Sobrevivendo no Inferno

Sobrevivendo no Inferno Racionais Mc's

Resenhas - Sobrevivendo No Inferno

@salvejorgelucas 20/06/2020

?A fúria negra ressuscita outra vez?
Um dos melhores discos do Brasil (se pá, do mundo). A obra continua atemporal, isso infelizmente é a parte ruim. Os quatro pretos que mudaram o imaginário periférico do Brasil agora com suas canções escritas. Sem defeitos, a fúria negra ressuscita mais uma vez.
Ramon.Jung 20/06/2020minha estante
Ta na minha lista. Leitura obrigatória

@salvejorgelucas 20/06/2020minha estante
boa! não vai se arrepender meu mano.

Machado 16/05/2020

O livro é bonito, mas...
Esperava mais da história do álbum e não apenas as letras das músicas.

Jefferson Nóbrega 09/02/2019

Foi uma ejaculação precoce
O livro como vocês podem ver com a capa icônica do álbum: fundo preto, Racionais MC’s escrito em fonte Cloister Black (que devia até mudar o nome, pois se você pesquisar no google “fonte letra racionais” ela será o primeiro resultado) , a cruz dourada e o nome do álbum. As bordas são douradas da mesma forma que algumas bíblias, fazendo uma alusão a esse evangelho sem muitas boas novas que o disco é.

De início temos fotos ótimas de todos os integrantes do grupo e em seguida após o índice uma introdução simplesmente maravilhosa de Acuam Silvério de Oliveira em “O Evangelho Marginal dos Racionais MC’s“. Nesse capítulo ele mostra o que está escondido por trás da estética do álbum, através de contextualização histórica. Mas não apenas isso, ele consegue desconstruir o processo de criação para que entendamos como todas as músicas estão ligadas em uma espécie de pregação messiânica que apesar de carregar esperança, imergi com profundidade em toda dor, verdade, ódio e luta pelo direito de viver.

São 18 páginas de uma ótima e envolvente introdução que te levam a sabe o quê? Uma ejaculação precoce.

Sim, porque o inicio cria tantas expectativas, te dar a impressão que finalmente você vai mergulhar com profundidade na obra que talvez mais mudou vidas na história da música brasileira e ele corta aí. Acaba. Depois temos apenas as letras de todas as músicas que compõem o álbum, coisa que você pode ver em qualquer site de letras da internet. Quando estamos nos aproximando do clímax somos cortados. Há tanto para ser falar sobre o álbum, poderia ter colhido entrevistas com os artistas… enfim, minha frustração já está bem clara aqui.

Vale a pena comprar?

Claro que vale. O fato desse álbum ter se tornado livro, de ser levado ao ensino superior e de o álbum ser objeto de estudo é importantíssimo, pois é uma tomada de espaço onde o Rap sempre foi visto como subgênero.

Só não vá com tantas expectativas como eu fui.

Escrevi essa resenha para o site Jornal do Rap

site: https://www.jornaldorap.com.br/sobre-o-livro-racionais-mcs/

Fran 16/06/2020

Racionais MC's fizeram e ainda fazem parte da vida e crescimento de muitos jovens das periferias espalhadas por todo o Brasil. Com esta obra e olhar cauteloso do texto de apresentação, temos uma lupa acima das músicas permitindo ao leitor de outras realidades entender o que passa essa parte tão marginalizada de nossa sociedade. Entender, sentir apreço, mas ainda, só quem realmente viveu essa dura realidade consegue interpretar as letras com certa particularidade e em sua integralidade.

yomaeli 31/03/2020

Empolgação cortada na raiz.
Li em 2018, achei a parte histórica inicial muito relevante e a leitura se fixou nisso, mas acredito que o fato de depois terem optado por apenas gastar páginas e páginas só com as letras impressas, sem qualquer análise mais aprofundada, tirou a qualidade da obra. Não achei à altura de Racionais e todo seu legado musical e social.

Caio.Araujo 11/07/2020

Racionais é racionais né
Mergulhar nas letras dos Racionais é sempre algo muito especial. A leitura das músicas te traz outra perspectiva da mensagem passada nas letras. Só acho que poderia ter mais histórias e análises, como no início do livro, pra ficar perfeito

Luciana.Pereira 11/06/2020

Sensacional
... Dois de novembro, era Finados
Eu parei em frente ao São Luiz do outro lado
E durante uma meia hora olhei um por um
E o que todas as senhoras tinham em comum?
A roupa humilde, a pele escura
O rosto abatido pela vida dura
Colocando flores sobre a sepultura
Podia ser a minha mãe...

Esse livro deveria ser o livro introdutório para a Estação Carandiru do Drauzio Varela. Tudo se explica, tudo se compreende.
Recomendo urgente a leitura desse livro para a compreensão do que é viver na ?quebrada?

Leticiadias 18/06/2020

...
O livro foi uma grande decepção, não passa das músicas do álbum sobrevivendo ao inferno... frustrante pagar para algo que é só imprimir de um site que tenha letras de música ou escutar ! Ao menos o corte do livro é bonito ... :|

AnaLaura 17/02/2020

Basicamente o livro reproduz as letras das músicas....
Esteticamente é lindo! Uma obra de arte!

VictonN 15/01/2019

?
As primeiras páginas do livro te prendem de um jeito absurdo. Entrei num hype enorme para ler esse livro, pois, Racionais MC's é Racionais... Porém, o livro deixou a desejar, após algumas páginas, toda a minha esperança de ser um livro para nós aprofundar e levar um tapa na cara, acaba sendo nada mais do que as letras das músicas, isso me deixou bem desanimado...
Dane 15/01/2019minha estante
:( que bad! Zero na animação pra ler tbm...

Prinup 02/07/2020

Bom
Achei legal, mas acho que faltou uma analise das letras, a introdução é maravilhosa, mas acho que se acrescentar relatos ou sei la, mais análises ficaria sumpimpa
Porém, ótimo livro.
E ótimo estar na lista do vestibular

Cardoso 12/02/2019

Esperava mais
Me surpreendi ao ver que não conta uma história sobre esses grandes nomes do rap nacional, e sim a letra de todas as músicas do álbum, tirando o início, o resto não me surpreendeu por ter conhecido já.

Matias 06/07/2020

Aprendendo sobre a desigualdade socioeconômica brasileira com os Racionais
Esse livro é simplesmente as letras escritas de todas as músicas dos Racionais acompanhada de uma introdução que conta bastante sobre eles e o contexto em que estão inseridos. Lendo com calma e analisando as músicas, é ṕossível entender bastante sobre a situação de desigualdade em que o Brasil se encontra e isso é de extrema importância. Quando li "Sobrevivendo no Inferno" eu não tinha ouvido nenhuma música dos Mc's e agora admiro muito o trabalho deles. Por meio dessas músicas, é denunciada toda a situação marginal em que grande parte da população brasileira vive. Esse livro é de extrema relevância para todos os públicos e deveria ser adotado por todas as escolas particulares brasileiras para que os alunos entendam sobre privilégios e desigualdades no sistema que vivemos.
So 06/07/2020minha estante
PISÃO

Tamires 12/04/2019

Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC's
Eu estou sempre entrando no site da Amazon atrás de ofertas. Em uma dessas visitas de rotina, vi que o e-book de Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC’s (Companhia das Letras, 2018) estava com um ótimo preço e atendia perfeitamente a uma atividade acadêmica que eu precisava fazer: uma proposta de projeto pedagógico para o meu estágio supervisionado. Minha turma base é de 3º. ano do ensino médio, e o Sobrevivendo no Inferno há pouco tempo tornou-se leitura obrigatória no vestibular da Unicamp. Sendo assim, eu havia encontrado o livro perfeito, com uma temática pertinente e atual. Só precisava, então, pôr a mão na massa.

Meu projeto, falando brevemente, consiste em trabalhar pelo menos três músicas do Sobrevivendo no Inferno, conjugando leitura e audição das músicas, pois originalmente, para quem não sabe, Sobrevivendo no Inferno é um álbum musical. Batizei o projeto de Racionais na Roda, como uma forma de colocar os alunos como protagonistas (racionais) na interpretação dos textos (nada de respostas prontas por aqui). Em algumas andanças pela internet, vi que muita gente não entendeu muito bem a proposta do livro, achou incompleto, ou “só com as músicas”. É importante ressaltar que a Unicamp colocou o livro Sobrevivendo no Inferno em sua lista de leituras obrigatórias na categoria poesia. E o livro é basicamente isso mesmo, poesia (as letras das músicas) precedida por um artigo muito bem escrito de Acauam Silvério de Oliveira, intitulado O evangelho marginal dos Racionais MC’s. Esse texto de abertura é muito bom para quem não conhece em profundidade a trajetória do grupo de hip-hop brasileiro.

Em sala de aula, a abrangência de assuntos que podem ser trabalhados a partir do livro e do álbum Sobrevivendo no Inferno é enorme. Como indicação simplesmente de leitura, o pulo do gato, que me fez ter uma percepção muito melhor sobre as letras e a realidade retratada pelos Racionais MC’s é ler o artigo e, depois, acompanhar a leitura com o áudio das músicas, que estão disponíveis gratuitamente no Spotify ou no Youtube.Vai por mim, a poesia declamada oferece uma oportunidade de compreensão muito maior que apenas passar o olho pelos versos, como muitas vezes a pressa nos obriga a fazer. É como eu sempre digo, e repito também para mim: poesia é para ler com calma, paciência.

A temática dos poemas/músicas não poderia ser mais atual em relação ao momento que estamos vivendo em nosso país, onde o racismo ainda impera e a cultura afro-brasileira continuamente é posta de lado, como se não tivesse relevância. Conhecer e valorizar a cultura negra e a cultura de periferia é fundamental para entender a nossa sociedade e por um basta em tanta violência. Precisamos dar voz e fazer ecoar as vozes daqueles que estão na linha de frente e, repetidamente, acabam pagando com a própria vida por este ciclo de desigualdade e abandono social.

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-sobrevivendo-no-inferno-dos-racionais-mcs/
Deacon 15/06/2019minha estante
A pessoa faz uma resenha dizendo que comprou um e-book por ótimo preço e surge alguém pedindo o PDF! Caaaaara! Compra o e-book, também, pô! Apoiem de verdade a literatura.
Valeu tua resenha, Tamires.

Tamires 02/07/2019minha estante
Obrigada, Deacon! A questão é essa mesmo: o e-book de vez em quando está com um preço muito bom. As letras e o álbum, além disso, podem ser lidas e ouvidas pela internet.

Inglethe 31/05/2020

Só para quem curti Racionais MCs, no começo conta um pouquinho só da história de como e quando tudo começou, eu amei de mais esse livro, viajei muito lendo e ouvindo as músicas, foi uma leitura maravilhosa e relaxante. Já quero um igual do Sabotage e da banda Queen.