Estórias Abensonhadas

Estórias Abensonhadas Mia Couto

Resenhas - Estórias abensonhadas

1 | 2 | 3 | 4

Fer 12/10/2022

"Eu não quero subir para la, para as eternidades. Eu quero ser passaro é para voar a vida. Eu quero viajar é neste mundo. E este mundo, meu filho, é coisa para não se deixar por nada desse mundo."

Coisa mais linda esse livro! Mia Couto nos entrega, em "Estórias Abensonhadas", um compilado de contos que nos mostra o porquê de seu nome ter virado uma referência nas literaturas de língua portuguesa: ele faz das palavras poesia, criando neologismos carregados de sensações e sentimentos, nos trazendo histórias curtas cheias de riqueza.

Recomendo para todos. Uma leitura rápida e uma ótima porta de entrada para quem não conhece o autor ou literaturas de países africanos.

camillys 23/06/2022

li pra um vestibular e achei super fofo, o mia couto mistura coisas fantasiosas com sentimentos reais, gostei bastante

Gabi.correa. 08/06/2022

Fofo
Gostei do livro, meu conto preferido é o do cego Ginginho... achei bem significante com uma mensagem muito bonita. Ademais, gostei do conto da grávida também

Hera 21/04/2022

Coisa boa
São contos bem curtos, cheios de lirismos e com um clima mágico ou sobrenatural que acredito refletir culturas moçambicanas. São todos muito bons. Recomendo bastante.

Janaina 05/04/2022

Contos de Mia Couto
Cheguei a este livro de contos de Mia para ler o conto A guerra dos palhaços. Um conto curtíssimo, sem as metáforas que costumam embelezar o texto do autor mas com uma carga reflexiva de cair o queixo. O texto nos leva a pensar sobre manipulações políticas e midiáticas que levam a consequências irreversíveis, sobre extremismo e inércias, que se repetem a cada dia e em cada canto do planeta, sobre a forma de constituição e desenvolvimento da violência. Sensacional!

Mas, além deste, o livro traz mais de 20 contos, escritos depois da guerra de Moçambique, a maioria anteriormente publicada em jornal, outros inéditos.

Em praticamente todos os textos encontramos as características que nos permite identificar a obra de Mia Couto: as metáforas, os neologismos, a utilização exacerbada da rica cultura moçambicana.

Apesar de curtinho, vale à pena ler devagar, para ter tempo de usufruir de toda beleza que cada texto nos traz.

Meus preferidos foram (além do que me trouxe ao livro): Noventa e três; O abraço da serpente; Sapatos de tacão alto; Os infelizes cálculos da felicidade e Jãotónio, no enquanto.
driesvansteen 10/02/2023minha estante
UAU! lindo saber disso tudo! linda resenha.

felpspovoa 28/01/2022

Quando o skoob começar a dar os devidos créditos de resenha para os usuários eu faço uma resenha deste livro :)

Isa 01/10/2021

Um livro um pouco complexo para quem não estiver tão preparado. Traz reflexões ótimas, mas em alguns pontos tão profundas que você precisa ler duas vezes. Ademais, recomendo muito, Mia é sempre uma boa opção de leitura.

arthur 03/08/2021

gostei até
Eu não esperava nada desse livro, achei q era muito chato e tals, mas até que tem uns contos que eu amei de verdade. 3,5 ? não é uma nota ruim para um tipo de livro que não tô acostumado de ler (contos).

Nara 12/07/2021

Nunca compare um romance a um livro de contos. Este é livro de contos. Bons contos, alguns complexos, quase um livro de poesia para quem não é da poesia.
Confesso que alguns contos sequer entendi, ou entendi pouco. E tem contos belíssimos. Todos permeados de magia. Poderia dizer realismo mágico, mas realmente esse livros está mais no mundo dos sonhos que no real.
Então, agora vou comparar. Gosto mais de O fio das missangas do mesmo autor. Mas não me arrependo nem um segundo da leitura deste aqui. Recomendo.

Baratela 17/06/2021

Livro bom, mas não é o meu momento
Livro bom, mas não é o meu momento

Archie 26/02/2021

Estórias bem abensonhadas
Mia Couto tem uma linguagem única, mágica e muito sensível. Não conheço outro autor que tenha um traço tão singular. Os contos brincam com o fantástico, a cultura, a religião e a política. Mia Couto tem premissas geniais e que daria lindos romances. Mas não há necessidade: os curtos contos, de até 6 páginas, se basta, na beleza e sao uma ótima pedida pra uma leitura tranquila e descompromissada.

paraondealeiturameleva 26/01/2021

Contos que trazem realidade e fantasia em textos carregados de sensibilidade e poesia.

Patty Lima 30/12/2020

Abensonhados textos
Mia Couto me fascina já há alguns anos. Acredito que o místico que há em seus textos, seja conto ou romance, faça parte de minha ancestralidade afro. Achei um pouco difícil por ser uma linguagem carregada de figuras desconhecidas do nosso imaginário. Mas já conheço muito do folclore africano através de seus abensonhados escritos.

jesusa02 16/12/2020

Prosa poética
Série de contos concebidos pós guerra em Moçambique.
Os contos são recheados de metáforas, trocadilhos e jogos de palavras que brincam com o leitor de maneira provocante, misturando o fantástico da cultura africana e o mundo real, despertando uma reflexão sobre a verdadeira natureza humana.

"Existe afinal outra incurável doença: a síndrome da humanodeficiência adquirida. Proliferam as ciências desumanas e os cientistas ocultos"

"Mas o soldado é totalmente militar: está só cumprindo ignorância, jurista de chumbo, incapaz de distinguir um fora da lei de um lei de fora . A medidas que o soldados desfere mais violência , a bandeira parece perder as cores"

"Cada ser revela apenas luz que dele emana"

"O erro da pessoa é pensar que os silêncios são todos iguais. Há distintas qualidades de silêncio. É assim o escuro, este nada apagado que meus olhos tocam: cada um é um, desbotado á sua maneira"

Marcela Mosqueti 05/12/2020

São as histórias que nos abensonham para o bem viver depois de dilacerada a alma. São elas que nos devolvem ao corpo a vontade de continuar atravessando o rio da vida, mesmo depois de atrocidades indiziveis como a guerra. Um povo só existe pela memória de suas histórias e tradições que abençoam aos que não chegaram ainda na outra margem. Ainda que tentem apagar as práticas de um povo, sempre terá alguém que, ao dormir, sonha com elas para que sejam reavivadas. Essas são pequenas grandiosas histórias sobre Resistência e Renascer.

A força da semente que sonha em brotar é algo que nem a mais severa dor é capaz de extinguir.

1 | 2 | 3 | 4