A Menina da Foto. Minhas Memórias. Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz

A Menina da Foto. Minhas Memórias. Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz Kim Phuc Phan Thi

Resenhas -

Cris 24/02/2024

A menina da foto
É uma autobiografia da vietnamita Kim Phuc Phan Thi, a menina da famosa foto, que mostra os horrores da guerra, principalmente para crianças. Ela conta como aquele dia mudou a vida dela, como foi conviver com as queimaduras, dores o tempo todo, traumas, abusos, rejeição... Kim relata como foi o processo conhecer Jesus, o que a ajudou a conseguir perdoar os que a prejudicaram e a fez encontrar um sentido para tudo que aconteceu. Achei muito bom, até por eu gostar da temática "cura interior", é incrível como Jesus pode curar e transformar nossas vidas. Transcrevo aqui um dos trechos que me tocaram mais:

"Escolha libertar seu coração do ódio. Sim, seremos magoados nesta vida. Sim, sentiremos que temos todo o direito de fazer aqueles que nos prejudicaram pagar pelas feridas que sofremos. Mas a verdade é esta: somente Deus é capaz de fazer justiça aos males que conhecemos. E carregar ódio e amargura significa abrir mão de uma vida bonita. Aproxime-se de Deus. Escolha amar a Deus. Apoie-se na força sobrenatural de Deus, sabendo que esse é o único meio de fazer coisas sobrenaturais. Abra mão do ódio. Abra mão da amargura. Deixe Deus fazer o que só pertence a Ele"
(Kim Phuc Phan Thi)

Sakurazuka 01/08/2023

Eu só fico imaginando quantas histórias não são contadas sobre as dificuldades dos civis nas guerras. Todo o terror que passam durante e depois da guerra.
Um livro fantástico de luta, superação, de apego, de buscar a paz. Uma foto que marcou o mundo e mudou a vida dela. Uma foto que era melhor não ter, era melhor não ter a guerra.
Bruce.Costa 02/08/2023minha estante
Vc dando 5 ??

m1llu 27/07/2023

Surpreendente
Comecei a ler este livro sem muitas pretensões, tinha estava baixado no meu Kindle há muitos anos e eu nunca tinha prestado muita atenção. Comecei a ler e foi muito surpreendida por todo o contexto do livro.
Eu não sabia nada sobre a história, sabia que se tratava de alguma pessoa envolvida na guerra do Vietnã, mas eu não imaginava que o livro não era sobre uma vítima e sim sobre uma superação encontro com o cristianismo. Para quem é cristão eu super indico essa leitura, é muito lindo e tocante o amor e a relação de Kim Phuc com Deus.

Há muito tempo não sentia receio de terminar um livro porque estava gostando demais, mas esse eu fiquei tristinha de acabar. E já estou orfã da história de Kim Phuc.

Cris 24/06/2023

Superação
Essa é a palavra capaz de chegar perto do que representa essa mulher

Que propósito lindo Deus teve em sua vida.

Pena que a dor e o sofrimento foram tão presentes em seus dias!

Obrigada Kim por ser esse exemplo de ser humano! Que possamos aprender com vc!

studies and whatever 01/06/2023

Uma leitura que me surpreendeu, definitivamente, não estava esperando ler o que encontrei, mas fiquei muito agradecida pelo o que li, quanta força e quanta fé a Kim emana.

Maria 09/05/2023

O encontro da sua paz em meio as guerras (principalmente a mental) e a sua mudança de vida, é lindo de se ler.

Carolina Corrêa 05/02/2023

Comovente
A autobiografia de Kim Phuc Phan Thi traz um relato estritamente pessoal sobre as consequências da guerra em sua vida até os dias atuais. Não aborda aspectos políticos, privando o leitor de opiniões neste sentido.
Uma obra a ser lida com compaixão e compreensão. Independentemente de compartilhar as mesmas convicções religiosas, ao leitor é propiciado um belo relato do poder da fé na vida do ser humano, capaz de conceder-lhe esperança, perspectivas e resignação.

Maria.Batagin 15/01/2023

Biografia
Amo ler uma biografia.
Essa se trata da menina da tão chocante foto tirada no momento que foi lançada a bomba Napalm.
É de arrepiar o relato do que ela sofreu, das inúmeras cirurgias que teve que fazer para reparar toda a pele que foi queimada.

Tamyres 30/12/2022

Extremamente edificante
Livro que indico para pessoas cristãs e não cristãs. A história de Kim Phuc faz você mudar sua visão sobre perdão !
Impactou a minha vida, em relação a paciência no agir do Espírito Santo na vida das pessoas!
Me edificou muito e recomendo para todo mundo!

Rosangela Max 18/11/2022

Uma referência de superação.
A autora conta sua história sofrida como uma das vitimas da guerra do Vietnã, principalmente em relação as graves queimaduras que sofreu com a explosão de bombas e com a perseguição do governo do Vietnã para torná-la a garota-propaganda do regime comunista do país. E, durante este processo de procura de cura e libertação, ela se tornou cristã e conta como Jesus à ajudou superar cada etapa.
É uma história difícil que mostra como o povo (sempre ele) sofreu em tempos de guerra e como o governo não fez absolutamente nada para ajudar seus cidadãos. Muito pelo contrário, fez de tudo para oprimi-los e mantê-los como reféns em um ciclo de miséria e violência.
Recomendo a leitura.
Tiago.Costa 19/11/2022minha estante
Eu gostei muito desse livro. E a maneira como ela encontrou o caminho de Cristo.

Livia Barini 19/11/2022minha estante
Vi uma entrevista dela. É de cortar o coração

Júlia Pinheiro 10/10/2022

que escrita linda, jeito lindo de compartilhar a própria história? e que tragédia, quanto sofrimento?

mas é lindo ver todo o cuidado de Deus e como realmente tudo coopera para o bem. Kim é uma mulher inspiradora e esse livro é muito muito edificante.

Tatiane 10/08/2022

Envolvente, inspirador!
Livro envolvente, fluido. Não tem como não reagir a leitura. Gera raiva, tristeza, dor, alegria... é inspirador! Entrou para minha lista de favoritos. Acredito que pode ser considerado uma autobiografia.

mari_mdcd 22/04/2022

Uma dor com propósito.
Ler livros de não ficção é uma das metas literárias que estabeleci para 2022 e acertei em cheio escolhendo "A Menina da Foto" como a primeira leitura.

A escrita de Kim Phuc é simplesmente deliciosa: prende você em cada virada de página e é quase impossível largar. O livro superou todas as minhas expectativas e me tocou de uma forma que eu nem sequer esperava.

Kim Phuc, quando criança, foi uma das vítimas da guerra do Vietnã e apesar de relatar detalhadamente seu sofrimento e recuperação neste livro, em momento algum ela se faz de coitada. Fiquei impressionada com a forma como os acontecimentos foram narrados e para mim a leitura foi um misto de emoções muito intensas: me vi triste, emocionada, reflexiva .... agraciada! Em diversos momentos, me perguntava: "como ela aguentou passar por tudo isso? Como não desanimou? Como não Desistiu?". A resposta não é tão simples e ouso dizer que talvez nem mesmo a própria Kim Phuc saiba responder com totalidade, mas se algo que sua fé me ensinou me ensinou é que todos nós, em algum nível, conhecemos a dor e ninguém está isento dela, mas sempre há um propósito maior por trás de toda dor!

Carol 10/04/2022

Um livro sobre fé
Este livro retrata a vida de Kim Phuc, a garota da foto do ataque vietnamita de napalm e como ela superou seus traumas, dores, perseguição Comunista em busca de uma vida justa, pautada na fé.
Ótimo livro mas não de história e sim de fé.

Rittaoliveira 21/02/2022

Lição de vida!
Aprendi muito com esse livro, principalmente a agradecer e a entender que a qualquer momento Deus está disponível pra ouvir as minhas orações.
Com certeza, é uma historia inspiradora, o que me fez acreditar ainda mais que tudo conspira para o bem daqueles que temem a Deus!
É um livro que diz bastante a respeito de religião, mas todo mundo deveria lê-lo, pois os ensinamentos que ele contém são imensuráveis.