Psicopolítica

Psicopolítica Han B.C.

Resenhas - Psicopolítica

Carlos 13/02/2019

Psicopolítica o controle da era digital
Byung Han provoca, mais uma vez, reflexões e ótimas contribuições para pensar a sociedade contemporânea. Nesta obra, a psicopolítica, o autor aborda, em linhas gerais, a maneira como o regime neoliberal promove um controle que é muito mais emocional e psíquico do que meramente biopolítico, ou seja, dos corpos. Han explora o modo como o sistema faz uso da liberdade para torná-la meio de exploração mais eficiente e incessante; produzindo assim sujeitos que se auto-exploram, incapazes de conceber sua própria condição servil. A era da produção imaterial, também é a era da exploração, da exposição e vigilância sem limites. Byung Han trás nesse trabalho desdobramentos de obras anteriores, mostrando como o poder hoje age através da positividade (o imperativo de consumo, de desejo, de comunicação), diferentemente do poder disciplinar, que agira pela soberania, de maneira negativa (através do impedimento, da ruptura, da repressão.) Obra marcada pelo pensamento Hegeliano, Foucaultiano e Nieztchiano, e de leitura flúida, se assemelhando a um ensaio.
Sandra Rosa 12/10/2020minha estante
Acabei de comprar. Não conheço o autor nem a editora espero não me arrepender

Caio380 12/02/2023

Escapando?
A política na era digital torna-se uma prática psicológica. O mundo dominado pela Big Data, criou uma organização social orientada para controle da liberdade através de sofisticadas técnicas de poder. A psicopolítica é a técnica que o neoliberalismo utiliza para perpetuar sua dominação ideológica. Assim, o capitalismo como modo de produção social e econômica, também, é um modo de produção mental. O que permite ao capital, continuar o processo de acumulação, a partir da psique dos sujeitos. Emoções e sentimentos são mercadorias. E, as suas trocas, são fundamentais para a manutenção do poder político e econômico. Aos leitores de Han, resta, a dúvida se conseguiremos escapar dessa condição.

site: https://socioabsurdo.medium.com/escapando-2251fc9ec2b2

Laura 26/08/2022

eu te odeio Margareth Tatcher
linda análise do neoliberalismo e RIDÍCULO o quanto tudo o que ele mostra teoricamente pode ser comprovado com meia hora de instagram. gostei muito da leitura, leve, fluida e, a meu ver, confortável para iniciantes. um ótimo ponto de partida para ler e entender outros filósofos, esse livrinho de cento e poucas páginas é uma droga de entrada prum mundo de calhamaços e dificuldades interpretativas (livros de filosofia)

espero escapar dos horrores que ele descreve. além de querer muito (mais que antes) aprender a falar alemão. e de hoje em diante, farei uma prece antes de dormir pra garantir que Tatcher, Reagan e todos ou outros porcos neoliberais que propagaram esse sistema pelo mundo ardam no fogo do inferno.

5 estrelas e um beijo pro Byung, virei fã ?

eduardabuainain 09/07/2020

Sensacional
Me fez repensar inúmeras coisas, por ex. nossa autoexposição voluntária nas redes sociais, de onde vem a VONTADE que sentimos de fazer isso, como ela é colocada na nossa cabeça pelo neoliberalismo. E reflete como isso é usado contra nós, pra nos fazer consumir mais (produtos e até mesmo ideias).
Mais alguns outros assuntos típicos do Byung: a positividade tóxica dos dias atuais, a autocobrança por produtividade o tempo todo etc. Sensacional.
Garuda 09/07/2020minha estante
Han tem limites patentes, mas de vez em quando ajuda a divulgar algumas coisas interessantes, especialmente para dar um panorama da sociedade informatizada.

Ana Cláudia 15/11/2021

A luta de classes como uma luta interior consigo mesmo
Muito bom, reflexões muito pertinentes sobre a questão de tornar a individualidade uma moeda de troca, ser um empreendedor de si mesmo e seguir em busca de melhorias para aumento de produtividade sem nenhum descanso.

"Quem fracassa na sociedade neoliberal de desempenho, em vez de questionar a sociedade ou o sistema, considera a si mesmo como responsável e se envergonha por isso. Aí está a inteligência peculiar do regimente neoliberal: não permite que emerja qualquer resistência o sistema. No regime de exploração imposta por outros, ao contrário, é possível que os explorados se solidarizem e juntos se ergam contra o explorador. Essa é a lógica que fundamenta a ideia marxista da 'ditadura do proletariado', que pressupõe, porém, relações repressivas de dominação. Já no regime neoliberal de autoexploração, a agressão é dirigida contra nós mesmos. Ela não transforma os explorados em revolucionários, mas sim em depressivos."

"Hoje, cada um é um trabalhador que explora a si mesmo para a sua própria empresa. Cada um é senhor e servo em uma única pessoa. A luta de classes também se transforma em uma luta interior consigo mesmo."

Stéf 17/04/2023

"Psicopolítica" é uma obra que procura entender e explicar as novas
formas de poder e controle que surgiram com o neoliberalismo, alertando os riscos de uma
sociedade que valoriza excessivamente a produtividade e a competição, em detrimento da
solidariedade e da cooperação.

MRZA98 13/09/2020

A arte de viver é criar uma forma de vida completamente diferente
Primeira leitura que fiz de Byung-Chul Han. Foi uma leitura prazerosa e interessante, porque toca em assuntos que acho importante nesse momento: Bigdata, datamining, neoliberalismo, vigilância moderna, redes sociais, etc. Não considero um texto fantástico, mas entrega o que propõe; analisar a sociedade neoliberal e as novas técnicas de poder em poucas páginas. Dialoga com Foucault, Marx, Nietszche, Naomi Klein, entre outros. Concordo com a maioria dos argumentos apresentados, e gosto da conclusão: Sejamos idiotas!

Caio 26/04/2021

Uhu!! Somos todos manequins inertes que se autoexploram e tentam ao máximo vender o próprio vestuário :D

Patrick 14/08/2022

Eis que a liberdade é usada, como armadilha para escravidão.
Tirais o amor desta civilização.
Inaugurais o comércio da emoção.

Nos vendemos por curtidas,
Nos matamos por dinheiro
Nos tornamos servos de banqueiros.
Neste século Deus se chama dinheiro.

Caminhamos para inferno,
Mascarado sob o nome de liberdade.

Liberdade outra ora nos era uma esperança....
Liberdade jás nas mãos dos malditos neoliberais!

Isabelle 14/04/2024

Muito bom, provocador!

Nunca tinha lido nada do autor, estou curiosa para aprofundar-me mais em suas obras.

_maricobucci_ 07/05/2020

Onde o político e o psicológico se encontram
O que Byung Chul Han consegue de excepcional nessa obra é explicar como o indivíduo, em suas ações e pensamentos aparentemente triviais, passa a servir a um projeto maior de poder.

Além disso, é fascinante como Han atualiza para o mundo pós-moderno - e, inevitavelmente, passa a refutar - as teses de pensadores como Marx, Hegel e Foucault.

Recomendo esse livro a quem tem um bom conhecimento de base na Filosofia e quer expandir os horizontes no que tange às novas formas de controle na era do digital e do neoliberalismo.

Bersa Mendes 05/12/2020

Análise precisa da nossa sociedade
O livro reforça teorias já abordadas em outros livros dele, como a Sociedade do Cansaço, só que se aprofunda em questões do domínio do psíquico para a criação de uma sociedade controlada.

Kyvu 03/11/2021

Um tanto complexo mas realmente essencial
O livro é ótimo; o tema e as principais ideias são de fritar a cabecinha de tão interessantes/impactantes, indo de frente com algo que eu acredito ser um dos debates mais complexos/profundos da nossa geração, a mais atual crise da liberdade. É livro teórico então mesmo sendo pequeno pode ser cansativo, mas vale a pena ok, leiam!