao amor.

Ele se utiliza de aliterações, repetições, rimas que ecoam dentro dos versos e de uma estrutura temporal complexa, de idas e vindas no tempo, para narrar o percurso do eu-lírico.? O poeta era fascinado pela Teoria da Relatividade, de Einsten, como também, era fascinado pela tradição literária, dessa forma, ecos de Gógol, Púchkin, Lérmontov, Oscar Wilde e Goethe ressoam por todo o poema.

Esta edição da @editora34 é preciosa, cheia de notas de apoio, ilustrada por Aleksandr Ródtchenko, traz a premiada tradução de Letícia Mei, como também as cartas e os bilhetes trocados entre Maiakóvski e Lília Brik. Recomendo com afinco.

Antes, eu considerava "Carta a D", do filósofo austro-francês Andre Gorz, a maior declaração de amor na literatura. Depois de "Sobre isto", este posto fica com o poeta russo, de 1,89m, falso careca e carinha de mau, Vladímir Maiakóvski.