Encontro de Marés

Encontro de Marés Manuela Marques Tchoe

Resenhas - Encontro de Marés

Retipatia 05/04/2020

Um encontro inesquecível!
A leitura contém temas sensíveis, como violência e prostituição infantil.

Uma história entremeada como partes de uma colcha de retalhos, que transita através de anos, personagens e diferentes lugares do mundo para alinhavar as vidas que surgem como sopros da maré, prestes a virar a qualquer tempo.
A escrita da Manuela Marques Tchoe já havia me encantado quando li seu livro de contos chamando Ventos Nômades, que traz um misto de realidade e fantasia a cada conto, me fazendo viajar para os mais diversos cantos do globo em pontes que atravessam o oceano.
Agora, em Encontro de Marés, um romance com força oceânica, temos uma história arrebatadora, numa narrativa que mistura a primeira e terceira pessoas, sem perder o tom, mantendo o interesse forte e a necessidade de desbravar as cidades brasileiras, intensa.
No livro, iremos ter vislumbres de diferentes Brasis e de um povo que se mistura de norte a sul, vivendo entre as mazelas e a beleza com o fulgor que só se encontra nessa pátria.
Ao jogarmos os búzios, encontramos de um lado, em Salvador, a jovem Rosa, estudante cheia de sonhos que vive na casa humilde com sua avó Dalva que faz as vezes de mãe. Os dias pacatos de conversas entre avó e neta sob a janela de casa vendo gente que passa na rua, entretanto, estão contados. Benedito, pai de Rosa, surge como uma tempestade em suas vidas, raptando Rosa. A vida de ambas acabara de ter o curso do destino alterado por uma faca que rasga cada pedaço de futuro.
Viajando pelo tempo, conhecemos Mariana. Uma jovem que se vê obrigada a vir ao Brasil em virtude de seu trabalho na instituição alemã que ajuda crianças carentes das favelas do Rio de Janeiro. Apesar do seu desagrado, o visita se mostra não apenas uma porta para seu passado, mas também, para conhecer um Brasil que vai além dos tiroteios nas ruelas das comunidades e que se estende para a beleza da água salgada do mar.
Seguimos mais um pouco e conhecermos Teresa, mulher batalhadora que sofre com o crescimento de sua filha Janaína, que deseja experimentar a vida nos quatro cantos do mundo, enquanto cozinha beijus para o seu novo empreendimento.
São várias mulheres, com histórias a princípio, completamente sem ligação, mas que vão sendo entrelaçadas a medida que avançamos as páginas. E, quando os búzios caem sobre a mesa, descobrimos que, talvez, os Orixás tenham mesmo todas as respostas que procuramos, mas também que precisamos estar preparadas para recebe-las.
Interligando todos os acontecimentos, sem ordem cronológica, mas de modo algum dificultando a compreensão, a autora narra temas fortes, em especial, acerca da prostituição infantil no Brasil. A maldade, a ganância, todos motores para uma rede de crime que se fortalece no silêncio da impunidade. As personagens da história, sem exceção, irão ver os diversos lados do que compõe a prostituição infantil. Irão lutar, todas elas, para se ver livre do que não lhes fora escrito pelo destino, mas moldado por interesses escusos e sujos daqueles que as veem como nada menos que pedaços de carne, máquinas de produzir dinheiro.
Um tema forte, mas que precisa de debate. Como a autora destaca em nota no fim do livro, o tema é muitas vezes esquecido e colocado sob panos quentes. Sabemos de sua existência, de suas várias formas, mas o silêncio, tanto do poder quanto da mídia, mostra o quanto ainda se precisa avançar em políticas de proteção à criança e combate ao crime.
As mulheres são a força motriz de Encontro de Marés. São elas, na verdade, que fazem o rumo das águas bem mais que as fases da lua ou horas do dia. Elas moldam seu futuro na incerteza buscando que as mazelas de hoje não sejam perpetuadas. De Rosa à Mariana, de Teresa à Janaína. De Dalva à Ulla. De Gracinha à Clarissa. De Luísa a Iolanda. Mulheres que marcam a história com suas próprias histórias. Que mostram que criam a maré de seus próprios oceanos. Não há uma ou outra que seja perfeita, longe disso. São humanas e por isso cravam a realidade numa história que poderíamos ter vivido ou ouvido falar.
Encontro de Marés ainda é um salve para a cultura brasileira, para seu povo, em especial para a cultura baiana, trazendo muito dos ensinamentos sobre os Orixás, especialmente sobre a rainha dos mares Iemanjá. A narrativa é vívida, pulsa sobre a música, os lugares e a cultura, casando perfeitamente com a história que se quer contar, seja sob os olhos de um estrangeiro, seja sob os olhos daqueles que nasceram e vivem nessa terra.
Uma leitura inspiradora e inquietante. Um encontro de águas, de vidas, de passado-presente-futuro. Um encontro de gerações. Um Encontro de Marés.

site: http://retipatia.com/2020/03/26/encontro-de-mares-manuela-marques-tchoe/

Clarice.Beleza 29/09/2021

Adeus Benetito, Rosa, Dalva e Mariana
Confesso que esse livro me deixou pra baixo, não consegui ler numa sentada. Pensar que a prostituição infantil está aí e que ainda vivemos numa sociedade em que muitos homens acreditam poder fazer o que quiserem com as mulheres, torna a leitura ainda mais pesada. Indepentemente da história triste o livro é bom de ser lido. A maneira como a narrativa é construída nos instiga a ir até o final.

ritita 31/08/2020

òtimo
Onde estavam escondidos este livro e esta autora brasileira? Ah, ela está mora em Munique, mas bora lá!

A narrativa nua e hipermegaultra crua sobre aliciamento de crianças, sim, meninas novinhas à prostituição em Salvador. A história de Rosa é fictícia, o desencadeamento possivelmente não.

Benedito, o pai de Rosa é um demônio em forma de homem. Depravado moralmente, violento - o próprio psicopata.

A história é visceral, crua e violenta, em nenhum momento a autora romantiza o que jamais deve sê-lo.

Apesar disto, abranda um pouco quando fala das belezas de Salvador e da Chapada dos Guimarães. e de Munique - uia, ela conhece a sorveteria da Ribeira e o lago Stanberg!

Infelizmente, quem conhece o nordeste já viu meninas/crianças fazendo trottoir pelas ruas. Sabe-se lá se não estão sendo aliciadas por adultos? De cortar o coração, como mostra a autora.

O livro é forte, cruel, doído, mas real, e não, não tem final feliz.

Flavio Herculano 25/01/2021

Encontro de marés trás temáticas necessárias para o nosso atual cenário como miséria, religião e prostituição infantil, sendo então um livro sensível que poder gerar alguns gatilhos no leitor.
Mariana, Rosa e Teresa vivem em cidades diferentes, porém tem sua história entrelaçada por uma força do destino. Mariana é da Alemanha e vem ao Brasil para analisar uma ONG que a empresa que trabalha ajuda. Teresa mora em Minas Gerais, é uma mãe protetora que agora vê sua filha querendo estudar em outra cidade e Rosa é uma criança da Bahia que é raptada pelo próprio pai.
Embora em alguns momentos certas situações tenham ficado um pouco confusa para mim, Manuela narra a história das 3 com muito detalhe o que muitas vezes pode acabar gerando um certo desconforto, algo que me atrai muito devido a sensação de imaginar e sentir o que aquele personagem passa e assim entrar cada vez mais na história.

willianrassis 28/11/2021

Confuso no início, mas eletrizante no final
Certo dia, essa recomendação apareceu no meu tik tok e logo me interessei pelo título e pela capa, divinos! Confesso que achei o início confuso e parado, por apresentar três focos narrativos ao mesmo tempo, mas, é incrível a maneira como a autora consegue envolver eles sem causar estranheza. Confesso que, ao final do livro, consegui me emocionar. É um livro super necessário por expor o quão nojento é o mercado dos bordéis nas grandes cidades que envolve tráfico de menores.

Inspirações Literárias 26/10/2020

Precisamos falar sobre a exploração sexual infanto-juvenil
ESSE LIVRO CONTÉM GATILHOS DE MÚLTIPLAS VIOLÊNCIAS.

Uma história extremamente necessária.

Retira do silêncio a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes sob a temática intrafamiliar e social.

O Brasil possui estatísticas alarmantes nacionais e internacionais sobre a exploração sexual infantil no território nacional e na internet. Logo, é preciso quebrar a rede de silêncio sobre o tema.

Parabéns a autora pela coragem de nos trazer essa história.

O LIVRO PRECISA DE UMA REVISÃO ORTOGRÁFICA E SEMÂNTICA URGENTE!

Quennick 25/03/2021

Blog Eureka Mundo
Nesse livro vamos conhecer duas mulheres, que eu já digo são fortes. Rosa, uma jovem que vê sua vida completamente mudada quando seu pai a rapta e Mariana, uma moça adotada que viaja uma missão humanitária no Brasil. Suas vidas são conectadas por diversas maneiras e diversos motivo. A história dessas duas mulheres são contadas em tempos e relatos diferentes, Rosa nos é apresentada em 1980, em meio aos horrores do trafego sexual de crianças, Mariana já estar situada na atualidade em que nos encontramos.

Uma obra forte, repleta de realidade e muito aprendizado. Nesse livro encontraremos a realidade brasileira escarada, com toda a sua miscigenação, diferenças e mazelas. Foi a primeira vez que vi um livro que usasse a realidade brasileira como palco para desenvolver uma trama, com direito a personagens que podem ser nossos amigos, vizinhos e até parentes que enfrentam problemas como qualquer um de nós nessa sociedade. Algo que posso dizer que não apenas no ensina mas demonstra o quanto precisamos estar sensíveis ao próximo.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/03/encontro-de-mares.html
NARA DIAS 02/04/2021minha estante
Alguma das protagonistas são negras? Pela capa pensei...

Luciano Otaciano 12/08/2021

Livro maravilhoso!
Aqui vamos conhecer Mariana, Teresa e Rosa, três mulheres apresentadas em momentos diferentes, que carregam consigo muita coisa em comum, passaram por situações que nunca serão apagadas de suas vidas. Mariana é uma jovem que saiu da Alemanha para voltar ao seu país de origem, um lugar que ela não gostaria de pisar jamais, pois as lembranças que ela trazia a machucava muito e não tinha como fugir. Já Teresa é casada com Augusto, juntos eles têm um casal de gêmeos Rodrigo e Janaína, mas quando sua filha resolve estudar Jornalismo em São Paulo, isso acaba balançando bastante a família, trazendo junto alguns problemas. Nossa última personagem é Rosa, foi criada por sua avó paterna, diria que o momento mais difícil de sua vida foi quando seu pai retornou depois de doze anos, ele acabou a levando para a prostituição e vendeu a sua virgindade, quando Rosa engravidou acabou percebendo que precisava fugir daquela vida para salvar seu filho. O que será que o destino reservou para elas? Mais sofrimento?
Em uma história contagiante, Manuela nos leva de uma forma triste a conhecer a vida dessas três personagens que vão te fazer chorar do início ao fim, são histórias trágicas que nos faz refletir melhor sobre tudo ao nosso redor, em um mundo onde existe tantas regras e leis ainda é possível encontrar pessoas que tem suas identidades roubadas pelo mundo dos crimes. Apesar de ser apenas um livro, se enxergarmos melhor percebemos que isso acontece muito ao nosso redor e que temos que abrir nossos olhos, para ajudar essas mulheres que estão em um beco sem saída.
Manuela Marques conseguiu trazer em ENCONTRO DE MARÉS uma história marcante que realmente toca as pessoas profundamente. Autora conseguiu com maestria trazer um assunto tão importante, mais pouco abordado entre as pessoas nos dias de hoje. A escrita de Manuela Marques é outro ponto que precisa ser destacado, uma vez que, sua escrita é altamente envolvente e fluida. Recomendo demais! Em resumo, ENCONTRO DE MARÉS possui um enredo muito bem elaborado, um livro construído com maestria, tornando a leitura contagiante e reflexiva. Uma obra primorosa sem dúvida. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Cristiéle Martins 05/07/2021

Intensidade
*GATILHO DE ESTUPRO*
Acabei de finalizar a leitura e estou sem palavras. É um livro muito forte, intenso, toca na gente de "n" formas. Muito bem escrito, construído de forma a prender o leitor e nos faz sentir cada pedacinho dessa história. Recomendo muito essa leitura, mas é importante saber o gatilhos que ela tem.

Dani 21/05/2021

Forte
Um livro pra te fazer pensar.
Eu não tenho palavras pra descrever o quão bom foi conhecer essa história e triste também por saber que a parte da prostituição infantil ainda é muito presente no nosso país.
Um livro super necessário, muito bem escrito e que te emociona.
"As vezes precisamos sair de casa para conhecermos nossa própria identidade."

Filósofo dos Livros 30/07/2023

ENCONTRO DE MARÉS: UMA JORNADA ENVOLVENTE PELAS VIDAS ENTRELAÇADAS DE TRÊS MULHERES FORTES
Olá, Amigos Filósofos Literários!!!

Hoje, quero compartilhar com vocês uma experiência literária cativante e emocionante em "ENCONTRO DE MARÉS", a obra impressionante da talentosa @manuela.tchoe.autora, publicada pela renomada @editorapendragon.

Neste livro, somos apresentados a três mulheres notáveis: Mariana, Teresa e Rosa. Cada uma delas tem sua própria história, mas o destino as conecta de maneiras profundas e inesperadas. Mariana, ao retornar relutantemente ao seu país de origem, confronta memórias dolorosas que a perseguem implacavelmente. Já Teresa, casada com Augusto e mãe de gêmeos, enfrenta um momento delicado quando sua filha decide buscar seus sonhos em São Paulo, desafiando os laços familiares. Enquanto isso, Rosa, criada por sua avó, vive uma reviravolta devastadora com o retorno de seu pai após longos anos, expondo-a a um mundo cruel de exploração e prostituição.

Sob a perspectiva de Manuela Marques Tchoe, essas trajetórias ganham vida de forma contagiante. O leitor é conduzido por uma narrativa triste e ao mesmo tempo inspiradora, capaz de despertar emoções genuínas do início ao fim. As histórias trágicas das personagens nos levam a refletir sobre a sociedade ao nosso redor, onde, mesmo em um mundo de regras e leis, ainda há quem tenha sua identidade roubada pelo universo cruel dos crimes.

A autora, Manuela Marques Tchoe, habilmente dá vida a essas trajetórias de forma envolvente, nos prendendo a cada página com uma narrativa comovente. Suas palavras têm o poder de nos transportar para o mundo interior das protagonistas, fazendo-nos sentir suas alegrias, angústias e esperanças. Além disso, as histórias trágicas e profundas das três mulheres nos fazem refletir sobre questões sociais importantes, como as adversidades enfrentadas por indivíduos em um mundo que, muitas vezes, não oferece justiça e proteção adequadas. A obra nos convida a olhar além de nós mesmos e a perceber a importância de estender auxílio a quem enfrenta situações desesperadoras.

Diante dessa experiência literária rica e envolvente, não tenho dúvidas em avaliar "ENCONTRO DE MARÉS" com 5 estrelas. A autora nos presenteia com uma narrativa poderosa que nos toca profundamente, despertando emoções autênticas e nos deixando com um sentimento de esperança e superação ao final da história.

Portanto, se você busca uma leitura que mexa com suas emoções e toque sua alma, "ENCONTRO DE MARÉS" é o livro ideal para você. Prepare-se para uma jornada inesquecível, repleta de superação e esperança.

Não perca mais tempo! Emocione-se com essa história poderosa! Adquira agora mesmo "ENCONTRO DE MARÉS" e deixe-se envolver por essa jornada transformadora de vida e coragem.

site: https://www.youtube.com/@FilosofodosLivros

Leila 06/11/2019

Enredo Lindíssimo e Riqueza de Temas
A vida é uma loteria, uns tem tanto, outros tão pouco, e quanto mais a gente vive, mais vemos que a vida não tem sentido. Então, meu bem, são os momentos que importam, são esses que dão um pouco de sentido à nossa vida.
[Citação Capítulo 37]

Rosa e Mariana são mulheres fortes, admiráveis, que tiveram uma trajetória bastante difícil, cheia de encontros e desencontros. Suas histórias têm início na década de 1980 e vão alternando passado e presente conforme conhecemos todo o drama envolvendo essas baianas que me conquistaram desde a primeira página.

Os capítulos que nos apresentam uma Rosa ainda criança, narrados em primeira pessoa, trazem a infeliz realidade de muitas mulheres e meninas, vítimas da exploração sexual. Para mim, os momentos mais perturbadores da leitura. Entretanto, apesar de trazerem grande carga emocional, são capítulos que nos mostram a força e a luta de uma jovem pela sobrevivência com dignidade.

Mariana também não teve uma infância nada fácil e o destino acabou separando-a de sua mãe ainda muito nova. Por sorte, foi adotada por uma família alemã e, embora tenha tido uma vida cheia de amor e não sofrer privações, uma mágoa do passado a impede de viver plenamente.

O que mais me apaixonou nesta trama foi a riqueza de temas que a autora traz dentro da história dessas mulheres incríveis. Temas atuais, importantes, além de críticas sociais bastante pertinentes. Além de abordar a exploração sexual de mulheres e meninas, Encontro de Marés nos fala sobre maternidade, família, choque de culturas, a situação da população que vive nas favelas, o descaso das autoridades, a existência de instituições que trabalham em prol de pessoas que vivem constantemente em vulnerabilidade social, entre outras coisas.

A trama, embora ambientada especialmente em Salvador, perpassa em diversos lugares do nosso Brasil e, também, na Alemanha, onde a Manu reside atualmente. A autora traz de maneira muito bela a riqueza da nossa cultura, desde os lugares, pontos turísticos e a culinária, até o vocabulário e o sotaque de quem vive naquele determinado local. Ela descreve lindamente cada aspecto da nossa diversidade, agregando valor a algo que nem sempre paramos para observar e admirar.

Outra coisa que a autora aborda é a questão da religiosidade, algo tão presente na vida dos brasileiros. O enfoque é em torno das religiões de matriz africana, considerando a naturalidade das protagonistas. Na Bahia essas religiões são muito praticadas e, geralmente, sofrem com a intolerância gerada pelo preconceito e racismo, então achei muito bacana ela trazer a beleza da fé de quem faz parte desse universo.

Indico sua leitura com todo meu coração. Que livro, minha gente!

Carol Botelho @livrearbooks 13/01/2020

Sabe aquele livro que te dá um choque de realidade?
Em Encontro de Marés acompanhamos três histórias, onde duas se passam no tempo atual e uma no passado. ?????????????????????????????
No tempo atual temos Mariana, uma jovem que vive na Alemanha e que roda o mundo pela empresa que trabalha, e que está no Brasil para ajudar um projeto em uma das favelas do Rio de Janeiro porém, ela carrega um rancor muito forte pelo país. Também temos Teresa, um mulher forte que ama sua família, só que é protetora além dos limites com os filhos. ?????????????????????????????
Já no passado temos a crueldade que se passa com Rosa, uma garotinha de apenas 12 anos que é sequestrada pelo próprio pai, presa em um bordel e obrigada a se vender para turistas. ?????????????????????????????
Vidas diferentes? Pois, mal sabem elas o que o destino preparou e que mesmo com tanta angústia, sofrimento e medo, o amor e a esperança sempre prevalecem. ?????????????????????????????
Em meio as belezas, músicas (cada título de capítulo é uma música e isso achei incrível??), comidas típicas de cada cidade ambientada que Manu nos mostra e nos faz visitar indiretamente, ela abre nossos olhos para a pobreza, violência e o ponto forte do livro, a prostituição infantil.

Manu fez um livro que retrata maternidade, crítica social, mulheres e cultura. Uma história que nos prende, alerta, toca e nos emociona.
? Beijos de luz pessoas.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 09/05/2020

Durante a leitura vamos acompanhar três momentos diferentes:
Mariana acha q está revivendo os seus piores pesadelos... Retornar ao Brasil, o país q nasceu e viveu até os 7 anos e q só trás más lembranças. Depois de anos vivendo em Munique após ter sido adotada, ela trabalha na KDW, uma organização não governamental e precisa visitar a sede da favela da Rocinha no Rio. Porém, voltar ao Brasil a faz ter varias lembranças q preferia esquecer, mas parece q finalmente chegou a hora de saber sobre a sua história.
Tereza é uma baiana q construiu a vida em Ouro Preto. Ela está inaugurando seu novo restaurante e ter a sua família junto de si é o q mais importa, porém se vê desesperada quando a filha Janaína resolve q quer fazer faculdade de Jornalismo em São Paulo.
E Rosa q com 12 anos, morando com a avó Dalva e se dedicando aos estudos, vê a sua vida transformada em pesadelo quando o pai Benedito ressurge e resolve levá-la forçadamente p/ inicia-la na prostituição.
Essas 3 histórias vão se entrelaçando e levando a um desfecho emocionante.

Não é uma leitura leve, o tema de prostituição infantil deixa a gente de coração apertado e a violência contra a mulher tb. Benedito é um personagem q te deixa com asco, raiva, indignação e tudo mais, mas não é só isso q o livro trás!
Temos perdão, superação, relação mãe e filha, religião (o candomblé muito bem escrito) e tudo isso de uma forma muito real, cheia de gírias de cada lugar do país o q faz deixar um leitura fluída onde todos vão se identificar.
Uma história q emociona, mas dói no peito em saber q é a realidade de muitas crianças q vivem nesse mundão afora.
Recomendo muito a leitura!