Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Lizandra.Mirelle 24/01/2024

Da conquista de Aegon I até o ínicio do reinado de Aegon III
Lendo pela segunda vez esse livro, me impressiono muito com a engenhosidade de George R.R. Martin em ter criado um universo tão glorioso como os setes reinos.
Fogo e Sangue narra a tragétoria da casa Targaryen, que em seu primeiro volume, somos transportados para a chegada de Aegon I em Westeros, com suas esposas-irmãs, onde a glória da casa foi imensa durante até o reinado de Jaehaerys I, mais conhecido como Velho Rei e destaco que o melhor rei que Westeros já teve e a partir do seu neto Viserys ! começou a ruina da casa e as mortes dos dragoões.
É um leitura muito densa, marcada por muitos acontecimentos, personagens e guerras. Não é uma leitura que você faça de forma rápida, porém a escrita te prende e você se ver envolvida nesse mundo tão glorioso.

Bia Severgnini 02/09/2020

Esperava mais
Apesar de amar o universo de Westeros, acabei não gostando tanto dessa leitura como gostei das demais. Esperava um pouco mais do livro. Pra mim a leitura se arrastou com muitas descrições e poucos diálogos. Sei que a intenção era contar uma história muito longa em somente um livro, mas mesmo assim não me conquistou :(
Mesmo assim confesso que tive momentos especiais durante a leitura ao descobrir acontecimentos e conhecer personagens que sei que foram essenciais para os acontecimentos dos livros principais.
Indico para todos os fãs das Crônicas de Gelo e Fogo, mas deixo o aviso de que pode ser uma leitura cansativa!

Rapha 26/01/2024

300 anos antes de A Guerra dos tronos, dragões governavam
Admito que esta leitura aqui foi bem mais chata do que os outros livros da série. A perspectiva de um livro novo dentro do mesmo universo me animou muito, mas admito que a leitura é lenta. Por se tratar de uma coleção de fatos e datas e nomes e eventos, as bocejadas foram fortes em vários momentos.

Ainda assim, a escrita é fluída o bastante para o autor reconstruir a história da dinastia em que os irmãos casavam entre si. De maneira cronológica, começamos seguindo as campanhas de Aegon e suas irmãs Visenya e Rhaenys, exímias e habilidosas sobre seus dragões. Tendo percorrido Westeros nos dois anos seguintes ao desembarque da família, eles se consolidam como soberanos, tendo alianças com várias casas cujos nomes conhecemos bem, com os Baratheon e os Tully. O livro vai de Aegon I ao inicio de Aegon III, os outros monarcas ficarão para o próximo volume, que sabe-se lá quando podem chegar.

Leeth 23/03/2023

Começa maravilhoso e termina fraco
O livro começa muito bom introduz bem os personagens, tem histórias que prendem sua atenção. Porém quando passa da metade do livro, e que chegam os personagens que foram ao ar no seriado (HOTD), os personagens são apresentados com muita pressa, e as histórias começam a ir de muito boas para fins de personagens/dragões fracos e revoltantes. E então finaliza-se ele com uma história fraca para o padrão do escritor. Porém foi uma boa leitura. Aguardemos a continuação.

Jonh 24/04/2020

Bom para quem quer se aprofundar.
Não é um livro para iniciar nesse universo, leia se você já gosta muito e quer se aprofundar na história dos Sete Reinos e mais especificamente do Reinado e das tramas da Família Targaryen.

É uma série de recortes históricos, alguns bem explicados, sobre todos os reis Targaryen.

Interessante para entender algumas tramas das Crônicas de Gelo e fogo e varios personagens já citados.

Não dei nota maior porque, apesar de surpreendente e misteriosamente George R R Martin conseguir atiçar nossa curiosamente em um livro histérico, não é uma história como estamos acostumados. O viés histórico é bem presente, não dando espaço ao que gostaríamos de saber. Inclusive muita coisa, como de costume, fica sem resposta (pois logicamente os personagens não as têm).

Guilherme Dehon 20/02/2022

Interessante...
Uma obra muito interessante sobre a dinastia Targaryen, escrita pelo Arquimeistre Gyldayn, que descreve com riqueza de detalhes, o reinado de Aegon I até Aegon III...

O livro é muito bem escrito, bem amarrado, um tanto moroso, mas de leitura fluída.

As ilustrações deram um destaque muito bacana ao contexto da obra.

Quem já conhece as outras obras de George R. R. Martin, pode matar saudades de Westeros, as tramas mirabolantes, armações, guerras, dragões, festejos, pompa, declínio... Inverno!

Gostei muito da obra, me surpreendeu pois achei que a narrativa seria mas parecida com dos demais livros, porém foi uma boa surpresa... Recomendo.

ferngeov 05/04/2023

Cansativo
Fogo & Sangue é pura história de linhagens, tem que gostar MESMO do universo se não fica super difícil de ler. Mesmo gostando me senti perdida muitas vezes e não gostei tanto do final. Demorei bastante pra ler e me deu várias ressacas literárias.

ch4nbhng 16/07/2023

Fogo e Sangue é uma leitura com diversos altos e baixos, o que até mesmo pode ser entendido pois além de ser uma história contada a partir de relatos de septões, retrata mais de 100 anos de governo da dinastia Targaryen.
Os pontos mais altos da leitura definitivamente devem ser a conquista de Aegon I, o reinado de Maegor e as lutas que foram travadas no período e definitivamente a Dança dos Dragões, com os conflitos dos verdes e dos pretos.
De certa forma, quando se chega ao final do livro após a Dança a leitura acaba por se tornar entediante e difícil, talvez por retratar um período de "paz" em comparação com os acontecimentos anteriores.

flowersndreams 28/10/2023

Grandioso, como apenas a Dança dos Dragões poderia ser
O livro é um relato histórico, de parte do reinado Targaryen, feito por um estudioso arquimeistre da Cidadela de Vila Velha. Como tudo que já li do George, o livro foi muito bem escrito e, mesmo que às vezes a leitura fique lenta, vale totalmente a pena.

O autor conseguiu fazer esse estilo de escrita (como um livro de história) ser surpreendente. Eu ri, fiquei surpresa e interessada enquanto lia a história dos grandiosos Targaryen.

Acho injusto ler esperando uma narrativa similar aos outros livros, considerando que são estilos de escrita diferentes. Se você é fã, essa leitura é obrigatória.

"Depois a tempestade desabou e os dragões dançaram." (p. 330)
flowersndreams 28/10/2023minha estante
Apelo final: Publica logo esses livros. Nunca te pedi nada ?

Gustavo 16/08/2021

O início de tudo
Esse livro conta como os Targaryen chegaram a Westeros e começaram o reinado de conquistas e intrigas.
A história é boa mas um pouco cansativa. As crônicas são um emaranhado de fofocas.
Os livros das crônicas de gelo e fogo são muito melhores, personagens mais fortes e histórias mais ricas.
Vale a pena pra saber como tudo começou.. mas não leria novamente.

Jack 11/09/2022

Incrivelmente bom
Sou suspeito a falar sobre essa saga, mas que livro bom meus amigos!!
Adiei muito para ler esse livro por medo de ser chato, mas me enganei legal, e definitivamente esse autor virou um dos meus favoritos.
Fogo e Sangue relata a história da dinastia Targaryen, confesso que não tinha afeição por essa Casa, mas que ao ler Fogo e Sangue me apaixonei pelos personagens e pelo seu poder, que são os dragões.

Mayra 24/01/2023

Fogo e sangue conta a história dos sete reinos antes da guerra dos tronos e foi o máximo essa experiência de leitura, pois pude , ver o quanto todas tramas dos sete reinos , vem desde sempre , cada casa e suas histórias, se repetem ao longo dos anos.

A casa Targaryen é sem sombra de dúvidas uma das casas mais queridas e temidas dos sete reinos.

Meu primeiro contato com a casa foi através da dona da minha vida Daenerys Targaryen, em GOT , onde me apaixonei, e foi uma experiência incrível ler a história tão antiga dessa casa e dos antepassados da minha eterna rainha.

Toda beleza da história desde a antiga Valíria , e do poder dos dragões, é maravilhoso demais.

Vemos que a casa Targaryen, tem desde os seus primordiais dias, tem membros de personalidade forte , e de uma beleza implacável.

Claro que tenho meus preferidos e odiados , e toda trama é perfeita, o desenrolar da história nos leva a presenciar todo aquele jogo pelo poder dos sete reinos , muitos fatos nessa disputa nos revoltam , e vemos que mesmo passando tempos e tempos o poder é tudo que se almeja nos sete reinos.

A história desde o Aegon o conquistador, até o reinado de Aegon III , Que foi gerado por dois dos meus favoritos, é perfeita.

Isis Michele 26/02/2023

Ótima história dos Targaryen em Westeros
O livro tem altos e baixos, mas em geral é uma leitura muito boa. Muito legal percorrer a história dos Reis e rainhas Targaryen, de Aegon, o conquistador, até Aegon III, passando pela Dança dos Dragões.

Maria Viviane 31/01/2023

Finalmente!!!
Meu Deus do céu, eu realmente perdi o hábito de ler livros físicos, passei exatos um mês para terminar esse livro, sendo que já li 3 em PDF kkkkk. Enfim, vamos lá, eu senti muita dificuldade com a escrita, foi o meu primeiro contato com o autor (nos livros, porque já assisti GOT e HOTD), as séries são incríveis, sou apaixonada, mas o livro é cansativo, não consegui saber quem é a maioria dos personagens kkkkk, me empolguei mesmo pra saber da história de Rhaenyra, mas depois que passou foi só ladeira.... O livro praticamente não tem diálogos, achei horrível isso affs, 98% só livro é só narração e 2% diálogo, e não é resenha, nunca li algo assim, fora que são tantos personagens que eu já estava louca kkkkkk, quem era Viviane, só lia livros físicos, aí depois de Raquel com os PDF me colocou no mal caminho.
Angelucia.Souza 01/02/2023minha estante
Que venha acotar