A História do Universo para Quem Tem Pressa

A História do Universo para Quem Tem Pressa Colin Stuart

Resenhas - A História do Universo para Quem Tem Pressa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thiago468 12/04/2024

Livro maravilhoso, pegou a história da astronomia desde o começo até os dias atuais teorias e tudo e o melhor de tudo é que de forma altamente didática !!!

°Patt~Siilva° 01/04/2024

Embora seja "para quem tem pressa", explora vários tópicos
Embora os títulos desta coleção, sejam "para quem tem pressa" (o que não é meu caso, mas gostei da opção de ser audiobook), o livro aborda vários tópidos, de maneira concisa, de fácil compreensão, mas de modo algum de forma superficial.

Vale a leitura (escuta).

Erick Simões 27/01/2024

É muito bom
Os livros dessa coleção "Para quem tem pressa", são todos muitos bons para introdução dos estudos sobre os assuntos que aborda. Obviamente por serem livros curtos não conseguem aprofundar em todos os temas, mas serve como um guia/sumário de temas para estudo na área determinada.
A mesma coisa acontece nesse do universo, diversas coisas nele nunca ouvi falar e tenho certeza que a explicação não foi a mais profunda e melhor possível, mas com certeza me deu uma noção bem ampla do quão complexa é a história do universo, e também os temas que deveria pesquisar caso quisesse aprofundar meus estudos nesse tema.
Eu recomendo.

@Caroline 22/01/2024

"Contemplar as estrelas sempre me faz sonhar." Vincent van Gogh (1888)"

Que leitura maravilhosa. O livro promete e cumpre! Em pouco mais de 200 páginas, nos conta a história do universo, com uma explicação leve e didática, e também algumas imagens. E, apesar de ser sucinto, não é tão superficial assim.

O livro também aborda brevemente a história e feitos de alguns dos cientistas mais importantes para a ciência e seu desenvolvimento:

"Albert Einstein: Suas descobertas foram simplesmente espetaculares, considerando o fato de que ele era um intelectual desconhecido nos círculos acadêmicos e científicos da época e trabalhava como um simples técnico examinador de patentes em Berna, na Suíça."

Algumas curiosidades muuuuuito bacanas, como:

"[...] água tenha sido adicionada ao planeta mais tarde. Mas... De onde ela veio? Ela pode ter sido gerada nas profundezas abaixo da crosta, no manto. Quando em contato, hidrogênio líquido e quartzo reagem, gerando água em estado líquido, que depois acaba ficando presa no interior de rochas. Tanto que, em 2014, descobriu-se a existência de um profundo reservatório de água, a uma profundidade de 700km abaixo da superfície da Terra, capaz de encher um espaço equivalente a três vezes o volume de nossos oceanos."

"SATURNO [...] É uma densidade menor até do que a da água (1g/cm), o que significa que Saturno flutuaria numa banheira. Se bem que, na verdade, ele congelaria a água ? a temperatura média em Saturno gira em torno de -178°C."

Para os amantes de ciências, astronomia e tudo relacionado ao espaço, o livro é maravilhoso. É uma leitura extremamente agradável.

"[...] Combinados, esses indícios assinalam que o tempo e o espaço passaram a existir por volta de 13,8 bilhões de anos atrás, quando um ponto extremamente pequeno e quente explodiu. Astrônomos chamam o acontecimento de Big Bang, ou Grande Explosão. O universo que a explosão criou vem se expandindo e esfriando desde então."

"Porém, de acordo com a Teoria do Big Bang, o universo acabou se expandindo e esfriando de tal forma que permitiu que os prótons e os núcleos de hélio conseguissem capturar elétrons de passagem pelas proximidades e assim formar os primeiros átomos. Isso deve ter liberado espaço considerável no cosmos e, de repente, permitiu que a luz escapasse. Físicos chamam esse acontecimento de recombinação. Contudo, é um péssimo nome para o fenômeno, pois os elétrons e os núcleos nunca tinham se combinado antes. No entanto, se o Big Bang aconteceu mesmo, a luz liberada no instante da recombinação deveria ter inundado o universo inteiro."

E, claro, para finalizar, essa linda citação:

"Há muito tempo que amo demais as estrelas para temer a noite." The Old Astronomer, Sarah Williams (1868)"

Ofcvitto 15/01/2024

A Sabedoria enriquece
Um livro maravilho com muitos detalhes, e perfeito para se aprofundar em conhecimentos gerais da astronomia.

Matt Fairbancks 09/01/2024

Simples e didático!
O livro cumpre o título da coleção, ele explica de forma simples, mas bastante didática, os principais conceitos, sem cobrar de equações matemáticas (que são importantes, mas fazem muita gente fugir destes assuntos).
Ele começa do básico, partindo do nosso sistema solar e vai até as partes mais distantes do universo, explicando cada coisa. Finalizando com as perguntas, hipóteses e questionamentos que ainda não foram encontradas respostas e que ainda vão ser materiais para novos estudos!
É um excelente livro para quem tem interesse no assunto e não quer se aprofundar na parte matemática!

Tori.Estelar 31/12/2023

O universo é fantástico!
O livro é muito bom, cumpre seu papel ao ser didático e sucinto. O autor usa de comparações muito inteligentes, comparando acontecimentos no cosmos com coisas corriqueiras do dia a dia.

A única resalva é a descrença do autor por crenças populares, mas aí é mais questão de cada quem.

Elaine 23/12/2023

Eu adorei esse livro, achei q seria clichê entretanto trouxe várias curiosidades que eu não conhecia.
Fiquei fascinada com a astrologia que até então conhecia apenas o básico. O universo é realmente fascinante

Thalita Teixeira 26/11/2023

Como todos os livros da coleção, esse livro mostra de forma resumida, que desde de sempre o universo nos despertou muita curiosidade. Estudar o universo e entender como tudo ao seu redor funciona, é algo que está presente na história a muito tempo. Esse livro fala sobre as principais descobertas, os principais cientistas de cada ano, a evolução da astronomia.

Isa 31/10/2023

????
Astronomia é com certeza minha área da ciências favoritas! Acho tão interessante e curioso, e adoro ler sobre (nunca pensei que ia tá lendo livros mais de estudos por pura e espontânea vontade)

Bárbara 31/08/2023

Sabor do desconhecido
A historia sobre o incrível mistério do universo, de forma geral é boa e traz o assunto de forma clara, mas mesmo assim, em algumas partes eu me senti completamente perdida, não entendendo nada, continuei pela curiosidade de descobrir mais.

Natália Tomazeli 27/07/2023

Não-ficção de entretenimento (pra mim, claro)
Nem lembrou muito porque fui ler esse livro, mas comecei pensando que não traria nenhuma novidade pra mim, já que eu adoro o tema e já li Carl Sagan, por exemplo, mas me surpreendi muito ao encontrar diversas curiosidades que eu nunca tinha ouvido falar na vida.

É um livro que entrega o que se propõe, é leve, didático, rápido e traça uma linha do tempo bem coerente, tem muito uma vive de visita ao planetário porque tudo que vai sendo narrado é bem visual. Eu que adoro estudar sobre, acabei lembrando porque esse é um assunto que me fascina tanto, recomendo a leitura antes mesmo de ler Carl Sagan, até pra que se aproveite melhor todas as ideias que Sagan desenvolve em seus livros. É um bom começo pra quem quer saber mais sobre astronomia e tudo que envolve essa temática.

Acho que foi uma leitura bem legal pra conhecer essa série de livros, esse foi o primeiro dela que eu li, se eu tiver a oportunidade, lerei outros (esse li pelo Prime Reading, mas não sei se ainda se encontra disponível).

Marlisom 25/07/2023

"A História do Universo para quem tem pressa" é um livro escrito por Colin Stuart que busca oferecer, de forma resumida e acessível, um panorama completo da história do universo desde o Big Bang até os dias de hoje.

A obra aborda diversos temas relacionados à cosmologia, astronomia e física, mas de uma maneira simplificada para atender às necessidades daqueles que desejam compreender os principais eventos cósmicos em um curto espaço de tempo.
Nesse sentido, o autor consegue apresentar conceitos complexos de forma clara e objetiva, tornando a leitura fácil e interessante para leigos no assunto.

Ao longo do livro, Stuart guia o leitor por uma jornada fascinante, descrevendo o surgimento do universo, a formação das galáxias, estrelas e planetas.
Ele discute também a evolução das teorias científicas ao longo do tempo, apresentando a contribuição de importantes cientistas como Albert Einstein, Edwin Hubble e Stephen Hawking.

Além disso, o autor não se limita apenas ao campo da ciência, mas também explora questões filosóficas e metafísicas, como a possibilidade de vida em outros planetas e o sentido da existência humana em um universo tão vasto.

Embora seja um livro de tamanho reduzido, "A História do Universo para quem tem pressa" consegue transmitir uma visão ampla e abrangente da história cósmica, despertando a curiosidade do leitor e estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Em resumo, essa obra é uma excelente opção para quem busca uma introdução breve, porém completa, sobre a história do universo, possibilitando ao leitor compreender de forma rápida e acessível os fundamentos da cosmologia.

Fernanda.Despirto 02/07/2023

Estou completamente viciada em tudo relacionado ao universo após a leitura desse livro genial.
Procurando outros sobre o assunto e assustada pq é tudo muito difícil de ler e entender ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5