Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Debora 05/01/2021

Casa Targaryen
Último livro da meta de 2020, cuja leitura se iniciou nos últimos dias de dezembro mas só consegui finaliza-lo hoje. Fogo e sangue conta a história da dinastia da casa targaryen 300 anos antes das crônicas de fogo e gelo (game of thrones). Com a chegada de Aegon em westeros, depois da destruição de Valyria, conquistando o trono de ferro, montado em seu dragão Balerion, o terror negro, com suas irmãs-esposas. E assim conta a história de cada acontecimentos, guerras, casamentos, escandalos, traições, nascimentos, mortes, doenças, intrigas, execuções, religiões,  fofocas, alianças, até a maioridade de Aegon III, o azarado que foram citadas rapidamente em game of thrones. A continuação vai ficar para o segundo volume. O livro também tem um resumo dos Reis targaryen, e uma árvore genealógica, que achei um pouco confusa devido aos símbolos usados para representar homem e mulher. Como eu amo histórias, me apaixonei por esse livro, e os desenhos feito pelo ilustrador Doug Wheatley, parecem fotografias. Uma ótimo escolha do desenhista para o livro. Da vontade de sair pintando tudo.

Leonardo 11/05/2020

A Casa do Dragao
Fogo e Sangue é um livro do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R.R. Martin, lançado em 2018. Esse é o primeiro volume, sendo que o segundo ainda não tem data de lançamento.

A história do livro narra a conquista e o reinado da casa Targaryen em Westeros, narrando desde a Conquista de Aegon, cerca de trezentos anos antes do início de As Crônicas de Gelo e Fogo, descrevendo como que foi a campanha de uma forma mais detalhada do que foi narrado em O Mundo de Gelo e Fogo, e falando um pouco sobre o reinado dos reis posteriores a Aegon. O autor desse livro dentro do universo da saga é o arquimeistre Gylgayn, autor de diversas outros obras, presente em outros livros da saga, como O Mundo de Gelo e Fogo.

Uma história muito importante dessa saga também é narrada aqui, que no caso é a Dança dos Dragões, uma guerra civil entre os Targaryens que dividiu o reino em dois, deixando diversas marcas nos habitantes de Westeros, e mesmo depois de muitos anos do fim da guerra, ainda era um assunto perigoso de ser comentado.

É um livro com muitas informações interessantes da saga, muitas delas que foram de extrema importância para a trama de fundo de As Crônicas de Gelo e Fogo, e também ha diversas ilustrações. A leitura é um pouco mais pesada do que os livros da saga principal, pois ele é escrito em formato de um livro de história, mas é essencial para aqueles que querem se aprofundar nesse incrível universo da saga

Matheus 27/01/2021

Essencial
Essencial para todo fã da série, retrata detalhadamente a dinastia targaryen.
Resenha completa em @cafecombooks

Carol 24/03/2021

Excelente
Como esperado Martin nunca decepciona. Se você gosta de Game of thrones e quer conhecer mais a fundo sua história, este é um livro para você.

Eclipsenamadrugada 29/03/2021

Dragões
É o prelúdio da história, guerra dos tronos.
Assim como a guerra dos tronos, esse livro
que George R.R. Martin pôs no papel, é
também na minha opinião uma obra de arte,
Adorei tê-lo lido.

Chester 27/03/2021

Apenas 136 anos do reinado dos DRAGÕES
O primeiro volume desta série, como dito no título da resenha, acompanha os 136 anos do que ficou conhecido como a era DC (Depois da Conquista de Aegon, o Conquistador).
Nele acompanhamos não só a vida particular e próxima dos reis como também muitos dos conflitos gerados pelas conquistas, problemas familiares e de sucessões.
Fomos de Aegon que reinou no período de 1-37 DC até a assunção do reinado de Aegon III após sua maioridade (16 anos) no ano de 136 DC.
O romance é apresentado como um livro de registros e depoimentos de meistres e de outras testemunhas oculares (vide Cogumelo).
Em alguns trechos pode ser enfadonho para alguns pois não acompanha uma narrativa sequencial. Como dito, é um livro de compilação dos registros oficiais.
Mas vale a pena para conhecer mais sobre os monarcas, suas visões, conflitos, opiniões populares, etc.

Leandro F. da Silva 22/11/2020

Livro de história Targaryen.
Como um fã entusiasta de As Crônicas de Gelo e Fogo, adorei a leitura desse livro, como uma forma de entar nesse universo e ficar abismado com o poder da imaginação na cabeça desse senhor que idealizou toda a trama, e também com o vislumbre que deve ter sido o trabalho para escrever uma obra como essa.
Fogo & Sangue pode ser descrita como uma obra dentro de uma obra. Tem uma narrativa como a de um livro de "história" sobre a sucessão Targaryen (pelo menos uma parte) escrita por um dos meistres.
Pode até parecer cansativo pelos poucos diálogos no livro, como estava acostumado nos outros livros da série principal. E com vários páginas de descrições de acontecimentos, mas mesmo assim não perdi a atenção que a história requer.
Para quem gosta da série recomendo.

Kardec 12/08/2020

Fantástico
Um livro obrigatório para qualquer fã da obra. E as imagens são perfeitas. Esperando ansiosamente o segundo volume.

Jonh 24/04/2020

Bom para quem quer se aprofundar.
Não é um livro para iniciar nesse universo, leia se você já gosta muito e quer se aprofundar na história dos Sete Reinos e mais especificamente do Reinado e das tramas da Família Targaryen.

É uma série de recortes históricos, alguns bem explicados, sobre todos os reis Targaryen.

Interessante para entender algumas tramas das Crônicas de Gelo e fogo e varios personagens já citados.

Não dei nota maior porque, apesar de surpreendente e misteriosamente George R R Martin conseguir atiçar nossa curiosamente em um livro histérico, não é uma história como estamos acostumados. O viés histórico é bem presente, não dando espaço ao que gostaríamos de saber. Inclusive muita coisa, como de costume, fica sem resposta (pois logicamente os personagens não as têm).

Thaisa 22/12/2020

Fogo e Sangue, os casos de família da casa mais badalada de Westeros.
A escrita de Martin não decepciona, trazendo uma história detalhada e cheia de personagens complexos e abordando o sempre complicado governo de Westeros (se ele não soube qual era o política fiscal de Aragorn, nós não temos dúvida dos desafios do Mestre da Moeda de Jaehaerys e seus sucessores) também conhecemos a árvore genealógica mais complicada de Planetos, desde a queda da antiga Valíria, e como não pode faltar, vemos muito fogo e sangue, do começo da conquista de Aegon I, às intrigas da corte e a dança dos dragões. Esse é um livrão, que dá um nó na sua cabeça com trocentos personagens de nomes parecidos e com um enredo super trabalhado que demonstra o empenho de um ótimo escritor.
Ignorem esse texto e vão ler o livro.😉

Bia Severgnini 02/09/2020

Esperava mais
Apesar de amar o universo de Westeros, acabei não gostando tanto dessa leitura como gostei das demais. Esperava um pouco mais do livro. Pra mim a leitura se arrastou com muitas descrições e poucos diálogos. Sei que a intenção era contar uma história muito longa em somente um livro, mas mesmo assim não me conquistou :(
Mesmo assim confesso que tive momentos especiais durante a leitura ao descobrir acontecimentos e conhecer personagens que sei que foram essenciais para os acontecimentos dos livros principais.
Indico para todos os fãs das Crônicas de Gelo e Fogo, mas deixo o aviso de que pode ser uma leitura cansativa!

Fer 27/12/2018minha estante
Me interessei pelo livro por vários motivos, dentre eles por conta desse trecho. Começo a ler no início de janeiro.

Lilyan 20/03/2020

Fogo e sangue é um livro conta os eventos relacionados à família Targaryen, 300 anos antes da Guerra dos Tronos. Escrito em forma de biografia (como se fosse um livro de história escrito por um meistre), essa primeira parte começa a partir de Aegon Conquistador e vai até o reinado de Aegon III, A desgraça dos Dragões. Então, George R.R Martin ainda vai lançar a segunda parte, assim espero. Mesmo sendo um prequel, recomendo Fogo & Sangue para quem já leu os livros das Crônicas de gelo e fogo, pois aqui ele não se preocupa em explicar as regras do universo ou suas características, apenas foca em contar as intrigas e a dança dos dragões dessa complicada família. Quem conhece a história sabe que os Targaryen têm aquele linnnndo costume de se casarem entre irmãos, primos, tios o que for. ? E ainda todos tem nomes parecidos ou iguais em homenagem à alguém do passado (Só de Aegon teve cinco reis). Então, chega a determinado momento que Fogo & Sangue nos lota de informações, ainda tem algumas divagações e notas de rodapés e um vai e vem de acontecimentos que é bem difícil se lembrar de tudo. Apesar disso, o livro é muito "agradável" e interessante de se ler, principalmente se você for muito fã da série, recomendo mesmo apenas para os fãs.
Dracarys! .

Laiz 10/02/2020

- prequel dos eventos de as crônicas de gelo e fogo, relatando eventos mais emocionantes que a merda da 8ª temporada
- perdição de valíria
- conquista de aegon