O Papa Contra Hitler

O Papa Contra Hitler Mark Riebling

Resenhas -

3ddy 16/10/2023

Pra quem gosta de historias de espiões e segunda guerra mundial, está aqui o livro certo. Riebling tem uma capacidade de narrar os acontecimentos de maneira muito interessante. Existe um documentario de mesmo nome e o autor faz parte dos entrevistados.
Rogéria Martins 16/10/2023minha estante
Tenho esse livro, estou ansiosa para ler!
Outro bom a respeito deste assunto é "os judeus do Papa", falando do Papa Pio XII também. Recomendo!
Gostei demais da sua resenha ?

Cris 22/08/2023

22.08.2023
Relata o esquema de espionagem da igreja católica do papa Pio XII com relacao ao nazismo de Hitler. O principal personagem foi o espião Joseph Muller, que com coragem fez o papel de levar os planos de Hitler para que a resistência política e religiosa conseguisse planejar os atentados a fim de cortar o mal pela raiz, mas infelizmente não tiveram sucesso. E a história da guerra e os acontecimentos gerados por meio das ações comandadas pelo Hitler é a que todo mundo conhece.
Fabricio268 22/08/2023minha estante
Gostei. Parece ser muito bom.

Karin 21/08/2023

A impressionante história do homem que sustentou a ligação do papa com a resistência alemã durante a segunda guerra.

Ellie 10/08/2023

Enriquecedor
Conta com riqueza de detalhes a real posição da Igreja Católica durante a 2a. Guerra Mundial, a participação do Papa e a importância da espionagem em todo este processo.

Larissa1391 20/02/2023

O livro conta com riqueza de detalhes a luta silenciosa do Papa e da Igreja Católica contra o nazismo. Torna-se uma leitura cansativa devido a grande quantidade de personagens e por retratar um período tão triste, onde muitos morreram de maneira cruel.

29/11/2022

Que livro difícil!
Difícil, mas muito bom para quem se interessa profundamente pelo assunto. Não tem nada de ficcional e é um livro interessante para quem gosta muito de história e consegue memorizar muitos nomes, detalhes e datas, porque às vezes ele vai e volta no tempo, por isso, o máximo de atenção é necessária.
Como o próprio nome já diz, fala do papel do Papa durante a guerra, o Papa Pio XII, o Cardeal eleito na época já tinha um forte perfil político, o que se deduz é que não foi uma eleição aleatória. Mas qual foi o papel desse Papa durante a guerra? Alguns acham que foi passivo demais. Outros acham que a Igreja não deveria interferir de forma alguma. Mas como fechar os olhos diante de tanta crueldade contra seres humanos, independente de seu credo?
Havia conspirações para o assassinato de Hitler e mais de uma tentativa frustrada, uma delas chegou bem perto. Até onde a consciência e as leis da Igreja Católica permitiam que o Papa pudesse ir? Qual foi seu papel nos bastidores dessas conspirações?
Este livro nos dá uma boa visão do que o Papa e os padres jesuítas puderam fazer para tentar ajudar aqueles que tanto sofreram durante o nazismo, mas há também um personagem de suma importância nessa história toda, a quem o Papa tinha grande apreço, um advogado chamado Josef Müller, conhecido como Zé Boi, um homem de fé e coragem por quem torcemos durante o livro todo.

Wes Janson 04/09/2022

Reparação histórica!!!
Este livro desfaz, com muita pesquisa bibliográfica e fontes primárias, o mito de que o Papa Pio XII fechou os olhos ao nazismo e ao fascismo, e até de certa forma apoiava esses horrores. Fica claro que ele trabalhava secretamente pelo fim desses regimes tirânicos, e tinha que agir assim em defesa da comunidade católica italiana e principalmente alemã. Trabalho a tal ponto de criar a polêmica se um homem de fé podia desejar e até agir para que outro ser humano morra, mesmo que esse home se chamasse Hitler.
Uma leitura fácil, envolvente e que nos prende do começo ao fim, pelo seu suspense, pois afinal de contas se trata de uma história de espionagem em um dos conflitos mais importantes de nossa história, O único senão é do título em português, pois o livro não foca apenas no Papa, mas também nas ações empreendidas e fomentadas pelos agentes locais na Alemanha, sendo o título original, Igreja de Espiões, mais apropriado.
Vale muito a leitura, não apenas para quem se interessa por esse período da História, mas para todos em geral compreenderem que nem sempre (ou geralmente) o que se divulga de algum assunto, não condiz com a realidade, mesmo que esse assunto seja considerado consenso.

Movio 23/06/2022

Otimo
Confesso que em dados momentos me senti paralisada na leitura e entendendo meias palavras, mas isso não impediu a compreensão da história. Impressionante o posicionamento dos envolvidos e a sucessão dos fatos. Esta história deve ser amplamente divulgada e discutida devido sua complexidade e intensidade.

Patty 29/04/2022

Para quem gosta realmente do tema
O Papa Contra Hitler apresenta os bastidores da espionagem da Igreja Católica durante a 2a Guerra Mundial.
Um livro extremamente descritivo, com vários personagens e datas, diria que é bem político, o que o torna por vezes meio cansativo. Mas se você, assim como eu, gosta do tema Segunda Guerra Mundial, então vale muito a pena a leitura.
O livro nos mostra como o Papa Pio XII, que muitas vezes foi taxado de "o Papa de Hitler" por publicamente não se posicionar contra o regime nazista e suas atrocidades, na verdade lutou em segredo junto com a resistência alemã para combater o nazismo, chegando inclusive a fazer parte de um conspiração para matar Hitler.
É interessante ver o lado pouco publicado dos alemães que não concordavam com o governo e queriam uma Alemanha melhor, sem Hitler e seu partido no poder, incluindo até pessoas do alto comando do Exército Alemão. E como essas pessoas encontraram em Pio XII uma força não só para tentar derrubar o poder como também para negociar a paz com os países Aliados.
É uma bela aula de história da Igreja Católica que se manteve em silêncio perante o mundo para evitar que seus padres e bispos fossem perseguidos por Hitler, enquanto que secretamente ela trabalhava para ajudar tanto católicos como judeus que sofriam sob o regime nazista.

Lico 15/02/2022

Um livro rico em detalhes
Aos despercebidos ou "estudiosos de história" que só conhecem fotos, este é um livro ótimo para incrementar o seu conhecimento. Muito se falou sobre Pio XII como "O Papa de Hitler" e neste livro, riquíssimo em detalhes e fontes mostra como foi o combate silencioso a qual a igreja católica, juntamente com alemães decentes combateram Hitler e vinham contra seus ideais políticos discriminatórios.
Um livro que todo cristão que já acreditou nisso deveria ler, e um livro que os padres brasileiros também deveriam estudar.

Tati 11/02/2022

Um livro que narra em detalhes a ?história por trás da história?! Não foi uma leitura fácil, são muitos os personagens envolvidos, com nomes e datas, mas vale a pena para quem realmente gosta do assunto!

Matheus 07/02/2022

Excelente
A árdua pesquisa bibliográfica feita para a elaboração do livro é notável pela riqueza de detalhes e depoimentos que narram o desenrolar das conspirações feitas para derrubar Hitler na Segunda Guerra.

Recomendo muito para quem já tem interesse pelo assunto e quer conhecer a papel da Igreja na Segunda Guerra.

Augusto Bogo 10/01/2022

Livro muito bem escrito e detalhado. Incrível saber a proximidade da Igreja em muitos acontecimentos "famosos".

BiaQuerino 03/07/2021

Esclarecedor
Um livro que te mostra o nazismo visto por trás, pelas áreas mais obscuras e arquitetadas do resistência a um regime extremamente público.

Ju 03/04/2021

Justificativas
É um livro que mais vida justificar o silêncio do Papa, pra quem estuda história realmente consegue enxergar as fronteiras de ações. Traz alguns personagens interessantes e algumas curiosidades sobre a Igreja e sua espionagem