Sobrevivendo no inferno

Resenhas - Sobrevivendo No Inferno

Vinicius 11/09/2022

Faltou Ser Mais Livro.
Pouco Aproveitado.

O livro é uma reprodução das músicas do álbum, conta com uma introdução acadêmica e algumas fotos. Eu resolvi ler mais por experiência e por gostar das músicas do grupo, apesar de que sobrevivendo no inferno não é meu álbum favorito dos Racionais, prefiro o disco posterior "Nada como um dia após outro dia".

Lendo dar pra perceber melhor a história contada em algumas músicas e foi interessante, mas não acho algo grandioso, pois como eu falei nem é o meu favorito, mas vale a pena dá uma lida se você gosta de racionais. Poderia ser melhor se cada música ou algumas delas tivessem comentários, a análise inicial foi muito boa e gostaria que tivesse mais dela pulverizada depois do fim das músicas.

"Amanheceu com sol, dois de outubro
Tudo funcionando, limpeza, jumbo
De madrugada eu senti um calafrio
Não era do vento, não era do frio
Acerto de conta tem quase todo dia
Ia ter outro logo mais, hã, eu sabia
Lealdade é o que todo preso tenta
Conseguir a paz de forma violenta
Se um salafrário sacanear alguém
Leva ponto na cara igual Frankenstein"

"Morte aqui é natural, é comum de se ver
Baralho! Não quero ter que achar normal
Ver um mano meu coberto com jornal
É mal, cotidiano suicida
Quem entra tem passagem só pra ida
Me diga, me diga"

"Lamentos no corredor, na cela, no pátio
Ao redor do campo, em todos os cantos
Mas eu conheço o sistema, meu irmão
Aqui não tem santo
Ratatatá, preciso evitar
Que um safado faça minha mãe chorar
Minha palavra de honra me protege
Pra viver no país das calças bege
Tic, tac, ainda é nove e quarenta
O relógio na cadeia anda em câmera lenta"

"Não me diga que está tudo bem
Muita pobreza, estoura a violência
Nossa raça está morrendo mais cedo
A verdade seja dita"

"Ratatatá, mais um metrô vai passar
Com gente de bem, apressada, católica
Lendo jornal, satisfeita, hipócrita
Com raiva por dentro, a caminho do centro
Olhando pra cá, curiosos, é lógico
Não, não é, não, não é o zoológico"

Ingrid_mayara 07/02/2022

Os versos mais realistas que eu já vi
Eu já conhecia as músicas do Racionais desde a infância, porém, ao analisar as letras, é como se as narrativas fossem mais palpáveis. Apesar de haver, nas letras, certos preconceitos enraizados na sociedade (por exemplo o machismo), valeu a pena cada minuto que passei analisando suas músicas. Eu gosto de todas, mas vou deixar aqui apenas um breve relato.

Eu só não dei cinco estrelas à obra porque acho que poderia haver mais comentários e história da banda.

Capítulo 4, versículo 3: é uma letra que me surpreende por ter uma narrativa mais humilde, na qual usuários de drogas são recriminados e depois sua situação é relativizada, como nos versos “Mas quem sou eu pra falar de quem cheira ou quem fuma?”.

Tô ouvindo alguém me chamar: possui versos que apertam o coração, como em “De como era humilhante ir pra escola/Usando a roupa dada da esmola/E ter um pai inútil, digno de dó”. É interessante perceber o lirismo em “Tem uns barato que não dá pra perceber/Que tem mó valor e você não vê/Uma pá de árvore na praça, as criança na rua/O vento fresco na cara, as estrela, a lua”.

Rapaz comum: é uma letra bastante forte: “Morte aqui é natural, é comum de se ver/Não quero ter que achar normal/Ver um mano meu coberto com jornal/É mal, cotidiano suicida”.

Diário de um detento: segue rumo à descrição do massacre do Carandiru. A letra se posiciona como crítica de várias instâncias: o discurso social prevalente sobre os detentos, a maneira como um Estado que se apresenta protetor se autoriza a matar impunemente.

Periferia é periferia: tem versos duros de serem lidos: “Muita pobreza, estoura a violência/Nossa raça está morrendo mais cedo/Não me diga que está tudo bem”.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Thárin 07/02/2022minha estante
Ótima resenha

JurúMontalvao 08/02/2022minha estante

Ingrid_mayara 09/02/2022minha estante
Fico feliz que gostaram da resenha!

Alex.Venceslau 14/05/2022minha estante
Gostei tbm muito bom eu cresci nesse meio com essa visão

Alex.Venceslau 14/05/2022minha estante
Mas hoje posso compreender que maladragem de verdade é viver

Diego 11/04/2022

Leitura obrigatória e necessária
Mesmo sendo um livro bem curto, composto por uma parte introdutória que embasa todo o livro e depois com as letras das músicas, vale muito a pena ler.

Seja você apreciador das músicas dos Racionais ou não, é importante ler/ouvir a mensagem que eles transmitem.

Recomendo!!! Dá pra ler em 1 dia.

Letícia 27/08/2022

Excelente
Racionais Mc's é um aconchego pra mim. Quando eu era criança, meu pai adorava ouvir Espaço Rap, que é um programa de uma rádio da minha cidade. Então eu cresci ouvindo clássicos como ?Negro Drama? e ?Fórmula Mágica da Paz?.

É claro que, quando criança, não tinha noção da importância do rap e do Racionais no Brasil. Eles conseguiam (e ainda conseguem) descrever a realidade de um ponto de vista que é quase sempre silenciado.

O livro de ?Sobrevivendo no Inferno? é bem introdutório. Faz uma contextualização rápida no início e depois já parte para as letras das músicas. A experiência de ouvir uma por uma, em sequência, com a letra em mãos, é única. Mesmo as que eu já ouvia desde criança pareciam estar ganhando um novo significado.

Já li bastante sobre a realidade das periferias no Brasil, especialmente RJ e SP (além de ter vivido em uma, né), então meu entendimento sobre modos de vida e leis do crime são um pouco mais amplos.

Recomendo a todos que pretendem ler esse livro que não parem nele. Leiam mais livros, escutem mais álbuns, assistam documentários, façam de tudo. As periferias são um retrato verdadeiro do nosso Brasil.

@salvejorgelucas 20/06/2020

?A fúria negra ressuscita outra vez?
Um dos melhores discos do Brasil (se pá, do mundo). A obra continua atemporal, isso infelizmente é a parte ruim. Os quatro pretos que mudaram o imaginário periférico do Brasil agora com suas canções escritas. Sem defeitos, a fúria negra ressuscita mais uma vez.
Ramon.Jung 20/06/2020minha estante
Ta na minha lista. Leitura obrigatória

@salvejorgelucas 20/06/2020minha estante
boa! não vai se arrepender meu mano.

Miguel.Almeida 10/06/2021minha estante
Sou novo aqui como faço pra ler esse livro curto muito racionais muito fã

LucAlio.CAmara 19/04/2023

Racionais Mc's
O livro conta como os Racionais Mc's foram assertivos nesse álbum em específico e destaca as principais músicas e explica um pouco cada uma delas de forma que o leitor possa entender melhor as letras do rapper em si. Logo no próximos capítulos as letras são escritas e fazendo o leitor a refletir que a música não faz apologia a criminalidade como muitos pensam. Basta ouvir as músicas como é destacado no livro para a gente ter um ponto de vista e de perspectiva, que enquanto um fala do crime ou outro faz oposição alertando o indivíduo para a morte ou o livramento de caminhar do lado certo da vida. São selecionadas 5 músicas em destaque para entrar nesse livro. Ficou curioso para saber quais são as músicas?
Recomendo a leitura.

Yorran 29/11/2020

A cada 4h, um jovem negro morre violentamente em São Paulo.
Eu sempre ouvia racionais quando mais novo, mais nuca parei para ler e entender o que estava sendo cantado, depois desse livro tudo mudou. Que obraaa, a verdadeira realidade que muitos finge não ver.

A história do Guina foi a que mais me marcou. (Tô ouvindo alguém me chamar)

Felipe.Camargo 21/06/2021

65° Livro do ano: Sobrevivendo no inferno, Racionais Mc's

Em 2018 a Unicamp chocou a comunidade acadêmica ao pedir como referência para seu vestibular o álbum sobrevivendo no inferno do grupo de rap brasileiro Racionais Mc's. Aposto que foi uma forma da universidade abrir-se para a comunidade e dar voz para aqueles que difícilmente chegam em uma universidade tão elitista e acredite, senti esse elitismo na pele quando estudei lá.

O livro em si é bem acabado, com o corte das páginas dourado, entretanto no seu conteúdo possui apenas um texto introdutório e as letras do álbum de maior sucesso do grupo, considerado por muitos, um dos álbuns de música mais influentes da música brasileira (top 10 na Rolling Stone).

Acredito que poderia ter um breve histórico das Letras o maior detalhamento, entrevistas para enriquecer mais o conteúdo, afinal para quem é fã da banda, o livro acrescenta muito pouco.

Lulis5 09/03/2023

Sobrevivendo No Inferno, um patrimônio Nacional.
Subestimei demais esse livro.
Ele me deu praticamente uma perspectiva totalmente nova da realidade do gueto, das comunidades daqui de São Paulo; são nossos irmãos cara, próximo de mim. Mas também acho legal ele não só colocar a comunidade como uma forma de resistência mas também apontar as consequências de quem escolhe ( ou muitas vezes não) a vida do crime. Esse álbum é forte demais; li cada palavra ouvindo as músicas e agora conheço mais tudo isso; conheço mais da história do meu país, um país preconceituoso e genocida. Mas é com o entendimento dessas coisas que ganhamos o poder e a capacidade de mudá-las. Racionais MCs é arte e patrimônio cultural que eu tenho tanto orgulho de chamar de nosso.

?Descanse o seu gatilho, descanse o seu gatilho;
Entre no trem da malandragem, meu rap é o trilho.?

readingwsabi 12/01/2024

Sobrevivendo ao inferno.
A introdução é incrível, perfeita! Tenho uma grande admiração por este grupo, foi ótimo poder ouvir as músicas enquanto lia as canções, Racionais é um sentimento.

Isabela.Norberto 23/06/2023

Se o álbum é bom claro que o livro também seria
Gostei muito do texto que antecede as faixas do disco, eu acho interessante entender a obra de acordo com uma perspectiva analítica e tirar da sombra imposta pelo preconceito, que tende a marginalizar e calar as vozes que se fazem presente nas questões levantadas pelos racionais em sua obra.
Geovanna382 23/06/2023minha estante
Que máximo, já quero ler

Isabela.Norberto 24/06/2023minha estante
Eu gostei muito, mesmo já tendo ouvido muitas vezes

skuser02844 21/05/2023

SOBREVIVENDO NO INFERNO - REVIEW
Meu deus do ceu, esse livro aq foi uma obra de arte incrível, o escritor na introdução conseguiu passar um contexto bem interessante sobre o álbum, um contexto q foi bem feito pra agradar muitos daqueles q não haviam ouvido o álbum mas tbm deixou referências q somente quem já havia escutado o álbum e era fan da obra ia conseguir perceber.

vc ler o livro a partir da 1 música escutando o álbum é uma expericiencia surpreendente, não é como se vc tivesse ouvindo ele e com uma aba no gênius, é algo diferente mesmo sendo as letras da música, sinto q vc consegue compreender mais lendo e ouvindo e também corrigir muitas coisas q vc cantava errado, e mesmo eu sendo fã do álbum a muito tempo e ouvir ele demais, eu consegui enxergar com esse livro o álbum por um lado q eu nunca tinha ouvido, sem palavras pra esse livro, e sobre o álbum é um patrimônio nacional gigantesco e isso acho q todo mundo sabe, a pegada dourada do livro lembrando muito uma bíblia foi uma sacada genial pq esse álbum é basicamente uma bíblia, a cada música aparece um personagem novo com uma história nova, porém esse personagem vc sabe q existiu, tal qual na bíblia, o mano brown ter adotado a o título de pastor marginal nesse álbum foi um dos maiores agregamentos socioculturais para sociedade, não é atoa q o álbum é citado hoje em dia até em universidades e vestibulares.

Emanuel 01/12/2023

"Seja você mesmo...."
Fiquei surpreso quando li o livro, acho que seria um documentário ou algo do tipo, como o da Netflix (q por sinal é muito bom), mas quando vi era totalmente diferente.
Nunca fui fã de rap, mas racionais consegue trazer elementos da vida real, que nos fazem entender o verdadeiro motivo de eles estarem ali. Racionais é um hino brasileiro abordando temas políticos, como racismo, encarceramento em massa, repressão policial, desigualdade social e a vida dos jovens negros da periferia. Cada música me fez eu repensar de tudo, o porquê de eu está aqui hoje? Do porque que tem que ser assim? E etc... Chorei lendo o livro, fiquei uns dias tentando entender tudo, mas foi a melhor leitura que eu poderia fazer. Inclusive, o segundo meu álbum favorito é este. Poderia aproveitar mais coisas dentro do livro, mas mesmo assim é inevitável.

Ricardo.Sodre 02/04/2023

Marco histórico
O que dizer de um livro que se tornou literatura obrigatória para o vestibular da Unicamp?
Sobrevivendo no inferno é a síntese literária de um disco que marcou e contínua por marcar o povo brasileiro, principalmente o periférico.
A introdução de Acauam Silvério é primorosa, trazendo um contexto e várias camadas para as palavras proferidas pelos Racionais MC. Recomendo demais escutar o disco e posterior leitura, desde que esteja despido de seus paradigmas e PRÉ-CONCEITOS acerca dos pontos levantados.