Viaje al Oeste

Viaje al Oeste Wu Cheng'en

Resenhas - Journey to the West

Marcos606 09/03/2024

Jornada para o Oeste, é um romance escrito no século XVI, um dos quatro clássicos chineses ( Romance of the Three Kingdoms, Water Margin, Dream of the Red Chamber, são os outros). Geralmente publicado em forma abreviada, até mesmo na China. Já tinha lido outras duas edições abreviadas da obra e, as versões completas dos outros três grandes romances chineses, um dos quais eu li em inglês e os outros dois em francês. Eu estudo chinês a dois anos mais ainda não tenho o conhecimento necessário para ler na integra a versão original.

Os cem capítulos da obra são baseados em um acontecimento real, a peregrinação do monge budista Xuanzang (602-664) à Índia, no século VII, em busca de textos sagrados. A história em si já fazia parte da tradição folclórica e literária chinesa na forma de histórias coloquiais, uma novela poética e um drama em seis partes quando Wu Cheng'en a transformou em seu longo e ricamente humorístico romance.

Um macaco nasce da pedra e se autodenomina rei dos macacos. Depois de 200 anos, ele busca a religião na tentativa de ser imortal. Após anos de estudo, ele aprende como fazer 72 transformações. Ele garante sua imortalidade apagando seu nome do diário de bordo do submundo e estabelece um formidável exército de macacos. Suas travessuras chamam a atenção do Imperador de Jade, que convoca Macaco ao Céu. No entanto, onde quer que vá, o caos segue. Ele é condenado a passar 500 anos na montanha dos cinco elementos.

Enquanto isso, nasce Xuanzang, que cresce e se torna um sacerdote budista. Ele se torna o favorito do Imperador de T'ang e é convidado a celebrar uma Missa pelos Mortos. Isso chama a atenção do Guanyin, que foi encarregado por Buda de encontrar um peregrino que recuperará as sagradas escrituras budistas da Índia. Ordenado pelo Imperador a buscar as escrituras, o jovem sacerdote recebe o nome de Tripitaka.

Tripitaka parte para a Índia com dois companheiros que são quase imediatamente mortos por ogros. Na Montanha dos Cinco Elementos ele conhece Macaco, lhe oferecendo liberdade em troca da companhia na jornada. Ao longo da história o monge encontra outros dois párias celestiais Porco e Sandy (um dragão que assume a forma de um cavalo branco).

Livro budista, a jornada transforma os peregrinos e os ilumina espiritualmente. Há um motivo para cada um deles estarem ali e, uma razão por trás da punição atual dos companheiros celestiais do monge. Apesar dos muitos ensinamentos do romance e de sua tendência religiosa, é engraçado, com cenas grotescas e surreais.

A presente edição é dividida em 4 volumes e, contém ilustrações, a tradução é fluida e como a história é divertida é fácil de ler. É o modo mais barato de ter a obra completa. Comprei o meu usado importado dos EUA.