Nada na Língua é Por Acaso

Nada na Língua é Por Acaso Marcos Bagno

Resenhas - Nada na Língua é Por Acaso

arifrossi 21/05/2021

Repeteco
Entendo que é um livro para leigos, mas muita repetição do mesmo assunto em mais de um capítulo. Um livro enorme que poderia ser resumido em 5 partes. Para que serve, o que é, como devemos usar e como devemos respeitar todos e todas as línguas, mas principalmente o modo de falar e escrever dos outros.

Muita enrolação e repetição. Mas acho isso porque fui forçada a trabalhar dois semestre este livro numa graduação de letras de instituição particular, muito cansativo.
Adriana.Porto 10/01/2023minha estante
Inclusive pode tomá-lo pra si, o respeito pela repetição, pois até respirar cansa.

Re 24/04/2014

Sobre o livro: Nada na língua é por acaso
Nada na língua é por acaso, é uma excelente obra para quem se interessa em analisar a língua viva,observando sua heterogeneidade.Nessa obra o autor prova que não há erro linguístico e sim adequação linguística.
Os exemplos apresentados por Bagno deixa claro que a língua é flexível, muda e varia, sendo justamente toda essa variação as responsáveis por fazer com que os nossos queridos linguístas produzam obras maravilhosas que levantam polêmicas,mas que são capazes de provar o que é realmente valioso dentro dos estudos de língua portuguesa.

netorabelo 13/09/2015

Um bom livro para gostar de sociolingüística.
O livro é ótimo. Apresenta o porquê dos supostos "erros" e as raízes desses supostos "erros". O autor traz suas idéias de maneira cômica e interessante. Porém, Bagno é um pouco radical quanto a gramática e ao seu ensino da gramática. Também escreveu coisas de que discordo. Ele também defende uma boa proposta inovadora de ensino. Diz-se militante da língua portuguesa. É muito intelectual e suas abordagens são compreensíveis. Todavia, também temos de ter senso crítico. Não podemos simplesmente "abaixar as orelhas" e seguir tudo o que ela fala, porque se fosse assim também, né...? rs rs
Indico este livro a todos aqueles que gostam de língua portuguesa e que querem entender a sua "evolução" no Brasil.

Gabriel.Garcia 13/08/2018

marcos bagno
nao li ,quero ler

VinAcius9 15/06/2020

Livro essencial para estudantes de Linguística
Marcos Bagno é muito preciso e claro e explicita a importância de uma pedagogia do ensino da mudança e da variação linguística com uma linguagem extremamente acessível, com muitas referências e exemplificações.