Minha avó pede desculpas

Minha avó pede desculpas Fredrik Backman

Resenhas - Minha Avó Pede Desculpas

Rosangela Max 22/08/2022

Quando a fantasia e a realidade se misturam.
Uma história bonitinha em que a fantasia é usada para ajudar a protagonista a superar suas próprias tristezas, ao mesmo tempo que aprende a enxergar as tristezas dos outros.
O autor se renova a cada história e isso me encanta. Adoro a forma que ele mistura o drama com o cômico. Já é a sua marca registrado, assim como reunir pessoas que no começo são estranhas, mas que no fim se tornam família.
Está longe de ser a minha história preferida dele, mas valeu a pena a leitura.
Recomendo.

junirou 31/01/2024

Eu peço desculpas por não ter muito o que dizer.
Aqui quero agradecer ao Fredrik, porque, como autor, ele é um grande FILHA DA PU-.

Meu Deus, eu sempre acabo chorando lendo os livros desse cara. Não dá. E aqui ele fez bem de propósito. De volta a seus velhinhos e adultos com histórias e camadas extremamente profundas, eles aparecem de novo para contar suas histórias uma a uma, tudo bem embolado numa caça ao tesouro pela querida protagonista Elsa que é só uma menininha de 8 anos que acabou de perder um dos amores de sua vida, sua avó. E dou hein, e não foi pouco.

Mas é um livro lindo e o finalzinho mexeu tanto comigo. Amei muito. No final eu sempre amo os livros do Fredrik. Tem algo neles, sei lá. Ele é um autor (homem) que consegue entregar emoção nas suas histórias, isso é muito incrível. Seus personagens são muito palpáveis, reais demais, reais demais.

Bom. Desculpa pela Resenha xoxa, é porque eu estou com preguiça de estender e acabar deixando tudo ruim. Apenas leiam. É o Fredrik Backman, não tem erro. Você vai chorar, vai rir, quem sabe até dançar e etc...
Francine122 01/02/2024minha estante
cara adorei sua foto se perfil, sofri muito com esse filme e me internaram no manicômio

junirou 01/02/2024minha estante
kkkkkkkk eu ainda nem vi, mas já sou meio obcecado por ele...

Gabi 22/07/2021

Sobre o amor de avó!!!
Elza, uma garotinha de 7 anos, quase 8 (como ela mesma diz), tem uma vida um tanto peculiar.

É filha de pais separados, sofre bulling na escola, está esperando seu primeiro meio-irmão nascer (A Metade, já que será só irmão por parte de mãe), mora num condomínio complicado e tem como melhor amiga sua avó, uma senhora de 77 anos "com muito pique" para viver.

E quando eu digo muito pique, é muito pique meeeeeesmooooo!!! Do tipo jogar coco de macaco em policiais, por exemplo kkkkkkkkkkkkk

Mas a vida de Elza muda, e sua avó precisa pedir desculpas.

Uma história linda de amor com muitos ensinamentos.

Carla.Ribeiro 18/04/2021

Uma avó, uma neta, e muitas histórias
Esse autor conseguiu um feito delicioso de dividir as experiências de uma menina de 7 anos e de sua avó...peculiar no mínimo. Tudo começa com um prédio comum, com moradores comuns porém com uma história em que tudo se liga, e lendo as cartas da avó, vendo as experiências da menina você entende que essa senhorinha “maluca” na verdade abriga um coração maior do que podemos enxergar as vezes, um livro que traz dentro de si significados maiores do que as vezes ousamos enxergar.

Kate Dias 29/07/2023

Esse autor é maravilhoso de muitas formas
Eu adoro esse autor!
Ele possui uma escrita bem diferente, eu diria talvez até um pouco prolixa em alguns momentos, mas a forma como ele aborda temas e nos toca com suas palavras é incrível!

A pequena Elsa é uma aventureira nata e ter uma avó como a sua é um verdadeiro desafio.

Uma história que conta mais do que realmente imaginamos, sobre perdão, coragem e amizade.

Cris 02/05/2021

Que lindo
Fredrik Backman é um mestre quando se trata de livros com mensagens incríveis, esse foi muito especial para mim.

"Minha avó pede desculpas" é narrado por uma menina de sete anos com muita imaginação, então a realidade vem misturada com contos de fadas, mas não pensem que é um livro infantil, ao contrário, é uma lição de amor.

Caso você seja muito sensível, com certeza irá chorar, mas também vai rir um bocado.

O livro mexeu muito comigo, confesso que tenho um fraco por avós porque a minha foi muito especial e me senti representada pela Elsa, aliás, acho que todos nós já fomos a Elsa em algum momento da vida, se é que ainda não somos.

Apesar de todo sentimentalismo da minha parte, acho impossível não amar um livro que tem avó, cachorro e biscoito.

Recomendo

Karla.Silva 07/07/2023

Fredrik backman PAI
A maneira que esse homem escreve me encanta DEMAIS. Já é o terceiro livro dele que leio e o terceiro favoritado. Li uma resenha sobre este livro em que falaram que é como se nos livros desse autor ele estivesse em um sofá contando a história e nós, leitores, á sua volta escutando e é ISSO mesmo. Como pode todas as obras dele me encantarem?!
Admito que tive dificuldade no início por conta da narração da personagem sobre as terras encantadas criadas pela sua avó, mas depois foi só sucesso.
A sacada das "histórias" das terras encantadas se misturarem com a vida real foi INCRÍVEL e o autor desenvolveu muito bem. Os personagens secundárias Foram bem desenvolvidos e aproveitados. Livro lindo e delicado??

Deise 14/12/2022

Agora que vim perceber que Fredrik Backman é meu autor favorito, porque nunca favoritei tantos livros assim só de um(a) autor(a). Com esse é o terceiro livro que leio dele e também é o terceiro que favoritei. Os personagens são incrivelmente bem construídos, a narrativa é maravilhosa(amo muito a escrita), vários assuntos importantes que são tratados de forma responsável e sensível. Ri e chorei com essa história, impossível não amar e se apegar aos personagens. 5 estrelas e favoritado S2!

Quotes que marquei:

?Às vezes o lugar mais seguro para se fugir é o que parece mais perigoso.?

?Mamãe nunca pôde ter a própria mãe, porque a mãe da mamãe sempre estava em outro lugar, ajudando outra pessoa. Elsa nunca pensou na vovó desse jeito.?

?? Super-heroína! Sua avó era uma super-heroína!
Elsa olha fixamente para o vão da porta.
? As super-heroínas não abandonam seus filhos.
Mamãe fica calada.
? Todo super-herói tem que fazer sacrifícios, amor ? tenta ela, por fim.?

?? As pessoas não devem ter filhos, se não querem tomar conta deles.?

?? Nós temos que entregar todos os pedidos de desculpas da vovó por causa da mamãe. Porque espero que o último pedido de desculpas seja para ela.?

?? Um milhão de livros e nem um único Harry Potter. E deixam você tratar de gente que está quebrada, é? Que loooouco.?

?O maior poder da morte não é fazer as pessoas morrerem, mas sim fazer com que aquelas que ficam queiram parar de viver.?

?Porque a gente realmente precisa se importar com alguma coisa, Elsa. A gente realmente precisa! mas, se a gente não se importa com nada, a gente não vive realmente. Aí a gente só existe??

?? A gente quer ser amado, na falta disso admirado, na falta disso temido, na falta disso detestado e desprezado. A gente quer inspirar nas pessoas algum tipo de sentimento. A alma treme diante do vazio e quer contato seja a que preço for.?

?É difícil deixar alguém que a gente ama ir embora. É complicado ter quase oito anos e aprender a aceitar que tudo que a gente ama, mais cedo ou mais tarde, vai ter de ir embora.?

?você é o melhor primeiro amigo que eu já tive?.

?Você cumpriu sua missão, você não precisa mais proteger o castelo. Proteja a vovó agora. Proteja todas as histórias!?

?É doloroso demais para nós admitir que os filhos não esperam para crescer só porque os pais estão ocupados com outras coisas...?

?Descupe por eu ter que morrer. Descupe por eu ter morrido. Descupe por eu ter ficado velha.
Descupe por eu te dexar e descupe pelo cancer desgraçado.
Descupe por eu ter sido mais uma bosta que uma não bosta às veses.?

?Então é isso que ela faz. Um dia de cada vez. Um sonho de cada vez. E se pode pensar que está certo e também errado. E de qualquer jeito se tem razão. Porque a vida é tanto complicada quanto simples.?

?Até eles serem um exército próprio. Porque, se os diferentes forem suficientemente numerosos, ninguém precisa ser normal.?

?No outono, o menino com síndrome entra na escola. Quando fazem um baile de máscaras com discoteca, ele vai fantasiado de princesa. Um grupo dos meninos mais velhos zomba dele até ele começar a chorar. Elsa e Alex veem isso e o levam para o estacionamento, e Elsa liga para o pai dela. Ele chega com uma mala trazendo mais roupa.
Quando eles voltam lá para dentro, Elsa e Alex também estão fantasiados de princesa. Princesas Homem-Aranha.?
@tigloko 14/12/2022minha estante
Parece ser um autor muito bom, qual vc indicaria para conhecê-lo?

Deise 15/12/2022minha estante
Eu comecei pelo livro: Gente Ansiosa, depois li Um Homem Chamado Ove e esse é o terceiro. Te indicaria começar por Gente Ansiosa ou Um Homem chamado Ove (esse a avaliação é alta 4,6 estrelas).

@tigloko 15/12/2022minha estante
Vou começar por esse então, valeu ?

Luan 13/02/2020

Um agradável acidente de percurso
Nada melhor para um leitor do que esbarrar em uma obra de qualidade, em um autor “desconhecido” e cheio de qualidades. Conhecer personagens carismáticos e uma história coesa e muito bem desenvolvida. Essa foi minha experiência completa com a leitura de Minha avó pede desculpas, uma quase compra impulsiva de um livro um tanto quanto não conhecido no Brasil. Uma obra com ensinamentos, reflexão e diversão.

Na obra de Fredrik Backman, somos apresentados à história de Elsa, uma menina de – importante – quase oito anos, que tem uma relação de amor e ódio com avó. Elas têm grande proximidade e Elsa aprendeu a conviver com o jeito extravagante e despreocupado de viver da vó. Prestes a morrer, essa simpática senhora apronta todas. Mas é depois da morte que Elsa passa a ter ensinamentos e conhece quem era de fato essa mulher, através de cartas que ela deixa com pedidos de desculpas para diversas pessoas.

O livro em si é um grande ensinamento. Me deparei com ele em alguma rede social, regado a muito elogio. Li rapidamente a sinopse, pareceu simpática e decidi comprar. Não poderia ter feito coisa melhor. Fui totalmente surpreendido não apenas pela história, como também pelos personagens, pela escrita e pelas lições passadas.

Minha avó pede desculpas tem uma série de qualidades, como já deixei claro acima. Quero especificar algumas. A escrita. Como é bom sair daquele eixo de países populares e conhecer gente nova. Fredrik é sueco e entrega uma obra primorosamente bem conduzida. Não só nas descrições pontuais, na narrativa poética, mas também nos diálogos. São perfeitos, pontuais, sensíveis, como cada personagem pede pra ser.

Por falar em personagens, este é um outro item que merece destaque. A protagonista Elsa é ímpar. Algo poucas vezes visto. Conquista o leitor de primeira. É verdade que a vó dela ajuda neste processo, uma vez que também uma personagem incrível. Todas aquelas pessoas que Elsa vai conhecendo no decorrer do livro são tipos incríveis, cheios de personalidade e que saltam das páginas.

A condução da história e o seu desenvolvimento também são pontuais, coerentes com a proposta, com uma fluência que agrada o leitor. É verdade que tem alguns momentos que se tornam um pouco mais lentos e chatos, mas são poucos. É quando normalmente entre a narrativa da história de um mundo dos sonhos que a avó contava para a neta. Mas tirando isso, bastante pontual, com ótimo encerramento.

A diagramação é bem-feita e a capa é muito bonita. Sem ser piegas ou chato, Minha avó pede desculpas traz diversas lições pro leitor. Amizade, amor, empatia, respeito às diferenças, bullying... ufa. São apenas alguns dos vários ensinamentos que o livro traz de uma forma natural e bonita, que vai encantar do leitor mais jovem ao mais adulto. É tão bom quando acidentes como este acontecem para um leitor. Quero mais livros do autor, quero mais histórias singulares.
Eduardo 13/02/2020minha estante
Fiquei com muita vontade!

Luan 13/02/2020minha estante
Não vai se arrepender em momento algum

Eduardo 14/02/2020minha estante
Devidamente adicionado à wishlist ??

Fabmatos_ 30/09/2023

Que livro LINDO! Gente, como me emocionei com essa história e com seus personagens. Eu me surpreendi com um personagem principal tão jovem e como me fez viajar no tempo ao ponto de me sentir como uma criança novamente na casa de minha avó. Recomendo de todo meu coração. Fredrik, mais uma vez, me arrancou lágrimas e risos. E obrigada por me fazer lembrar de uma das pessoas mais importantes da minha vida, minha vó.

Obs: Brit Marie é logo depois desse livro! Eu não sabia! Então, se forem ler, é bom ler esse primeiro.
Luis0501 30/09/2023minha estante
Já li todos os livros do autor. Brit Marie achei meio fraquinho, mas os demais sai todos ótimos. Meu favorito é Um Homem Chamado Ove.

Fabmatos_ 30/09/2023minha estante
Eu tô fazendo uma maratona desse autor, pois ele é incrível! E sim, Brit Marie achei okay, mas outros são excelentes! Estou indo agora para o "and every morning the way home gets longer and longer".

Luis0501 30/09/2023minha estante
Eu não tenho inglês pra isso. Vou esperar lançar aqui no Brasil.

Déa 13/12/2023

Completamente apaixonante!

Esse é um dos livros mais lindos que li esse ano, adoro histórias com crianças inteligentes e divertidas como a Elsa.
A construção da relação neta e avó é fascinante, além de nos ensinar tanto sobre amor, perdão, cumplicidade e principalmente sobre respeito e generosidade.
Esse é mais um daqueles livros que eu gostaria de esquecer de toda a história para ler novamente, como se fosse a primeira vez.

Mayara945 10/08/2022

Bom, mas cansativo
Elsa é uma garota de quase 8 anos que vive com sua mãe (grávida de seu meio irmão), seu padrasto e tem como vizinha da porta da frente sua avó materna. Vovó é o tipo velha maluca, que já chegou na fase de falar e fazer as coisas sem se importar com a opinião de ninguém.
As duas tem uma ligação muito forte mas precisam encarar algo muito difícil: vovó tem câncer em estágio terminal. Assim, após sua morte Elsa precisa cumprir uma caça ao tesouro de sua vó, seguindo pistas e entregando cartas para os vizinhos excêntricos que moram no seu prédio. Todas as cartas seguem o mesmo princípio: vovó pede desculpas por alguma coisa.

A premissa do livro é muito interessante. O que pecou para mim foi a fantasia inserida no nele. Elsa e sua vovó criam um mundo de faz-de-conta, chamado Terra-dos-quase-despertos. Essa terra é formada por seis reinos e várias histórias de dragões, princesas e cavalheiros. Só que essas histórias não são bem construídas e deixam o livro confuso. Achei que essas partes ficaram enfadonhas e dormi várias vezes enquanto lia essas passagens rsrs. No fim, as histórias começam a fazer sentido com a caça ao tesouro de Elsa.

A personagem também é descrita como uma criança com inteligência acima da média, mas mesmo assim achei os comportamentos e falas da garota incompatíveis com sua idade, até suas memórias dão a impressão de se tratar de uma criança muito mais velha (ás vezes até um mesmo adulto). Por causa da sua inteligência fora do comum, a personagem também tem um "que" de arrogância que pode incomodar o leitor.

A escrita do autor é mais carregada de humor (e em várias partes, muito palavrões), e para acentuar esse caráter descontraído ele usa muitas repetições (por exemplo, lemos incansavelmente que a personagem tem quase oito anos).

Foi uma leitura mais lenta para mim, cansativa em muitas partes, mas com algumas partes divertidas e tocantes.

Thaí 15/07/2023

Todo mundo tem um super poder
Porque toda criança de sete anos merece um super-herói. E quem não concorda com isso realmente não tem nada na cabeça.
Que história incrível, estou completamente encantada com esse autor, já é o terceiro livro que leio e são todos ótimos, fico aqui imaginando como seria o encontro da avó da Elsa com o Ove (personagens de livros diferentes) acho que eles iriam se odiar kkkk
Mas eu amo os dois!!!

Santz 21/01/2023

Sem palavras
Eu já tinha amado muito Gente Ansiosa, do mesmo autor, então se tudo ocorresse bem esse também ganharia nota máxima.

Eu amo muito como esse autor escreve seus personagens, tão esquisitos e cheios de manias que você realmente acredita que eles existam. O jeito que ele capta a estranheza humana é uma das coisas que me faz me apaixonar por sua narrativa.

A prosa é do jeitinho que eu gosto, a história é envolvente e os dramas dos personagens são tão críveis que você ri e chora em vários momentos, as vezes os dois ao mesmo tempo.

5 estrelas, mais que recomendado!
Rosane.Santos 22/01/2023minha estante
Quero muito conhecer a escrita dele.

Polly 25/01/2024

Um livro lindo, delicado, apaixonante. Esta é uma história do amor entre neta e avó, mas também uma história sobre luto, perda, família e descoberta de si mesmo.?
A avó de Elsa sempre foi sua única e melhor amiga. Quando sofria bullying no colégio, ela era seu alento. As duas construíram mundos imaginários e viveram muitas aventuras, mas vovó teve que partir. Antes de dizer adeus, uma última missão: entregar cartas de desculpas a todos que sua avó magoou ou feriu ao longo do caminho.?
E é através dessas cartas que Elsa vai descobrir um pouco mais da personalidade imperfeita de sua vó, enquanto encara de frente seus medos, conhece novas pessoas e se deixa cativar. ?
O livro tem um lado sentimental, mas também tem seu lado lúdico, onde conhecemos os mundos criados por Elsa e sua avó. Em um primeiro momento você não vê exatamente o sentido de conhece-los, mas ao percorrer essas tramas, tudo faz muito sentido.?
Um livro repleto de personagens ímpares, onde vislumbramos um pouco das lutas de cada um. Uma história que mostra que mesmo as pessoas que amamos são perfeitamente imperfeitas, cada uma a seu modo. ?
Me emocionei, sorri e me senti tocada por essa história. Mais uma vez fui enredada pela escrita de Fredrik Backman. Essa história ganhou um lugar especial no meu coração. ?