Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Debora956 05/01/2021

Casa Targaryen
Último livro da meta de 2020, cuja leitura se iniciou nos últimos dias de dezembro mas só consegui finaliza-lo hoje. Fogo e sangue conta a história da dinastia da casa targaryen 300 anos antes das crônicas de fogo e gelo (game of thrones). Com a chegada de Aegon em westeros, depois da destruição de Valyria, conquistando o trono de ferro, montado em seu dragão Balerion, o terror negro, com suas irmãs-esposas. E assim conta a história de cada acontecimentos, guerras, casamentos, escandalos, traições, nascimentos, mortes, doenças, intrigas, execuções, religiões,  fofocas, alianças, até a maioridade de Aegon III, o azarado que foram citadas rapidamente em game of thrones. A continuação vai ficar para o segundo volume. O livro também tem um resumo dos Reis targaryen, e uma árvore genealógica, que achei um pouco confusa devido aos símbolos usados para representar homem e mulher. Como eu amo histórias, me apaixonei por esse livro, e os desenhos feito pelo ilustrador Doug Wheatley, parecem fotografias. Uma ótimo escolha do desenhista para o livro. Da vontade de sair pintando tudo.

Joao366 08/05/2023

Fogo & Sangue
Eu demorei tanto pra acabar esse livro (4 meses scrr kkk) mas gostei muito da leitura!! Fora que essa edição é muito linda, cheia de ilustrações maravilhosas!!!
Já quero começar dizendo que a Casa Targaryen é minha Casa favorita do universo das crônicas de gelo e fogo, então eu fui com as expectativas altas pra esse livro, e com a série que saiu "recentemente" meu hype foi mais lá em cima ainda.
Assim como outros livros do George esse não foi diferente, é muito bom, a escrita é muito detalhada, o livro é arrastado e denso. Confesso que eu tava esperando algo diferente, o livro tem uma pegada histórica, parece até um documentário, mas mesmo assim eu gostei muito da experiência que tive lendo.
Eu li com muita calma por isso demorei meses pra finalizar, são tantos personagens e tantos acontecimentos que eu tive que prestar muita atenção pra não ficar perdido KKKKK (e mesmo assim talvez eu tenha ficado um pouquinho kk)
Mas enfim, eu super recomendo a leitura pra quem é fã desse universo e fã da melhor Casa de Westeros.

Reccanello 08/05/2022

Décadas depois da destruição de Valyria, e quase 300 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, Aegon e suas irmãs/esposas, Visenya e Rhaenys, tomam o poder, unindo sob o fogo de seus três dragões (Balerion, Vhagar e Meraxes) todos os Sete Reinos de Westeros. A partir desse ponto, o livro nos traz, com detalhamento assombroso, toda a história da Dinastia Targaryen, relatando todos os acontecimentos desde a Conquista até o reinado de Aegon III, o azarado (eventos apenas citados nas Crônicas). Guerras e execuções, casamentos e escândalos, traições e intrigas, nascimentos, doenças e mortes, religiões e alianças, nada escapa à narrativa (nada fluida) do autor, que nos mergulha no fogo e no sangue que marcaram aquela época. Para fãs das Crônicas, que esperam ansiosamente por sua continuação, é um prato cheio, destacando-se as magníficas ilustrações de Doug Wheatley.

EricaRompon 23/02/2022

Dracarys
Fogo & Sangue é um livro do renomado escritor George RR Martin, que antes escreveu as Crônicas de Gelo e Fogo. Neste livro, ele nos apresenta acontecimentos históricos que envolveram a casa Targaryen. Ele nos mostra reis expendidos e reis malditos, dragões poderosos e dragões medíocres, personagens cheios de personalidade e carisma e histórias para lá de sangrentas.
De longe, minha personagem preferida foi a rainha Alysanne, esposa de Jaehaerys I. Inteligente e capaz, ela defendia os direitos dos mais fracos, sendo amada pelo povo e por seu reino. Ela era a maior conselheira do rei Jaehaerys, falando o que era necessário no momento certo, como na página 230: "A primeira noite é uma ofensa contra a Paz do Rei. Uma ofensa não apenas contra a donzela, mas também contra o marido dela... sem contar a esposa do senhor. O que essas senhoras nobres fazem enquanto seus maridos saem para desvirginar donzelas? Elas cosem? Cantam? Rezam? Se fosse comigo, eu talvez rezasse para o senhor meu marido cair do cavalo e quebrar o pescoço quando estivesse voltando para casa."
Eu achei o livro meio corrido, pois é a intenção dele, narrar os acontecimentos acontecidos. Porém, alguns desses acontecimentos eram um tanto entediantes. Mas tenho certeza de que se alguém que leu as Crônicas de Gelo e Fogo e saiu com várias dúvidas, vai gostar desse livro, pois sairá de lá com mais dúvidas ainda.

Mari 20/08/2022

George Martin fofocando
O livro deveria se chamar os babados dos targaryen. Amei. Adoro fofoca. Kkkkk Aguardando o próximo, mas será que terá próximo?

Ica 23/11/2022

Que família
Comecei a ler pra assistir a série House of the Dragon e amei a estória. Já gostava dos Targaryens desde Game of Thrones por causa da Daenerys e ler sobre a Dinastia deles, começando por Aegon O Conquistador, foi demais.

Não há muitos diálogos, pois é como se fosse um meistre contando o que ele leu sobre a família a partir de vários relatos.

Talvez nem todo mundo goste desse tipo de narrativa, mas eu gostei. Fiquei super interessada o tempo todo pra saber o que ia acontecer, e quem ia sentar no Trono de Ferro. A árvore genealógica do final do livro ajuda bastante.

A gente se apega a certos personagens e aos dragões também. Muitos romances, intrigas, fofocas, guerras? adorei!

No final me senti meio perdida, porque acaba de um jeito como se tivesse faltando alguma coisa. Você quer saber mais sobre essa família. Recomendo.

magasparin 10/01/2023

Cativante
Fui ler o livro por causa da série HOTD e, mesmo após várias leituras das obras do Martin, ainda me impressiono com a complexidade do universo que esse homem criou. Todos os personagens, todos mesmo, possuem uma história detalhada e cativante e é incrível a forma com que tudo é encaixado, é uma obra de arte. Eu estava esperando somente a história da Dança, porém os relatos dos outros reis Targaryen foram muito bem vindos. Entendo que por conta da quantidade enorme de detalhes, histórias e personagens a leitura pode ser um pouco cansativa, mas vale a pena com certeza. A única parte que achei mais cansadinha foi a regência do Aegon III, mas não diminui em nada o valor do livro.
Mariana 10/01/2023minha estante
Quero muito ler!! Estou lendo a saga de Gelo e Fogo, e estou apaixonada. Passo horas lendo e parece que estou assistindo a série. Martin é um escritor muito criativo

magasparin 10/01/2023minha estante
Aaa minha saga preferida de longe, pago muito pau pro Martin.

Kalebe 26/11/2021

Esse foi meu primeiro livro do George Martin. Gostei muito da escrita dele, é totalmente diferente do que eu já estava acostumado.
Esse livro é perfeito, ansioso para a adaptação da história.

Lora_Bee 03/11/2022

Livro bom
Não é um livro ruim, e acho que a história que escolheram adaptar é, de fato, a parte mais interessante da obra. Mas, honestamente, as vezes o nível de vulgaridade da obra do Martin incomoda um pouco. As vezes dá pra rir, mas na maioria parece um pouco desnecessário.

Ari Phanie 15/01/2022

Os Targaryen são os maiores, não tem jeito.

Spoilers logo ali...

Ah, eu sou MUITO fangirl de George Martin, então sou suspeita pra falar de qualquer livro envolvendo Westeros, mas vamos lá. Fogo e Sangue é um livro dentro de um livro. Como em O Mundo de Gelo e Fogo a narrativa é feita por um meistre, então temos a sensação de estar lendo um livro de História com transcrições de depoimentos e escritos. No começo, achei que isso não me passaria claramente as personalidades dos milhares de Targaryen e assim eu continuaria a confundi-los, como sempre aconteceu, principalmente porquê vários deles tem os mesmos nomes. Mas eu esqueci que se trata do Martin e ele consegue imprimir tantas características individuais aos seus personagens que fica difícil confundi-los. Pelo menos, os que tem maior foco. Então, acompanhamos a primeira metade da dinastia Targaryen começando com Aegon, o Conquistador e as MARAVILHOSAS Visenya e Rhaenys, e terminando em Aegon III, o mais sofrido dos reis. Como já se esperava de tudo que se sabe sobre os Targaryen desde as Crônicas, essa é uma narrativa cheia de grandiosidade e paixão; é envolvente, cruel, dramática, intensa, e cheia de personagens tão memoráveis que verdadeiramente ganham nosso imaginário e fazem dos Targaryen ainda mais mitológicos e extasiantes. Confesso que depois de Fogo e Sangue, os Targaryen me conquistaram de tal modo que chutaram os Stark do primeiro lugar no meu coração.

Obs: Os meus personagens preferidos foram Visenya (a primeira rainha), Jaehaerys e Alysanne (os melhores rei e rainha da história), Rhaena (irmã dos reis Alysanne e Jaehaerys), Baela (irmã de Aegon III) e Aegon III.

Obs2: Agora sabemos de onde vieram os ovos que se tornaram Drogon, Viserion e Rhaegal.

Obs3: Valíria vive, e Aerea provou isso com sangue. E também, Martin já tá pronto pra escrever Terror. Que episódio horrível!

Obs4: Asaprata não quis ir além da muralha. A dragão já sabia da chegada dos Outros? Taaaaaantas perguntas ficaram sem resposta :/

Obs5: Martin cita um livro chamado "Quando as mulheres governaram: senhoras do pós-guerra" e eu já quero ler esse. Vê se colabora, meu velho.

Ika 25/05/2023

Intrigante, mas frustrante
(Não vou dar spoilers, mas vou citar partes bem específicas do livro)

Intrigante ao mesmo tempo que frustrante. Não consigo descrever de outra forma.

As histórias dos reinados dos Targaryen são contadas na perspectiva de um meistre contemporâneo às mesmas e, por isso, muitos fatos são desconhecidos ou incertos. Isso faz sentido considerando a narrativa escolhida, a de um historiador trabalhando com os documentos à sua disposição.

O problema é que os buracos deixados nas histórias são significativos como, por exemplo, o real motivo pelo qual Dorne permaneceu independente durante a conquista de Aegon I. E aí, isso gera duas perguntas em relação à proposta desse livro: genialidade do Martin ou falta de criatividade? E, vale a pena contar uma história esburacada?

A Dança dos Dragões serviu de base para uma grande produção televisiva, então eu cheguei nessa parte com certa expectativa, ainda que não tenha visto a série. Infelizmente, pra mim, foi a pior parte do livro, pois certos acontecimentos são muito difíceis de acreditar (rebelião no Fosso dos Dragões), principalmente após tomar conhecimento de todo o processo de conquista dos 7 reinos por Aegon I. Afinal, o quão fortes são os dragões? Quão dominantes são em uma guerra? Quão resistentes são a armas humanas? Você lê as primeiras histórias e acha uma coisa, e aí na Dança dos Dragões já não é bem assim.

Dei 4 estrelas porque sou muito fã desse universo e confesso que provavelmente o superestimo por gosto pessoal. Não dei 5 porque os momentos mais decisivos das histórias foram resolvidos de forma porca e pouco convincente. O artifício do "não se sabe por quê, mas foi assim" nesses momentos mais importantes foram uma frustração. O surgimento de lordes de casas menores que nunca ouvi falar que ninguém se importa, também sempre que conveniente, só faz a frustração aumentar.

Martin tem um poder maravilhoso de conquistar com a sua escrita, mas os buracos pesaram. Diante disso, a minha resposta é: não, não vale a pena contar uma história esburacada. Prefiriria muito mais algo parecido com O Cavaleiro dos Sete Reinos, ainda que tivesse mais limitações narrativas.
Juliana 11/06/2023minha estante
Definiu tudo o que senti ao ler o livro e como cheguei nele após ver a série fiquei frustrada de algumas partes tão importantes ou impactantes terem sido contadas como mero caso. Tava esperando mais detalhes de alguns momentos, mas aí você vai lendo e vê que fica por aquilo mesmo que foi resumidamente contado ?

Leonardo 11/05/2020

A Casa do Dragao
Fogo e Sangue é um livro do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R.R. Martin, lançado em 2018. Esse é o primeiro volume, sendo que o segundo ainda não tem data de lançamento.

A história do livro narra a conquista e o reinado da casa Targaryen em Westeros, narrando desde a Conquista de Aegon, cerca de trezentos anos antes do início de As Crônicas de Gelo e Fogo, descrevendo como que foi a campanha de uma forma mais detalhada do que foi narrado em O Mundo de Gelo e Fogo, e falando um pouco sobre o reinado dos reis posteriores a Aegon. O autor desse livro dentro do universo da saga é o arquimeistre Gylgayn, autor de diversas outros obras, presente em outros livros da saga, como O Mundo de Gelo e Fogo.

Uma história muito importante dessa saga também é narrada aqui, que no caso é a Dança dos Dragões, uma guerra civil entre os Targaryens que dividiu o reino em dois, deixando diversas marcas nos habitantes de Westeros, e mesmo depois de muitos anos do fim da guerra, ainda era um assunto perigoso de ser comentado.

É um livro com muitas informações interessantes da saga, muitas delas que foram de extrema importância para a trama de fundo de As Crônicas de Gelo e Fogo, e também ha diversas ilustrações. A leitura é um pouco mais pesada do que os livros da saga principal, pois ele é escrito em formato de um livro de história, mas é essencial para aqueles que querem se aprofundar nesse incrível universo da saga

Raphael Feijó 03/10/2022

Melhor que GOT
Ao melhor estilo GoT, porém a história te prende, te faz realmente torcer para que o circo pegue fogo e mostra ter dragões nem sempre é uma boa ideia.

Lucas Meneezes 05/06/2023

Fogo e Sangue!
Fogo e Sangue narra a história da casa Targaryen a luta da casa para se manter no trono de Ferro. Uma leitura que demanda bastante atenção, pois a trama é repleta de personagens. Uma leitura bem satisfatória até a Dança dos dragões, o ponto alto da narrativa. Após esses eventos o livro fica sem um rumo, a história passa a não te cativar mais tanto. Apesar de deixar um pouco a desejar no final é uma leitura que é essencial para quem ama o universo de George R. R. Martin.

Eclipsenamadrugada 29/03/2021

Dragões
É o prelúdio da história, guerra dos tronos.
Assim como a guerra dos tronos, esse livro
que George R.R. Martin pôs no papel, é
também na minha opinião uma obra de arte,
Adorei tê-lo lido.