O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

emileysz 30/03/2024

O deserto dos tártaros
Demorei bastante pra ler esse livro relativamente curto e senti a leitura engrenar só depois da metade. me senti igual ao tenente drogo: esperando algo acontecer. a atmosfera desse livro é completamente melancólica e realmente faz refletir sobre como a passagem do tempo é implacável.

Otávio 25/03/2024

Assim uma Página É Lentamente Virada...
Alguma vez você sentiu que está desperdiçando sua vida em busca de objetivos maiores que vão enfim concretizar sua felicidade, mas esses objetivos nunca se realizam completamente, e seu grande momento é sempre adiado enquanto você abre mão de viver no presente vários outros momentos importantes? Muitas vezes mesmo esses objetivos se apagam e a vida passa ser simplesmente seguir uma rotina sem fim e sem outra motivação se não o hábito, quando vemos, o tempo, ( "esse rio, que parece lento, mas não para nunca" ) passou para sempre.

O tenente Giovanni Drogo é designado a servir no forte Bastiani, um antigo posto construído na fronteira do país contra inimigos vindos do norte. Porém esses inimigos nunca vem e a rotina raramente perturbada do forte somada ao isolamento do resto do mundo fazem com que o tempo passe rapidamente e os militares tentam se apegar a remota possibilidade de invasão para dar algum sentido aos anos desperdiçados de suas vidas

Além de levantar questões ainda muito atuais sobre como estamos vivendo a vida ou simplesmente deixando que ela passe, a escrita do livro é linda e tem passagens muito tocantes. É certamente um livro que deve ser lido.

Isaure0 17/03/2024

Não é uma leitura simples, mas é uma leitura reflexiva. A história do protagonista nos faz refletir sobre como lidamos com nosso tempo e o que esperamos do nosso futuro. Por vezes me senti angustiada com a inércia da personagem principal, mas também vi a mim e a muitos conhecidos retratados nesse lugar. Vale a pena.

Aline.Andrade 05/03/2024

Muita espera...
É uma leitura lenta , onde se espera toda hora uma reviravolta, mas nada nunca acontece, é um pouco decepcionante e frustrante mas é uma leitura q te faz pensar na vida, no seu cotidiano, no q vc espera...

André Aquino 29/02/2024

Ninguém restitui os anos.
Apesar de curto, foi uma leitura duradora para mim, o desenvolvimento do livro me cansou diversas vezes, mas o ato final compensou toda a experiência.
O tema central e a ambientação se desenvolvem a partir das expectativas sobre guerras, mas aqui a verdadeira guerra é contra o tempo. Este implacável companheiro do homem.

Duda 03/01/2024

1º de 2024
"Talvez tudo seja assim; acreditamos que ao redor haja criaturas semelhantes a nós e, ao contrário, só há gelo [...]; preparamo-nos para cumprimentar o amigo, mas o braço recai inerte, o sorriso se apaga, porque percebemos que estamos completamente sós"

Confesso que no começo o livro não me pegou e fiquei quase 2 meses com ele pendendo na minha mesa de cabeceira. Mas insisti, e fico feliz por isso. Um livro que definitivamente não vou esquecer a mensagem e que ficará na minha cabeça por algum tempo.
A história do livro é focada em Giovanni Drogo, um oficial do exército que está sempre a espera de um grande acontecimento para que sua existência tenha algum valor, algum motivo. Dessa maneira, como está sempre a espera de algo maior, não vive o básico das emoções de uma pessoa qualquer; é sozinho no mundo, sem laços, sem grandes ou pequenas aventuras, com amizades momentâneas e passageiras, sem muita intimidade.
Eu particularmente fiquei muito tocada com o livro, sinto que vivemos um pouco assim hoje em dia. Por exemplo, sempre esperando passar num concurso, num vestibular, numa entrevista de emprego, para que assim nossa vida tenha algum sentido e "melhore".

Itapuan 25/12/2023

O tempo é implacável
O excelente livro que nos faz refletir sobre o tempo perdido à espera de batalhas a serem lutadas!
Nos faz lembrar que ?Cronos não perdoa seus filhos!?

Leonardo1083 21/11/2023

Onde esta sua batalha
Na fronteira, um deserto.
No deserto, um fronte!
No fronte, uma escolha, uma esperança.
Que pode ou não acontecer!
E pode haver a glória? ou nada.
Sobre imobilidade? Talvez!
Com certeza: sobre a Fé!

Este livro irá fazer refletir sobre suas escolhas, sobre suas batalhas, sobre manter-se focado em um objetivo ou desistir.

Escolhas certas? Erradas?
Quem poderá; poderia, dizer?
Ao final, um sorriso no rosto.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Esse livro mudou minha vida, literalmente. Após a leitura, larguei tudo e comecei de novo. E se algum dia me prender no forte? Deus me livre! A leitura mais transformadora que já fiz.

PatriciaLima_autora 17/10/2023

Triste diário
Eleito pela crítica um dos melhores livros do séc. XX, a história é quase um diário do protagonista Giovanni Drogo. O jovem tenente imagina iniciar sua gloriosa carreira militar no Forte Bastiani, aguardando por um confronto inimigo que na verdade não acontece. Alimentado por uma expectativa que se torna sua razão de viver, Drogo vê sua juventude partir ao mesmo tempo em que reavalia a sua vida e a de seus companheiros.

site: https://www.instagram.com/reel/CvIetf2t5Is/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Corquiola 18/09/2023

Espera...
Já Li e ouvi algumas resenhas sobre este livro e uma delas me fez lê-lo, concordo quando falam que o autor tem uma escrita muito bonita, quase poética e que em diversos momentos nos pegamos pensando sobre nossa própria vida, reavaliando... esperar por algo, por um longo período, mesmo que aconteça valerá a pena? Quando e quanto esperar? Pelo que?
Mas, apesar do tema central (que já é muito o que pensar), o livro não me prendeu, talvez tenha sido a intenção do autor, mas em muitos momentos ficou bem lento.
Daqui um tempo vou reler, acredito que esse é um livro que deve ser visto e revisto, e que a experiência trará outras visões...

Rafael 23/07/2023

Livro do desencanto
Antônio Cândido, famoso crítico literário brasileiro, apontou o "desencanto" como a principal característica dessa obra. E, de fato, não há melhor predicado para defini-la. O livro é um verdadeiro soco no estômago. Não por ser uma estória terrível, nauseante para o leitor, mas pela aridez com a qual o autor desnuda a natureza da vida, da nossa vida. Essa essência do ser vivente é nada mais que uma eterna espera pelos acontecimentos da própria vida. Dino Buzzati nos conduz, em verdade, a uma investigação filosófica sobre o sentido de vivermos e a quê isso se destina. Investigação que culmina no "desencanto" de sermos forçados a enfrentar a resposta simples, mas perturbadora, para tal indagação: a vida é uma eterna espera pela morte. Sim, você pode vivenciar momentos alegres e descontraídos nesse percurso, pode até ser feliz, mas, em algum momento, será possível perceber que, a despeito de tudo isso, no fim o que se espera é, tão somente, a morte. Desfecho que é, para qualquer pessoa, atemorizante, vez que somos naturalmente cheios de expectativas e apego à vida. Esperamos pelo emprego certo, pelo amor verdadeiro, pelas conquistas materiais e, embora seja possível usufruir de parte disso enquanto se está vivo, os percalços da existência e a impossibilidade de atingir todos os nossos objetivos diante da inflexível passagem do tempo, acabam por revelar que, a rigor, vive-se pela espera. Dias melhores sempre estão por vir, até que a morte nos alcance. A genialidade de Buzzati está, não só em esfregar essa ingrata realidade na nossa cara, mas na construção da narrativa que acompanha a vida de um militar cuja função precípua é esperar pela guerra. Contudo, em tempos de paz, a guerra pode acontecer, ou ela se torna mais uma espera da vida? Se você estiver preparado para encarar essa dura realidade, leia este livro.

Sté.Souza 30/06/2023

O que dizer desta obra prima de Dino Buzzati?
Perfeição em formato de literatura.
Esse livro mexeu comigo em tantos sentidos.
Perfeito!
Recomendo demais!