Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

Raul Chequer

Resenhas - Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriel A. 02/08/2021

Sei que o titulo do livro é "79 filmes para assistir enquanto dirige", mas pra entrar no clima lí cada uma das páginas desse livro atrás do volante. Sempre que pegava uma reta boa e com pouco sinal, pisava fundo e abria o livro. No meio do caminho acabou tendo alguns imprevistos, como alguns pedestres e ciclistas que insistiam em aparecer na frente do meu carro, mas numa agilidade incrível eles pulavam pra calçada ou se jogavam das bicicletas e acabam ficando com um joelho esfarelado ou um braço quebrado, enfim, nada muito grave.

Mas falando um pouquinho do livro, cada recomendação de filme é acompanhada de muita crítica social, reflexões e muito conhecimento por parte dos autores. Tem muitos filmes bons, alguns cults, outros de carros e não podemos esquecer do comprometimento desses pilotos com a violência gratuita, então é óbvio que tem filme de soco também.

A única crítica que faço a esse livro é que ao autores poderiam ter feito um filme sobre "79 filmes pra assistir enquanto dirige", pois todo mundo assiste o filme pra não ter que ler o livro e nunca o contrário. Faltou sensibilidade aos pilotos quando tiveram essa ideia do livro, se pensassem em fazer um filme e colocassem o Wolf Maya pra dirigir e com o Caco Barcellos na co-direção, certamente saíria um filme belíssimo que seria uma mistura de Kubanacan com aquele ar de documentário que só o Profissão Repórter tem.
aftersomi 02/08/2021minha estante
esse livro, o começo da resenha. passei mal

Gabriel A. 02/08/2021minha estante
Hahahahahaha inspiração do livro

Eicross 22/07/2023minha estante
Resenha mais genial que vi no site até hoje kkkkkkkkkk 10/10

PiEyes 18/08/2023minha estante
Você é um Deus cara

Aline 09/09/2023minha estante
Eu to passando mal com essa resenha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Queria Estar Lendo 05/02/2020

Resenha: Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige
Achou que não ia ter resenha do livro do Choque de Cultura? Achou errado, otário! Pois como todos sabem, este blog apoia a cultura, o cinema e principalmente: a literatura. Portanto, trago hoje para vocês, a resenha desse livro que é um compilado de críticas de cinema escrito por grandes nomes do transporte alternativo. Lançado pela editora Galera Record (até onde sabemos, sem a necessidade de nenhum tipo de ameaça ou violência).

Um breve panorama sobre os pilotos-autores dessa obra: Rogerinho do Ingá é apresentador do Choque de Cultura e dirige uma Sprinter azul e vermelha; Renan além de ser um pai muito dedicado e detentor das melhores informações do programa, leva a vida dirigindo uma Towner azul-bebê; Julinho da Van tem uma Sprinter branca e malha para manter seu corpinho saudável e sensual; e, para finalizar o grupo, temos Maurílio dos Anjos, que pilota uma Kombi branca e é o especialista em cinema.

Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige é, como o próprio título sugere, um livro com resenha de 79 filmes - eram 80, mas o Julinho não entregou a tempo a de E se eu fosse você 2 -, para você assistir com tranquilidade enquanto dirige. Ou, melhor ainda, como sugeriu o próprio Renan em seu recado final: agora que você já leu as resenhas e sabe o que acontece, pode ir fazer outra coisa. Viu? É a cultura salvando você de ter de ficar na frente da tevê quando claramente poderia estar usando esse tempo para fazer uns rachas ou até mesmo ir furar o pneu de um ciclista.

Além disso, eu mesma, que não tenho carteira de habilitação e não dirijo (pois sou consciente e entendo a necessidade de apoiar o empreendedorismo do transporte alternativo) fiquei muito agradecida pelo livro, pois agora pude apreciar a arte desses filmes, o que antes não era possível já que eles são para serem assistidos enquanto se dirige e, como disse, eu não dirijo. Por isso agradeço muito aos pilotos por terem pensado em pessoas como eu, e me dado essa oportunidade!

Quanto as críticas, elas são muito completas e profissionais, ressaltando os pontos fortes e fracos dos filmes, além de trazer informações sempre pertinentes (no caso do Renan, Maurílio não) e questionamentos importantes. O livro ainda conta com ilustrações magníficas feitas pelo Renanzinho, claramente um artista a ser descoberto, demonstrando que o Choque de Cultura sempre esteve na vanguarda e, desde 2018, já antecipava a problemática levantada pelo presidente sobre "livros serem um amontoado de textos".

Qualquer amante da sétima arte vai se sentir contemplado com os títulos escolhidos a dedo pelo pilotos, estando entre eles nomes como: Clube da Luta, Tropa de Elite, Beleza Americana, Frozen: Uma aventura Congelante, O Casamento dos Trapalhões, Avatar, Ghost: Do Outro Lado da Vida, Inspetor Faustão e o Malandro, O Iluminado, Saga Crepúsculo e, é claro, a franquia Velozes e Furiosos.

Importante ressaltar também a preocupação dos pilotos em inserir um glossário ao final do livro, para que todos os não entendidos do assunto possam passar a entender. Me vi obrigada a concordar com o Palestrinha, foi brilhante a sua colocação de suprir essa necessidade dos leitores e aproveitar para alcançar o número mínimo de páginas pedido pela editora (que teria tranquilamente sido alcançado se Julinho não tivesse deixado os colegas na mão).

Por fim, parabenizo a profissional Simone dos Prazeres pelas vinhetas tão bem colocadas - Simone é sempre um acerto -, e por todo o trabalho gráfico. Sugiro, até, que os pilotos fiquem de olho porque uma profissional assim no mercado é difícil de achar e ela pode acabar sendo requisita por outros programas. Minha sugestão é manter ela em cárcere privado, pra garantir que ela continue sempre fazendo esse trabalho genial com o Choque de Cultura.

Indico Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige para todos os amantes da sétima arte, os amantes da sexta arte, os amantes da velocidade, os amantes do transporte alternativo e todos os amantes no geral. Menos os amantes da primeira arte e os amantes do ciclismo, esses tão proibidos de ler!

p.s.: aguardando ansiosamente pelo próximo livro. E, pilotos, se precisarem de alguém pra ajudar a torcer o braço de algum editor da Galera Record é só chamar, viu?

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/02/resenha-choque-de-cultura-79-filmes.html

Jesus 26/11/2018

Um Livro Sobre Cultura. E Cinema.
Um livro feito para quem não tem tempo pra perder vendo filme.
E pra quem tem também.
Dependendo do filme, eu recomendo ler ele enquanto assiste, aliás.
Pois a história do filme pode se mesclar com as do livro e criar um terceiro filme totalmente novo e inesperado.

Imagina assistir um Rocky, lendo a análise do Exorcista e ouvindo a trilha sonora do Velozes e Furiosos.
Ia virar um filme de um Demônio marrento tomando porrada do Stallone enquanto dirige um Viper.
Muito melhor que qualquer um dos três filmes citados.
Com exceção do Velozes e Furiosos.

Um livro idealizado e desenvolvido especialmente para se ler enquanto dirige (como já está claro no título, caso não tenha percebido).
E essa é a única maneira que esta obra deve ser consumida.
Caso esteja dirigindo profissionalmente, melhor ainda.
Se for pra ler sentado no sofá, eu já não recomendo.
Pois estará indo contra a proposta original.
E rebeldia é coisa de músico.
E músico é drogado.
E esse livro é cultura e não tem nada a ver com música.

E acabou a resenha.

gdo.faria 13/01/2021

"Se alguma coisa nessa obra te soou estranha, acontece..."
É um livro pra quem gosta do Choque de Cultura
Fui lendo e imaginando eles apresentando o programa, até ouvindo a voz deles...

Maria290 15/04/2023

Videolocadora à beira da falência chamada destino...
Queria dizer que não pude aproveitar 100% a experiência deste livro porque tive um probleminha aqui e precisei usar a pomada nebacetim e todo mundo sabe que nebacetim causa surdez, então não pude ler o livro enquanto assistia ao filme porque não consegui ouvir as falas do filme. O bom é que, estand surda, não posso mais ouvir música, portanto, não vou usar drogas, porque todo mundo sabe que ambiente de música é um ambiente de drogas. Também não pude dirigir nem enquanto lia e nem enquanto assistia porque tive um probleminha de trânsito e acabei atropelando dois idosos que estavam fazendo exercícios de manhã na beira da autopista - todo mundo sabe que isso é um perigo e idosos deviam ficar em casa tricotando ao invés de querer ser saudável - e, por causa disso, estou proibida de pegar o carro...

Mas, apesar dos pesares, me diverti muito com essa leitura, achei as resenhas dos filmes geniais (gostaria de deixar registrado meus parabéns especiais ao Renan e um "cala boca" bem especial pro Maurílio) e ri alto enquanto lia... Percebi que preciso ver muitos filmes ainda (só esperando poder pegar o carro de novo pra poder voltar a assistir filmes...).

Enfim, espero que Renanzinho esteja bem e se recuperado de ter engolido o pen drive com os desenhos (inclusive, que exímio artista ele é)...

No aguardo para um livro dois: Choque de Cultura, ainda mais filmes para assistir enquanto dirige mais.

Orochi Fábio 21/06/2020

Para fãs, somente...
Raso, estúpido...humor rasteiro: quem espera um insight qualquer a respeito desses filmes, esqueça. É aleatório e bobo mesmo...

Dom 24/04/2021

Não sei se estou chato demais ou o livro que é meia boca.
Gosto demais do programa deles no YouTube, alguns episódios me faziam chorar de rir.

Peguei o livro na esperança de passar pela mesma sensação, mas não foi bem o que aconteceu, uma pena.

Poucas resenhas me fizeram rir mesmo, a maioria eu só lia com cara de paisagem.

Triste, mas acontece.

Van Lino 13/10/2020

Me fez conhecer filmes novos e ter uma nova e engraçada perspectiva de alguns filmes que tanto gosto

lucas wilson 01/11/2020

79 filmes pra ver enquanto dirige
aqui tem cultura!!!!
mas sério, mt bom. definitivamente preciso pra deixar na minha estante. pra quem adora o humor do choque e do trabalho da tv quase, vai se divertir muito com este livro. eu sendo um bom cinéfilo ?, dei muitas risadinhas com as CRÍTICAS PONTUAIS de nossos queridos pilotos.

Branco Junior 23/01/2021

Só uma palavra: Show!
As mesmas críticas embasadas do Choque de Cultura que vemos no vídeo, são encontradas no livro. Impossível não ler cada crítica com a voz dos personagens. Evidente que o humor é mais completo quando a crítica é de um filme que já assistimos, então o livro agradará mais os amantes da sétima arte.

'duarda 11/02/2020

Achou que não ia ter livro do Choque de Cultura?
Achou errado, otário!
Vou resumir está resenha a: é como se eles tivessem transcrito um episódio do Choque, simples assim. Perfeito assim.

Para ser melhor só se tivesse mais interações entre as críticas, mas daí já sou eu querendo coisas além da conta (e implorando por mais interações Sorinterkombi, me julguem)

dariostradlin 10/02/2023

Excelente livro, porém não muito bom
Sejamos sinceros! O livro é um erro! Há um consenso entre os próprios pilotos de que se vê o filme para não ter ler o livro, aí você imagina o absurdo que seria ler sobre 79 filmes e depois ainda ter que assisti-los já sabendo o final. Não dá! É muito tempo desperdiçado com algo de relevância média como a cultura.

O pior de tudo e que se você acelerar sua viatura e dobrar de velocidade, o filme possui o efeito contrário. Ou seja, quanto mais rápido você pilota, mais cedo chega em seu destino e menos filme se assiste. A logística fica um tanto quanto prejudicada e por isso eu li só os títulos dos filmes, afinal, se já tem no título da página o nome do livro, a indicação já está ali e não tem porque ler todo o resto. Hoje em dia o consumo é feito a partir de dancinhas no Tik Tok, não pela escrita.

Pois bem, infelizmente eu não tenho carro devido a insensibilidade de minha querida mãe que preferiu comprar um pra ela ao invés de prover aos filhos. Mas sem problemas, não sou rancoroso e ela também não, uma vez que nunca reclamou do raspão que eu dei na parte lateral direita ao esbarrar em um concreto que servia de vaso para uma árvore em meio a um sítio. Irresponsabilidade com o meio ambiente.

Mas se não tenho carro, tenho moto, o que facilita muito para assistir aos filmes. Os fones de ouvido por dentro do capacete ficam com os sons bem isolados e a imersão é maior. Basta colocar o celular no suporte e ligar o volume máximo. A melhor parte é quando, nos filmes, surge uma sirene. Muitas vezes ouço o barulho e já subo a calçada para abrir espaço às forças de segurança. E mesmo as viaturas sendo nos filmes, elas acabam sempre aparecendo no mundo real porque, ao subir a calçada de moto, sempre tem um pedestre desatento que não sai do caminho e acaba precisando de uma ambulância ou serviço funerário.

Moro em uma região montanhosa, onde muitas vezes há pouco trânsito, o que torna as estradas mais perigosas. Todo mundo sabe que menos trânsito é menos experiência. Mas aproveito isso para imergir de cara nos filmes, até mesmo literalmente.  Uma vez enquanto assistia Space Jam: o jogo do século, acabei indo reto em um barranco e quando minha cara bateu no painel da moto, quase engoli o celular.

Mas como diz o ditado: há mares que vem para o bem. Eu nunca entendi esse lance do mar, mas quer dizer que você pode ser beneficiado com quedas de moto, como aparecer no canal do Casemiro. No meu caso, a batida fez com que houvesse um deslizamento de terra que bloqueou a pista nos dois sentidos. Como prêmio, os demais motoristas precisaram fazer um desvio de 125 km no meio rural, possibilitando mais tempo de direção e turismo pelo interior.

Agora, eu preciso fazer uma critica sobre a ausência de alguns filmes. Quero dizer, que lista que se preze não tem um História Sem Fim? Não tem um Power Ranger, que todo mundo sabe que deu origem aos Transformers com seus Megazords. Sabe, as vezes eu sinto que estão me fazendo de Maurílio pra ser tão desrespeitado. Seria pedir muito um Dancing Days??? Em pleno ano do Tik Tok? O próprio Space Jam, que se eu não cito, passa batido por aqui. E Velocidade Máxima?* Ignoraram completamente a presença do Carlinhos Brown cantando A Namorada tem Namorada naquele navio com o Duende Verde.

*Parece que tem sim Velocidade Máxima no livro e o Carlinhos Brown é citado. Mas estando eu em velocidade máxima, não tenho como prestar atenção em tudo. E todo mundo sabe que quem presta atenção em tudo, na verdade não presta em nada. Fim do asterisco.

Outra coisa. Temos, acertadamente a citação dos maiores nomes do cinema mundial como Vin Diesel, The Rock, Dedé e Didi, Adam Sandler e Tony Ramos. Mas ninguém citou um Leandro Hassum, Raul Gazola, Jack Black ou até mesmo alguém do elenco de Friends ou The Office.

Enfim, como eu disse, é um excelente livro. Mas por todos esses erros, não chega a ser bom.

Nota¹: quando o livro acaba, ele não acaba. E você ainda é chamado de otário pelo Julinho (correto). Acontece que ao fim dos 79 filmes, que é quando o livro deveria ter seu fim, começa um tal de "Glossário". O que e isso, ninguém sabe. Provavelmente é uma palavra inventada pelo Maurílio pra pagar de inteligência. Errado! Aí você começa a ler o que vem a seguir e descobre que, na verdade, glossário é dicionário. Mas é um dicionário sem muita utilidade porque fica explicando coisas sobre os filmes, como o qie são créditos, diretor, continuista. Pra que isso? Todo mundo sabe que pra fazer um filme, você precisa de um ator e uma atriz e um cameraman. Acabou. Ah, e de um carro também, porque filme sem carro é teatro.

Nota²: comecei a ler o livro em um momento que esperava o carro da minha mãe ser consertado na mecânica. E aí aproveito pra deixar um alerta aos motoristas aqui: meu carro estragou porque resolvi colocar água no carburador e acabei esquecendo de fechar com a tampinha. Como resultado, a água evaporou, o motor secou e quebrou. Tudo isso porque resolvi colocar água. Então fica o alerta, nunca coloque água no carburador do seu carro, só vai te trazer problema. Aí acabei demorando pra ler o livro até o fim porque carro em mecânica a gente leva uma vez na vida, depois você aprende e conserta você mesmo. Mais que isso já tá abusando.

Gabs. A 17/01/2021

Achou que não ia ter crítica do livro aqui no Skoob hoje?
Pois achou errado, Otario!.

Esse livro é basicamente uma transcrição de um episódio.
Cada motorista faz análise de um filme (79 no total) e até que dá pra dar risadas maneiras.

Obviamente que você tem que conhecer o trabalho dos caras anteriormente, porque é impossível de ler sem "ouvir" a voz e o jeito de cada um se expressar.

Mesmo não sendo longo, recomendo ler em pausas, por que pode ficar meio cansativo e as vezes você acaba perdendo um pouco do folego das resenhas.

Ponto positivo: é que em meio as críticas é contado um pouco sobre a trajetória de cada um, pequenas curiosidades que não cabem nos episódios e contam com os desenhos belíssimos do Renanzinho, que ilustram bem a idéia das películas citadas.

Melani.Cristina 03/08/2020

Eu senti que estava assistindo um ep, a voz de cada personagem era tão clara que dava para saber que estava falando mesmo sem ler o nome no título.
Simplesmente amei!

Marianna.Fundao 15/04/2021

79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige
"Esse filme tem macaco fumando, macaco voando de asa-delta, macaco jogando carta, macaco matando aula, macaco matando outro macaco, e por ai vai. É só atividade divertida!"

79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige traz os maiores nomes do transporte alternativo brasileiro para comentar sobre grandes filmes do cinema mundial.

"Porque o jovem não fica satisfeito em curtir. Ele quer curtir adoidado. E ele não fica satisfeito em curtir adoidado no fim de semana ou no recreio, ele quer curtir adoidado em horário letivo."

É um livro muito engraçado. Várias vezes me peguei gargalhando lendo as resenhas dos filmes. Sou muito fã do Choque de Cultura e o livro não me decepcionou. O que eu achei interessante foi que eu li as resenhas exatamente na voz dos personagens. Muitas vezes eu começava a ler a página sem ver qual dos quatro tinha escrito, mas conseguia perceber quem era pelo modo de falar do filme. Bem legal!

"O Exorcista é tipo um programa 'Bem-Estar' misturado com 'Fala que eu te escuto'. Com uma pitadinha de 'Missa do Galo'."

Recomendo bastante esse livro pra quem é fã do programa ou pra quem gosta de comédia. É um livro bem rápido de se ler, mas pode ser lido aos poucos também, uma resenha de filme por dia. Muito bom!

"Tropa de Elite não tem a ousadia de RoboCop, mas poderia ser considerado um Loucademia de Polícia brasileiro."

1 | 2 | 3 | 4 | 5