Estórias abensonhadas

Estórias abensonhadas Mia Couto

Resenhas - Estórias abensonhadas

1 | 2 | 3 | 4

poetizabia 29/02/2024

80% entediante + 20% bom.
?Estórias Abensonhadas? foi o primeiro livro que li do Mia Couto. E preciso dizer que não gosto do estilo em que ele escreve (algo me irrita muito e não sei bem o porquê).

O livro, em cada um de seus contos, faz referência a algo da cultura moçambicana - o que certamente é de grande prestígio. No entanto, a maior parte dos contos me deixou ENTEDIADA. Não gostei! É muito maçante e cansativo (eu não aguentava mais).

Claro, os 80% entediante dominaram. No entanto, os 20% bom me fizeram avaliá-lo em 2,5 ?? (o conto ?a guerra dos palhaços? é incrível e influenciou muito na nota)

-> contos que mais gostei:
- o cego estrelinho
- na esteira do parto
- o perfume
- o cachimbo de felizbento (este é ótimo)
- noventa e três
- sapatos de tacão alto
- os infelizes cálculos da felicidade
- a guerra dos palhaços (este é incrível!!!)

Juh W.M. 04/12/2023

Livro "PÃO'
Esse livro me surpreendeu do inicio ao fim. Eu digo que ele é tipo "PÃO", pois, com o passar do tempo, fermentou, cresceu e assou na minha cabeça. Parece que cada dia que passa ele melhora no meu conceito; Acho que posso chamá-lo de livro "VINHO" também kkkk;
São contos mágicos, interessantes e fáceis de serem lidos. Obras de um autor renomado e conceituado que nos transporta para as lembranças de um país (Moçambique) em guerra.
É interessantíssimo, quero reler em breve!!! e fazer anotações sobre cada conto, pra eu poder me lembrar facilmente de todos!

Isa Sales 29/11/2023

Sinto que deveria ter gostado mais?
O Mia Couto é um autor muito renomado e uma grande figura literária, isso é fato, mas não consegui gostar 100% desse livro. Foi o meu primeiro contato com ele, e foi um livro de contos, acredito que se eu tivesse começado conhecendo por um romance teria sido melhor. As histórias são lindas e é muito legal toda a cultura que ele aborda, mas parece que ainda assim o livro não conseguiu me conquistar nem me prender, só fui indo indo porque queria acabar a leitura. Não vou desistir do Mia nem nada do tipo, mas só não achei nada de fantástico ainda!

Gabyfranhan 19/10/2023

Livro bem leve de se ler?
Já havia lido outros títulos de Mia Couto, mas este livro no estilo ?short stories? é bem leve, até divertido de se ler.
Recomendo!

Toninha 30/06/2023

Uma boa leitura para passar o tempo. São contos curtos com uma linguagem bem poética. Meu primeiro contato com Mia Couto.

Analita.Bastos 18/06/2023

Estórias abensonhadas
Realismo mágico não dá pra entender, é só se apaixonando mesmo. Mia Couto como sempre, surpreendente!!!

MindNotes 13/06/2023

Primeiro livro que leio de Mia Couto
Hoje não estou com muita vontade de escrever uma resenha, mas preciso deixar registrado o quanto esse livro é bom, espero de verdade, em um futuro próximo, ler mais obras de Mia Couto.
O livro é repleto de contos com temáticas diversas, desde críticas à guerra e à política até empoderamento e sexualidade. Acabei gostando mais de alguns contos do que outros mas não consigo citar apenas um que me tocou, todos são muito bem escritos.
Recomendo demais essa obra.

Anna 28/03/2023

Livro de contos
Depois de muito tempo, finalmente vou fazer a resenha! Demorei porque:
1- estava com preguiça confesso
2- não sabia muito bem como descrever o livro
Vou tentar ser o mais prevê possível?
O livro possui vários contos que estão relacionados com a guerra civil que aconteceu mais ou menos na década de 70, em Moçambique.
A escrita não é fácil (porque o livro é cheio de metáforas), mas também não é impossível de entender.
Vou fazer um top 5 contos que eu mais gostei:
1- O perfume
2- Na esteira do parto
3- Sapatos de tacão alto
4- Noventa e três
5- O poente da bandeira

driesvansteen 25/03/2023

Ensonado
Y acabei as Estórias Abensonhadas assim: ensonado. Agora vão elas de volta pra minha bibliotequinha. Dormentes. Livro cerrado.

Giovanna 06/03/2023

Estórias abesonhadas
O estilo de escrita do Mia Couto me encanta desde Terra sonâmbula. O livro traz contos com uma beleza impressionante e ao mesmo tempo reflexivos e até angustiantes. Traz o leitor, de fato, para dentro de cada narrativa, surpreendendo de formas diferentes em cada conto.
O livro estava à muito tempo na estante para ser lido, e estou feliz por finalmente ter tido essa chance de lê-lo.

Ana T 21/02/2023

Perfeito como sempre
Fui obrigada a ler Mia Couto para prestar Fuvest, mas me encontrei na escrita dele, e estou aqui lendo por conta própria.
É um estilo único e poético que me leva a outros mundos muito mais carregados de sentimento do que o real, por incrível que pareça. A descrição fantástica é linda, a realidade é impregnante: dias depois de ler alguns contos você ainda pensa neles, apesar de não lembrar nenhum pelo nome.
Uma das minhas características FAVORITAS desse livro é ver como a guerra e pós guerra de Moçambique entrelaçam cada conto, é como se esse livro fosse uma rede toda conectada.
As metáforas são lindas, fazem até o triste ser bonito.

Thiagookling 18/02/2023

Ah Mia, eu e minha casa serviremos ao Sr.
[...]dizem até que Deus fez o céu para justificar os pássaros.

Mais uma vez experimentando Mia. É incrível a capacidade deste homem de criar poesias, contos, fantasia. Leiam Mia.

Cleber.Laia 17/02/2023

Devo confessar minha dificuldade com os contos, mas Mia Couto autor africano, torna essa "tarefa" leve e divertida, com uma mistura de estorias que devem ser apreciadas em doses homeopáticas.

Lincoln Couto 31/12/2022

Estórias Abensonhadas
Essa é uma coletânea de contos bem curtinhos. Tem alguns contos muito bons, alguns medianos, mas no geral gostei bastante do primeiro contato com o autor.

Gostei bastante de algumas junções de palavras como a do título "Abensonhadas", e de algumas construções de frases que não é comum ao nosso português do Brasil, confesso que não sei se isso é algo característico do português de Moçambique, ou se é algo característico do próprio autor, mas te toda forma sendo um ou outro gostei bastante, dá uma lírica bem bonita ao texto.

Livro muito bom pra você ir lendo aos poucos, um conto aqui, outro acolá enquanto intercala outras leituras.

Dans.Castelhano 01/12/2022

É bom quando você lê um livro onde te traz o prazer devora-lo.
O total de 26 contos e dois em especifico se destacam, sendo eles O PERFUME e A VELHA ENGOLIDA PELA PEDRA.

Ler Mia Couto faz com que você se sinta parte da obra.
Por diversas vezes você consegue visualizar tudo que está escrito e fazer parte do momento.

Uma leitura rápida e acima de tudo acolhedora.
Para aqueles que tem interesse de se aprofundar em autores Africanos, acredito que esse seja um ótimo começo.

1 | 2 | 3 | 4