Vitória, A Rainha

Vitória, A Rainha Julia Baird

Resenhas - Vitória, A Rainha

Sabrina 01/07/2022

Vitória, a Rainha.
Biografia muito bem escrita, detalhada e espetacular da tataravó da Rainha Elizabeth II.
O impacto que a Rainha Vitória teve na História é algo impressionante. Também é impressionante os desdobramentos dos seus descendentes, filhos e netos, pela Europa. Uma viagem no tempo, uma viagem pela História. Fascinante.

Verônica 17/04/2020

Uma Rainha para entrar na História

Essa é a primeira biografia que consigo finalizar, e ao final, sinto que eu ainda poderia mergulhar por mais centenas de páginas sobre a vida dessa mulher incrível, que mudou o mundo, talvez até sem nem perceber. O século XIX foi marcado por inúmeras mudanças no cenário mundial, e embora nem todas positivas, foi um avanço nos direitos de trabalhadores, mulheres, crianças e pessoas no geral.

Vitória era uma rainha, mas ainda assim uma mulher cheia de defeitos. Tinha um temperamento explosivo, era teimosa, não aceitava ser contrariada, não reconhecia os males que o imperialismo causava em suas colônias, mas, ao mesmo tempo, tinha um bom coração do jeito dela. Teve nove filhos, ficou viúva muito cedo e passou o resto da vida de luto pelo marido. Perdeu três filhos enquanto ainda era viva, e até perdi a conta do número de netos. Seu reinado foi um dos mais importantes da Inglaterra, e ela foi uma das rainhas mais queridas e respeitadas pelo mundo todo. Ainda hoje é vista como um referencial, não apenas pelo seu tempo de reinado, mas como sua fibra e garra para defender aquilo o que achava correto.

Ao mesmo tempo em que se considerava uma mulher frágil, escondida na sombra de seu marido Albert, enquanto ele viveu, ela era uma mulher excepcional. Simples, humilde, gostava de passar seu tempo nas Terras Altas da Escócia, longe de protocolos, castelos, regras de etiqueta, olhos e exigências. Ela reinou até o último suspiro, e sua morte foi sentida por todos seus súditos, assim como pelo resto do mundo.

"Para os britânicos, a morte de Vitória trazia um estranho desalento - como se um edifício tivesse perdido seu alicerce e todos agora andassem sem prumo rumo a um novo solo."

Jussara 26/10/2023

Rainha ousada
A Rainha Vitória, lutou até em seu último suspiro pela vida, em 22 de Janeiro de 1901.
Ao assumir a coroa com apenas 18 anos, teve que aprender a luta e se impor diante de tantos homens que a consideravam incapaz de comandar um reino. Sofreu vários atentados a morte, mas nunca desistiu de comandar o Império Inglês.
Vitória deve seus altos e baixos, durante o seu reinado, após o casamento com o primo Albert de Saxe-Coburgo, nascia uma nova Rainha que junto ao marido aprendeu a ser mulher, esposa e mãe.
Seu reinado foi de 63 anos, durante esse período Vitória se tornou um exemplo para as mulheres de todo o mundo, do qual passaram a ir em busca dos seus direitos, como poder se divorciar e ter o direito a guarda dos filhos, o direito do voto, e o direito a fazer faculdades.
Durante o reinado da Rainha Vitória, o Reino Unido se converteu na maior potência colonial do mundo, cujos domínios compreendiam a Índia, o Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Sudão, Quênia, Nigéria, Rodésia e várias ilhas estratégicas, como Malta.
A Irlanda, que era reino unido à Inglaterra desde 1801, em seu reinado, atravessou várias tentativas de autonomia. Sua coroação como Imperatriz da Índia, em 1877, foi o posto culminante de seu longo reinado.
O livro descreve uma rainha com tenacidade e uma força de viver muito grande, foi ousada se manteve firme em suas opiniões e decisões. Vale a pena a leitura para os amantes de história.
Raimundo.Sales 26/10/2023minha estante
Adicionei este a minha lista! Muitíssimo obrigado pela preciosíssima dica!

Dani 10/04/2021

RESENHA VITÓRIA, A RAINHA
RESENHA
VITÓRIA, A RAINHA
A biografia íntima da mulher que comandou um Império
JULIA BAIRD

Uma criança mimada. Uma adolescente traumatizada. Uma rainha dedicada. Uma esposa apaixonada. Uma mãe caprichosa. Uma viúva resiliente. Um ícone memorável.
Vitória, A Rainha de Julia Baird. A biografia íntima da mulher que comandou um Império.
Nesta biografia, o primeiro livro que eu leio nesse estilo logo me conquistou por uma narrativa que difere da imaginação tradicional, é uma biografia romanceada, portanto não há ausência de semelhanças a qualquer outro livro de romance.
A autora com seu trabalho caprichado e zeloso, de duros anos de pesquisas a documentos reais e confidenciais, viajando e refazendo toda a trajetória de vida de Vitória para poder absorver um século de experiência, sofrendo certas censuras e tudo isto para produzir algo impecável, algo que desmentiria os mitos e exponharia a verdade, da primeira grande soberana a reinar sobre a Inglaterra.
Seu período de reinado ficou conhecido como a Era Vitoriana e governou por 63 anos morrendo aos 81 anos, em uma época que a expectativa de vida era 42 anos e, inclusive a idade que seu marido o Príncipe Albert morreu, com quem teve 9 filhos. Vitória foi a Rainha da Inglaterra e Imperatriz da Índia.
A narrativa nos remonta desde a árvore genealógica, mapa exibindo a grandeza de seu Império, a trajetória de vida de Victoire e o Duque de Kent, pais de Alexandrina Vitória, seu verdadeiro nome e ao nascimento desta, infância, juventude, primeira paixão, casamento, maternidade, viuvez, falecimento e os resultados de sua vida.
Além de abordar temas importantes da história do mundo como a revolução industrial, desenvolvimento das ideias fascistas que deram surgimento ao nazismo na Alemanha, como também uma obra recheada de figuras importantes como Florence Nightingale e escritores famosos como, Charles Dickens, Sir Arthur Conan Doyle, Mark Twain e entre outros.
Algo que me marcou muito nesta leitura e eu admiro a capacidade de Baird ao conseguir retratar de forma simples mas sublime, o sofrimento e as perdas. Cada ação de grito, choro e desespero simbolizando uma dor eu senti dentro de mim e ficaram plainando no meu consciente e me arrepiando sempre que eu lembrar, e retratar esses sentimentos requer enorme capacidade sensitiva.
Mesmo em seu leito de morte, seu coração bateu e pulsou até o último suspiro, Vitória sempre foi adepta a vida e principalmente quando ela se esvaía de si a cada sopro, o que me faz compreender que ela sofreu uma morte de espírito e alma e não física, tinha suas doenças, suas incapacidades e sua limitação com a idade, mas horas antes de morrer redigiu cartas e leu relatos de guerra.
A leitura mais lenta e prazerosa que eu tive, além de ser um assunto que eu exigia adentrar me afundo e habitar no mesmo plano em prol da satisfação de leitor, que se funde com obra e personagens.
Vitória era uma mulher retrógrada e condenava que as mulheres tivessem direitos em vida, porém em morte foi o símbolo, a esperança, a inspiração e a prova que as mulheres precisavam para lutar por seus direitos e exibir a verdade que sempre estivera soterrada: mulheres podem comandar um Império.

Marina Luna 28/12/2020

Livro impecável sobre a vida dessa grande monarca
Livro muito detalhado sobre a rainha Victoria. Eu simplesmente amo. Merece a leitura.

Gizalyanne 24/12/2023

Satisfatório
Uma biografia bem completa e interessante sobre uma grande mulher. Mostra os defeitos e qualidades dela e também as limitações de sua posição.

Maristela 24/10/2020

Vitória, A Rainha
Uma narrativa impressionante cobrindo nos mínimos detalhes a vida da Rainha.

Sarita 26/10/2021

Um amorzinho pelo livro
Primeira biografia que termino de ler, nem mesmo Diário de Anne Frank terminei. Achei muito interessante ver o desenvolvimento de Vitória, ver oq ela passou até a coroação e depois disso.
Vitória era uma pessoa interessante, destemida, curiosa e não abaixava a cabeça para ninguém. Perdeu um pouco de sua personalidade depois de seu casamento com Albert. Albert se ressentia de ser apenas o "consorte", de que seu único papel era ser marido; e acho que isso influenciou um pouco Vitória.
O que mais acho irônico, é qie Vitór ocupava um cargo de poder, mas era contra alguns direitos das mulheres, como o de ter a guarda dos filhos.
Mas não pense que Vitória era preconceituosa, devemos ter em mente a época que tudo aconteceu. E olhando as pessoas que Vitória mais considerava, e teve afeto, percebemos que ela não era preconceituosa. Vitória gostava dos ciganos, dos negros, de pessoas de diferentes religiões.
Achei muito interessante, aparece tambem outras figuras históricas importantes e isso da vontade de ler mais sobre

Carolina909 24/04/2023

A autora soube muito bem dosar entre o mito Vitória e quem era realmente a rainha que é tanto glorificada, trazendo fatos históricos pesquisados em documentos reais sobre o avanço do império, mas em contraponto as consequências para outras nações. Uma biografia direta, sem nós e de fácil entendimento. Muito boa para quem gosta de história.

Camila Felicio 04/08/2023

Gostei muito da pesquisa da autora, que além de trazer fatos nos explica como obteve tais acessos e a dificuldade encontrada para acessá-los e possíveis censuras ao seu texto.
Sobre o texto, a autora ao ser jornalista traz um pouco da veia mais espetacularizada em algumas partes, principalmente nos teóricos relacionamentos de Victoria I após a morte do Príncipe Albert... No entanto, a parte historiográfica dos fatos e os relacionamentos políticos achei super interessantes.
Queria um pouco mais de detalhes sobre conceitos que Victoria tinha sobre as guerras do ópio e dos bôeres... Sabemos que na Monarquia Parlamentarista decisões monárquicas são menos relevantes, dito isto os méritos e desastres promovidos pelo Império Britânico devem recair mais sobre o Parlamento, porém gostaria de saber um pouco mais sobre o tema aos olhos de Victoria...
De resto adorei! Uma grande rainha, mas ao meu ver muito super valorizada pelos feitos que na verdade são parlamentares, mas grande em destreza, popularidade e importantíssima para manter a figura monárquica já bem arcaica em uma Europa em ritmo revolucionário..
Pedro 04/08/2023minha estante
Mais uma excelente resenha!

Camila Felicio 05/08/2023minha estante
Obrigadaaaaaa!!!! Não resisto a uma biografia kkk

Carol 27/03/2020

Por muitos e muitos anos, me dediquei a pesquisar por conta própria a diminuta figura que um dia comandara um império e que o mundo além de sua terra natal parecia haver esquecido. Foi então que vi que a editora Companhia das Letras, através do selo Editora Objetiva, lançou Vitória, a Rainha.

Mesmo estando muito longe na linha de sucessão (ela era a 5ª quando nasceu), Vitória foi planejada por seus pais para se tornar rainha e toda a sua vida girou em torno disso. Foi uma criança solitária, superprotegida, extremamente cobrada e escondida de todos, até mesmo de sua própria família. Vitória cresceu sob a autoridade de uma mãe controladora e viveu sempre cercada por homens, incluindo seu adorado Albert, que acreditavam que a regência não era papel para uma mulher.

Ainda assim, Vitória tornou-se um grande símbolo de poder e uma grande inspiração para mulheres de todo o mundo, uma soberana que comandava quase metade do mundo e que ficou conhecida como a avó da Europa, já que seus filhos e netos acabaram ocupando quase todas as casas reais da época.

Leia a resenha completa no blog.

site: http://papoliterario.com.br/2020/03/27/resenha-vitoria-a-rainha/

Manoela 22/05/2020

O livro fala de uma rainha quase mítica. Com o auxílio de um apanhado de cartas de Vitória com sua família e com personalidades importantes da época, aos poucos vamos conhecendo a sua história e de todo o território reinado por ela. Livro histórico e denso, mas repleto de detalhes de um dos maiores reinados de todos os tempos!

MariBreyer 30/06/2020

Narrativa fácil, deliciosa de se ler.
Pra quem gosta de história é leitura obrigatória.
Acompanhar a vida com detalhes, mas sem ser entediante, de uma das maiores monarcas do mundo e " mãe e avó da Europa" foi maravilhoso para mim.

Thiago662 15/01/2021

Obra de fôlego
É uma obra de fôlego sobre a vida de uma das mais importantes rainhas da Inglaterra, a rainha Vitória, porém não apresenta muitas informações novas para aqueles que já conhecem um pouco sobre a vida da monarca e da era que leva o seu nome.