Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Pereira134 09/04/2024

O livro conta toda saga da casa Targaryen e seus reinados em Westeros. A história e rica em detalhes dos personagens, tramas e reviravoltas, pra quem gosta do universo criado pelo G.R.R. Martin é uma ótima dica de leitura.

Vickk 08/04/2024

Esse livro me surpreendeu, nunca tinha lido nada do universo de Game of Thrones nem nada com esse estilo de escrita, é como se eu tivesse lendo um livro de história desse universo e ao mesmo tempo, uma fofoca muito boa. Da Conquista de Aegon até o reinado do Velho Rei (minha parte favorita) eu só tenho elogios, a Dança dos Dragões é muito boa mas senti que em um certo ponto ela fica muito corrida (?), fora isso, o livro é incrível. Cadê o volume 2? ?

Vanessa182005 01/04/2024

Terminei odiando menos os Targaryen, a maioria termina a vida loucos mas eles são legais antes de enlouquecer.

Gabriela Gobe 31/03/2024

Fogo e Sangue...
Fogo e sangue vem contar a história das gerações de reis e rainhas Targaryen, uma família cheia de histórias, amor, traições e sede de poder. Acompanhamos desde Aegon I, o conquistador até a subida ao trono de ferro de Aegon III.

Como o livro é dividido em gerações, cada Targaryen é diferente do outro e tem sua própria característica como pessoa e como regente do trono.

Gostei do fato do meistre trazer diferentes versões de livros para os acontecimentos da história (metalinguística), proporcionando ao leitor uma experiência de considerar qual versão é verdadeira ou não... Gostei da narrativa, e de como a história é contada, achei a leitura fluída e em alguns momentos enigmática.

Fiquei curiosa para acompanhar o restante da família e saber o que aconteceu depois que finalmente o Aegon III subiu ao trono de ferro...

Mileni.Andrioli 29/03/2024

Fogo e sangue ?
No começo pensei que não gostaria pelo formato da escrita (com um historiador contando os fatos), mas me surpreendi. A escrita é super envolvente e interessante. Gostaria muito de livros mais detalhados sobre o reinado dos dragões. Só acho que a descrição da história poderia ir até o reinado do rei louco, pra nos dar mais detalhes de toda a história do reinado dos Targaryen.

23/03/2024

Achei que não ia conseguir terminar
Eu tive uma ressaca literária gigantesca no meio desse livro. O começo eu achei bem interessante e achei que teria potencial mas conforme o livro foi se desenvolvendo foi ficando uma leitura muito lenta, muita coisa que eu acho que não tinha sentido colocar lá. Capítulos enormes, tinha capítulos com 50 páginas. Mas de fato tem coisas muito interessante como a Dança dos Dragões e os antecessores desse tempo.

Juliana 20/02/2024

Fogo e sangue
Quando comecei a ler e descobri que é um livro dentro de um livro eu achei que não gostaria de ler e demoraria muito, mas eu estava enganada.
A gente consegue amar e odiar os personagens e realmente se envolver na história dos setes reinos.
Eu com certeza leria um livro do reinado do Rei Arrasado até o Rei Louco
E outro só sobre A Conquista.
Bom demais a escrita do Geroge R R Martin, nunca decepciona.

giovanna 08/02/2024

"Roubaram minha coroa [...], e vão responder por isso."
Que jornada! Esse livro foi uma experiência muito nova pra mim, porque apesar de ser ficção, obviamente, é escrito como se fosse uma espécie de livro de história, o que eu achei muito interessante, mas ao mesmo tempo foi o que me fez ficar empacada na leitura várias vezes.

Num geral, a escrita é ótima, e a construção desse universo é simplesmente perfeita. O George R. R Martin criou algo impecável, de verdade, e os livros dele que eu já li seguem entrando na minha lista de favoritos porque é impossível não amar todos. Indico muito essa leitura, só tem que ter muita atenção e paciência pra terminar ela!

Hellomavi 31/01/2024

Nem sei se tem muito o que dizer, é a escrita do George né, então sim o livro é muito bom, muito interessante pra quem gosta do mundo de gelo e fogo, mas não tem nada demais, mas é uma leitura legal

IndieIngrid 28/01/2024

Grandioso
De fato, todos os projetos de Martin são grandiosos, a quantidade de detalhes nesse e nos outros livros é de cair o queixo.

O sujeito faz questão de dar nomes até aos sujeitos que aparecem apenas uma única vez e mal tem importância.

O que é um tanto cansativo. Lendo pela primeira vez, é difícil acompanhar, é fácil se confundir. Admito que até a Dança dos Dragões fui aos tropeços e sendo que já li Mundo de Gelo e Fogo e vi as duas séries, ou seja, já tinha familiaridade.

Aparentemente, os Targaryen não tem uma lista muito longa de nomes para bebês.

Mas enfim, tirando a parte um tanto enfadonha com nomes aleatórios, eu adorei o livro, o tom de fofoca mal contada por uns, e contada de mais por outros nós deixa com o que pensar. Será se fulano realmente faria aquilo? Ele era bom? Mal? Só queria ganhar dinheiro?

Nunca iremos saber, mas vale a pena a jornada.

Rapha 26/01/2024

300 anos antes de A Guerra dos tronos, dragões governavam
Admito que esta leitura aqui foi bem mais chata do que os outros livros da série. A perspectiva de um livro novo dentro do mesmo universo me animou muito, mas admito que a leitura é lenta. Por se tratar de uma coleção de fatos e datas e nomes e eventos, as bocejadas foram fortes em vários momentos.

Ainda assim, a escrita é fluída o bastante para o autor reconstruir a história da dinastia em que os irmãos casavam entre si. De maneira cronológica, começamos seguindo as campanhas de Aegon e suas irmãs Visenya e Rhaenys, exímias e habilidosas sobre seus dragões. Tendo percorrido Westeros nos dois anos seguintes ao desembarque da família, eles se consolidam como soberanos, tendo alianças com várias casas cujos nomes conhecemos bem, com os Baratheon e os Tully. O livro vai de Aegon I ao inicio de Aegon III, os outros monarcas ficarão para o próximo volume, que sabe-se lá quando podem chegar.

Lore 26/01/2024

É um ótimo livro, para entender desde o início da casa Targaryen em Westeros (que eu amo de paixão), porém, é um livro cansativo, muitos nomes difíceis, casas, muitos detalhes que não são relevantes na minha opinião, isso deixa a leitura bem cansativa.

Do mais, adorei saber mais sobre a casa Targaryen e mergulhar com mais detalhes no universo de House of Dragon e GOT ? ????

Gabas10 25/01/2024

Dracarys ??
Este livro é diferente dos que eu já li, ele é contato em forma de relatos e não como uma história normal como em outros livros, demorei um pouco para me adaptar a esse modelo mas a escrita do Martin ajudou a me adaptar. Ele conta a história de vários reis Targaryens desde Aegon I até Aegon III, esse livro tem altos e baixos, momentos em que a história te prendia que você não queria parar de ler como no caso na parte que conta a história da Aerea Targaryen e da dança dos dragões (ou morte dos dragões se preferir chamar assim) mas tem momentos que fica muito chato, como é um livro de relatos talvez a pouca interação de personagens tenha causado isso, momento importantes são descrito em poucas linhas e isso incomoda um pouco e ele acaba muito do nada. No geral eu recomendo ler só se você já tiver algum conhecimento desse universo de gelo e fogo, se já tiver lido algum outro livro ou assistido as séries pode lê esse tranquilamente mas se você nunca entrou em contato com nada desse universo então não recomendo começar por ele.

Adriano234 25/01/2024

Fantástico
O jeito como Martin usa o próprio universo para enriquecer esse já enriquecido universo de absoluto conteúdo deixa a impressionar todos os leitores do universo do mundo de Gelo e Fogo, ver que a história não se baseia na saga principal de Game of Thrones mas também no seu passado incrível com todos os suas intrigas e guerras de forma totalmente imersiva nesse "relato histórico" de Westeros.

Mas era de se esperar desse já grande escritor que algo seria de tão grande perfeição, tem seus altos e baixos como todas as literaturas já feitas pela humanidade, mas simplesmente incrível.

Lizandra.Mirelle 24/01/2024

Da conquista de Aegon I até o ínicio do reinado de Aegon III
Lendo pela segunda vez esse livro, me impressiono muito com a engenhosidade de George R.R. Martin em ter criado um universo tão glorioso como os setes reinos.
Fogo e Sangue narra a tragétoria da casa Targaryen, que em seu primeiro volume, somos transportados para a chegada de Aegon I em Westeros, com suas esposas-irmãs, onde a glória da casa foi imensa durante até o reinado de Jaehaerys I, mais conhecido como Velho Rei e destaco que o melhor rei que Westeros já teve e a partir do seu neto Viserys ! começou a ruina da casa e as mortes dos dragoões.
É um leitura muito densa, marcada por muitos acontecimentos, personagens e guerras. Não é uma leitura que você faça de forma rápida, porém a escrita te prende e você se ver envolvida nesse mundo tão glorioso.