Sobrevivendo no inferno

Sobrevivendo no inferno Racionais MC's

Resenhas - Sobrevivendo No Inferno

giuuusm 20/04/2024

Li esse livro em três horas, estudando as letras e ouvindo trechos das músicas paralelamente. Simplesmente reafirmo que esse álbum é uma experiência. Só ouvindo e interpretando as letras é possível compreender o universo que o grupo nos imerge.

Duda.Leandro 18/04/2024

Primeira experiência com o grupo
Essa foi minha primeira experiência com os Racionais de verdade, antes eu ouvia trechos e sabia um pouco do que se tratavam as músicas, mas nunca parei para escutar. Se não fosse esse livro, talvez eu nunca tivesse escutado.

Agora, após a escuta e a leitura vejo que estava um pouco alienada em não ter ido procurar mais sobre.

O prefácio é forte, as músicas são fortes, tudo é forte. Sou de outro mundo, diferente do que eles dizem, mesmo com a consciência de mundo que tenho, ainda sim era insuficiente para compreender sozinha o mundo em que eles viveram. Então, as letras me fizeram refletir mais sobre.

Eu só não dei 5 estrelas pois esperava mais por ser um livro e não só (a maioria dele) ser as letras das músicas do álbum.

CharuzuSan 15/04/2024

Necessário em todo e qualquer momento
Não fala só sobre uma vivência mas também sobre um exercício extremo e constante de empatia, do qual necessitamos dia após dia realizar para que possamos nem que só um pouco transformar a realidade.

Wagner De Paula Silva 14/04/2024

Poderia ser melhor
Além das Letras das músicas o livro só tem uma breve dissertação acadêmica do início da banda e o ambiente durante o lançamento do álbum "Sobrevivendo no inferno". Não tem comentários dos integrantes, bastidores, curiosidades sobre as músicas ou algo para acrescentar.

Foi interessante saber sobre a estrutura do álbum, mas isso não foi o suficiente para salvar o livro em minha opinião.

Juliana.Xavier 12/04/2024

O evangelho poético e marginal dos Racionais MC's.
O texto que inicia é muito bom. Ele contextualiza o disco na história recente do Brasil e a sua importância não só para o rap, mas para música brasileira como um todo. Mostra também a evolução das letras e de pensamento dos MC's.
Depois temos as letras e as fotos de encarte do álbum. Para mim, ler as letras das faixas sem a musica está tocando, lendo com calma, só faz aumentar o impacto delas.
É essencial para quem gosta de rap!

luva 08/04/2024

Ótimo livro que conta brevemente a história do Racionais Mcs até o lançamento do album que dá nome ao livro. A trajetoria do grupo é fascinante, toda a discografia perfeita, um clássico

marinaqz 06/04/2024

Achei que era a história comentada, mas são apenas as músicas escritas. É bom pois você pode refletir mais a respeito das letras, a analise inicial também é interessante.

Gabygab 06/04/2024

Como dizia os Racionais
"É necessário acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite e você é imbatível."

"No mundo moderno, as pessoas não se falam. Ao contrário se calam, se pisam, se traem e se matam."

Lu cunha 27/03/2024

Força
Muito bom, eles são visionários!
A historia deles é f0d4, as musicas sensacionais!
Muito agregador ver a sociedade por esse ponto de vista.

mocreia burra 26/03/2024

("Refrigere minha alma e guia-me pelo caminho da justiça")
?eu acredito na palavra de um homem de pele escura, de cabelo crespo
Que andava entre mendigos e leprosos pregando a igualdade
Um homem chamado Jesus
Só ele sabe a minha hora
Aí, ladrão, tô saindo fora
Paz?

nota?: estamos diante de uma obra obrigatória de conscientização? da nossa sociedade brasileira (majoritariamente), necessário!

?O impacto e a potência de Sobrevivendo no inferno, contudo, logo deixariam evidente que eram antes os termos do problema que apareciam invertidos nesse tipo de abordagem crítica. De fato, a excelência estética do álbum tornava visível que o "problema" estava muito mais no conjunto de valores definidos enquanto "nacionais", organizados a partir da exclusão de uma série de elementos fundamentais aos quais o rap vinha dar sentido e visibilidade, a começar pelo corpo negro do jovem periférico.?

Nath 25/03/2024

Resenha Pobre Leitora
"Sobrevivendo no inferno" enquanto livro, creio que seja uma obra mais voltada para quem já é fã do que para quem quer conhecer a história dos Racionais. Nessas poucas páginas não temos uma biografia ou coisa do tipo, temos um texto brilhante de Acauam Silvério de Oliveira, professor de literatura brasileira na Universidade de Pernambuco. Ele nos dá uma visão geral da época em que o álbum em questão foi lançado, do que ele representa e da evolução que as letras e pensamentos dos Racionais tiveram dos primeiros albuns para este. É uma leitura com palavreado mais denso, como um artigo, mas extremamente interessante. Após o texto de Acauam, temos as letras de todas as faixas que compõem o álbum e fotos do encarte. Lembrando que a obra (álbum/livro) "Sobrevivendo no inferno" virou leitura obrigatória para vestibulares.

A edição é linda, papel grosso, com a beirada das folhas em dourado fazendo alusão a Bíblia.

Se você deseja conhecer melhor a história desse grupo de rap, recomendo que pesquise e assista ao documentário da Netflix. E claro, escute e aprecie o álbum, deixando o livro como um complemento. Eu, como fã declarada a anos, tenho esse livro como um diamante na estante.

miguelsousa_ 24/03/2024

Revolucionários
Loucura o que esses caras fizeram, principalmente na época deles em que denunciar tudo o que acontecia não era tão usual. corajosos.

jaque103 24/03/2024

Capao redondo
Mano
eu cresci com esses manos no meu ouvido, o pururuca escuta todo domingo, ai eu te pergunto blue, que musica o pururuca esta escutando agora nesse penúltimo domingo de março?
yes, drama black! DRAMA MAMAMA
amei o livro, mas queria a biografia deles sabe?
Li junto com sky, amamos, escutamos sobrevivendo no inferno, foi divonico.
Sobrevivendo no inferno é uma obra prima, mas ela é bem densa, eu como moradora do vaz de lima aqui no capão redondo, posso dizer o quão infernal é morar aqui.
São milhares de famílias lutando, mães chorando, é complicado.
Esse álbum é um escape, um grito de esperança talvez?
Bom mano brown espero que eu te encontre de novo no shopping campo limpo.

Beijoooooooooooooos,

sky 23/03/2024

Mais um sobrevivente
Mesmo sendo focado apenas nas letras, e não uma biografia ou aprofundando a produção das faixas desse incrível álbum, ainda é um livro que nos lembra a importância do grupo e da obra prima que é o Sobrevivendo ao inferno.

O que os Racionais MC's fizeram para a sociedade periférica negra sempre será reconhecido como um dos maiores atos de luta contra contra o sistema. Um olhar para as classes esquecidas que só quem viveu na pele essa realidade poderia fazer un trabalho tão cru e real.

Os maiores artistas do rap. Dentro ou fora da cena nacional.