The Sign of Four

The Sign of Four Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - The Sign Of Four

arodri21 10/12/2023

Watson se apaixona muito fácil
Watson faz uma observação interessante nesse livro, de que parece que Sherlock Holmes sempre pensa logo nas hipóteses mais absurdas. As pistas e o mistério são sempre inteligentes, mas nesse livro você pode perceber porque muitos países odeiam o império britânico. Há um tom extremamente racista quando falam sobre os Indianos e também sobre o homenzinho Adamanense.

Victor Hugo Fernandes 24/08/2023

Experiência na leitura
"The Sign of Four" é uma obra que combina mistério, personagens memoráveis e elementos históricos para criar uma leitura cativante e instigante. Se você é fã de literatura policial, aprecia tramas inteligentes e deseja explorar a origem de um dos detetives mais famosos da literatura, este livro é definitivamente uma escolha recomendada.

Gi 18/06/2023

Li por causa da escola, mas n é ruim não. É um livro legal e o inglês não é tão difícil de entender, tem pouco conteúdo.

Alice1999 31/03/2023

Nice
It was a good reading. I read with my teacher english, so I improved my English. Thanks Sherlock.
But I din't like the ending. It was very predictable.

Helena.tbo 08/01/2023

Nhe
A história em si não é lá grande coisa, mas é muito bom para estudar e aprender vocabulário. Consegui conhecer muitas palavras novas e principalmente como são descritos os diálogos em inglês.

Gabi1568 15/08/2022

O melhor detetive de todos os tempos
Como foi no primeiro livro desta coleção, eu senti um toque quase inumano em Holmes.

Tem louco pra tudo, é claro, mas é difícil imaginar que uma pessoa como ele pudesse existir.

O enredo em si, não conseguiu me prender tanto, em nenhum dos dois livros, mas eu gostei muito dos personagens, e consegui me apegar muito a eles.

É uma leitura bem rápida, e com certeza se eu tivesse tempo, como tinha na minha adolescência, teria lido em poucas horas.

lais.barbini 05/01/2022

Meu livro preferido de Sherlock até agora! Com certeza não é o livro em que a amizade entre Sherlock e Watson está no seu auge, já que é o segundo livro, depois de "Um estudo em vermelho", e não há quase diálogo entre os dois personagens. Porém, tem definitivamente uma narrativa excelente e totalmente viciante. Ah, e é neste livro que Watson conhece a Mary!
E como sempre:
"'You have done all the work in this business. I get a wife out of it, Jones gets the credit, pray what remains for you?'
'For me', said Sherlock Holmes, 'there still remains the cocaine-bottle'".

Janine59 22/11/2021

Um bom livro para quem deseja treinar a leitura em inglês. Indicado para nível B1, a cada final de capítulo o livro propõe exercícios que ajudam bastante a compreensão.

mari 08/07/2021

absolutamente nada nesse livro me prendeu, achei muito chato e repleto de manifestações problemáticas (sim, eu entendo que devemos considerar as obras no contexto de sua época, mas não, eu não consigo relevar). enfim, leitura terrível e só não planejo abandonar os livros de sherlock holmes porque tenho muita curiosidade em checar se o hype de the hound of the baskervilles vinga.

Vinicius39 30/04/2021

Legalzinho
Uma história bem contada mas com pouco conteúdo.

Gostei de como as cenas de perseguição foram contadas pois dava uma sensação de ansiedade.

Marina 18/03/2021

Que bom que o mundo está mudando
Esse é o terceiro livro de Sherlock Holmes que leio. Apesar de ter sido envolvente e completo em termos de narrativa, não consegui aproveitar tanto enquanto entretenimento pela violência de algumas visões e posicionamentos do narrador (dr. Watson).

Racismo explícito, corroborando a visão degradante dos povos indígenas que predominava no século XVIII, além de doses de machismo, foram mais pesados e frequentes do que em outros livros.

Claro, eram outros tempos e ninguém vai ?cancelar? Sherlock Holmes por isso, só confesso que me decepcionei. Ainda pretendo terminar de ouvir (audiolivros) os restantes, mas parte do encantamento se perdeu.

Marina 18/03/2021

Que bom que o mundo está mudando
Esse é o terceiro livro de Sherlock Holmes que leio. Apesar de ter sido envolvente e completo em termos de narrativa, não consegui aproveitar tanto em termos de entretenimento pela violência de algumas visões e posicionamentos do narrador (dr. Watson).

Jéssica 13/06/2020

Aventura
Holmes e Watson investigam um mistério envolvendo o desaparecimento de um homem, que se desdobra de forma inesperada.
Esse livro tem um ritmo melhor do que "Um estudo em vermelho", por ter um enredo mais dinâmico e centrado na investigação (mas também, é tanta coisa que acontece!).
Uma das coisas que eu achei que ia estranhar, por ser fã da Agatha Christie, é a narrativa ser feita pelo Watson. Mas, acabou sendo uma das coisas que torna o livro interessante: é ele quem coloca emoção na história (o Sherlock é sempre muito racional e analítico), além de dividir com o leitor a angústia de não saber, o que torna a leitura mais leve. Nesse livro, ele também está romântico, o que traz uns momentos bonitinhos.
Porém, algo me incomodou: o modo depreciativo e preconceituoso como um dos personagens foi retratado, por ter uma aparência distinta e pertencer a uma etnia diferente. Por mais que isso seja de se esperar pela época que o livro foi escrito, não pode ser admitido hoje.

Lauraa Machado 25/08/2019

Mirabolante e instigante, mas com algumas ressalvas
Por já conhecer a história de Um Estudo em Vermelho, não consegui me surpreender com a leitura. Mas foi diferente nesse livro. Com um enredo mais mirabolante e uma narrativa mais imersiva, O Signo dos Quatro foi bem mais instigante! Eu só tive dois problemas com o livro, para falar a verdade.

O primeiro é bem pequeno e, honestamente, só me faz é rir! John Watson tem um interesse romântico aqui e o que é engraçado mesmo é que foi completamente instalove, o que eu definitivamente não esperava de uma história do Sherlock Holmes!

Mas meu outro problema com a história é um pouco grande. Tento manter em mente sempre o contexto histórico e cultural no qual um livro foi escrito e é só por isso que não diminuí minha nota, mas também tenho que admitir que me incomodei e muito com todas as menções preconceituosas do Watson (que é quem narra) sobre pessoas de outras raças, principalmente um em particular. Não só suas descrições, mas como a posição de cada personagem, o papel deles na história. Gosto de acreditar que, se vivesse hoje em dia, Sir Arthur Conan Doyle não teria escrito ou pensado nem metade dos comentários que colocou aqui. Aliás, se este livro fosse meu contemporâneo, eu não aceitaria esse tipo de coisa nem de longe. E, mesmo sendo afinal vitoriano, ainda queria que ele tivesse evitado falar certas coisas, senão colocar os personagens não-brancos em posições bastante diferentes dos brancos. Muita coisa foi desnecessária, como comentários sobre suas aparências. Me incomodou bastante mesmo.

Ainda assim, mantendo em mente a época em que foi escrita e em que tipo de sociedade o autor vivia, esta história é superior à primeira do Sherlock Holmes e me dá ainda mais esperanças para as próximas que vou ler!