O dilema do porco-espinho

O dilema do porco-espinho Leandro Karnal

Resenhas - O Dilema do Porco-Espinho

Barbara193 18/04/2024

?A solidão é o lugar privilegiado para distinguir as vozes do mundo, incluindo as que me definiram e eu incorporei?

?Se você não se suporta, quem conseguirá fazê-lo??

Camila Souza 15/04/2024

O dilema do porco espinho - 8

(...) quando ligar para alguém e a pessoa em um sábado á noite disser com serenidade: "Eu estava aqui pensando e lendo tranquilo", não se esqueça de lhe dar os parabéns. Aquela pessoa já descobriu a faceta libertadora da solidão tornada amiga e está apta para voltar ao convívio dos outros porque já convive consigo.

Se você não se suporta, quem irá fazê-lo?"

O cerne do livro é muito bom, mas ao longo das páginas me cansei da leitura várias, eu guardaria o 1 e último capítulo como de fato significantes. Capítulos longos e muito destoantes da ideia em si.

Apesar das ressalvas, recomendo a leitura!

renaas079 10/04/2024

Somos uma espécie de porco-espinho
Em O dilema do porco-espinho, Karnal viaja pela modernidade líquida e também analisa a solidão no mundo virtual. Contempla tanto temas como os amigos imaginários das crianças até pensamentos de filósofos como Aristóteles, que dizia que a solidão criava deuses e bestas.

Karnal, com sua escrita envolvente, toca em vários dilemas da vida. A solidão, como ferramenta transformadora e libertadora, encanta. Ótimas reflexões sobre a nossa condição humana e social.

Qual a barreira mínima entre dois humanos espinhentos? Não existe resposta exata, apenas o binômio só-acompanhado.

Recomendo a leitura!

Thamires264 08/04/2024

Solidão
Uma análise mais profunda sobre a solidão e mostra como ela pode nós impulsionar em determinada situação, mas também como buscamos e até mesmo necessitamos de companhia. Recomendo a leitura.

Mariana113 31/03/2024

O último capítulo ?????
Vou ficar relendo o primeiro e o último capítulo por um bom tempo, são muito bons!!!! Os outros capítulos são praticamente citando referências de várias obras e seus artistas que retratam a solidão, muito rico! E muito bom pra quem deseja fazer pesquisa no assunto.

Lila 29/03/2024

Uma leitura quase intragável
Esse livro só não é muito ruim porque existem piore. O autor viaja demais, dá voltas no mundo para dizer algo que poderia ser simples ou dito de forma direta. No meio de tantas viagens a leitura se torna enfadonha, cansativa e confusa. O que deveria ser uma reflexão sobre a solidão se torna um mergulho nos devaneios muitas vezes confusos do autor. Cansativo. Estava ansiosa pela leitura, que no final me senti frustrada.

Asaph7777 17/03/2024

Solidão não é Solitude;
- Neste ensaio pessoal de Leandro Karnal, será abordado a ensaiatização da solidão, começamos com o princípio, Adão & Eva, Deus & Adão, será qüe estamos sozinhos mesmo?

- O livro é bom, trás pensamentos as vezes não cogitados por nós, porém se perde, especificamente no capítulo 3, a qual traz discursos feministas, e as vezes sendo bem amiúde sobre Moisés, Jesus e Maomé, um pouco prolixo, poderia abordar de forma mais sentimental do qüe foi também, contudo, um ótimo ensaio.

- Solidão não é Solitude, solidão é estar só, pode ser em diversos sentidos, conquanto solitude é a auto-reflexão, a ensaiatização do eu e do outro eu em mim, mas solidão-solitude é um bom grado, estar só consigo e seus eus.

V-v1cky 14/03/2024

Uau
??*NAO ÉAUTO-AJUDA*??
Eu realmente não sei o que dizer desse livro. Um misto de emoções, tristeza, angústia, ansiedade (e uma pitada de humor talvez¿?) Posso dizer que me vi em diversas partes desse livro.
É um livro muito impactante, recomendo??

Eliane.Lima 27/02/2024

Vale
Livro bem interessante sobre a solidão em suas diversas facetas. A leitura é muito tranquila e agradável ao sabor do perfil do autor.

Tehani 19/02/2024

Reflexos sobre a solidão
O tema principal de ?O dilema do porco espinho? é a solidão, e fala dos reflexos da solidão de uma forma histórica e filosófica até os dias atuais. Menciona a solidão em séculos passados, na literatura e no audiovisual e atualmente. Uma ótima reflexão sobre o tema e muito bem escrita e elaborada. Recomendo a leitura.

Milena1067 18/02/2024

Karnal sendo Karnal, profundo!!
Desconfie de quem se isola sempre. Desconfie ainda mais de quem nunca se isola. Confie pouco em quem vive conectado. Tenha compaixão pelas pessoas que estão tão desesperadas para evitar a solidão que vivem de festa em festa, de post em post, de bar em bar levando seu desespero para beber. Solidão bêbada não ilumina, apenas tropeça e amanhece mais triste na calçada. Solidão a dois é um inferno absoluto. Solidão ranheta azeda e avessa ao mundo é derrota, e não conquista. Conseguir o exercício da solidão-solitude como um prêmio fruto do seu esforço, um privilégio de busca, uma maturidade de vida: foi isso que falei o livro todo. Apenas na solidão-solitude, você pode fazer a dura pergunta
de Thoreau. Será que, ao morrer, terei descoberto que nunca vivi? A resposta está no deserto ao alcance da sua possibilidade.
Terminaremos todos solitários em um túmulo algum dia. Exercitar o lado criativo e libertador do isolamento é evitar que o túmulo surja ainda em vida. Viver exige pausas, pensar implica certo isolamento, ser feliz com quem você ama é, acima de tudo, ter a experiência da solidão antes e durante o amor. Você precisa de muitas pessoas. Viver é amar e amar implica outros seres. Lembre-se apenas de que você também precisa de você e esse mergulho em si é vital. Quando olhar alguém em uma mesa de restaurante sozinho e feliz, passeando em um parque sem ninguém e pleno, quando ligar para alguém e a pessoa em um sábado à noite disser com serenidade: ?Eu estava aqui pensando e lendo tranquilo?, não se esqueça de lhe dar os parabéns. Aquela pessoa já descobriu a faceta libertadora da solidão tornada amiga e está apta para voltar ao convívio dos outros porque já convive consigo. Se você não se suporta, quem conseguirá fazê-lo?

?Somos uma espécie de porco-espinho, pensava o filósofo Arthur Schopenhauer. Por quê? O frio do inverno (ou da solidão) nos castiga. Para buscar o calor do corpo alheio, ficamos próximos dos outros. Efeito inevitável do movimento: os espinhos nos perfuram e causam dor (e os nossos a eles). O incômodo nos afasta. Ficamos isolados novamente. O frio aumenta, e tentamos voltar ao convívio com o mesmo resultado.

A metáfora do filósofo alemão trata do dilema humano: solitários, somos livres, porém passamos frio. A dois ou em grupo as diferenças causam dores. Teríamos de achar uma distância segura, que trouxesse o calor necessário e evitasse o ataque. Qual a barreira mínima entre dois humanos espinhentos? Não existe uma resposta exata, e erramos com frequência no binômio só-acompanhado. Seria um problema de um filósofo carrancudo como Schopenhauer??

Jandielson Neves 16/02/2024

Um jornada com a solidão
?De todos os antídotos contra a solidão, a leitura é um dos mais criativos.?

Esse livro faz um passeio com a solidão pela arte, literatura, cinema e a vida humana com os seus dilemas humanos.

A solidão a dois, a solidão da velhice, a solidão do artista, a solidão criativa, a solidão adoecida, a solidão do exílio, esses são alguns dos assuntos abordados nessa obra.

Leh 13/02/2024

Enrolado
Interessante as histórias que faz, mas sentido que na hora de ligar elas ao tema o autor deixa a desejar