O Ódio Como Política

O Ódio Como Política Camila Rocha

Resenhas - O ódio como política

Fabiana 21/01/2024

Política
A realidade que sempre vivemos, o ódio que reflete na política é só mais uma maneira de manobrar as massas.

Charleees 28/03/2023

Se tem uma coisa que o Brasil não precisa é de moral cristã e ordem militar. Tudo que a gente teve até hoje é porrada e missa. E a gente é a prova viva do fracasso de ambos.
Ninguém no Brasil nunca fez merda em nome do Capeta, da Maconha ou da Sacanagem. Toda vez que mataram, escravizaram e torturaram no Brasil foi em nome de Deus, da Pátria e da Família.

GREGÓRIO DUVIVIER - prólogo

Entender como age a direita e como ela está organizada desde a redemocratização do Brasil é imprescindível. Depois de anos sob um governo que deu brilho aos pobres e as classes menos favorecidas, é difícil engolir o atual governo que alguns já chamam de extrema-direita, diferente deles a esquerda no Brasil anda cada vez mais desorganizada e tentando a todo custo ainda entender o que se passa desde as manifestações de 2013 que culminaram no impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a chegada de Bolsonaro ao poder.
A leitura desse livro nos abre os olhos para muitas coisas importantes, inclusive as atuais pautas da direita no país: Escola sem partido, Reforma da Previdência, Conservadorismo, entre outros, é hora de ficarmos cada vez mais atentos e fortes contra tudo isso.

* Resenha editada em Março 2019

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
SOLANO, Esther. O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. Boitempo, 2018.

O livro "O ódio como política" da socióloga Esther Solano trata sobre o discurso de ódio presente na política brasileira contemporânea e a sua utilização pela direita no país. A obra faz uma análise sociológica sobre como esse discurso foi construído, a sua relação com as redes sociais e com as novas formas de comunicação que surgiram nos últimos anos.

A autora inicia o livro traçando uma breve história das direitas no Brasil, desde o Império até o atual momento, destacando a influência de figuras históricas como Carlos Lacerda, Jair Bolsonaro e Olavo de Carvalho, que se tornaram referências do pensamento conservador no país.

Esther Solano apresenta uma análise sobre como o discurso de ódio, especialmente direcionado às minorias, ganhou espaço na política brasileira a partir das eleições de 2014. O discurso da "necessidade de combater a corrupção" foi utilizado como uma forma de encobrir a disseminação de ideias extremistas e de direita.

A autora também discute a relação do ódio com as novas tecnologias e com as redes sociais, que possibilitaram o surgimento de grupos extremistas e a disseminação de informações falsas. Essas plataformas permitem que indivíduos comuns, que antes não tinham espaço na política, sejam protagonistas do discurso de ódio e se unam em grupos de discussão para disseminar suas ideias.

A autora destaca ainda que o ódio é uma das principais ferramentas utilizadas para a conquista do poder pela direita. A partir de uma análise do processo eleitoral de 2018, Esther Solano mostra como as redes sociais e as novas formas de comunicação foram fundamentais para a vitória de Jair Bolsonaro, que soube utilizar o discurso do ódio para conquistar a simpatia de uma parcela da população brasileira.

Em suma, "O ódio como política" é uma obra fundamental para compreender a relação entre discurso de ódio, novas tecnologias e as direitas no Brasil. A autora apresenta uma análise crítica sobre os discursos extremistas que ganharam força no país nos últimos anos, e como essas ideias estão presentes no atual governo brasileiro.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Alan Alves 26/12/2022

A direita como sempre, prefere se aliar aos fascistas do que fazer política de verdade. Necessário, atual e convergente com o ano de 2022 e com o que está por vir em 2023. O livro é honesto ao dizer desde o início que se trata de autores de viés progressista e pessoas de esquerda. E a análise muito bem certeira, fundamentada e baseada em fatos, que por sinal não poupa o Partido dos Trabalhadores, que por sinal se descolou um tanto da sua base que é a classe trabalhadora. Precisamos retornar a ela.

Dude 08/06/2022

A política em 2018
O livro traz alguns acontecimentos e visões do passado. Pode soar datado em alguns aspectos, mas ainda é uma boa fonte de consulta para entender onde estamos.

jhdep 28/02/2022

O perigo mora à direita
Uma ótima compilação de curtos textos que analisam a ascensão da extrema-direita no Brasil, escritos por intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento. Nos elucida aspectos relacionados ao crescimento de movimentos, figuras e ideias conservadoras, essaa ultimas envolvendo desde o punitivismo até a aversão a lutas sociais de grupos minoritários. Mostra como essas ideologias que flertam com o autoritarismo, o fundamentalismo religioso e o nazifascismo tem criado uma banalização do discurso de odio e da violência, colocando em risco direitos conquistados às duras penas ao longo da história e a integridade física de boa parte da população.

Lucikelly.Oliveira 04/09/2021

Não achei grande coisa
O livro é uma reunião de artigos de diversos autores mas sinceramente achei muito superficial e mais do mesmo.

Ana Luiza Silva 07/06/2021

Era uma leitura que eu já estava devendo há muito tempo. Os textos são bem didáticos e, como o próprio livro propõe, são muito necessários! Explicam aspectos das discussões políticas pós-2013 que, para quem é da academia, podem parecer óbvios, mas ainda geram dúvidas. O apanhado feito relacionando os eventos desde a redemocratização até a eleição de 2018 (o livro foi publicado em setembro de 2018) são brilhantes. Recomendo a leitura!

Talvanes.Faustino 15/04/2021

Importantíssimo
Este pequeno livro, composto por uma série de ensaios, procura fazer um apanhado das razões que nos levaram à catástrofe e a tragédia humanitária que representou a eleição de Jair Miliciano Bolsonaro Genocida.

Não precisa ter conhecimento prévio, em áreas como sociologia e ciências políticas, mas se tiver é melhor.
Marc 16/08/2021minha estante
Kkkk. Consigo até imaginar vc escrevendo "Jair Miliciano Bolsonaro Genocida" com a boca espumando e se sentindo um gênio. Pessoas como vc (até fui dar uma olhada em seu perfil) pensam ser arrasadoras, mas ficam só nos xingamentos, sem argumento algum, o que termina por ser cômico. Sim, eu dei boas risadas lendo suas resenhas.

Cortina 19/01/2021

Muito bom, leitura muito interessante, vale a pena ler essa obra!

Nathan Oak 17/01/2021

Pólis do séc XXI, política do séc XX
Política como ferramenta para a construção social. Para construir, precisa-se de destruir? De qualquer forma, a política se mostra como uma constante reconstrução do instante, do ideário, do cultural e culturalmente aceito

Hostyn 12/01/2021

Ótimo texto, mas...
Um livro excelente, com ideias concisas e bem elaboradas. Dessa forma, adentra-se diversos assuntos pertinentes à política brasileira pela visão de pessoas capazes de argumentar sobre o assunto.

A única ressalva seria o enviesamento político de alguns textos.

Jackson60 01/10/2020

As direitas sob vários prismas
[19:15, 01/10/2020] .: O livro corresponde a coletânea de artigos de acadêmicos que procuram entender o ressurgimento das direitas como uma superforça política, o que adianto, não é fato recente do pós impeachment. Em 15 artigos o livro começa abordando a reemergência da direita brasileira, por meio do professor Luis Felipe Miguel. O segundo artigo é d autoria do professor Silvio Luiz de Almeida e trata da relação do neoconservadorismo e do liberalismo. O terceiro artigo é de um autor anônimo que usa o pseudônimo de Carapanã, ele vai tratar da relação de normalização de temas como nazismo e fascismo nessa "nova" direita brasileira. O quarto artigo é do professor Flávio Henrique Calheiros, em que aborda as relações das novas classes dominantes e a nova direita no Brasil contemporâneo. O quinto sério é da pesquisadora Camila Rocha que traz a discussão acerca da popularização das "novas" direitas brasileiras. O sexto artigo possui como autoras a professora Rosana Pinheiro-Machado e a pesquisadora Lucia Mury Scalco, que tratam da expansão da juventude periférica bolsonarista. O sétimo artigo é do escritor Férrez, que continua a discussão na periferia do artigo anterior, dessa vez se voltando para o conservadorismo. O oitavo artigo é de autoria do professor Edson Teles, que trata da produção do inimigo e a inexistência do Brasil violento e de exceção. O nono artigo é do juiz Rubens Casara e trata de uma direita jurídica no Brasil. O décimo artigo tem como autores os professores Pedro Rossi e Esther Dweck, em que abordam os interesses implícitos no discurso econômico da austeridade. O décimo primeiro artigo, de autoria do professor Márcio Moretto Ribeiro, trata do antipetismo e conservadorismo no Facebook. O décimo segundo artigo é de autoria do pastor Henrique Vieira e aborda o fundamentalismo e o extremismo no campo político. O décimo terceiro artigo é do antropólogo Lucas Bulgarelli que trata das direitas e dos direitos LGBTI nos anos de 2010. O penúltimo artigo é da arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro, em que aborda o feminismo no campo político e social. Por fim, o professor Fernando Penna encerra o livro com um artigo que trata do discurso e dos interesses por trás da "escola sem partido".
No mais, é uma leitura importante para aquelas pessoas que almejam compreender os avanços que as direitas brasileiras vem galgando contra conquistas progressistas.

bibliotec.comunitaria 13/09/2020

Necessário
Uma leitura urgente e necessária diante dos retrocessos dos dias atuais.

O livro é um conjunto de artigos e ensaios organizados no período anterior a eleição da direita conservadora que chegou ao poder pelo viés do ódio e da intolerância. A esquerda fragilizada pelo golpe de 16 e pelos escândalos de corrupção não conseguiu se organizar e se viu vítima de ataques seguidos.

Este livro é um trabalho primoroso de seus autores, renomados em suas áreas, que nos convida a refletir, entender e reorganizar pensamentos e estratégias contra o fascismo.

Hoje vivemos sobre um governo inimigo da democracia e das liberdades que agora usa a máquina para perseguir as pautas educacionais, culturais, LGBTs, negras e feministas. Um governo que dissimula e que faz forte uso de notícias falsas e discursos ao seu nicho para conseguir o apoio que o mantém em alta mesmo não tendo maioria.

Um livro para todos: os que não o elegeram, para os arrependidos compreenderem como apoia minram tal projeto político e para todos que prezam por uma democracia plena.