As mil partes do meu coração Colleen Hoover

Resenhas - As Mil Partes Do Meu Coração

hanna 29/09/2021

A família Voss é peculiar, imperfeita e cheia de segredos. Com tudo que acontece em Dólar Voss, é fácil para Merit se sentir deixada de lado ou inteiramente ignorada. Ela começa a acreditar que não seria uma grande perda para sua família se um dia ela morresse. Mas, antes de morrer, Merit decide que é hora de quebrar o gelo e revelar os segredos mais sombrios da família e obrigá-los a, enfim, encarar a verdade a respeito dos outros. Quando, de súbito, ela percebe que, no fim das contas, não quer partir, já é tarde demais. Merit e os demais do clã Voss são obrigados a lidar com as camadas de mentiras que mantiveram a família unida e o poder assombroso do amor e da verdade.

Andre.28 11/02/2020

Tão abaixo do padrão da Colleen Hoover
Se pudesse determinar uma palavra para experiência de leitura de ‘As Mil Partes do Meu Coração’ eu diria que a palavra frustração seria a mais adequada para ser utilizada. Antes de começar essa resenha refleti bastante para medir as palavras que iria utilizar, de forma a não perder a minhas estribeiras e sair empurrando uma verborragia de impropérios, para o qual foi difícil e deprimente ler esse livro.

Honestamente eu detesto detonar livro de autor(a), porque, muito embora saiba que toda obra seja passível de crítica, sei aquela pessoa que escreve determina um esforço para produzir uma história. Então, eu tento me pôr no lugar da pessoa que escreveu, no quanto ela despendeu das suas forças e de seu tempo para criar e dar toda uma forma ao enredo, diálogos, estilo de escrita e característica dos personagens. Enfim, da minha parte é difícil você me ver saindo a xingar livros à torto e a direito. Entretanto, tem momentos, tem horas, e enredos que testam ao máximo a paciência dos leitores, e que não dá pra não deixar de fazer uma critica forte. É o caso desse livro.

‘As Mil Partes do Meu Coração’ conta a história de Merit Voss, uma garota de 17 anos e seus dilemas em uma rede segredos familiares, paixões malucas e situações clichês sem carisma. Para começar a abrir minha “caixa de ferramentas” vou logo pondo a real. Merit é INSUPORTÁVEL DE CHATA! Reclama de absolutamente de tudo, desde a virgindade dela até aos irmãos. Ela tem uma INVEJA da irmã gêmea (idêntica), Honor. Uma inveja completamente sem sentido. Uma espécie de complexo de inferioridade, coisa que fica clara no decorrer da história. Honor, por sua vez implica com a irmã sem motivo aparente, e tem um ”fetiche” por namorar garotos com doenças terminais.

O outro irmão de Merit e Honor que se chama Utah. Utah é um grande de um panacão, cois que também se revela ao longo do enredo. O Pai da família Voss (Barnaby) traiu a mãe de Merit (Vicky) com a enfermeira dela (Victoria) enquanto se ela tratava de uma doença. Merit tem um meio irmão de 4 anos chamado Moby, fruto da relação do Barnaby e Victoria. Acumula-se a família os agregados: o tio pateta e fanfarão Luck, e a paixão de Merit, o enigmático Sagan, individuo que foi abrigado pelo pai de Merit na casa. (puts, é cada nome meu pai). A casa da familia Voss era uma igreja que foi comprada pelo pai e reformulada. Detalhe, tudo por birra que ele tinha com o pastor e o cachorro do pastor.

O que mais me irritou foi o fato da autora induzir a traição de Merit, que achava que Sagan era namorado da irmã gêmea (Honor). Além do fato da Merit ser uma chata de galocha, ainda temos a “paixão de um beijo” entre ela e Sagan. Meu Deus! Que forçada bonita da autora foi esse romance clichê sem sentido nem desenvolvimento. Coisa de revirar os olhos de tão patética que era!!! PQP!

Merit, não satisfeita em ser uma chata, solta uma bomba revelando todos os podres da família Voss, sem sequer arcar com as consequências. Irritou ainda mais aquela mensagem de coaching que a família Voss dá depois que ela faz as revelações: “O perdão, a paz e amor”. Isso me soou forçado e artificial? Com certeza! E pior, o argumento de que a Merit estava depressiva depois de quase mais da metade do livro não colou. Até chegar aí o leitor perde já havia perdido o último resquício de empatia que restava por ela.

Caramba! Tentei relevar mancadas da história viu! Tentei! MAS NÂO DEU!!! A gente perde a empatia por Merit, e por mais da metade do enredo ela sequer demonstra qualquer reação ou mudança de comportamento, ou sei lá, parava de ser chata e tentava ser mais madura. No final das contas a sensação que a gente tem é que a Merit é uma chatinha, invejosa, mimada e insuportável. Foge da escola, foge da conversa com a mãe agorafóbica (Vicky), foge da conversa com o pai ausente, foge do confronto necessário, e só sabe fazer cara feia e resmungar. Eu detesto utilizar o verbo “vitimizar”, mas poxa!!! Fica completamente difícil não dizer que a Merit não se vitimiza, se diminui, tem inveja, é IMATURA E IRRITADIÇA PRA CARAMBA nessa história.

Por mais dificuldades e traumas que a Merit tenha que sofrer com a família maluca que a ignora, nada justifica as atitudes de bebezona que ela tem durante TODO O LIVRO!!!! Mesmo ela sabendo de todos os segredos de todo mundo na casa da família Voss, da depressão mal explicada pela autora e que não me convenceu, não se justifica o quanto o comportamento dela era irritante. Eu fiquei torcendo pra acabar logo esse livro, porque ZERO EMPATIA COM TODOS OS PERSONAGENS! Além de testar a paciência dos leitores essa história não me convenceu. Casal forçado, personagens sem noção. Olhe, foi frustrante demais!!!! (O que foi aquilo do cachorro que era uma cachorra? A Colleen Hoover tava testando a inteligência dos leitores?)

Quem conhece os romances New adults e Younger Adults da Colleen Hoover sabe que ela gosta de expor as feridas, trazendo reviravoltas nos enredos e emocionando sempre. Esse livro tem reviravolta no enredo, mas emociona ZERO! Forçado, com personagens forçados, enredo maluco e forçado, sem carisma, sem empatia. O livro é bem escrito? Sim. A Colleen sabe escrever muito bem, mas aqui ela peca pelas escolhas do enredo e a com os personagens antipáticos. A sensação de incômodo, não no sentido reflexivo, permeou o final arrastado, um arquétipo torto do tipo “Sessão da Tarde” que o final do livro teve me deixou ainda mais frustrado. É aquela coisa de que todos estão felizes numa comedia/drama com ares de “13 é demais” cheio de segredinhos familiares sujos”. Leitura FRUSTRANTE! Esperava mais da Colleen. Adoro os livros dela, e continuarei amando o estilo de escrita dela, mas esse livro na melhor das hipóteses foi mediano para não dizer fraco. FRUSTRANTE PRA CARAMBA! #triste #chateado
Oswaldo Sandi 25/03/2020minha estante
Nossa, achei que eu tava ficando doido quando li, pensando: gente, isso é da Colleen? Foi difícil mesmo de terminar. Foi meu terceiro dela e fiquei o tempo todo esperando uma reviravolta que esclarecesse a doideira...

ester.vilela.18 28/06/2020minha estante
Finalmente achei com quem eu concordo sobre esse livro. No começo eu tentei relevar todas essas questões na justificativa que adolescente é chato mesmo e faz muita besteira, mas vai chegando em um ponto que o livro não da um descanso. A personagem não tem um momento de sensatez ou que pelo menos não nos faça sentir vergonha alheia. Até mesmo adolescente chega num ponto que para de fazer besteira, mas no livro não ha um momento de alívio. Achei a parte da depressão muito mal trabalhada, quase um descaso com os jovens que realmente passam por isso. E o romance não da nem pra comentar, até porque ele não faz o mínimo sentido, chegou num ponto que eu comecei a me perguntar se tinha pulado uma parte do livro.

Jaque 02/12/2020minha estante
Eu fiquei procurando um final kkk
Terminei e pensei "deve ter uma continuação" pq ficou tudo bem aberto e até para ver a mudança dos personagens, mas parece que não.

Izabela 01/09/2020

Ok, estamos falando de um livro da Colleen Hoover, ou seja, já podemos esperar algumas coisas. O livro é muito bom e tem personagens ótimos, além disso, é um livro absurdamente dramático, mas que consegue te fazer rir em muitos momentos. Dito isso, vou explicar que mesmo com esses fatores e com todo meu amor pela escrita da autora, o livro ficou com quatro estrelas. Demorei algumas (muitas) páginas para pegar o ritmo da história e, até mesmo, entender o que estava de fato acontecendo ali. Isso faz sentido dentro da história? Sim! E vou explicar, como sempre, em detalhes, mas sem spoilers... mas ainda assim foi uma leitura demorada para mim, o que raramente acontece quando leio coisas da autora (que é uma das minhas favoritas da vida). Vale lembrar que estamos falando de um livro para maiores tanto pelos assuntos abordados quanto por alguns vocabulários usados também. Importante avisar que é um livro que, em sua maioria, trata sobre depressão e problemas familiares e, por isso, acho que deveria ter aviso de gatilho em alguma parte do livro (mas como não tem, estou aqui avisando).

Merit faz parte de uma família que acredita em manter tudo em segredo, mesmo que nunca tenha planejando isso de fato. Sua mãe passou por alguns anos lutando contra uma doença e, hoje, mora no porão da casa. Se pai traiu a esposa, enquanto ela estava doente, com a enfermeira dela e agora é casado com ela e moram na mesma casa do porão. Seu irmão esconde um segredo que apenas ela sabe e, para falar a verdade, ela preferia não fazer parte da história. Sua irmã gêmea, Honor, tem uma queda gigantesca por garotos que estão internados no hospital, mas nunca vai falar sobre isso em voz alta. Merit? Coleciona troféus que não ganhou e compra em lojas de coisas usadas sempre que tem um dia ruim e precisa se animar. A cereja no topo do bolo? A casa em questão era uma igreja que foi levemente reformada por dentro para parecer uma casa.

O problema, no geral, é que todos os segredos (citados ou não) acabam sempre caindo no colo de Merit e, além da pessoa responsável, ela sempre precisa guardar ainda mais segredos. Por conta disso, ela tem certeza que ninguém em casa realmente gosta dela, apenas toleram que ela é a outra gêmea menos legal, afinal, ela sabe de muitas coisas e ninguém realmente tem outra opção. Como se a casa já não estivesse caótica o suficiente Luck e Sagan acabam virando inquilinos da casa/igreja também e, mesmo sem perceber, acabam trazendo alguns segredos com eles também. A cabeça de Merit está a poucos segundos de explodir por completo e a única opção que ela vê como possível é revelar todos os segredos, inclusive os mais sujos, de sua família. Mas será que essa seria mesmo a solução? Ou apenas mais um problema?

Eu demorei quase metade do livro para, de fato, entender o que estava acontecendo naquela casa e qual era o rumo que o livro ia tomar. De começo, mais parecia várias histórias dentro de uma só com vários acontecimentos aleatórios juntos. Até que, quase na metade, percebi que na realidade tudo isso fazia muito sentido e que, de certa forma, era genial que antes tudo estivesse tão confuso. Diferente da maior parte dos outros livros da autora, não me apeguei muito nos personagens e esse é um dos motivos que levou a história a ficar com "apenas" quatro estrelas.

Se você não quer nenhum tipo de spoiler, pode pular as próximas linhas da resenha (vai logo pro próximo parágrafo). Não é bem um spoiler, mas como é algo que eu levei meio livro para perceber, pode ser que você queira descobrir sozinho também. O livro é sobre depressão, como comentei lá em cima (e bem por isso esse comentário não chega a ser um spoiler inacreditável) e é exatamente por isso que ele é todo confuso durante o começo. Merit está, aos poucos, entrando em uma depressão profunda que a cada dia vai piorando, ainda mais se considerarmos os fatores doidos da família e da casa em que ela vive. E estamos o tempo todo dentro da mente dela, uma vez que o livro é narrado em primeira pessoa, ou seja, a confusão que ela sente (com sua depressão ainda não diagnosticada) é o que vamos sentindo também.

Em resumo, é um livro para quem gosta dos dramas da autora e, de forma geral, é uma leitura muito boa e que trata de assuntos muito sérios e importantes. Adorei a seriedade que o livro trata dos assuntos que aborda e isso é algo que Colleen sabe fazer muito bem. Não é, nem de perto, meu favorito da autora, mas é uma leitura boa.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Moon 27/01/2022

Trata de depressão, sem todo o rodeio, toda a romanização, todo o "drama" como é retratafo na mídia. Trata da depressão como doença séria e muitas vezes silenciosa que é. Trata problemas familiares. Trata de amor. Amei, cada detalhezinho psicologicamente correto.

b . 07/07/2021

fico chocada como esse é o oitavo livro da CoHo que leio e ainda me sinto completamente presa na escrita, leio 100 páginas com a sensação que foram 10KKKKKK. o livro em si é ótimo, a história da merit é super real e trabalhada (e com gatilhos, então cuidado) perdeu uma estrela pq tem muitos tópicos problemáticos que quase não foram abordados e senti que o livro acabou sem um final?????? não sei, acho que ainda tinham coisas a ser discutidas e isso não aconteceu, me incomodou um pouco. apesar disso, amei a história, sagan é o tipo de personagem que da pra perceber que não é real pq ele é perfeito DEMAISKKKKKK
gi. 07/07/2021minha estante

amei sua resenha!

Gabriellaa 15/10/2022minha estante
Obrigada Duda ???

Isa 05/04/2022

Do meu ponto de vista, pessoal, vou dizer: é uma obra prima!
"Suas emoções e reações são legítimas, Merit. Não deixe que ninguém lhe diga outra coisa. Você é a única que sente"

Eu nunca li um livro "no tempo certo" tanto quanto esse, ele trata muito sobre o perdão, depressão e vários outros assuntos realmente importantes, que me fizeram refletir demais. Não é um livro que eu vou deixar de pensar tão cedo. Lindo e fascinante. Te amo muito CoHo.

Queilinha 10/06/2021

As Mil Partes do Meu Coração...
Esse foi meu segundo livro da CoHo e confesso que gostei muito.

Me identifiquei mais com os personagens do livro, mas, ainda acho que todos precisam muito de terapia.

O livro tem temas fortes, a Merit é uma personagem com a qual me identifiquei bastante.

Só posso dizer que esse livro destruiu meu emocional.

duda 10/06/2021minha estante
esse livro é incrível ?

Queilinha 11/06/2021minha estante
Sim :)

Ester 25/05/2022

As mil partes do meu coração
Terminei o livro em três dias, não é uma leitura leve porque quando vc menos espera trata de uns assuntos um pouco confusos e pesados, mas acho q faz todo sentindo pela proposta do livro. Conheço alguns outros trabalho da Colleen e confesso q comecei a ler esse com grandes expectativas, pq os outros últimos dela trataram de assuntos importantíssimos, mas me decepcionei um pouco no início. Porém quando vc menos espera você se pega refletindo sobre uma situação q vai muito além do que o relacionamento romântico do livro. Acho q isso é o q mais amo nos livros da Colleen, q li até o momento, o jeito como ela engloba assuntos importantes e reflexivos em histórias q a uma olhada rápida parece ser só mas um romance bobo, mas quando termina de ler te deixa pensando sobre ele durante dias. Enfim, recomendo muito se vc gosta de livros para te fazer pensar, e a história tbm é ótima !!!
Samira.Ortega 25/05/2022minha estante
Livro bom! Colleen só escreve obras primas.

Lara 22/12/2021

esse livro é muito bom,me identifiquei com a personagem ,só não é perfeito pq tem umas das coisas que mais me irrita em livros,falta de comunicação.
o enredo inteiro se desenvolve assim q os personagens começam a conversar.
a protagonista é muito fechada no mundinho dela e só enxerga tudo na perspectiva própria,dificultando mais ainda.
no final tudo dá certo graças a deus
helo 22/12/2021minha estante
se existisse comunicação nos livros da CoHo não teriam nem 50 páginas kkkkkkkkkk

Alana 04/07/2022

Muito interessante
Esse é o quinto livro que leio da CoHo e gostei bastante. Virei a noite lendo. Ele fala sobre família, e nossa, como aquela família é doida!! Gostei muito do desenvolvimento, dos pensamentos confusos da protagonista, e diferente do que li em algumas resenhas, gostei do fato dela negar os problemas dela. Seria fácil demais ela simplesmente aceitar que tem algo de errado com ela. Quanto ao nosso mocinho, gostei muito dele, mas queria muito que a história dele fosse melhor desenvolvida. É claro que o livro não é sobre ele né, e nem mesmo tem como foco principal o romance entre os dois, que para mim foi muito mais como uma amizade do que um romance propriamente dito. E algumas coisas ficaram sem respostas no final, como o motivo de ele ter ido parar lá na casa dela para começo de conversa? algumas coisas não fizeram muito sentido, mas não vou dar spoiler.

Anna Silva 30/11/2022

As mil partes do meu coração
A história me prendeu bastante, maravilhosa.O livro nos conta a história de uma família um pouquinho problematica (kkkk ). Acompanhamos a história de Merit que possue muitos problemas em sua família.Acredito que este livro nos trás muitas reflexões e possuem algumas frases bem marcantes.O livro aborda também a Depressão .
No fim do livro posso dizer que ele é maravilhoso assim como todos da Collen Hoover , super indico ,possue uma história emocionante e cheia de segredos .
(Esqueci de mencionar mais o Sagan e a Merit é muito ??????????)
Ameiiiiiiii

Thais.Costa 13/06/2021

Aprendizado
O livro traz a história de Merit, uma adolescente de 17 anos e que passa por um momento delicado em sua vida familiar.
Durante a leitura nos deparamos com vários pontos importantes de nosso cotidiano, a escritora aborda temas como depressão, agorafobia, representação LGBTQIA+ e identificação de personalidades e perspectivas do ser humano.
Como sempre, Colleen Hoover me surpreendeu positivamente e amei demais essa leitura.
juliaosowski 13/06/2021minha estante
amo tanto esse livro ?

Aline.Viturina 17/12/2022

Com Merit....
Essa história é um gatilho muito grande para algumas pessoas... Mais vale a pena o esforço... Muito bom, a Colleen sempre promete tudo, E ENTREGA TUDO

Carol 11/06/2021

Diferente e essencial
Amei demais esse livro! Mais uma leitura dessa autora que me faz querer estar lendo a todo tempo. A história já prende desde o primeiro capítulo e tudo na história se transforma de um jeito muito legal! Fala de assuntos importantes e a gente só percebe isso quando já se está impregnado na história. Recomendo fortemente a leitura.
Nepo 11/06/2021minha estante
O tanto que eu amo esse livro não tá escrito

estanted4ari 11/06/2021minha estante
Ele é muito bom!!! Terminei ele ontem