Minha avó pede desculpas

Resenhas - Minha Avó Pede Desculpas

Fábbio (@omeninoquele) 03/04/2024

Muito bom!
#OMeninoResenhando

"Tem uma coisa muito especial na casa das avós. Mesmo que se passem dez ou vinte ou trinta anos, a gente sempre se lembra do cheiro que tinha."

Avós são sempre pessoas muito simpáticas, doces, que te entopem de comida e com uma casa em que tudo lhe remete à infância. Esse é o estereótipo de avó, mas a de Elsa, uma garota de quase oito anos de idade, foge desses padrões por ser uma vovó nada convencional, começando pelo linguajar que usa, ou pelas encrencas que arruma com policiais, tiros de paintball da janela do seu apartamento, e até a pulada de cerca para entrar no zoológico de forma clandestina. Mas para Elsa, a sua avó é a pessoa mais especial desse mundo e é sua única verdadeira amiga, e esse sentimento de avó para neta, só mostra que avó é sempre avó, só muda o endereço.

A avó de Elsa pode até ser vista pelas outras pessoas com maus olhos, como uma malucona e excêntrica, mas para Elsa ela é uma heroína e ela se lembra muito bem de todas as histórias que sua avó lhe conta, inclusive se lembra até do mundo fantástico que a vovó criara, para que a neta não se sinta diferente. Elsa sabe que naquele mundo pode encontrar a proteção que precisa e envolta de seres mágicos como príncipes e princesas, dragões e castelos ela percebe e entende que na realidade heróis e vilões não só existem nos contos de fadas, mas também na nossa vida real.

Mas quando o Natal se aproxima, e depois que a menina percebe que avós não são pra sempre, e com uma tarefa nada peculiar de entregar cartas de desculpas de sua avó a pessoas a quem ela possa ter magoado, Elsa vai embarcar numa aventura de tirar o fôlego entre o real e o imaginário, nos limites dum reino e de seu prédio, que vai encantar o leitor e ensinar sobre família, amor, fantasia, realidade, perdas, crescimento e acima de tudo que tudo bem ser um pouco diferente as vezes.

Personagens crianças trazem sempre essa pureza descobrindo o mundo e dão sempre uma aula de como se deve ser um adulto mais sensível e com Elsa não foi diferente. Desde o início dessa história o leitor se vê encantado pela garota e à medida que passam-se os capítulos a gente só confirma esse fato. Gostei muito de ver que a avó, mesmo sendo nada convencional é uma personagem também que possui falhas, coisas de adulto e que precisam ser resolvidas. O mundo imaginário é um elo entre as duas que perdurará por todo sempre e é algo que foi muito bem trabalhado pelo autor para nos mostrar que esse amor de avó e neta é pra sempre, porque enquanto a história viver, a avó estará viva.

É mágico, é fofo, causa emoção e nos trás pra um lugar de nostalgia quando relembramos que casa de avó e os próprios avós nos remete a esse conforto e a sensação de proteção. Recomendo muito!!!

#MinhaAvoPedeDesculpas #FredrikBackman #EditoraRocco #RoccoLovers

site: https://www.instagram.com/p/C5O3Rk7PwlY/

EuNathMancinelli 19/03/2024

Mais uma lindeza de Fredrik
Mistura de mundo mágico e mundo real narrada pelos olhos da pequena brilhante Elsa.
Uma verdadeira declaração de amor de avó para neta. Com personagens cativantes e histórias tão tristes quanto delicadas, mais uma vez, o autor me deixou encantada com a beleza que nós faz olhar para a vida.

natigol 17/03/2024

Alguns monstros nascem da tristeza.
O Fredrik Backman mostrou mais uma vez que consegue construir histórias e personagens coadjuvantes como ninguém.

Muitas partes desse livro me destruíram, a escrita é linda e emocionante demais.

Só não dei 5 estrelas porque eu li "Britt-Marie esteve aqui" do mesmo autor antes e não achei que esse livro me cativou no mesmo nível quanto aquele que se tornou um dos favoritos da vida.

May 08/03/2024

Que história gostosa e divertida de ler, ri muito em vários momentos do livro, de cada resposta afiada que a Elsa tinha na ponta da língua.
Mas as partes que mais me cativaram foram os poucos diálogos que ela tinha com os pais, foram os meu capítulos favoritos.

Ferdy 29/02/2024

Esse autor consegue entregar tudo com uma história que engana muito bem como um "conto de fadas" mas cria um enredo delicioso, que mistura temas muito delicados disfarçados em um mundo de faz de conta, que uma avó amorosa e muito excêntrica cria para sua amada neta, e enfim, vc vai rir, chorar e Fredrik Backman vai desgraçar sua mente, perfeito!!

Chri5tiane 13/02/2024

Elsa é uma menina diferente dos metidos. Ela gosta de boa leitura, faz suas próprias pesquisas. Tem como melhor amiga a sua avó.
Elas falam uma língua secreta e vivem um universo de conto de fadas. Um misto de fantasia e de dura realidade.
O luto sob um ponto de vista de uma menininha de quase oito anos, esperta como só ela.
Confesso que a parte da fantasia me cansou um pouco, mas a história maravilhosa.

Rafaéla 11/02/2024

Mix de emoções
Um livro onde eu li, senti raiva, dei muita risada e terminei chorando bastante. O quanto de sentimentos humanos podem existir em um processo da vida e também porque não, a partir da morte e do luto.

?proteja o castelo? é uma das lições mais lindas desse livro.

Esse é o tipo de amor em que acredito! E as vezes realmente é difícil ser uma menina de quase 8 anos, ao mesmo tempo que para algumas coisas, nem se precisa ser uma menina de quase 8 anos.
Cida Luz 13/03/2024minha estante
Acabei o livro agora e vim ler tua resenha e perfeito isso mesmo! Proteja o castelo!!!

Rafaéla 13/03/2024minha estante
Encontrar e se concentrar no que importa ?

DAbora311 09/02/2024

No começo eu achei muito engraçado, a vó da Elsa é muito parecida com a minha. O livro vai falar sobre luto, de não julgar pela aparência, abandono maternal e de como crianças que não se enquadram no sistema escolar não são acolhidas e sim julgadas. A Elsa é uma criança tão fofa e nerd kkkk. Acho o que faltou no livro foi o foco nas cartas, eu fiquei esperando por isso e foi entregue pouco, como a vó da Elsa é uma pessoa muito interessante, achei que ia ser revelado mais coisas dela, fiquei muito curiosa e queria mais. É muito interessante conhecer cada morador do condomínio e como a vó da Elsa criou o mundo de fantasia com base neles.

vanessa.pivotto 04/02/2024

Recomendo
Esse autor escreve de forma tão interessante e inteligente! Muito sensível a forma como ele traduz os sentimentos de uma garotinha de sete anos que tem a avó como melhor amiga. Gargalhei com o senso de humor dessa menina esperta. Chorei com as cartas da avó, com a descoberta de quem são os personagens da história inventada pela vovó.
E as referências a Harry Potter são tão fofas. Uma delas me fez chorar na última parte do livro ??

junirou 31/01/2024

Eu peço desculpas por não ter muito o que dizer.
Aqui quero agradecer ao Fredrik, porque, como autor, ele é um grande FILHA DA PU-.

Meu Deus, eu sempre acabo chorando lendo os livros desse cara. Não dá. E aqui ele fez bem de propósito. De volta a seus velhinhos e adultos com histórias e camadas extremamente profundas, eles aparecem de novo para contar suas histórias uma a uma, tudo bem embolado numa caça ao tesouro pela querida protagonista Elsa que é só uma menininha de 8 anos que acabou de perder um dos amores de sua vida, sua avó. E dou hein, e não foi pouco.

Mas é um livro lindo e o finalzinho mexeu tanto comigo. Amei muito. No final eu sempre amo os livros do Fredrik. Tem algo neles, sei lá. Ele é um autor (homem) que consegue entregar emoção nas suas histórias, isso é muito incrível. Seus personagens são muito palpáveis, reais demais, reais demais.

Bom. Desculpa pela Resenha xoxa, é porque eu estou com preguiça de estender e acabar deixando tudo ruim. Apenas leiam. É o Fredrik Backman, não tem erro. Você vai chorar, vai rir, quem sabe até dançar e etc...
Francine122 01/02/2024minha estante
cara adorei sua foto se perfil, sofri muito com esse filme e me internaram no manicômio

junirou 01/02/2024minha estante
kkkkkkkk eu ainda nem vi, mas já sou meio obcecado por ele...

Doug 30/01/2024

Livro é obra de arte!!!
Livro conta histórias de uma criança especial ( tipo autismo) ela tem uma única amiga sua avó. Como está criança sofreu só porque é diferente das outras crianças na escola. Até apanhava das outras crianças só porque é diferente. Livro conta histórias dos outros moradores do condomínio que mora no condomínio da criança. Como eles vai fazendo parte da vida dela e criando uma amizade com ela. Como este livro me fez chora certos momentos. Historia e contada pela visão da criança ficou top.

Matheus.Correa 25/01/2024

Todas as crianças merecem um super herói
Eu agradeço o dia em que decidi pegar mais uma obra desse autor para ler, agradeço pela sensação enervante dos diálogos e do conflito que tive em compreender se era real ou não as aventuras nesse universos, e quando de fato compreendi o que eu deveria desde o início, eu percebi que era tudo tão real quanto deveria ser.
O livro te cativa na primeira frase, ele te revela uma avó que conta histórias, e que sua neta, a pequena Elsa, é sempre uma história a parte, tendo a convicção para trazer diálogos emocionantes e que são profundos, ainda mais para a sua pouca idade (8 anos).
O ponto alto do autor é trazer o conflito de gerações de maneira tão orgânica, sendo refletido nos diálogos, nas ações e nos pensamentos que o livro nos sugere.
Minha avó pede desculpas é sobre diferenças, é sobre a menina que quer vestir-se de homem aranha, é sobre um grupo de pessoas que buscam aceitação, compreensão e tolerância. É sobre uma avó que relutantemente pede desculpas, que ela mesma nem sabe ao certo se merece. É sobre o ser especial ser a melhor forma de ser diferente. É sobre compreender que imperfeições em quem amamos tornam-se traços maravilhosos de uma declaração de amor.
Recomendo muito, peço desculpas por qualquer coisa e por deixar morrer no peito algumas palavras...

Polly 25/01/2024

Um livro lindo, delicado, apaixonante. Esta é uma história do amor entre neta e avó, mas também uma história sobre luto, perda, família e descoberta de si mesmo.?
A avó de Elsa sempre foi sua única e melhor amiga. Quando sofria bullying no colégio, ela era seu alento. As duas construíram mundos imaginários e viveram muitas aventuras, mas vovó teve que partir. Antes de dizer adeus, uma última missão: entregar cartas de desculpas a todos que sua avó magoou ou feriu ao longo do caminho.?
E é através dessas cartas que Elsa vai descobrir um pouco mais da personalidade imperfeita de sua vó, enquanto encara de frente seus medos, conhece novas pessoas e se deixa cativar. ?
O livro tem um lado sentimental, mas também tem seu lado lúdico, onde conhecemos os mundos criados por Elsa e sua avó. Em um primeiro momento você não vê exatamente o sentido de conhece-los, mas ao percorrer essas tramas, tudo faz muito sentido.?
Um livro repleto de personagens ímpares, onde vislumbramos um pouco das lutas de cada um. Uma história que mostra que mesmo as pessoas que amamos são perfeitamente imperfeitas, cada uma a seu modo. ?
Me emocionei, sorri e me senti tocada por essa história. Mais uma vez fui enredada pela escrita de Fredrik Backman. Essa história ganhou um lugar especial no meu coração. ?

Barbara 21/01/2024

"Porque, se a gente tem uma avó, a vida inteira é all inclusive."

Em meio a risos e lágrimas, muitas lágrimas, esse livro me fez sentir o mais profundo amor e a mais profunda dor.

Elsa, uma garota diferente e vovó, uma super-heroína constroem um enredo de aventura, trauma, alegria, tristeza, ódio e perdão que é capaz de fazer qualquer um se encantar.
Cada personagem se encaixa como em um quebra cabeça, e o dragão (Sam) nem é a grande reviravolta ou plot desse livro, não é esse tipo de história, ele é só mais um personagem de uma aventura inesquecível para a pequena Elsa.

"Ter uma avó é ter um exército. O maior privilégio de um neto é saber que alguém está do seu lado, sempre, haja o que houver. Inclusive quando você está errado. Principalmente nessas horas, na verdade. Uma avó é tanto uma espada quanto um escudo, e é um tipo absolutamente especial de amor que os metidos não compreendem."