Cebolinha: Recuperação

Cebolinha: Recuperação Gustavo Borges

Resenhas - Cebolinha: Recuperação

beIinha 19/03/2024

Cebolinha sendo cebolinha nada d novo sob o sol. amei essa graphic, eh mto envolvente a leitura e as ilustracoes estao lindas !

Midov 29/01/2024

Mais uma ótima historinha pra nós identificarmos cada vez mais com os personagens dessa turminha. É muito gratificante ter a possibilidade de ler uma história que mostre a realidade de muitas famílias e pessoas no nosso país. Adorei a leitura!

Bia Oliver 14/12/2023

Um dos grandes erros dos adultos é acharem que a crianças não precisam dar sua opinião, mesmo as envolvendo também.
Cebolinha sempre foi o mais cabeça da turma, porém não é difícil perceber quando as coisas estão ruins em casa. Ele fazer de tudo para conseguir ajudar com as contas de casa foi apenas uma amostra disso, sua compreensão sobre a situação é linda de se ver e ainda assim triste, pois nenhum criança deveria ter que se preocupar com isso. Mas essa não é a nossa realidade.

Felipe HQs e Mais 17/11/2023

Cebolinha e o verbo recuperar
Alguns títulos de HQs nos enganam direitinho. Quando comecei a ler 'Cebolinha Recuperação', a Graphic MSP divertidamente desenhada por Gustavo Borges, achei que veria o 'pletenso dono da lua' em alguma enrascada na escola e se dando mal nas provas de fim de ano. Sim, ele se dá mal, não passa de ano direto, mas a tal 'recuperação' do título dá margem a diferentes interpretações nesse delicioso quadrinho.

Pra começar, seu pai, Seu Cebola, perdeu o emprego. O tempo vai passando e uma nova oportunidade nunca chega. O que chegam são os boletos e contas, o que leva os pais de Cebolinha a uma difícil decisão: colocar a casa à venda.

Pra piorar, 'Lobeltinho', um guri de situação financeira melhor, chega na escola e bate de frente com Cebolinha na popularidade da turma. Apesar de ambos terem o mesmo gosto pelos gibis do Capitão Pitoco, Cebolinha e Robertinho vivem em pé de guerra.

Para ajudar seus pais, Cebolinha coloca em 'plática' divertidos planos infalíveis para tentar ajudar financeiramente seu pai: vender limonada, ser mágico... mas nada dá certo. Até que a recuperação que estampa a capa do gibi começa a fazer sentido na vida e nas decisões de Cebolinha. Recuperar é um verbo que ele vai usar mais em sua vida a partir de então.
Baita HQ! Como pai e marido, essa história e pegou de jeito! Parabéns ao Gustavo e ao Sidão por essa emocionante Graphic MSP!

Siga meu perfil lá no Instagram: @hqsemais

Andreza 25/09/2023

Na minha meta pessoal de ler todos os quadrinhos da MSP pulei pra essa edição porque amo o Cebolinha. Ele pra mim é o personagem que mais tem empatia e amor pelo outro, é muito lindinho ver como ele esconde tudo atrás do ?dono da lua? mas no final sempre se abre!

oariellucas 13/07/2023

Nem todo plano precisa ser infalível
Mais uma daquelas que tocou fundo na ferida aberta na minha vida que foi ter uma infância difícil e uma vida adulta mais difícil ainda. Estou chorando desde o começo da história pq ela me deixou sensível num nível que não dá pra acreditar. Sério, Gustavo Borges está de parabéns principalmente pelo roteiro mas também pela estética que ele resolveu implementar na graphic e também por ter utilizado muito bem os easter eggs das histórias anteriores.

thay307 19/04/2023

Novamente: eu amo turma da Mônica.
Traço lindo e que reflete bastante a personalidade e sentimentos dos personagens ?

Emerz 16/04/2023

A obra coincidiu muito com o momento que estou passando...

A obra busca abordar os planos infalíveis do Cebolinha, mas quando esses planos não são mais voltando para aventuras da turminha ou contra o Sansão, como agir? O autor coloca o Cebolinha nessa "pressão" em casa as coisas não vão bem e muito menos na escola.

Assim acompanhamos o Cebolinha nessa ideia fantasiosa de conseguir dinheiro para ajudar a sua família, bem o que uma criança realmente faria... Recorrendo a diversas maneira bobinhas de resolver os problemas de adultos.

Sei bem que vários de nós quando criança já passamos por isso... no alto da nossa inocência tentamos resolver problema maiores do que nós. E muito é a realidade de várias crianças no Brasil, várias crianças que não podem ser criança pois tem que resolver os problemas de adultos e de casa. São responsáveis também por trazer um sustento para casa. Uma realidade bem cruel.

Acho que essa reflexão sobre a obra é o que pesa o texto no final. Um paralelo entre um mundo fantasia de planos infalíveis do Cebolinha e a realidade triste de famílias brasileiras.

A obra em si não se aprofunda nessa realidade mas busca trabalhar as relações dos personagens e suas figuras paternas, seja o Cebolinha e o seu pai, seja o pai do Cebolinha e o seu pai, assim também com Robertinho com o seu pai.

Em suma a obra funciona muito bem nesses seus temas abordados, nunca deixando de ser uma obra que funcione para toda família.

Destaque para cores e traços da obra que estão fora de série.

Mari 22/03/2023

Não tem como não amar o Cebolinha ???
*** Leitura concluída ***

Nome: Cebolinha - Recuperação
Autora: Gustavo Borges
Próxima parada: Brasil
N° de páginas: 96
Editora: Graphic MSP
Formato: Ebook
Plataforma: Banca da Monica

Cebolinha, sempre querendo ser o dono da rua, agora seu foco é ser o dono da classe na escola em que estuda. Ele precisou fazer uma redação que conta como foram as férias de Julho dele. Porem ele não contava com a vinda de mais um aluno da turma, chamado Roberto. Ele roubou a cena e Cebolinha acaba tendo que bolar um plano infalível para acabar com o novo coleguinha. Na volta para casa, outro obstáculo surgiu, seu pai ficou desempregado, e agora ele precisa lidar com dois problemas na vida dele, a falta de dinheiro na família e a rivalidade entre o colega de classe Roberto.
? Assuntos abordados e possíveis gatilhos:

- livres de gatilhos

lettcadona 19/01/2023

Yyumyy 04/01/2023

Achei bom, por que é bonito ver o Cebolinha tentando ajudar os pais na crise financeira, e a turminha tentando ajudar também.
Mas para mim não foi uma HQ muito boa, não é por que é ruim, só não conectei com a história mesmo.

Victorino 15/12/2022

Cada obra do selo MSP, onde o Maurício de Souza libera seus personagens pra outros escritores, é uma experiência única, e ler essa história com problemas familiares e escolares é emocionante, tornando-a mais tocante ao ser protagonizada pelo nosso encrenqueiro favorito.
?????/5

Leticia 08/12/2022

Gostei da história, me lembrou de Mônica - Força. Mas apesar de eu ter gostado do traço do autor em Morte Crens, aqui não gostei tanto nem do traço nem do estilo em que foi colorido.

Renan543 29/07/2022

Que delicia
Uma divertida e profunda história do Cebolinha. Aqui temos uma fase muito difícil na família do Cebolinha quando o pai dele perde o emprego. Ver tudo isso sobre o olhar ingênuo de uma criança e ao mesmo tempo o olhar esperançoso da família é muito brilhante e emocionante. Recomendo muito, super curtinha, da pra ler em um dia!