Minha avó pede desculpas

Minha avó pede desculpas Fredrik Backman

Resenhas - Minha Avó Pede Desculpas

Nana 18/12/2018

Uma doce menina de "quase oito anos"...
Uma leitura deliciosa, divertida e ao mesmo tempo triste.
Os personagens são todos moradores de um prédio, sendo que a principal é Elsa, uma menina de "quase oito anos" (como ela fala no livro inteiro) inteligente e curiosa, a vovó muito doida e vários outros que a gente vai conhecendo e se encantando com suas histórias de vida e dificuldades que cada um enfrentou..
O livro tem como pano de fundo um conto de fadas, sendo que a vovó vai contando histórias para a neta Elsa, e os personagens destas histórias vão se revelando aos poucos sendo os próprios moradores do prédio.
Esse autor tem o dom de criar personagens "diferentes" e mostrar que ser diferente é normal e que todos nós temos nossas diferenças. Adorei e já estou ansiosa por outro livro dele!
Joelma 18/12/2018minha estante
Vc já leu "Um homem chamado Ove", do mesmo autor? Se não leu, recomendo.

Nana 18/12/2018minha estante
Sim Joelma , li e amei.

Joelma 18/12/2018minha estante
;)

Deise 14/12/2022

Agora que vim perceber que Fredrik Backman é meu autor favorito, porque nunca favoritei tantos livros assim só de um(a) autor(a). Com esse é o terceiro livro que leio dele e também é o terceiro que favoritei. Os personagens são incrivelmente bem construídos, a narrativa é maravilhosa(amo muito a escrita), vários assuntos importantes que são tratados de forma responsável e sensível. Ri e chorei com essa história, impossível não amar e se apegar aos personagens. 5 estrelas e favoritado S2!

Quotes que marquei:

?Às vezes o lugar mais seguro para se fugir é o que parece mais perigoso.?

?Mamãe nunca pôde ter a própria mãe, porque a mãe da mamãe sempre estava em outro lugar, ajudando outra pessoa. Elsa nunca pensou na vovó desse jeito.?

?? Super-heroína! Sua avó era uma super-heroína!
Elsa olha fixamente para o vão da porta.
? As super-heroínas não abandonam seus filhos.
Mamãe fica calada.
? Todo super-herói tem que fazer sacrifícios, amor ? tenta ela, por fim.?

?? As pessoas não devem ter filhos, se não querem tomar conta deles.?

?? Nós temos que entregar todos os pedidos de desculpas da vovó por causa da mamãe. Porque espero que o último pedido de desculpas seja para ela.?

?? Um milhão de livros e nem um único Harry Potter. E deixam você tratar de gente que está quebrada, é? Que loooouco.?

?O maior poder da morte não é fazer as pessoas morrerem, mas sim fazer com que aquelas que ficam queiram parar de viver.?

?Porque a gente realmente precisa se importar com alguma coisa, Elsa. A gente realmente precisa! mas, se a gente não se importa com nada, a gente não vive realmente. Aí a gente só existe??

?? A gente quer ser amado, na falta disso admirado, na falta disso temido, na falta disso detestado e desprezado. A gente quer inspirar nas pessoas algum tipo de sentimento. A alma treme diante do vazio e quer contato seja a que preço for.?

?É difícil deixar alguém que a gente ama ir embora. É complicado ter quase oito anos e aprender a aceitar que tudo que a gente ama, mais cedo ou mais tarde, vai ter de ir embora.?

?você é o melhor primeiro amigo que eu já tive?.

?Você cumpriu sua missão, você não precisa mais proteger o castelo. Proteja a vovó agora. Proteja todas as histórias!?

?É doloroso demais para nós admitir que os filhos não esperam para crescer só porque os pais estão ocupados com outras coisas...?

?Descupe por eu ter que morrer. Descupe por eu ter morrido. Descupe por eu ter ficado velha.
Descupe por eu te dexar e descupe pelo cancer desgraçado.
Descupe por eu ter sido mais uma bosta que uma não bosta às veses.?

?Então é isso que ela faz. Um dia de cada vez. Um sonho de cada vez. E se pode pensar que está certo e também errado. E de qualquer jeito se tem razão. Porque a vida é tanto complicada quanto simples.?

?Até eles serem um exército próprio. Porque, se os diferentes forem suficientemente numerosos, ninguém precisa ser normal.?

?No outono, o menino com síndrome entra na escola. Quando fazem um baile de máscaras com discoteca, ele vai fantasiado de princesa. Um grupo dos meninos mais velhos zomba dele até ele começar a chorar. Elsa e Alex veem isso e o levam para o estacionamento, e Elsa liga para o pai dela. Ele chega com uma mala trazendo mais roupa.
Quando eles voltam lá para dentro, Elsa e Alex também estão fantasiados de princesa. Princesas Homem-Aranha.?
@tigloko 14/12/2022minha estante
Parece ser um autor muito bom, qual vc indicaria para conhecê-lo?

Deise 15/12/2022minha estante
Eu comecei pelo livro: Gente Ansiosa, depois li Um Homem Chamado Ove e esse é o terceiro. Te indicaria começar por Gente Ansiosa ou Um Homem chamado Ove (esse a avaliação é alta 4,6 estrelas).

@tigloko 15/12/2022minha estante
Vou começar por esse então, valeu ?

Ari Phanie 27/11/2022

"Ter uma avó é ter um exército. O maior privilégio de um neto é saber que alguém está do seu lado, sempre, haja o que houver."

Comprei esse livro ano passado porque o título e a sinopse me pareceram interessantes. Ainda não conhecia o Fredrik Backman, mas estava animada para conhecer já que ele era um dos escritores mais hypados nas redes sociais. Pensei que talvez fosse me arrepender de ir na onda do hype, mas dessa vez não foi o caso. Depois de ler Gente Ansiosa com todas as suas peculiaridades e favoritar, pensei logo em ler Minha avó pede desculpas, mas eu sabia que essa seria uma leitura difícil pra mim, então fui adiando. Até agora.

A história é sobre Elsa, uma garotinha de sete anos considerada diferente que tem uma relação muito próxima e linda com sua avó. Elsa é superinteligente e sua vó super excêntrica. Juntas, as duas criam um mundo de conto de fadas cheio de aventuras e seres diferentes, mas como a sinopse denuncia, a avó maluca morre, mas não sem deixar algumas tarefas importantes para a netinha. Em meio ao seu processo de luto, a pequena Elsa precisa lidar com muito mais do que a fantasia que sua avó a tinha apresentado. E enquanto segue com a sua missão, Elsa faz amigos, conhece monstros, entende melhor sobre o significado de família, aprende sobre morte e vida, e precisa lidar com seus próprios sentimentos contraditórios e vulnerabilidades. Tudo isso é contado com muita sensibilidade, humor, inocência e também um pouco de melancolia. Os personagens secundários que fazem parte do cotidiano de Elsa também merecem menção, pois assim como em Gente Ansiosa, aqui você também encontra um apanhado de personagens peculiares, mas bastante humanos, e que ficam com você mesmo depois que termina a leitura.

Eu confesso, comecei essa história com medo. Temas como luto e relação avó-neta é bastante complicado para mim. Assim como Elsa, eu também tinha uma relação muito próxima com a minha avó, e assim como Elsa também perdi minha vó para um câncer. Mas mesmo com a tristeza que a história me trouxe inicialmente, ler ela foi um pouco terapêutico, me permitiu pensar na minha avó sem tanta tristeza, porque minha avó era mesmo como um exército e eu havia esquecido o quanto foi divertido ter ela ao meu lado.

Enfim. O Fredrik Backman é um contador de histórias sensacional, que cria narrativas e personagens excepcionalmente singulares com as quais, ainda assim, conseguimos nos conectar e perceber como reais; como alguém que conhecemos. E assim como o primeiro livro dele que li, esse também virou um favorito e o Backman também se tornou um escritor a ser acompanhado. Não vejo a hora de ler mais coisas dele.
Craotchky 27/11/2022minha estante
Sinopse super instigante.
Seu texto me lembrou uma passagem que marquei em Pequena coreografia do adeus:
"é uma pena
que a maioria das nossas avós
vão embora antes de virarmos pessoas que sabem
aproveitar uma conversa.

Ari Phanie 27/11/2022minha estante
Sim, eu amei essa citação. Perdi minha avó com 16, mas creio mesmo que não aproveitei como deveria.

Craotchky 27/11/2022minha estante
pois é, sempre fica essa impressão...

Luan 13/02/2020

Um agradável acidente de percurso
Nada melhor para um leitor do que esbarrar em uma obra de qualidade, em um autor “desconhecido” e cheio de qualidades. Conhecer personagens carismáticos e uma história coesa e muito bem desenvolvida. Essa foi minha experiência completa com a leitura de Minha avó pede desculpas, uma quase compra impulsiva de um livro um tanto quanto não conhecido no Brasil. Uma obra com ensinamentos, reflexão e diversão.

Na obra de Fredrik Backman, somos apresentados à história de Elsa, uma menina de – importante – quase oito anos, que tem uma relação de amor e ódio com avó. Elas têm grande proximidade e Elsa aprendeu a conviver com o jeito extravagante e despreocupado de viver da vó. Prestes a morrer, essa simpática senhora apronta todas. Mas é depois da morte que Elsa passa a ter ensinamentos e conhece quem era de fato essa mulher, através de cartas que ela deixa com pedidos de desculpas para diversas pessoas.

O livro em si é um grande ensinamento. Me deparei com ele em alguma rede social, regado a muito elogio. Li rapidamente a sinopse, pareceu simpática e decidi comprar. Não poderia ter feito coisa melhor. Fui totalmente surpreendido não apenas pela história, como também pelos personagens, pela escrita e pelas lições passadas.

Minha avó pede desculpas tem uma série de qualidades, como já deixei claro acima. Quero especificar algumas. A escrita. Como é bom sair daquele eixo de países populares e conhecer gente nova. Fredrik é sueco e entrega uma obra primorosamente bem conduzida. Não só nas descrições pontuais, na narrativa poética, mas também nos diálogos. São perfeitos, pontuais, sensíveis, como cada personagem pede pra ser.

Por falar em personagens, este é um outro item que merece destaque. A protagonista Elsa é ímpar. Algo poucas vezes visto. Conquista o leitor de primeira. É verdade que a vó dela ajuda neste processo, uma vez que também uma personagem incrível. Todas aquelas pessoas que Elsa vai conhecendo no decorrer do livro são tipos incríveis, cheios de personalidade e que saltam das páginas.

A condução da história e o seu desenvolvimento também são pontuais, coerentes com a proposta, com uma fluência que agrada o leitor. É verdade que tem alguns momentos que se tornam um pouco mais lentos e chatos, mas são poucos. É quando normalmente entre a narrativa da história de um mundo dos sonhos que a avó contava para a neta. Mas tirando isso, bastante pontual, com ótimo encerramento.

A diagramação é bem-feita e a capa é muito bonita. Sem ser piegas ou chato, Minha avó pede desculpas traz diversas lições pro leitor. Amizade, amor, empatia, respeito às diferenças, bullying... ufa. São apenas alguns dos vários ensinamentos que o livro traz de uma forma natural e bonita, que vai encantar do leitor mais jovem ao mais adulto. É tão bom quando acidentes como este acontecem para um leitor. Quero mais livros do autor, quero mais histórias singulares.
Eduardo 13/02/2020minha estante
Fiquei com muita vontade!

Luan 13/02/2020minha estante
Não vai se arrepender em momento algum

Eduardo 14/02/2020minha estante
Devidamente adicionado à wishlist ??

Fabmatos_ 30/09/2023

Que livro LINDO! Gente, como me emocionei com essa história e com seus personagens. Eu me surpreendi com um personagem principal tão jovem e como me fez viajar no tempo ao ponto de me sentir como uma criança novamente na casa de minha avó. Recomendo de todo meu coração. Fredrik, mais uma vez, me arrancou lágrimas e risos. E obrigada por me fazer lembrar de uma das pessoas mais importantes da minha vida, minha vó.

Obs: Brit Marie é logo depois desse livro! Eu não sabia! Então, se forem ler, é bom ler esse primeiro.
Luis0501 30/09/2023minha estante
Já li todos os livros do autor. Brit Marie achei meio fraquinho, mas os demais sai todos ótimos. Meu favorito é Um Homem Chamado Ove.

Fabmatos_ 30/09/2023minha estante
Eu tô fazendo uma maratona desse autor, pois ele é incrível! E sim, Brit Marie achei okay, mas outros são excelentes! Estou indo agora para o "and every morning the way home gets longer and longer".

Luis0501 30/09/2023minha estante
Eu não tenho inglês pra isso. Vou esperar lançar aqui no Brasil.

Rafaéla 11/02/2024

Mix de emoções
Um livro onde eu li, senti raiva, dei muita risada e terminei chorando bastante. O quanto de sentimentos humanos podem existir em um processo da vida e também porque não, a partir da morte e do luto.

?proteja o castelo? é uma das lições mais lindas desse livro.

Esse é o tipo de amor em que acredito! E as vezes realmente é difícil ser uma menina de quase 8 anos, ao mesmo tempo que para algumas coisas, nem se precisa ser uma menina de quase 8 anos.
Cida Luz 13/03/2024minha estante
Acabei o livro agora e vim ler tua resenha e perfeito isso mesmo! Proteja o castelo!!!

Rafaéla 13/03/2024minha estante
Encontrar e se concentrar no que importa ?

Ju.Inácio 13/02/2023

Eu estou viciada nesse autor.
Acho que a escrita do Fredrik pode não agradar a todos, mas definitivamente me agrada e muito. Nessa história temos o ponto de vista de Elsa, uma criança de 7 anos (quase oito) que tem a avó mais maluca que você consiga imaginar.
Esse livro pode não te pegar de cara, para falar a verdade eu senti que até metade dele o autor estava jogando informações que eu não entendia muito bem com qual finalidade, mas quando a gente finalmente entende... uau! A história caminha entre a realidade e a imaginação da Elsa, o que eu sei que pode não agradar muita gente, mas ela é uma criança diferente e esse é o charme dela. Quando o autor começa a, finalmente, relacionar a "fantasia" que a Elsa imagina com a realidade, a história ganha uma proporção muito maior.
Esse livro conversou comigo de muitas formas, principalmente no que diz respeito à sermos pessoas complementadas pelas partes bostas e as não bostas.
Eu amei a sensibilidade da narrativa pelos olhos de uma criança tão incrível quanto a Elsa.
E eu amei descobrir cada partezinha da relação entre a avó e a neta, "porque toda criança de sete anos merece um super herói".
Tocante. Incrível. Sensível. Lindo.
let (: 13/02/2023minha estante
tô ansiosa p ler esse livroo

Ju.Inácio 15/02/2023minha estante
Espero que você goste!! É incrível.

Aria 03/02/2023

Adiei para terminar por amar a Elsa
Minha nossa... o que vou falar desse livro?
Que nos últimos 20% ele me fez virar uma máquina de receber pancadas? Que ele foi lá no fundo do meu ser e me fez sentir demais coisas que estavam adormecidas?
Que o epílogo me fez chorar como uma menina de quase 8 anos?
Meu Deus! Que escrita! Que livro!
Quero ler mais coisas do Frédéric Backman porque ele me me bateu. Me bateu bem forte. Mas foi de uma maneira que eu gostei de apanhar e que quero de novo por mais vezes.
Ju.Inácio 13/02/2023minha estante
Eu chorei tanto nos últimos 20% que nossa! Estou viciada nos livros desse homem.

Aria 14/02/2023minha estante
Esse foi meu 1o e já foi assim imagine os outros

Joyce 16/12/2023

Uma história inesquecível!
É adorável acompanhar a pequena Elsa e sua avó doida, nessa história. O autor nos mostra a vivência das duas com a família e vizinhos, e como elas duas vivem em um mundo paralelo também. Muita coisa acontece e acompanhamos Elsa, de apenas 8 anos lidando com questões difíceis e complicadas? é lindo de se ver e muito emocionante!
Amei a construção dos personagens e do enredo de cada um deles, e de como eles se complementam na história!
Emile Escatena 16/12/2023minha estante
Quero muito ler

Joyce 16/12/2023minha estante
Vale muito a pena, Emile ? espero que goste tbm ?

gabrielrjf 17/04/2022

Esperava bem mais
Esse autor está em alta.. e por isso escolhi alguma obra do mesmo, com expectativas altas

Até legalzinho, mas a protagonista me irritava várias vezes. Uma criança chata

História não conseguiu me envolver muito, infelizmente
LariJ 17/04/2022minha estante
Também achei a protagonista bem irritante e as histórias que a avó contava muito longas e enfadonhas. Recomendo ler um homem chamado ove, desse autor. Essa obra sim é maravilhosa!

Bia 18/06/2022minha estante
Compartilho da sua opinião, MDS que criança intrometida.

junirou 31/01/2024

Eu peço desculpas por não ter muito o que dizer.
Aqui quero agradecer ao Fredrik, porque, como autor, ele é um grande FILHA DA PU-.

Meu Deus, eu sempre acabo chorando lendo os livros desse cara. Não dá. E aqui ele fez bem de propósito. De volta a seus velhinhos e adultos com histórias e camadas extremamente profundas, eles aparecem de novo para contar suas histórias uma a uma, tudo bem embolado numa caça ao tesouro pela querida protagonista Elsa que é só uma menininha de 8 anos que acabou de perder um dos amores de sua vida, sua avó. E dou hein, e não foi pouco.

Mas é um livro lindo e o finalzinho mexeu tanto comigo. Amei muito. No final eu sempre amo os livros do Fredrik. Tem algo neles, sei lá. Ele é um autor (homem) que consegue entregar emoção nas suas histórias, isso é muito incrível. Seus personagens são muito palpáveis, reais demais, reais demais.

Bom. Desculpa pela Resenha xoxa, é porque eu estou com preguiça de estender e acabar deixando tudo ruim. Apenas leiam. É o Fredrik Backman, não tem erro. Você vai chorar, vai rir, quem sabe até dançar e etc...
Francine122 01/02/2024minha estante
cara adorei sua foto se perfil, sofri muito com esse filme e me internaram no manicômio

junirou 01/02/2024minha estante
kkkkkkkk eu ainda nem vi, mas já sou meio obcecado por ele...

thaiqrz 14/11/2023

Bom!
Acho que eu criei muitas expectativas sobre esse livro, pensava que seria melhor, até porque já li outros livros desse autor e gostei muito, mas o livro é bom, vale a pena a leitura, a história é linda, as diferenças entre os personagens é bem legal, a Elsa é muito fofa e inteligente, lembrou minha irmã mais nova. Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada, demorei até um pouco mais para finalizar, mas do meio para o final é a melhor parte do livro, onde fica mais interessante.
Cristina117 14/11/2023minha estante
Também achei que em Gente Ansiosa o autor se prolongou um pouco, mas gostei muito. Obrigada pela resenha

Fran289 25/04/2023

Do melhor ponto de vista: o de uma criança.
Eu tenho um amor particular por livros narrados no ponto de vista de crianças e de idosos. Fredrik já me pegou só nisso aí, porque o próximo livro que vou ler é "Um homem chamado Ove"! Esse autor me ganhou!
"Minha avó pede desculpas" é mágico. É bem diferente do que eu imaginava para os personagens, o cenário, mas é incrível. O autor tem uma boa capacidade de construir personagens variados, traçar histórias complexas e importantes e desenvolver bem a narrativa.
É o ator perfeito pra quem gosta de marcar trechos nos livros, porque é um atrás do outro. E eu adoro isso, são frases que nos levam à reflexão.
E, não menos importante, a Elsa é uma criança incrível. Ela é diferente e, apesar das dificuldades, tem orgulho disso. E o amor de sua avó por ela é puro, é lindo de se ver, e também passivo de falhas, afinal os avós também são humanos, já cometeram erros como qualquer um.
Esse livro me encantou, por vezes parecia que eu estava lendo um conto de fadas. Foi diferente do que eu esperava pelos outros livros do autor, mas não diferente do que eu imaginava que viria da mente de uma garotinha de 7/8 anos.
Sara.Godoy 25/04/2023minha estante
Quero muito ler ! Amo crianças narrando ?

Maripapps 16/02/2023

Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o livro, pq amei o ?gente ansiosa? do autor.

O livro é extremamente arrastado, não desenvolve, e eu comecei a gostar lá pra 80%!

A fantasia com a realidade se confunde de uma forma interessante, acho que o autor podia ter escrito de uma forma mais ?rápida? e ao final ter aprofundado mais nas histórias de cada personagem, achei corrido.

É um livro interessante, mas ao mesmo tempo chato..
Amandenha 06/03/2023minha estante
Concordo!

Nana 21/03/2023

Fui ler cheia de expectativas e me decepcionei um pouco, talvez não seja meu tipo de livro.

O assunto abordado é muito interessante, mas acho que teve fantasia demais, o que acabou deixando a história arrastada.

O excesso de fantasia e de coisas que certamente não fariam sentido no mundo real, me fez ter dificuldade de me conectar com os personagens. As metáforas das histórias são boas, mas pra mim teve excesso delas e deixou o livro maçante.
juliana1514 30/03/2023minha estante
É justamente a viagem entre o mundo real e a fantasia que faz com que a história seja encantadora. Eu no caso amei esse livro. Pena que você não teve a mesma experiência.