A Menina da Foto. Minhas Memórias. Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz

A Menina da Foto. Minhas Memórias. Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz Kim Phuc Phan Thi

Resenhas -

Rosangela Max 18/11/2022

Uma referência de superação.
A autora conta sua história sofrida como uma das vitimas da guerra do Vietnã, principalmente em relação as graves queimaduras que sofreu com a explosão de bombas e com a perseguição do governo do Vietnã para torná-la a garota-propaganda do regime comunista do país. E, durante este processo de procura de cura e libertação, ela se tornou cristã e conta como Jesus à ajudou superar cada etapa.
É uma história difícil que mostra como o povo (sempre ele) sofreu em tempos de guerra e como o governo não fez absolutamente nada para ajudar seus cidadãos. Muito pelo contrário, fez de tudo para oprimi-los e mantê-los como reféns em um ciclo de miséria e violência.
Recomendo a leitura.
Tiago.Costa 19/11/2022minha estante
Eu gostei muito desse livro. E a maneira como ela encontrou o caminho de Cristo.

Livia Barini 19/11/2022minha estante
Vi uma entrevista dela. É de cortar o coração

Renatinha 09/07/2020

Não é só a história de uma foto
Quando adquiri o livro, não imaginei que fosse um livro religioso. Sim, a menina da foto relata sua emocionante história frente aos horrores da guerra e o que passou durante e depois do dia em que uma das fotos mais famosas do mundo foi tirada, mas também conta (e como conta) sua trajetória religiosa e o quanto Jesus a ajudou a superar suas dores e traumas.
Mas (aí vem o mas), em diversas partes do livro ela fala de sua fé em Jesus e que, depois que se tornou cristã Ele a ajudou em diversas ocasiões, obteve conquistas e superações.
Porém, a meu ver, antes de mudar de religião muitos fatos mostram que "coincidências" a ajudaram muito a se salvar das consequências daquela bomba, inclusive ser salva da morte.
Então eu me pergunto. Será que os deuses do Caodaísmo aos quais ela seguia já não a estavam ajudando? Não citarei todas as vezes que isso ocorreu senão virará spoiler, mas todos os acontecimentos estão lá no livro.
Também sou cristã e acredito que devemos respeitar a fé de todos, mesmo que não seja a mesma que a nossa... respeito a fé de Kim, a de antes e a de agora.
Rodrigo 09/07/2020minha estante
Comprei esses dias e não imaginava q tinha esse cunho religioso. Obg pelas colocações!

Janaina 28/03/2021

A Menina da Foto. Minhas Memórias. Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz
Que história dessa mulher!
A guerra causa feridas que vão muito além da dor física, os traumas psicológicos são imensos.
Kim teve uma jornada difícil, mas com coragem e fé conseguiu trilhar seu caminho em busca de sua felicidade e paz. E foi além, descobrindo no meio de sua jornada, um novo propósito de vida.
Ela, afinal, venceu a guerra.

Maria 09/05/2023

O encontro da sua paz em meio as guerras (principalmente a mental) e a sua mudança de vida, é lindo de se ler.

joaoaranha 17/10/2020

Baita testemunho de vida
Na?o ha? teologia no mundo que toque mais o corac?a?o do que um testemunho da fidelidade divina. E e? isso o que temos em "A menina da foto", de Kim Phuc Phan Thi, pela Mundo Cristãos.

A histo?ria desta mulher que sofreu com os horrores da guerra do Vietna? e que viu Deus transformar a sua vida no cotidiano e, com a ajuda de uma foto histo?rica (ganhadora do pre?mio Pulitzer), teve a sua vida completamente mudada, servindo de testemunha da ac?a?o de Deus e da vida em fe? e em esperanc?a.

Baita histo?ria de vida. Recomendado.

Renata Almeida 08/06/2021

"Um novo retrato da vida."
Em 8 de junho de 1972, uma menina de 8 anos foi atingida por uma bomba (napalm), uma substância que corroía a pele de suas costas e braços. Ela foi tratada na unidade de terapia intensiva do hospital por mais de um ano.
Após alguns anos, torna-se garota-propaganda do regime comunista do Vietnã, seu sonho de ser pediatra é cancelado, então vai para Cuba estudar, conhece seu futuro marido lá, em lua de mel, em uma parada em um aeroporto canadense, busca asilo, finalmente desertando de anos de prisão.
A vida de Phan Th? Kim Phúc foi quase destruída por uma guerra que não lhe pertencia, encontrou forças na fé cristã, lutou por uma vida melhor com o apoio de amigos e de seu parceiro e se tornou uma das embaixadoras da UNESCO, sempre comprometida com a assistência humanitária.

Rittaoliveira 21/02/2022

Lição de vida!
Aprendi muito com esse livro, principalmente a agradecer e a entender que a qualquer momento Deus está disponível pra ouvir as minhas orações.
Com certeza, é uma historia inspiradora, o que me fez acreditar ainda mais que tudo conspira para o bem daqueles que temem a Deus!
É um livro que diz bastante a respeito de religião, mas todo mundo deveria lê-lo, pois os ensinamentos que ele contém são imensuráveis.

Antonio Maluco 25/04/2020

Filme
O livro conta histórias novas sobre a protagonista do livro e a vida dela daria um bom filme nos cinemas

Sylvia 25/04/2020

Emocionante
Que livro emocionante! Que relato lindo e profundo...somente leiam!

livrariadossonhos 15/12/2020

"Se eu tão somente pudesse voltar para o hospital, onde ninguém se encaixava nos padrões! Ali todos tinham um problema, uma doença, uma deficiência, uma cicatriz, uma dor. Eu me misturava tão bem àqueles desajustados! Mas aqui? Até minha melhor amiga estava assustada demais para chegar perto!"
Kim Phuc vivia uma infância normal e feliz com sua família, até que um dia precisou passar pelo momento mais aterrorizante de sua vida, que não deixou apenas feridas em sua pele, mas também feridas em seu coração.
Após passar pela experiência traumática de viver os horrores da guerra, Kim se tornou uma jovem infeliz e que já não via mais sentindo em sua vida, ela acreditava que nunca se casaria por causa de suas queimaduras, causadas pela bombas de napalm, e que nunca seria capaz de gerar filhos devido as suas feridas graves.
Kim por muito tempo acreditou que sua vida não tinha mais solução, se sentia sozinha e perdida, ela se perguntava onde estavam os deuses de sua família e porque eles não a ajudaram no seu pior momento. Por muito tempo ela se questionou sobre sua situação, mas um dia ela encontrou Jesus e foi a partir desse momento que sua jornada até a paz começou. Kim passou a deixar Deus guiar a sua vida e a confiar totalmente nele e, a partir desse momento ela conseguiu perdoar a todos os seus inimigos.
Uma história emocionante e que tem muito a ensinar, neste livro Kim vai trazer muitas lições incríveis e vai mostrar que não importa o quão difícil pareça nossos desafios, se entregarmos nossa vida à Deus e deixarmos Ele guiar nossos caminhos, poderemos vencer todas as nossas batalhas.

Maria.Batagin 15/01/2023

Biografia
Amo ler uma biografia.
Essa se trata da menina da tão chocante foto tirada no momento que foi lançada a bomba Napalm.
É de arrepiar o relato do que ela sofreu, das inúmeras cirurgias que teve que fazer para reparar toda a pele que foi queimada.

Denise.Sartori 14/09/2021

Situações tocantes
Estava escrevendo a resenha e quando sai sem querer do skoob, já era ?????

'A menina da foto' conta a história de Kim Phuc Phan Thi, a menina vietnamita famosa por estampar capas de jornais na foto que representa a guerra do Vietnã (1972).

A história se inicia contando como era a vida da Kim Phuc, suas questões familiares, crenças e o cenário bélico em que estavam, até que no 'dia fatídico' as coisas para Kim mudam drasticamente.

A história discorre sobre os dilemas e consequência que a querida Kim precisou enfrentar, como baixíssima auto-estima, rejeição, uso de imagem e outros. Me emocionei em diversos trechos e eu, como cristã, percebi como Deus a ajudou a enfrentar todas as situações, principalmente as familiares que, para mim, foram uma das mais doloridas, igualando-se com as de auto-estima.

Esta história é um testemunho lindo de salvação e transformação!

Minha nota não foi melhor por conta da organização do livro, acredito que a editora poderia organizar melhor os parágrafos, o que tornaria a leitura mais compreensível.

Ana 22/06/2020

Sensacional!
Um livro que me emocionou muito e me fez repensar muita coisa! Kim mostra através da fé em Deus, como ela conseguiu alcançar a tão almejada paz e fazer as pazes com o passado, além de perdoar todos aqueles que lhe fez mal. Um livro necessário, uma história necessária!

Sakurazuka 01/08/2023

Eu só fico imaginando quantas histórias não são contadas sobre as dificuldades dos civis nas guerras. Todo o terror que passam durante e depois da guerra.
Um livro fantástico de luta, superação, de apego, de buscar a paz. Uma foto que marcou o mundo e mudou a vida dela. Uma foto que era melhor não ter, era melhor não ter a guerra.
Bruce.Costa 02/08/2023minha estante
Vc dando 5 ??

Jorge.Amorim 08/04/2021

Uma leitura muito difícil
Em 26 anos de vida nunca li um livro tão difícil de conhecer, a história de uma pobre menina que teve seus sonhos de todas as maneiras possíveis violentados e destruídos é algo que me vez estar em lágrimas muitas vezes, eu que nem sensível sou. Vi comentários dizendo que o livro contém propaganda religiosa, bom não foi a minha sensação se você acha que um livro que tem mais de 300 páginas e em pouquíssimas páginas existe a palavra Jesus faz um livro de propaganda religiosa, então deve ser um livro religioso. O livro também faz bastante críticas ao governo comunista do Vietnã que usou a imagem de phan thị kim phúc como ferramenta de propaganda e para atacar claro os capitalistas, então se você gosta de ideias comunistas acredito que não irá gostar do livro também, ela relata em muitas passagens os vários sequestros que sofreu por parte dos agentes do governo para fazer propaganda e com isso se atrasar em muito nos seus estudos. Uma garotinha que pouco conhecia do mundo que sonhava em ser médica para ajudar pessoas que sofreram e sofrem até hoje os efeitos da guerra e teve que desistir por conta da política de propaganda do governo comunista do Vietnã não é algo fácil de aceitar. Se você é uma pessoa sensível você também não irá se sentir bem lendo esse livro o que essa pobre garotinha passou e ainda passa hoje já mulher não é algo fácil de ler, ouvir e fico pensando o que ela passa até hoje. Eu que nem gosto de sentimentalismo espero um dia encontrar essa pessoa e pedir perdão não porque eu a ofendi mas porque nasci humano e como um ser humano pode com um simples gesto trazer tamanha crueldade para uma só pessoa.