Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

C. Aguiar 01/01/2020

Nesse livro encontraremos momentos fantásticos e sangrentos quando os dragões ainda voavam sobre os 7 reinos. Somos apresentados a Aegon I, o Targaryen desembarcou em Westeros e anos depois foi coroado rei, acompanhamos sua linhagem até Aegon III "desgraça dos dragões". Óbvio que Aegon I não conseguiu tudo logo que chegou em Westeros, então prepare-se para batalhas interessantes.

Os Targaryen não eram a casa mais poderosa de Valíria, mas em breve seriam a única que restou. Eles acabaram deixando a cidade anos antes de sua queda, pois há haviam previsto, e assim que todos fossem destruídos apenas eles seriam senhores de dragões.
Vamos acompanhando a história da dinastia Targaryen contada através dos registros que foram feitos durante o passar dos anos. O livro também aborda a Dança dos Dragões, a guerra civil entre o rei Aegon II e sua irmã Rhaenyra.

Presenciamos guerras, traições e intrigas políticas. Não é um romance propriamente dito, trata-se mais de um apanhado histórico sobre os Targaryen, por causa disso algumas pessoas acabaram ficando frustradas com a leitura, pois estavam esperando algo menos histórico/biográfico.
Em meio a ilustrações vemos todo o crescimento da casa Targaryen e como eles decaíram. Apesar de ser um pouco enfadonho em alguns momentos, o livro é bastante interessante para quem costuma acompanhar o universo criado pelo autor.

Confesso que ainda não terminei a leitura de A Guerra dos Tronos, mas mesmo assim não me deixou confusa ou algo do tipo.
A leitura é um pouco cansativa e tem seus altos e baixos, por isso sugiro ler aos poucos e quem sabe até mesmo intercalando com outras leituras da saga.

O livro possui um sumário simples sem indicações de número de capítulos, contendo apenas títulos. A diagramação está boa e as ilustrações são lindas, e não encontrei erros enquanto lia!
A escrita do autor é bastante fluída apesar da história ser um pouco parada em alguns momentos, é possível ficar preso na leitura com as batalhas épicas e situações conflitantes que são descritas de forma empolgante.
Talvez essa não seja uma leitura para todo mundo, mas se você é fã da série ou está pensando em iniciar: vá com cautela, respire fundo e boa leitura.

Pretto 27/12/2019

No início, achei que o livro seria igual ao Mundo de Gelo e Fogo, uma espécie de enciclopédia do universo de Game of Thrones (os capítulos iniciais de cada livro são idênticos, exceto por alguns sinônimos). Entretanto, à medida que se aprofunda pela história dos Reis Targaryen, percebe-se que Fogo & Sangue apresenta muitos mais detalhes de cada monarca. No fim, apesar de não ter nenhuma novidade em relação ao primeiro livro citado, é interessante conhecer mais a fundo a personalidade de cada um dos reis descritos no romance, além das histórias não contadas anteriormente, ainda mais para quem é fissurado neste universo e não vê a hora para que o sexto livro da série principal seja lançado.

Obs: O livro não conta a história de todos os reis Targaryen, o que nos leva a crer que mais exemplares serão lançados (e que vamos ter que esperar ainda mais pelo sexto livro da série principal ?).

@fernando.e89 17/12/2019

Os altos e baixos de uma Escrita!
Eis um livro cheio de altos e baixos, momentos de grandes emoções e momentos de grande tédio. Uma leitura extremamente cansativa em sem foco. Se por um lado a narrativa dos dragões a história e governo de Aegon I, O Conquistador e Jaehaerys I foi excepcional, a dança dos dragões e os demais governos foi narrado de maneira desfocada, repleta (de maneira desnecessária) de personagens sem peso historico tirando a atenção proposta do que realmente era o foco do livro, a visão dos governos Targaryen. Um livro bom mas que se perde muito ao logo das paginas.

Carla1229 11/10/2019

Dia 24 finalizei a leitura do meu segundo livro para a #Kingtona2019. Esse livro foi "Fogo & Sangue: Volume 1" do Martin, publicado aqui no Brasil pela Suma de Letras. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim que foi anunciando o lançamento eu fiquei desesperada para ler kkkkkk, (sou partidária da casa Targaryen) decidi começar a saga das Crônicas de Gelo e Fogo por esse livro e nossa, como me apaixonei pela escrita desse infeliz. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu adoro biografias de governantes famosos e mesmo essa sendo uma biografia de um universo de fantasia, provavelmente foi a melhor que já li em minha vida kkklll. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As batalhas são formidáveis e os cenários que o Martin construiu na minha cabeça dificilmente vão ser esquecidos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vamos deixar uma coisa esclarecida aqui: dos Targaryen que chegaram ao trono de ferro antes da queda, só dois foram ótimos reis o resto.... se queimasse tudo não juntava uma colherzinha de chá de cinza. PENSA NUM BANDO DE MACHO BURRO PQP. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mesmo com muita gente idiota no poder, a história não deixa de ser envolvente e fascinante mas é aquele ditado né: "Você tem um dragão? Não? Então eu acho melhor você se curvar."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma grande surpresa para mim foi que no começo da história de Westeros KkLkKkKK os Starks lkkkkkkkkkll eles eram kkllll (Não acredito que vou falar isso) inteligentes kwkeskwlwksks MDS.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Parece que inverteram as coisas com o tempo pq pensa nunca casa burra é a dos Starks - quem assistiu a série vai entender - e nossa, eu adoraria que o próximo livro dessa, não faço a mínima ideia de quantos livros vão compor essa nova publicação do Martin, fale sobre os Starks. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que livrinho lindo e cheiroso, ansiosa para começar a saga propriamente dita. ⠀

site: https://www.instagram.com/p/B23rZmqjHDN/?igshid=1tq4rvyvx1xwc

Vinicius.Villela 08/08/2019

Ótimo para se aprofundar na história de Westeros e na lore.
Amei o estilo que o livro é escrito, como um relato histórico escrito por um meistre, mas sem deixar de ter personalidade, pois alguns personagens que forneceram seus testemunhos para esses relatos são muito carismáticos, como o bobo Cogumelo. Ele aprofunda bem os Targaryen e seus Reis(Jaehaerys, o Conciliador sendo meu favorito junto com Maegor, o Cruel). Nos capítulos que abordam a Dança dos Dragões, no entanto, as coisas ficam um pouco confusas, pela quantidade de Targaryens envolvidos, mas existe uma árvore genealógica na última página do livro para te auxiliar, mas as vezes mesmo desta forma, você pode ficar um pouco confuso. Nada que atrapalhe demais. Ótima leitura para quem já é fã, não considero uma boa porta de entrada.

Jenner Azevedo 26/12/2018

George R R Martin está de volta!!
É o relato da vida dos Reis Targaryen até Aegon III. Pode parecer chato, porque nas crônicas de gelo e fogo há famílias e personagens mais interessantes... Nem todo mundo se importa muito com os Targaryen, estão mais interessados em ler os ventos de inverno, mas digo que vale muito a pena este livro. Li para prestigiar o autor, gosto muito da sua escrita e não me decepcionei. Adorei os relatos do bobo Cogumelo

23/03/2024

Achei que não ia conseguir terminar
Eu tive uma ressaca literária gigantesca no meio desse livro. O começo eu achei bem interessante e achei que teria potencial mas conforme o livro foi se desenvolvendo foi ficando uma leitura muito lenta, muita coisa que eu acho que não tinha sentido colocar lá. Capítulos enormes, tinha capítulos com 50 páginas. Mas de fato tem coisas muito interessante como a Dança dos Dragões e os antecessores desse tempo.

Jogute 18/01/2019

Necessidades
Sem dúvida após mal terminar a leitura me sinto assim como o autor na necessidade de comentar sua obra, nosso querido Martin, criador de universos fantásticos em sua principal obra de fantasia se valida das características que criou do próprio mundo e como na sua obra: O mundo de gelo e fogo, se personifica como um ?Maistre? e preenche nossa necessidade enquanto fãs de se aprofundar na história que gostamos, mesmo que isso não importe absolutamente nada para a a saga principal em si. É bem fluído, porém para mim peca na ação, pois a forma que a narrativa flui como em um livro de história esquiva completamente da construção de empatia com personagens que vão ocupando lugares pontuais em histórias apressadas e sem suspense, mistério ou surpresas, qualidades da sua obra principal, mas de forma bastante honesta, intriga em alguns pontos onde amplia o universo dando precedentes que serão bem explorados pela comunidade em discussões e conteúdo para fãs e obviamente nas produções televisivas mais lucrativas. Por hora apenas uma obra para os aficionados, e mesmo assim, não todos.

Janaina Vieira - Escritora 02/05/2019

Fogo e sangue o tempo todo
Sou fã dos livros de George R. R. Martin e estou muito satisfeita com esse primeiro livro da família Targaryen, que adoro! Recomendadíssimo para os fãs da saga, que poderão conhecer os detalhes de tantas tramas emocionantes, repletas de fogo, sangue, traições, dragões e lutas por poder. Porém, como a saga dos Targaryen não é feita somente de sangue, também podemos conhecer histórias de amor verdadeiras, que muitas vezes praticamente salvaram Westeros de sérios conflitos e grandes perdas.

Estou ansiosa pelo livro II!

Aisha Andris @AishandoBooks 14/04/2019

As respostas para muitas perguntas que despertam a curiosidade dos fãs
Fogo e Sangue é um livro que faz parte do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas é escrito de forma bem diferente daqueles que integram a série principal. Quem está familiarizado com Tolkien, ele pode ser comparado ao seu Silmarillion, ainda que num escopo bem menor, focado numa parte específica da história e não contando ela toda. Por este motivo, não acho que seja para todo mundo, só para aqueles que têm interesse em se aprofundar no universo que George R. R. Martin criou para situar os acontecimentos de A Guerra dos Tronos e dos livros que o sucedem (uma parte bem pequena da história, a propósito, assim como O Hobbit e a trilogia do anel). Eu me enquadro nesse grupo específico de fãs que nunca se cansa de saber mais e mais sobre Westeros, Essos e além. É um universo tão rico geograficamente, culturalmente, mitologicamente, historicamente falando que, por mais que titio Martin escreva, sempre haverá muito a aprender e nunca será demais.
Fogo e Sangue nos conta a história da dinastia Targaryen desde que Aegon I decidiu conquistar Westeros e transformar os Sete Reinos em um só, e é feito como se tivesse sido escrito por um meistre e fizesse parte do universo mesmo, podendo ser encontrado em qualquer biblioteca do Mundo Conhecido (meio como a J. K. Rowling fez com os três livros que integram a Biblioteca de Hogwarts: Os Contos de Beedle, o Bardo, Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol Através dos Séculos). Tem a previsão de ser concluído em dois volumes, e nesse primeiro podemos acompanhar desde a conquista até o final da regência de Aegon III, passando por episódios interessantíssimos, como o longo reinado de Jaehaerys, o Conciliador e sua esposa Alysanne (os melhores reis que Westeros já teve e a minha parte favorita do livro, inclusive) e a Dança dos Dragões, que fascina uma legião de fãs. Não são informações totalmente inéditas, já que muito do que é mostrado ali já foi falado em O Mundo de Gelo e Fogo, mas tem um nível de detalhamento e aprofundamento bem maior. Sem contar que as ilustrações são lindas, mesmo em preto e branco.
Embora seja um livro histórico, Fogo e Sangue não é pesado de ler (como O Silmarillion, por exemplo, que, ao menos para mim, é beeeeem cansativo, embora isso não mude o fato de que é maravilhoso, necessário e, sem dúvida, a melhor obra de Tolkien). A escrita de George R. R. Martin é leve e bastante fluída, na minha opinião. Eu devorei o livro e, em nenhum momento, senti aquela sensação de saco cheio. Consegui até rir em algumas partes, como nas de A Dança dos Dragões que são contadas sob o ponto de vista de Cogumelo, o anão que foi bobo da corte naquele período. Foi uma parte muito tensa, mas a forma escrachada com que ele descreve os acontecimentos (e os que inventa e aumenta, na cara dura) aliviam bastante o peso da narrativa. Inclusive, tem algumas vezes em que acredito mais nele do que nos “historiadores” sérios.
Aqui temos também a oportunidade de conhecer melhor personagens incríveis e acompanhar em primeira mão (terceira, na verdade, mas ignorem) episódios que são mencionados muito por cima em O Mundo de Gelo e Fogo ou em histórias contadas isoladamente em As Crônicas de Gelo e Fogo. A rainha Alysanne, por exemplo, se tornou a minha personagem favorita de todo o universo criado pelo titio Martin. É uma mulher inteligente, obstinada, forte e muito empoderada, mostrando que, sim, nosso serial killer literário favorito está comprometido em representar bem as mulheres em sua obra e dar relevância a elas, mesmo retratando um mundo incrivelmente machista (não estou dizendo que ele não escorregue aqui e ali, mas ainda acho que ele acerta mais do que erra nesse quesito, temos diversos exemplos de personagens femininas maravilhosas e que representam todos – ou, ao menos, uma enorme gama – de tipos de mulher).
Eu vi muitas críticas negativas sobre Fogo e Sangue, mas acho que a maior parte delas vêm de pessoas que não entenderam sua proposta ou simplesmente acham que George R. R. Martin deveria focar apenas em terminar os livros da série principal (não que eu não entenda a ansiedade, já que sou uma das que mais querem ver essa obra acabada, mas acho que não adianta pressionar o autor, ele tem um ritmo de escrita diferente e acredito que, de outra forma, essa série não seria tão incrível quanto é), e discordo delas. Claro que ninguém é obrigado a achar esse o melhor livro de todos os tempos ou, sequer, é obrigado a gostar, mas acredito que ele deve ser julgado pelo que é, não pelo que as pessoas gostariam que ele fosse; e isso infelizmente é o que mais vejo acontecendo. Quem decidir ler Fogo e Sangue, não deve esperar uma história escrita em tempo real, cheia de diálogos (embora eles existam e sejam incríveis) e narrando em detalhes os pensamentos dos personagens ou, com certeza, vai se decepcionar. Leia apenas se estiver interessado em conhecer melhor a história dos Targaryens, mais ou menos como se estivesse acompanhando uma biografia escrita em terceira pessoa. Acho que vale super a pena, eu amei demais e estou louca pelo segundo volume.

site: https://aishando.home.blog/

Leandro 31/12/2018

FOGO & SANGUE: UMA AULA DE HISTÓRIA
Enquanto a HBO não lança a última temporada de sua fanfic adaptação dos livros de George Martin e o próprio não termina de escrever o 6º volume, descobrimos o que ele andava fazendo nesse tempo. Qual a necessidade de terminar sua história principal se você pode lançar uma nova saga que conta todo o passado do seu mundo?

Não entendam mal, achei Fogo & Sangue uma narrativa incrível e empolgante! Porém, a cada página eu pensava que preferia estar vendo todo esse potencial narrativo em Ventos do Inverno...

Continua em Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2018/12/fogo-sangue-uma-aula-de-historia.html

Ronaldo.Aragon 13/03/2019

Ótimo
Finalmente as origens da Família Targaryen foram reveladas nesta obra. Apesar de ser um relato de meistre é cheia de reviravoltas e surpresas. Prato cheio para os fãs.

Lu 09/03/2019

Arrasa quarteirão
Depois de um longo e tenebroso inverno sem ler nada mais consistente do Tio George - afinal, o lançamento de "O cavaleiro dos sete reinos" tem uns três anos, eu me sentia praticamente curada do meu vício na escrita do George R.R. Martin. Poderia passar muito bem, obrigada, a base de Bernard Cornwell e Ken Follett.

Até ler Fogo e Sangue.

O maior acerto do autor foi tratar o livro quase como se fosse um livro de História, algo parecido com o que se vê nos documentários da Helen Castor ou da Lucy Worsley... uma mistura de romance e história. A impressão que dá é de estar lendo a saga dos Plantagenetas ou dos Valois, só que com dragões.

Ah, como eu senti falta dos dragões de Martin.... e de sua criatividade impiedosa! Adoro como mesmo boas intenções podem ter efeitos devastadores, como direito hereditário não significa talento e fraqueza pode gerar mortes. Foi esse talento de misturar realidade brutal e fantasia do autor que fez com que eu me apaixonasse pela escrita de Martin. E há os personagens. E que personagens!

Foi impossível não sentir uma certa emoção ao ver Starks, Lannister s, é claro, os Targeryens. De longe, o Rei Jaeherys e sua boa Rainha Alysanne são os meus favoritos, mas há muitos, muitos, personagens bons. E ótimas histórias.

É difícil comentar sobre o livro sem estragar surpresas. E´um livro narrado de maneira competente, com boas doses de humor, tragédia, violência e aventura. Personagens que oscilam entre vários tons de cinza, como devem ser. A impressão é que o Martin pode escrever mais uns dez livros sobre o assunto. O material dele é muito rico.

Enfim, é um livro fascinante. Devorei em duas semanas. Acho que vale tanto para aqueles que já conhecem as Crônicas de Gelo e Fogo, como para aqueles que ainda não começaram.

Super recomendado.

Kamila.Bezerra 26/01/2019

Este livro é como se fosse um livro que existe dentro do universo das crônicas de gelo e fogo. Então é um livro que conta a história dos Targaryen escrito pelos meistres. Não possui muita ação, mas acrescenta muito pra quem tem curiosidade sobre os antigos Reis. A melhor parte fica por conta da Dança dos Dragões que é contada em detalhes.

rodrigues.thiago25 24/01/2019

Supriu as expectativas
PRIMEIRO LIVRO LIDO DO ANO. \o/
Eu resolvi começar 2019 viajando por um mundo conhecido, o mundo de Gelo e Fogo.
"Fogo & Sangue" entrega o que se propõe, contar mais detalhes sobre o reinado dos reis Targaryen (melhor casa ever) que governaram Westeros por quase 300 anos.
É um livro interessante pra quem quer conhecer melhor a história do Trono de Ferro, mas pode ser maçante pra quem acompanha apenas a série televisa, porque como a sinopse diz são eventos centenas de anos antes de a "A Guerra dos Tronos", ou seja, não acrescentam novas informações à saga principal.
Particularmente eu gostei de saber mais sobre a Casa Targaryen, a minha favorita, ter mais informações sobre os ancestrais de Daenerys e como eles conseguiram, enfrentando vários desafios, unificar os reinos. Principalmente porque narra, além disso, os confrontos dentro da família. Dragões dançaram no céu. E quem não gosta de dragões, não é mesmo? Kkk.
Agora é voltar a aguardar o Volume 2 e o "Os Ventos do Inverno" que um dia vão sair, eu espero.