Chica da Silva e o Contratador dos Diamantes

Chica da Silva e o Contratador dos Diamantes Júnia Ferreira Furtado

Resenhas - Chica da Silva e O Contratador dos Diamantes

João Pedro 01/09/2017

Resultado incrível de uma pesquisa extremamente detalhada
Júnia Ferreira Furtado (graduada em História pela UFMG e doutora em História Social pela USP) tem como principal objetivo neste livro, segundo a própria, “ao inseri-la e contextualizá-la em seu tempo e em seu espaço, [...] construir uma personagem historicamente verdadeira” de Chica da Silva, diferente do que vem acontecendo com essa figura ao longo dos anos. O modo como se retratou a ex-escrava, principalmente nas últimas décadas do século XX, é inclusive duramente criticado por Furtado. A autora, portanto, se propõe a realizar uma pesquisa que, de certo modo, é também uma forma de fazer justiça à pessoa de Chica e a sua memória.

A obra, que levou 7 anos para ser concluída, é fruto de uma minuciosa pesquisa realizada em diversos arquivos, tanto nas Américas quanto na Europa, privilegiando como fontes documentos oficiais – tais como registros de batismo, casamento e morte. Uma característica que chama a atenção do leitor é o nível de rigor acadêmico e de cuidado ao esclarecer quais foram as referências e fontes utilizadas – mais de cem páginas ao final do livro são compostas por seções como Notas, Bibliografia, Créditos das ilustrações e outras seções que auxiliam a leitura do texto, como lista de abreviaturas e um útil Índice remissivo. Além disso, há uma árvore genealógica bastante completa e detalhada com a ascendência e a descendência de Chica e seu marido João Fernandes de Oliveira.

Temas estranhos a um leitor do século XXI – e em alguns casos aparentemente paradoxais –, como a utilização de mão-de-obra escrava por negros forros, as complexas especificidades relacionadas à inserção de pessoas forras nas elites locais e a tentativa de omissão do passado familiar empreendida pelos descendentes de Chica e João (que visavam apagar da maior quantidade de registros possíveis a cor de pele da protagonista da obra, demonstrando que a ascensão social naquela sociedade estava intrinsecamente ligada a um "embranquecimento"), devem ser inseridos no tempo e no espaço onde os acontecimentos se desdobravam, e a autora consegue realizar essa tarefa de forma extremamente competente.

Furtado utiliza com muita perícia a estratégia da dedução, e a partir de uma profunda análise sobre a vida de um indivíduo, consegue delinear um panorama bastante complexo da sociedade mineira setecentista. A um jovem aspirante a historiador, uma grande obra como essa tanto causa espanto quanto admiração e inspiração.

mardem michael 04/05/2018

Excelente retrato histórico sobre a vida de Chica da Silva e o contratador João Fernandes de Oliveira. Esse livro além de oferecer uma biografia que desmistifica a visão sobre a Chica, parda e ex escrava, traz um cenário sobre como era o arraial do Tejuco, atual diamantina, e quais eram os costumes da sociedade mineira setessentista. Uma obra densa de cunho um tanto quanto acadêmico, mas que recompensa o leitor por sua riqueza.

Bruh Silva 23/09/2019

Chica da Silva
Nesse exemplar MA-RA-VI-LHO-SO vamos conhecer a história de Francisca da Silva de Oliveira, vulgo Chica da Silva.

Como uma forma de desmitificar a imagem formada e conhecida de Chica, a autora e historiadora Júnia, pesquisou a fundo e nos trouxe, o mais perto que ela conseguiu da história verdadeira de Chica da Silva.

Nascida no arraial do Tijuco, hoje atual Diamantina, Chica mulata, com mãe escrava, nasceu escrava, mas teve a sua alforria concedida por João Fernandes, com quem casou e teve 13 filhos.

O livro traz muito mais do que só a vida de Chica da Silva. A autora nos da uma verdadeira aula de história, onde iremos acompanhar o desenvolvimento do Tijuco, os costumes da sociedade Mineira Colonial, o cotidiano das mulheres negras forras e as relações raciais no auge da mineração em Minas Gerais.

Neste livro a autora desfaz o mito por trás da personalidade que foi Chica da Silva.
Uma mulher negra, que coseguiu ter uma vida quase igualitária as mulheres brancas de sua época. Uma mãe zelosa que cuido dos seus filhos com afinco, e dedicou-se muito mais a educacão das suas filhas mulheres.

Chica foi um verdadeiro exemplo para muitos, dentre a quantidade de negros e mulatos forros, que procuravam diminuir o estigma da cor e da condição de ex-escravos.

Um livro extremamente incrível, e com informações valiosíssimas. Além de ter uma edição maravilhosa, onde contém imagens e dados reais da vida de Chica, João Fernandes, seus filhos e o próprio desenvolvimento da atual Diamantina.

Só posso dizer que para quem gosta do gênero, esse livro é um prato cheio. E te deixará, em êxtase por alguns dias.

E sim, eu recomendo muito essa leitura. Principalmente para quem quer saber um pouco mais, sobre uma outra parte da história do Brasil.