Teoria Queer. Um Aprendizado Pelas Diferenças

Teoria Queer. Um Aprendizado Pelas Diferenças Richard Miskolci

Resenhas -

Sodebayashi 20/10/2023

Curto e introdutório
Curto e introdutório. O autor faz uma distinção intrigante entre os conceitos de diversidade e diferença, este último lembrando a vertente agônica da democracia radical (i.e. a defesa do conflito e da divergência enquanto condição sine qua non da democracia, e a rejeição de uma ideia pedestre e ingênua de convívio harmônico das diversidades, de "cada um feliz no seu quadrado"). A parte sobre educação é dispensável para quem por ela não se interessa, mas a exploração de conceitos como abjeção, heterossexualidade compulsória, heteronormatividade e queer/homossexual se mostra muito bem vinda.

(Miskolci adora usar a palavra "afeito", né...)

Raquel Marina 13/09/2022

Um livro excelente para a introdução sobre os estudos de gênero na educação. Leitura fluída sem tratar o tema de forma rasa. Nas notas aponta outras leituras que podem ampliar a perspectivas sobre o tema. Recomendo.

Mateus.Cayres 03/07/2020

Introdutório à Teoria Queer
O livro é excelente para quem quer se introduzir à Teoria Queer ou a quem quer ser provocado a aplicá-la na formas de se educar. A Teoria Queer, como diria Helena Vieira, quer desempoderar o poder. Assim, entendê-la é imprescindível na luta pela dissolução das forças de poder normalizadoras.