Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Agatha 24/01/2024

Genial
Nada a dizer apenas que o livro é genial e eu que eu amo George R.R Martin e a escrita dele e tudo que esse cara faz kkk

victoria.lxxv 16/01/2024

Depois a tempestade desabou e os dragões dançaram.
? Até o mais nobre dos reis e o mais cavalheiresco dos cavaleiros pode ser tomado de fúria, luxúria e inveja e cometer atos que os envergonhem e manchem seu bom nome. E o mais perverso dos homens e a mais cruel das mulheres também podem fazer o bem de tempos em tempos, pois o amor, a compaixão e a pena podem ser encontrados no mais sombrio dos corações. ?

Fogo e sangue conta a primeira parte da história da Casa Targaryen, desde a conquista de Aegon I (o dragão) junto das irmãs-esposas Rhaenys e Visenya, seguindo com os filhos deles, Aenys I (o rei abominação) e Maegor I (o cruel) e indo pra Jaehaerys I (o conciliador), Viserys I (o pacífico), a dança (ou a morte) dos dragões, que era uma disputa pelo trono de ferro entre Rhaenyra (a rainha negra) e o meio-irmão Aegon II, o usurpador) e finalmente terminando com o fim da regência do Aegon III, tendo muito mais a contar sobre essa família no sonhado volume 2 de fogo e sangue (que não vai chegar nunca ?).

?? Meu tio Maegor era cruel ? disse Alysanne certa vez ?, mas a idade é pior.?

Esse livro conta as guerras, batalhas, casamentos, nascimentos, mortes, intrigas, brigas, escândalos, fofocas, teorias e acontecimentos macabros. As ilustrações do livro são lindas e fiéis as características dos personagens, fora a árvore genealógica dos Targaryen no final do livro. Além disso, o narrador do livro não é confiável, já que o livro é feito com os registros dos meistres da cidadela e também com os boatos absurdos da cidade e as fofocas da corte na época dos acontecimentos sobre o olhar do meistre que fez o compilado disso tudo. Resumindo, é um livro que tem uma narrativa histórica (X fez isso e aquilo no ano Y, Lorde sei lá qual casou com Lady de algum lugar no ano X, etc) então não dá pra levar tudo ali como uma verdade absoluta sobre os acontecimentos (mesmo que muitas vezes dê pra saber facilmente se exageraram nos relatos ou não.)

?E, com a morte dele, a guerra dos corvos e enviados e pactos de casamento acabou e a guerra de fogo e sangue começou de verdade.?

Muitos devem achar que o livro é chato pelo detalhe acima, mas o George R. R. Martin tem uma escrita tão fluída e emocionante que faz esse livro ser muito mais emocionante do que um simples livro de história. E outra parte que eu acho que vale a pena ressaltar é que esse não é um livro que você possa ler com pressa já que realmente tem muitas informações, nomes e acontecimentos, mas eu super recomendo pra quem gosta das séries (já que os livros são MUITO melhores) ou quem quer conhecer mais sobre o mundo de ASOIAF. (eu tenho muito mais a falar e amaria falar sobre esse livro com alguém, mas a resenha ficaria gigante KKKKK)

?Arrasada pela perda de um filho, Rhaenyra Targaryen aparentemente encontrou novas forças após a perda de outro. A morte de Jace a endurecera, incinerando seus medos e deixando apenas fúria e ódio. Ainda em posse de mais dragões que o meio-irmão, Sua Graça estava determinada a usá-los agora, a qualquer custo. Ela anunciou a seu conselho preto que despejaria fogo e destruição sobre Aegon e todos os seus aliados até arrancá-lo do Trono de Ferro ou morrer tentando.?

Pepz 12/01/2024

Que obra
O que falar dessa magnífica obra? O Grrm é o meu autor favorito, já li as crônicas há um tempo, só faltava o fogo e sangue, e eu sou completamente apaixonado pelo universo criado por esse homem, a contrução de mundo que ele fez é tão fascinante, são tantos detalhes que quando estou lendo parece que aquilo de fato aconteceu, esse livro é só um exemplo disso, sendo uma obra que existe dentro do próprio universo, isso daqui é um estudo. Agora eu só queria mais sabe, espero muito que ainda tenhamos a parte dois com o restante dos reinados, rebelião blackfyre...

Matheus 12/01/2024

Sem igual
Simplesmente cativante e emocionante, o livro narra de forma incrível a conquista de Aegon, o Conquistador e os anos que se seguem, com a sucessão do trono pelos Targaryen. Uma história com muitos personagens, que muitas vezes nos vemos perdidos com tantos nomes, mas que cada um citado, tem seu merecimento. Uma trama cheia de romances, casamentos, festas e torneios, mas muitas tragédias, mortes e traições. Com heróis prováveis e improváveis, nos apaixonamos por cada detalhe dessa maravilhosa história. As ilustrações presentes no livro só nos encantam mais com tudo que está sendo narrado. Recomendo demais para todos que tenham interesse no mundo fantástico de Westeros.

Fer.Sampaio 12/01/2024

Fogo e Sangue: a maior fofoca de Westeros
Livro longo e um pouco cansativo, se levar em conta o exagero nos detalhes, desde os nomes completos de todos os senhores do reino, até as descrições exaustivas das casas mais importantes. Mas focando na história central, o livro é cheio de histórias interessantes e batalhas épicas, detalhando a curiosa, triste, mas divertida, vida dos Targaryen!

Eleelton 31/12/2023

Fogo e Sangue
Amei esse livro. Fico impressionado o quanto esse universo e seus personagens são profundos, o Autor consegue nos transportar pra esse universo e se importar com personagens que ficam tão pouco tempo na história. Vale muito a pena pra quem ama o universo de gelo e fogo.

Iury 31/12/2023

Bom, comprei esse aqui pois estava louco com a série "A Casa do Dragão" e muito ansioso para saber o que acontecia no resto da dança dos dragões, porém quis ler desde o inicio e acabei gostando da história da Conquista de Aegon e como se deu a sucessão até chegar de fato na dança, que definitivamente é o melhor momento do livro, mas o que vem antes não fica por baixo, mesmo visando outra história ainda assim criei gosto pelo que li antes. A dança dos dragões é cruel demais, tem suas diferenças com a série, gostei que lá eles conseguem trabalhar e desenvolver mais os personagens e eles acabam por serem mais memoráveis que os dos livros, óbvio que o estimulo visual também ajuda, mas continua sendo duas obras magnificas que se completam em certo ponto, confesso que depois de passada a dança, fiquei um pouco enfadado da história, pela escrita ser como um livro de história que a gente lê na escola, porém, agora eu sei o que aconteceu com os Targaryen e o hype pra continuação da série só aumentou, recomendo se você assim como eu é curioso e quer saber como aconteceu todo o caos.

leituradaca 29/12/2023

Dragões
Eu adorei assistir a série, e foi por isso que comecei a ler os livros. Por mais que eu tenha levado baste tempo para finalizar a leitura eu amei ler ele, achei incrível a criação de mundo com tantos detalhes, e eu li apenas 1 livro dos vários que tem.
Ele só não me prendeu tanto quanto imaginava mas me conquistou mesmo assim.
Como se fosse uma livro de história (na minha opinião), ele te mostra toda a descendência Targaryen de Aegon o Conquistador até Aegon III e tudo o que aconteceu no caminho.
Tive sim uma dificuldade no início, por ser muitos nomes a maior parte se repete entre os pares, e alguns tinham o espírito do andarilho (kkkk'), foi difícil lembrar de todos os lugares de cara.

iamraven 28/12/2023

Lendário
O universo do George nunca deixa a desejar e sempre me surpreende em todos os detalhes. Nesse livro não foi diferente, conhecer os primeiros Targaryen e entender tanto como foram os anos conturbados por guerras, quanto os pacíficos (quase nenhum).

A escrita traz uma visão historiadora, trazendo fatos e boatos e referências a outros ?escritores? de dentro da própria obra, achei tudo isso genial.

Chorei e comemorei pelas mortes, torci pelos dragões e vibrei durante os acontecimentos mais obscuros, são poucos os autores que conseguem trazer sentimento pra esse tipo de obra onde os personagens são pouco aprofundados, mas como sempre George foi expetacular.

Fico no aguardo de uma segunda obra contando sobre os Reis Targaryen que vieram antes do Rei Loucos e após o Aegon III

Leticia2513 14/12/2023

Gosta de fofoca? Gosta de uma boa fofoca? Daquelas que te prendem do início ao fim? Pois você terá aqui.

Fumiga 08/12/2023

Uauu
Adorei, por mais que no começo fosse bem confuso, eu peguei o jeito.
O livro é incrível, parece que estou lendo uma grande de uma fofoca medieval. Muita coisa marcante.
Mas algumas partes são repetitivas e tem muitos nomes, não vou reclamar muito disso pq tudo é necessário pra história.

Ana.Botov 06/12/2023

Muito melhor que GoT
Simplesmente uma obra prima pros fãs do mundinho Game of Thrones. A ideia de fazer o livro só com base em relatos, documentos e não sob o ponto de vista de cada personagem deixa ainda mais intrigante a história, afinal, você nunca sabe quais são as verdadeiras intenções.

Sinto que ainda não estou pronta pra ver tudo que vai acontecer na série depois de ter lido. Serão dias dolorosos e de muito sofrimento. Mas estou animada para ver como certos acontecimentos vão ser retratados

Rafa 10/11/2023

O Livro conta, com detalhes, a história dos Targaryen depois que eles dominaram os sete reinos. É muita informação e em dado momento fica até cansativo, pois são Muuitos nomes, mas ainda assim é um baita livro para quem é fans das Cronicas de Gelo e Fogo. Não recomendo para quem não conhece a série de livros principais. É a base da série Casa do Dragão.

BrendaSabbi 08/11/2023

Adorei, vai ter parte 2 do livro até pq faltou muita coisa.
Não achei uma leitura difícil, pra mim foi mega tranquilo, é um universo muito rico, muito bem construído e é louco como parece uma história real pq não tem nenhum furo, isso é fantasia pura tenho nem palavras, única coisa q fica um pouco maçante é os assuntos de outras famílias, quando envolve muitos nomes também fica bem complicado, tudo que envolvia os Targeryan ou os Velaryon era tranquilo, agora ia pras outras casas já ficava meio confuso (pra mim).
Vale a pena se vc já gosta e tem algum conhecimento do universo pq creio eu q caso vc não saiba nada do universo de GOT, vc vai ficar bem confuso e caso for ler este livro, leia com paciência, sem querer chegar logo no fim até pq é um livre enorme, pode parecer q nem é tanto por ter umas 600 pag porém é, as letras ocupam praticamente a folha inteira e são bem pequenas.