Ficção de Polpa - Volume 2

Antônio Xerxenesky
Stanley G. Weinbaum

Resenhas - Ficção de Polpa - Volume 2

Bruna 12/05/2021

Realmente são contos rápidos de ler e a boa maioria é bem escrita e mantém a curiosidade mesmo que por 1 ou duas páginas. Mas muitos contos pendem mais pra ficção especulativa do que científica, especificamente. Isso não é ruim mas pode enganar quem como eu achou que teriam vários contos apenas de ficção científica. Tiveram alguns contos que se destacaram e que eu gostaria de ver desenvolvido num romance.

Rodrigo509 19/08/2023

Aproveitando o sucesso do primeiro volume, Samir Machado de Machado resolveu dar continuidade ao Ficção de Polpa.

Seu segundo volume dá ênfase à Ficção-científica, com 20 contos nacionais e um bônus, o conto Uma Odisséia Marciana, de Stanley Weinbaum.

Praticamente, temos histórias de espaço, policial, histórias simples, um pouco de suspense e tensão no ar.

Pelo jeito, o Brasil fez bonito ao ter muitos contos surreais. Poderiam até, mesmo, adaptar em outras mídias.

Gustavo 07/02/2012

Diversão garantida, mas com responsabilidade estilística
No "Ficção de Polpa - vol. 2", a sensação de "o que vem a seguir?" suplanta a irregularidade dos contos. Aliás, foi um dos primeiros casos de coletânea que já li em que, ao final, SAUDEI justamente a irregularidade dos contos, a diversidade dos temas e a habilidade dos autores. A maneira utilizada para tratar do assunto proposto - as possibilidades eram ficção científica, contos fantásticos ou histórias de horror, ou seja, um leque bem amplo - fez com que a irregularidade virasse o principal destaque positivo. A leitura foi praticamente uma montanha-russa, oscilando momentos ágeis com instantes de reflexão. Alguns contos eu não achei tão instigantes como outros, mas forneciam a estrutura para que outras histórias se destacassem ainda mais. Mesmo não tendo gostado de alguns, entendi que eles se encaixaram na proposta e, se eu não gostei, foi por que a minha expectativa estava alterada pelo conto imediatamente anterior.
(...)

O restante da resenha está em http://wp.me/p24M2p-1L

Anica 08/04/2011

Ficção de Polpa V.2 (Vários)
Então que uma banda que até aquele momento você não conhecia tem um álbum de estréia que é simplesmente viciante, você não consegue parar de ouvir. Um tempo depois, eles anunciam que logo lançarão o segundo álbum. E aí vem aquele medo: será tão bom quanto o primeiro? Tem como ser melhor? E se for ruim, desisto da banda ou faço de conta que só existiu o trabalho que era bom? E com esse medo todo vem misturada uma curiosidade tremenda para saber logo a resposta.

A verdade é que com livros a coisa não é muito diferente, seja com autores ou projetos novos. Tome o exemplo do Ficção de Polpa, da Não Editora. O primeiro volume da série é arrebatador, daqueles que eu fico pensando em dar de presente para todo mundo desde que conheci. E claro que fiquei com vontade de conferir o segundo, mas ele estava esgotado. Aí agora no final de março, junto com o quarto volume (o Ficção de Polpa: Crime!) saiu a reimpressão do volume 2 e aí foi hora de ver se era banda de um sucesso só (há!) ou não.

Ok, sem enrolações. Eis que a Não Editora trouxe para o público mais um desses livros viciantes, que você mal consegue parar de ler, e que sim, fica achando que é o melhor presente que se pode dar (pelo menos para uma pessoa que tenha o hábito de leitura). As histórias ficam todas variando de boas para excelentes, o que é bastante difícil de conseguir em uma coletânea com tantos contos (20 no total), de autores tão diversos (incluindo um escritor português).

O foco do segundo volume é a ficção científica, embora não tenha só contos de robôs e alienígenas como seria de se imaginar. Olhos Vazios de Luciana Thomé, por exemplo, é puro horror – daqueles que se você for ler antes de dormir pensa até em talvez deixar alguma luz da casa acesa para não dormir no escuro. On/Off de Antônio Xerxenesky foge do que seria o clichê do sci-fi e traz um “robô” feito de remédios. O conto que abre a coletânea, Vácuo (de Frederico Cabral) parece que foi feito para ser lido ouvindo Space Oddity de David Bowie, muito bom.

Eu sei que é complicado apontar favoritos quando tantos textos estão bem acima da média, mas adorei Sofisma Sentimental Interplanetário (de Rafael Kasper). A ideia do ET usando MSN e se apaixonando em filas de banheiro é engraçada, mas mesmo assim o autor consegue fazer um conto tocante, com aqueles desfechos bacanas que qualquer um que escreve (ou tem a pretensão de escrever) gostaria de ter imaginado.

Traz outro amigo também (de Yves Robert) parte de uma premissa genial: sujeito contrata detetive particular para que esse encontre seu amigo invisível. A interação do detetive com as crianças é muito boa, e a conclusão também é legal, por brincar com uma informação solta ao acaso no começo da história.

Nós, robôs (Bernardo Moraes) é também bastante interessante até por conta do fim, assim como O Palanque (Pena Cabreira) que brinca bastante com a expectativa do leitor. Sala de espera (Rodrigo Rosp) parece que nasceu para ser filmado, muito legal. Já em Visitas (Samir Machado de Machado) fui conquistada de primeira foi o tom nostálgico da festinha de aniversário de crianças (balas de coco!).

Ótimas histórias, como já dito antes, todas bem acima da média. Perfeitas não só para aqueles que já gostam de ficção científica, mas também para servir de porta de entrada aos que ainda não conhecem esse tipo de literatura. Divertidas, cativantes, em alguns momentos arrepiantes e em outras não deixando nada a dever para grandes nomes do gênero. Vale a pena a leitura, que definitivamente comprova que se o assunto fosse música, Ficção de Polpa não é banda de um disco só.

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre:Ficção de Polpa - Vol2
Contos fantásticos e de Ficção Científica, e muito mais contadas em 20 contos de amedrontar sendo que a Ficção é a mais retratada neste volume. Além dos 20 contos temos a faixa bônus de Stanley G. Weinbaum!

Como tinha dito acima o foco do segundo volume é a ficção científica, embora não tenha apenas contos de robôs e alienígenas como parece.

Adoro os contos desta série 'Ficção de Polpa' muitos do primeiro me assustarão e este começou seguindo o mesmo caminho, são ótimos contos, cativantes e em alguns momentos arrepiantes. É divertido e gostoso de ler, do começo ao fim.

Seria injusto apontar favoritos, mas eu diria que os que mais 'gostei' foram: Olhos Vazios ( Luciana Thomé), Vácuo (Frederico Cabral), Nós, robôs (Bernardo Moraes) e Visitas (Samir Machado de Machado).

"Não sei Por que continuo falando se ninguém me responde"(O Vácuo - Pág 14)

"Quando o marido entrou na casa, ficou apavorado. Da estrada, não tinha bem certeza do que vira, e encontrar a casa revirada como que por um terremoto o deixou em pânico."(Visitas - Pág 23)

"Quando, por um segundo, me distraí, lá estava ele. Me chamando, balançado a cabeça como se dissesse que era hora de irmos.Para aonde?"(Olhos Vazios - Pág32)

"A Delicada luz de seus olhos apagou-se lentamente. Por via das dúvidas, conferi no pequeno visor do meu pulso o estado de minha bateria"(Nós, Robôs - Pág56)

P.S: Gostei muito da capa do livro, tem tudo haver com o contéudo dos contos, que como disse a maioria é de Ficção cinetífica e alguns é claro continuam sim 'dando muito medo'. A diagramação é simples, letras pequenas e folhas amarelinhas como eu gosto!

Gostei muito mais do Primeiro Volume de Ficção de Polpa, não que este volume seja ruim ele é muito bom, mas meu Favorito ainda é o primeiro,por isso e por não, conseguir estar 'entrando' completmente em alguns contos está avaliação.

Estou muito curiosa pelo terceiro volume da série espero poder ler e resenhar ele aqui para vocês. Ah! e claro recomendo muito a série Fição de Polpa, leiam.

Curiosidade: O Conto 'Traz Outro Amigo Também' Virou curta-metragem.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Felipe Sagn 14/09/2011

Ficção Fascinante, supreendente
Quando conheci esse livro, me surpreendi com a arte da capa e logo fui atrás de informações a respeito dele. Descobri que é uma seleção de 20 contos sobre variados assuntos, sendo que o tema principal é ficção científica.
O livro é diversifico em relação ao seu conteúdo: há contos pequenos, como Sala de Espera (Rodrigo Rosp) e Olhos Vazios (Luciana Thomé), contos que tratam do lado humano, tristes e nostálgicos, como o conto Visitas (Samir Machado de Machado), que fala de uma garota que passa o seu aniversário sem a companhia dos convidados.

O livro é fascinante, desde o primeiro conto até o último, e não perde em nada para os grandes clássicos de ficção científica. Há a vantagem de serem contos, pois você não precisa ler os contos em ordem, e é também um excelente presente para quem quer incentivar a leitura, pois os contos são rápidos e envolventes.
Espero em breve ler os outros títulos da coleção Ficção de Polpa.

Saiba mais sobre o livro em

Felipe Nascimento
www.ojovemescritor.com

Coruja 20/11/2013

Comecei esse segundo volume da série Ficção de Polpa logo após terminar de ler o especial “Crime”, de que já falei anteriormente. Ficou um pouco fora de ordem, porque depois que fui me dar conta que estava lendo o quarto título e depois voltando para o segundo, mas quem se importa com a ordem, não é verdade?

Ficção de Polpa – Volume 2 traz vinte novos contos para a coleção de histórias surrealmente divertidas que é a proposta da série. Confesso que passei boa parte da minha leitura fazendo referências cruzadas – encontrei de Gaiman a Planeta dos Macacos; Frankenstein a Mr. Poe.

Não sei se pela expectativa, mas em comparação ao primeiro volume, que me pegou completamente de surpresa, esse segundo foi um pouco mais morno em suas bizarrices. Afinal, eu dessa vez estava esperando algo que me explodisse a cabeça (ou escorresse para fora do ouvido...). Talvez porque a ênfase desse segundo livro seja a ficção científica e essa não seja exatamente a minha especialidade.

Meu destaque vai para os contos mais sutis, que ficam entre a nostalgia e a melancolia: Visitas, que tem um garoto, aliens e walkie talkies e me fez pensar em filmes dos anos 80 (e a cena inicial dele me lembrou muito o início de O Oceano no Fim do Caminho); Nós, Robôs, cuja triste delicadeza em pouco mais dez parágrafos me impressionou e Braços Longos para os Adeuses, cujo título incrivelmente poético faz bem jus ao texto.

Mas a minha história favorita, sem dúvida alguma, foi Traz Outro Amigo Também, narrando as desventuras de um detetive português num caso em busca de um amigo imaginário. Não, sério, ele é contratado para encontrar um amigo imaginário perdido na infância... e ele é o mesmo detetive esquizofrênico de A Conspiração dos Relógios que tem como companheiro um coelho azul gigante chamado Tobias.

Gostei bastante do livro, acho que toda a idéia por trás da série Ficção de Polpa é, francamente, genial. O projeto gráfico do livro também é excelente, com suas propagandas e anúncios no início, mais um conto bônus clássico da ficção científica.

E que venha mais!

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2013/11/clube-do-livro-booktour-ficcao-de-polpa.html