A Besta de Lucca

A Besta de Lucca Ilmar Penna Marinho Júnior

Resenhas - A Besta de Lucca

RUDY 01/02/2019

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Nada me preparou para essa continuação muito bem elaborada. Acreditava que, apesar da tristeza e catástrofe ocorrida no final do primeiro livro, mesmo com o roubo da tapeçaria, não imaginava que a continuação poderia ser ainda melhor e mais bem desenvolvida.
Novas personagens são incluídas durante a trama e algumas anteriores aparecem novamente, não todos, o que causou certa saudade, mas nada que prejudicasse o desenvolvimento da história, porém gostaria de vê-los aqui, já que foram tão importantes no livro anterior.
A ambientação é bem descrita e torna a leitura capaz de nos fazer perceber toda divergência entre o Rio de Janeiro: a degradação das favelas em contraste com as avenidas movimentadas e luxuosas do resto da cidade; A meu ver, a história tornou-se mais crível, por mostrar um quadro real dentro da ficção criada. E não apenas isso, dá para notar nos detalhes, a pesquisa feita com intensidade, dando mais credibilidade ao enredo.
E ainda tem as personagens bem escrita e delineadas, cada um tem seu papel fixado de maneira própria e ao mesmo tempo, uma teia de ligações entre elas vai surgindo de forma quase imperceptível, até percebemos o quanto a abrangência no todo, se torna completa, trazendo uma visão mais objetivas sobre as divisões subjacentes do enredo. Achei fantástica essa forma de construção do texto.
Um livro carregado de conhecimento e cultura, lugares históricos, mostrando a complexidade dos sentimentos humanos e de suas atitudes, mostrando como o mal vai se infiltrando de maneira irreversível através da ambição, da corrupção, da facilidade em se burlar as regras, da facilidade em como o dinheiro sujo domina as necessidades. Uma trama intrincada que mostra o fanatismo religioso, carregada de crime, mistério, segredos escondidos, romance e a eterna batalha entre o Bem e Mal.
O livro é muito envolvente, reflexivo e nos faz analisar determinadas situações, nos levando até a filosofar em determinados trechos intensos. Uma leitura imperdível para quem gosta de uma trama bem escrita, bem desenvolvida, elaborada que nos leva a realmente PENSAR.
Agora é aguardar o próximo exemplar para constatarmos quem sairá vencedor dessa guerra eterna que persiste durante séculos.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/01/resenha-04-besta-de-lucca-literatura.html
Michelle 23/11/2021minha estante
é tão bom quando um livro nos faz refletir assim

Angela Cunha 06/03/2022minha estante
Mesmo não tendo lido o primeiro livro, já vou procurar agora para saber do que se trata. Pois se o segundo livro consegue ser tão grandioso assim, fiquei me perguntando e muito sobre o primeiro!!!
Beijo