Tempo de Dançar

Tempo de Dançar Patrícia Beal

Resenhas -

aliceencantada 15/01/2024

Um dos meus livros favoritos!!
Esse livro me fez chorar, ele tem um final de uma vida no mundo real, para mim para o final ser bom nem sempre precisa ser um final feliz.
Esse final é super necessário e a medida que li percebo que a autora conseguiu transmitir o que a protagonista sentia e saber que o livro tem uma mensagem cristã foi perfect!!??

Larissa Dias 27/12/2022

Bom foi uma leitura que demorei muito para terminar, talvez deveria ter deixado um pouco a leitura desse livro e lido algum outro, mas quiz insistir em continuar somente nesse, enfim, a escrita é muito boa , mas a história algo me incomodou, não sei exatamente o que, talvez o fato das coisas terem acontecido um pouco rápido demais, a confusão de sentimentos da Ana, e a atitude dela ter acabado de sair de um relacionamento e já começar outro quase que um dia depois e se mudar com uma pessoa para outro país, sendo que anteriormente ele havia a abandonado por 10 anos sem dar nenhuma satisfação.

Mas o ponto positivo dessa história foi a conversão de Ana e ela ter conseguido superar suas inseguranças em relação ao ballet.

O final pra mim deixou um pouco a desejar , já que a Ana tinha acabado de perder seu marido e já voltou para o outro lá um mês depois, sei lá , pra mim não faz muito sentido já que o homem que ela "amava" tinha acabado de morrer, se pelo menos tivesse se passado 1 ou 2 anos e tals. Enfim mais esse foi meu ponto de vista.

Yasmin 15/01/2021

Linda história!

Nem sempre nossos desejos e sonhos são o que Deus tem planejado para gente!

Lição simples e linda passada por esse livro, uma história de amor, e pricipalmente, encontro com Deus!

Richy. 30/03/2021

Confesso que no início arrastei um pouco a leitura, mas acabei dando mais uma chance à história e adivinha? Gostei muito!

Helaina 19/07/2021

Um livro tenso, mas ao mesmo tempo doce
Apesar de ser um pouco fora do que eu costumo ler, a história me agradou e se fossem outros tempos eu teria terminado a leitura até bem rápido. Ultimamente tenho levado bem mais tempo do que o normal para terminar qualquer leitura...

Narrado em 1ª pessoa pela protagonista, o livro começa no presente e nos deixa com o coração na mão para saber o desfecho do que está sendo contado ao voltar no tempo para dizer como as coisas chegaram aquele ponto. Apesar de parecer um recurso que estraga um pouco a surpresa, se bem utilizado como foi o caso, aguça ainda mais nossa curiosidade para saber o que vai acontecer depois enquanto descobrimos o que aconteceu antes.

Gostei muito que o balé tenha sido uma parte importante dessa história, pois consegui me identificar relembrando do tempo em que eu fazia aula.

"Você sabe que o sucesso é superestimado, não sabe? As pessoas estão sempre à procura do próximo projeto, do próximo Graal, como você disse." Pág. 117

"De certo modo, cada aula de balé nos faz percorrer o ciclo de aprendizado de um bebê que dá os primeiros passos. A barra é o equivalente à fase em que ele caminha apoiando-se aos objetos. Em seguida, no centro, demos passos pequenos, lentos, como uma criança avançando entre dois móveis." Pág.123

"A realização técnica é ótima, não nego, e sou muito grato por ela. Mas em primeiro lugar sou um artista, e algo está faltando. Entende?" Pág.165

Além de acompanhar Ana em sua trajetória na profissão também a seguimos em sua busca espiritual. Ela tem muitos questionamentos sobre as coisas que acontecem na sua vida e é bonito a ver descobrindo aos poucos o amor de Deus.

"Claro que há um problema. É da minha vida que estamos falando. Sempre há um problema. Fui logo me preparando para o pior, sem poder decifrar seus lábios torcidos." Pág.154

"Então sabe que Jesus já pagou pelos seus pecados. Tudo o que você precisa fazer é aceitar esse fato. Não perca seu tempo tentando pagar uma conta que já foi paga. Quando alguém em quem você confia oferece um lindo presente, você deve apenas aceitá-lo. Agradeça e aceite." Pág.214

Enquanto tudo isso acontece, Ana ainda luta contra suas dúvidas a respeito de sua vida amorosa. Peter ou Claus? Para ser sincera, não shippei ela com nenhum dos dois. Ambos os pretendentes pensaram mais neles do que nela e suas atitudes deixam isso claro.

"É claro que deve. De que adianta dividir a vida com alguém se não for dividir os fardos também?" Pág.193

Há uma conclusão para o impasse e eu gostei do desfecho. Acho que a evolução dos personagens foi um dos pontos fundamentais para isso. No geral, eu gostei do livro, apesar de não ser um gênero que eu procure com frequência. A leitura flui bem e acho que quem gosta de histórias com triângulos amorosos e sentimentos a flor da pele vai gostar bastante.

Quem quiser conhecer um pouquinho mais do trabalho da autora pode acessar o site: (Patricia Beal Author of A Season to Dance & Desert Willow), onde também estão os endereços para os perfis dela nas redes sociais.

Um aspecto interessante desse livro, li a versão impressa muito gentilmente emprestada por uma vizinha e amiga, são algumas perguntas para discussão colocadas pela autora no final do livro. Eu poderia ter copiado algumas para colocar aqui? Poderia, mas a memória não ajuda muito e eu já devolvi o livro... #sorry.

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2021/07/resenha-tempo-de-dancar.html

Gi 18/07/2022

esperava mais
como bailarina, eu esperava que o foco do livro fosse o ballet e a dança em si, mas é um livro mais sobre religião. nada contra, mas isso não é abordado na sinopse.
as coisas demoram muito pra acontecer e quando começam a acontecer, acontece tudo de uma vez e ficam algumas coisas meio corridas pro meu gosto.
comecei a ler achando que tinha tudo pra ser incrível, já que a autora já foi bailarina e a maneira que ela fala sobre a dança é com bastante propriedade e bem próxima ao que um bailarino de companhia vive, mas isso acaba se perdendo para abordar muitas coisas ao mesmo tempo.
e eu também achei muitas falas de algumas personagens bem problemáticas. pequenas coisas, mas não consigo deixar passar.

yllirius 20/05/2023

Clichê.
Esse livro é bom para aqueles que estão começando o hábito da leitura. Mas como eu sou macaca velha, achei chato e clichê.

Algumas poucas partes valeram a pena, outras eu simplesmente pulava mesmo.

Protagonista chata cof cof

Lilian 11/11/2021

Esse livro é muito bom. Mostra que é possível ter vários recomeços.

Mas o que eu mais gostei foi de envolver balé na história, do desenvolvimento da Ana em várias questões, sua história com Claus e Peter. Teve vários pontos que me fizeram refletir bastante, sobre a vida.

sarah.bianchin. 12/12/2021

Não gostei muito
Primeiro, o livro tem inúmeros erros de formatação, com palavras e frases escritas metade em itálico metade em formatação normal em TODOS os capítulos, pra não dizer todas as páginas. Claramente faltou revisão.
Quanto à história? Achei que era um romance mais sobre a vida da Ana bailarina, tinha imaginado um rumo diferente, mas na verdade é a história de uma jornada em direção a Deus. Achei um pouco incômodo, não pelo teor religioso, mas por ter sido pega de surpresa. A sinopse não dá nenhum indicativo de que a cada cinco falas dos personagens, duas vão ser referências a Deus e à Bíblia. Além disso, personagens que não sabiam o que queriam me tiraram do sério.

Mimy 06/04/2022

Tempo de dançar
Ana passa por diversos caminhos, e alguns amores com ela, o amor pela familia, pelo cachorro, pelo balé, um amor atual... um antigo amor e uma traição vinda de onde não esperava. Mas no meio de tantos anos de provas e testes da vida, vai descobrir um amor que excede qualquer outro existente, um inigualável e incondicional, graças a uma pessoa que entra na sua vida como luz no fim do túnel, e descobrirá uma vida linda em Deus, e forças para continuar independente do que aconteça. Acompanhe essa história tão simples, mas tão linda que seja capaz de aquecer o coração.

Mari 22/10/2022

Gostei muito da história. A protagonista que faz com que a gente se reconheça nela.
No final você percebe que o que estava faltando nela o tempo todo era Deus.

Jackcoriolano 30/12/2022

Tempo de Dançar (Patricia Beal)
Tempo de dançar, de Patricia Beal, publicado pela Pandorga, é um romance contemporâneo com foco em recomeços e experiência transformadora com Deus.

A protagonista, Ana Brassfield, é uma bailarina que sonha em se apresentar no palco do Metropolitan Opera House. No passado teve um envolvimento com Claus Gert, bailarino alemão muito famoso, mas atualmente está em vias de casar com o arquiteto Peter Engberg.

Tudo muda quando, escalada para dançar um importante balé, seu passaporte para realizar o sonho, no qual faria par com Claus, eles acabam se beijando. A vida de Ana sai, totalmente, do rumo, do término do noivado com Peter até morar com Claus na Alemanha e começar em uma nova companhia de balé. Somente uma experiência verdadeira com Deus para direcioná-la e, enfim, Ana encontrar seu caminho.

A escrita é fluída, mas o início da história ganha um ar de drama que não cabe, os questionamentos e temores de Ana não convencem muito; a dinâmica da história fica melhor com a mudança dela para Alemanha e começa uma trajetória mais comovente.

Vale a leitura.

bianca.colbeich 16/02/2024

Não é bom.
Muito ruim. Preciso parar de comprar livros só pq achei a capa bonita. Nunca confie em livros cheios de recomendações.