Prisioneiros da Mente Augusto Cury

Resenhas - Prisioneiros da Mente

Jess | Mar Literário 15/05/2020

Fiquei totalmente impressionada, desde o início ao fim.
Sinceramente, foi um dos melhores livros que já li até agora.
Com certeza é um ótimo livro sobre a mente humana que tem uma história para exemplificar.
É um livro pesado, em vários momentos o livro nos faz refletir sobre a nossa vida e faz com que nos questionemos em uma visão geral da nossa vida.
Acho que deveria ser um livro bem famoso mas praticamente nunca ouvi falar sobre ele.
Leandro Barbosa 20/12/2020minha estante
Muito bom resumo dos três filho realidade ??

Rebeca.Agra 15/06/2021minha estante
Onde eu aperto pra começar a leitura?

Arthur.Oliveira 12/01/2022minha estante
Desculpa a pergunta mais como faz pra ler o livro ñ tô conseguindo

Carlinha 18/01/2022minha estante
O livro é extremamente viciante, estou amando!

Meggie.Paiva 18/01/2023minha estante
To começando... que legal! Logo comento se curti tb. ??????

Raiza 29/03/2021

Prisioneiros da Mente
Como todos os livros do Augusto Cury, mais um com uma encantadora lição sobre o mundo em que vivemos e sobre como estamos vivendo.

Tamara Mendes 31/07/2020

Prepara-se para conhecer seus cárceres mentais!
Theo Fester é um homem extremamente inteligente e um dos mais respeitados e ricos do Vale do Silício e do mundo, mas a fortuna do magnata não esconde o seu passado e nem seus fantasmas mentais que o persegue desde sua infância. Filho de um judeu que viveu os horrores dos campos de concentração e que depois de resgatado foi para Nova York, Theo Fester teve de ser, desde a infância, "pai" do seu pai.

Quando o magnata descobre uma doença que em poucos meses irá mata-lo, percebe o que deveria ter feito há anos, mostrar para seus filhos que todos temos nossos cárceres mentais e temos que desbravá-los ao contrário seremos devorados de dentro para fora. Ao conhecer o famoso psiquiatra Dr Marco Polo e seu brilhante projeto Prisioneiros da Mente, o bilionário fica admirado ao perceber que no cérebro humano há mais cárceres mentais do que nas cidades mais violentas do mundo.

Então, o megaempresário coloca seus três filhos Peterson, Brenda e Calebe para realizar um teste de estresse inimaginável. Seus filhos aceitam na intenção de reatar a bilionária herança, mas o que não sabem é que a mente humana é muito imprevisível e que no decorrer de 30 dias eles percebem quais são seus medos, anseios e as tantas pessoas que eles prejudicaram ao longo da vida.

Através desse teste, Theo tenta libertar seus filhos dos cárceres mentais e torná-los cidadãos mentalmente saudáveis. Seus filhos são arrogantes, prepotentes, se acham um Deus, invencíveis, mas através desse teste eles percebem que são mortais e que é mais fácil ganhar bilhões de dolares do que dominar seus fantasmas e fobias.

# Nota Pessoal - A escrita do Augusto Cury sempre é muita inteligente, leve e com muitos dados psicológicos (mas as vezes repetitiva, em certos trechos do livro parece um déjà vu, em referência a outros livros que li do autor). As frases profundas juntamente com os conflitos internos de cada personagem nos fazem pensar e refletir sobre ações, atitudes e sobre quais são nossos cárceres mentais.

Ana Maia 17/04/2022

Sensacional
Uma leitura muito gostosa, fácil, mas ao mesmo tempo pesada porque nos refletir sobre os prisioneiros da nossa mente. Sobre o que temos valorizado. Sobre o que temos feito da nossa vida.

Incrível a sabedoria de um pai, o personagem Theo Fester. Como ele soube lidar com seus fantasmas e como ele soube ajudar aos que estão ao seu redor. Incrível o final no livro. Muito inesperado.

Mais uma vez Augusto Cury consegue tocar o nosso coração, a nossa mente, nos faz refletir.

Uma história que exemplifica a mente humana. Um livro de auto ajuda, de auto desenvolvimento muito bem explicado através de uma história, que nos ajuda a associar. Um dos melhores que já li do autor.

Bella Bini 05/11/2020

Prisioneiros da mente
Sem tempo pra fazer a resenha. Deixarei isso aqui só pra computar a leitura e cumprir a meta do app.

Italo.Samack 14/04/2023

Dura realidade
A história é fictícia, mas representa o que o mundo tornou-se: ambicioso, egoísta, traiçoeiro... Um dos melhores livros escritos por Cury!

Mateus 15/08/2020

Uma prisão de leitura.
Sempre ouvi falar dos livros do Augusto Cury e que muita gente já havia lido suas obras, mas se são boas já é outra história.
As primeiras 100 páginas foram uma tortura sem fim, narração arrastada que parecia não ir pra lugar algum, mas os últimos ? do livro tiveram mais acontecimentos e a leitura fluiu.
O que dizer desses três filhos da história? Insuportáveis, extremamente unidimensionais, pareciam a mesma pessoa e nem no final do livro, que eles deveriam ter uma evolução, continuaram sendo pessoas sem humanidade alguma.
O desafio proposto pelo pai é interessante, te faz pensar que os filhos irão aprender com os erros, mas é mal executado e passa tão rápido que você não sente peso nas ações deles nem se eles aprenderam realmemente com os erros.
Foi uma experiência bem amarga pra mim que esperava uma trama envolvente e que me prenderia, mas só foi uma história rasa e que tinha tudo pra me fazer pensar, mas a única coisa que pensei foi terminar logo pra sair dessa prisão de leitura.

Mariana 08/04/2022

Recomendo!
Me identifiquei com muitos pontos abordados no caráter de vários personagens e com isso compreendi que todos os dias precisamos nos esforçar para sermos seres humanos melhores. Queremos liberdade, mas na maioria das vezes escravizamos o outro. Vale a pena investir nessa leitura e se aprofundar em uma jornada até o planeta mente.

Gleise 09/04/2020

Não era o que eu esperava
Acreditei que a leitura me ajudaria a lidar com meus pensamentos e "cárceres", mas nada fez sentido pra mim, personagens muito artificiais, que não consegui me identificar, não me despertou nenhum sentimento...talvez não fosse o momento certo pra leitura

Camila.Aranha 11/04/2021

Prisioneiros da Mente
Você está chegando no findar da sua vida, olha para trás e se pergunta: das coisas que eu construí, quais eu levarei para o túmulo e quais farão parte das gerações futuras? Assim ocorre com Theo Fester ao decorrer desse romance psiquiátrico inquietante. Criado por um sobrevivente do terrível Holocausto, vítima de bullying na infância, ele conseguiu se reinventar e se tornar um empresário de sucesso e pai de três filhos ricos. Entretanto, aparentemente, nem mesmo um dos homens mais bem-sucedidos do mundo pode escapar do inevitável fim da vida, nem fugir de seus cárceres mentais que foram construídos e reforçados por longos anos.
Theo é dono de uma personalidade intrigante e, por vezes, admirável, mas, errou ao esconder suas lutas, fracassos e gentilezas de seus dois filhos e de uma filha. Assim, eles cresceram como príncipes e princesas, com cede de poder e riqueza, e intocados pelo amor. O bilionário se lamenta sobre essas questões quando é influenciado a conhecer o misterioso psiquiatra Marco Polo. Relutante e desconfiado, Theo demora um pouco para aderir às ideias do médico sobre a viabilidade da humanidade, porém, logo vê sua inteligência ao falar a respeito das piores prisões existentes no planeta: o cérebro humano.
O megaempresário busca um sentido para sua vida, enquanto o psiquiatra deseja investimento para colocar em prática um projeto que irá desafiar todas as injustiças do mundo. Uma união como essa nunca foi mais bem vinda. Mas, do que eles precisarão abdicar para realizarem esse feito? Será apenas o dinheiro que estará em jogo?
Augusto Cury não poupa recursos tecnológicos e criatividade na construção dessa história, cada página é regada com uma ideia futurística mais genial que a outra, apesar de, algumas vezes, se tornar repetitivo ou exagerar na dramatização da cena. No geral, é uma obra cativante, pois, nos leva a ter espeças de dias melhores e a ter a crença de que ninguém nunca estará completamente perdido se for lhe dado a oportunidade de enfrentar seus piores medos.
Theo testa seus filhos de maneiras inimagináveis, os coloca em situações degradantes por uma causa maior. Mas, alguns leitores podem até opinar que ele foi gentil, dadas as circunstâncias. Durante essa briga de egos, patrimônios e riquezas, o que realmente importa é o que você faz quando não sabe que está sendo observado.

Elisa.Gabriela 17/09/2020

Esperava mais. Logo no começo percebe-se que o personagem principal é clássico dos livros de Augusto Cury, é o mesmo personagem de sempre, com as mesmas questões e pensamentos, em outra pele. Traz questões bem óbvias também, achei um livro meio raso pra algo de Augusto Cury, com personagens bem óbvios e exagerados. Cada reviravolta é algo que eu conforme lia já esperava que acontecesse. Achei a história bem arrastada, como que para "encher linguiça"
jeazevedo 18/11/2020minha estante
Até que enfim alguém que teve a mesma percepção. Eu já li outros livros dele e amei, mas esse achei com a escrita até boba, os personagens bem esteriotipados. Realmente não gostei

Rafaela 17/06/2020

Sobre o funcionamento da mente humana
Este foi o primeiro livro do Augusto Cury que tive contato (e não me orgulho de ultimamente ter deixado os autores brasileiros um pouco de lado). Encontrei um livro que promete muito para poucas páginas e eu estava pagando para ver, mas, como é composto de bastante ação, diálogo e reviravoltas, ele consegue abranger o que propõe de modo fácil, porém o senti um pouco atropelado (essa visão está associada à minha vontade de que o livro fosse maior, à minha vontade de saber e mais profundamente sobre os personagens e seus cárceres, e não sobre a qualidade do livro).

A abordagem sobre o funcionamento da mente humana (e como controlá-la de modo saudável) é bem diferente, e, atrelada ao poder, riqueza e tecnologia que estão disponíveis aos personagens, são gerados testes de estresse para pessoas que dificilmente enxergariam seus problemas sem isso.

Nilson 12/05/2021

Profundo
Muito interessante o exercício de imaginação do autor baseado na geração dos anos 70 para exemplificar a proteção aos filhos e a percepção deste erro nos dias de hoje. Passei por experiências semelhantes e também errei protegendo meus filhos da cruel realidade deste mundo. O que o futuro nos reserva está bem exemplificado no robô criado pelo personagem principal deste livro.
Muito bom. RECOMENDO

biab 11/04/2021

Bom, mas tedioso.
Por já ter lido outros livros desse autor em uma estilo mas narrativo, e gostado bastante, achei que isso poderia se repetir, no entanto achei esse livro com umas conversas bem forçadas, com pouca naturalidade. Gostei de ler algumas coisas, mas com frequência senti que as situações e conversas eram só coisas forçadas em texto.