A Liberdade do Cristão

A Liberdade do Cristão Martinho Lutero

Resenhas - Lutero

Gabriela.Bitencour 22/05/2020

"As obras boas e piedosas jamais tornam o homem bom e justo, mas o homem bom e justo realiza obras boas e piedosas."

Sidneia.Ruthes 31/10/2023

Críticas a religião
Lutero fala sobre, as coisas que aconteciam na época como deveriam ser diferentes, ele não conseguia aceitar as coisas como estavam e precisava de mudança. Precisou ficar escondido ao expressar sua opinião

Antonio Cesar 22/10/2013

“... Quando a velhacaria papista tiver sido assim revelada e o espirito da boca de Cristo se tiver difundido, de modo que o papa com todas as suas mentiras será tido como um nada e em completo desprezo, então o juízo final haverá de chegar e brilhar e, como diz Paulo, Cristo aniquilará o papa com sua vinda. ...”

Pág.: 56
5º período
A Liberdade do Cristão
De: Martin Luther
Titulo Original: Von der Freiheit eines Crististenmenschen De Libertate Cristiana

Compreende o livro, três documentos de autoria de Martinho Lutero. O primeiro deles, A Liberdade do cristão que da titulo ao livro é uma exposição ao papa Leão X de sua visão teológica da “justificação pela fé”. O segundo documento Sincera Admoestação a todos os cristãos (Eyn Trew Vormanung Tzu Allen Cristen) de onde foi tirada a citação acima, Lutero já percebendo os desdobramentos da cisão que estava provocando na cristandade, conclama a seus adeptos que se mantenham distantes de discórdias, e ódios o que certamente haveriam de prejudicar o movimento reformista. No Terceiro documento: Da autoridade Temporal e em que medida se deve obediência a ela (Von Welltlicher Uberkeytt, Wie Weyt Man Yhr Gehorsam Schuldig Sey), defende a legitimidade dos poderes políticos constituídos e prega a obediência a ela devida. Lutero fez uma releitura dos textos sagrados interpretando-os segundo a visão teológica que estava propondo. Ao ler os textos tive certa dificuldade de abstrair-me de minhas próprias convicções para efetuar uma leitura isenta de preconceitos. Interessante notar a força temporal exercida pela hierarquia da igreja na época e, a visão de Lutero de o poder politico estar a serviço dos desígnios divinos. Para um melhor entendimento de nossa própria época, recomendo a leitura.