Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido

Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido Charles Bukowski

Resenhas - Você Fica Tão Sozinho às Vezes que Até Faz Sentido

Ingrid 04/04/2020

Bukowski Sincero
O que mais gosto em Bukowski é que o cara é sincerão.
Adam 01/06/2022minha estante
Sinto minha alma sussurrando em meus ouvidos, como comichões me pedindo: ?continua lendo, você é como ele? tenho medo!

Math Sants 24/01/2023minha estante
Amo a escrita do Bukowski.

Yasmim290 20/11/2023minha estante
Não curti tanto o livro. O início te prende, mas depois começa a decair pra álcool prostitutas, entre outras coisas. Vários poemas do livro faz você refletir e por conta deles até que vale a pena ler, mas se não fossem por esse tanto que salvam o livro, eu já teria parado de ler no meio. Foi o primeiro contato que eu tive com o autor, e talvez o último.

Veregirl 27/05/2022

Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido
Vícios, prostituição, pobreza e fracasso misturados à um humor mordaz.
Bukowski prova que dá para escrever poemas com assuntos cotidianos, dando um aspecto atemporal ao livro. Faz isso de forma tão honesta e áspera, que é impossível não achá-lo brilhante.

"uma vez
até perguntei à minha esposa: escuta, eu devo ter
uma doença... será que devo procurar um
psiquiatra?

meu Deus, eu disse, ele é capaz de me curar
e aí o que é que eu vou
fazer?"

Dyllan.Johnny 15/02/2023

Cômico e melancólico
?A fama é a última put*, todas as outras se foram, agora a morte é uma planta crescendo em minha mente.?

Esse foi meu primeiro contato com Bukowski. Achei alguns poemas bem profundos e reflexivos, mas outros nem tanto. Foi um livro que me fez rir em certas partes e me fez lembrar do ?meme? da Isabela Boscov ?é uma pessoa amarga, negativa, que odeia tudo, odeia todo mundo, odeia imigrante, odeia pai, odeia mãe, odeia professor, odeia a vida?? kkk

luckysworld 10/12/2023

Esse foi o livro mais homem cis hetero que eu ja li e não digo isso como elogio ou crítica, só isso mesmo

Matheus 16/05/2021

As vezes estar sozinho é melhor...
Eu paquerava com esse livro a pelo menos 2 anos, mas sem coragem de emergir de cabeça, sempre utilizei Bukowsky como um autor espelho, sua poesia é ao mesmo tempo cotidiana e mística, é difícil descrever como os versos dos poemas que estão no livro são fortes e ao mesmo tempo banais, " sei que um dia encontrarei as palavras... E elas serão simples..." Leitura recomendada para quem quer ler poesia suja!
Lala 16/05/2021minha estante
ainda estou na fase de namorar esse. quero muito ler

Matheus 18/05/2021minha estante
Vale muito a pena tem uns poemas bem loucos

Jéssica 21/03/2021

Sinceramente, com exceção de Misto Quente, todos os outros livros do Bukowski que li foram medianos para ruim. Neste livro tem alguns bons poemas e alguns que fiquei com a sensação de ?tá, e daí??

Adryelly_Ewyllen 11/09/2021

Esse livro é um tapa na cara, adorei a sinceridade em cada verso, Bukowski mas conhecido como "velho safado" se mostrou ser muito mais do que isso, mostrou suas angústias existenciais e seus devaneios de escritor, são textos pesados e cruéis mostrando a realidade de Bukowski chorei bastante em certas partes.
CrisMartins 11/09/2021minha estante
Adorei o mais conhecido como ?velho safado? haha

rafa 12/12/2023

É um livro instigante e reflexivo. A obra mergulha nas profundezas da solidão, explorando as nuances da condição humana por meio de narrativas cruas e realistas, o livro convida os leitores a refletirem sobre as suas vidas.

Lala 27/07/2022

eu te amo buk eu te amo
mais um lido do pobre charles e devo dizer que eu não esperava gostar tanto da escrita dele. o primeiro livro foi meio chocante, o segundo foi relativamente mais aceitável, e o terceiro "me pegou" com essas poesias. acho que ler bukowski é um caminho sem volta.
não vou fazer nenhuma resenha super intelectual e pretensiosa já que ele odiaria isso, mas as poesias são realmente ótimas; é fácil se identificar com as coisas que ele escreve mesmo que não devesse ser.
Matheus 03/08/2022minha estante
Tempestade para os vivos e para os mortos! Tem muitos poemas bons lá!

Dan 03/09/2022minha estante
Gostar muito dele é uma puta red flag...

Drielly Scalzer 19/11/2023

Você fica tão sozinho que às vezes até faz sentido
Bukowski não é um autor pra qualquer leitor. Ele é desbocado, preguiçoso, mulherengo e beberrão. Todo errado, mas é sincero. Ele não esconde seus defeitos nos seus textos, falam da vida de uma pessoa comum.

Os poemas desse livro me levaram de reflexões ao riso. Na parte final os poemas perdem um pouco a qualidade e acabam se repetindo falando quase todos do mesmo tema. Mas mesmo assim valeu muito a leitura. Certamente lerei outros livros do velho Buk.

certos homens nunca morrem e certos homens nunca vivem (pág. 15)

naturalmente, nós todos caímos em baixo astral, é uma questão de desequilíbrio químico e uma existência que, por vezes, parece impossibilitar qualquer chance real de felicidade (pág. 16)

e não há nada que ponha uma pessoa mais em contato com as realidades do que uma jornada de trabalho de 8 horas (pág. 51)

a maioria das pessoas no mundo não dá a mínima e com frequência sinto a mesma coisa (pág. 93)

o inferno de cada homem fica num lugar diferente (pág. 105)

a aflição as vezes muda de forma mas nunca termina para ninguém (pág. 126)

pensamentos um dia geniais muitas vezes com o tempo se tornam inúteis e estúpidos (pág. 127)

a gente sobrevive a tudo com certa dose de eficiência e bravura (pág. 134)

ela não era muito interessante mas poucas pessoas são (pág. 157)

às vezes é difícil saber o que fazer (pág. 168)

afaste um escritor de sua máquina de escrever e tudo que sobra dele é a doença que o fez sentar diante da máquina no começo (pág 213)

não creio que eu fosse louco mas muitos dos loucos acham isso (pág. 233)

site: https://www.instagram.com/leioeconto/

Canoff 21/08/2023

"(...) Um livro em que o autor expõe suas entranhas não pode ser tratado como mero passatempo."
Há tempos, decidi dar uma pausa nos livros de poesia, pois percebi que não absorvo da forma que deveria. Não consigo identificar exatamente o que me atrapalha, mas não experimento a mesma sensação que as outras pessoas têm ao ler poesia. Normalmente, recorro a esse gênero quando busco uma leitura mais leve e fluida. Dada a ocasião em que li este livro, acredito que ele cumpriu o propósito que eu lhe destinei da melhor maneira possível. Eu queria algo leve, uma escrita que estabelecesse um diálogo igualitário comigo. Talvez tenha me precipitado um pouco ao procurar essas características em um livro do Bukowski, mas não havia como saber antes de iniciar a leitura. Agora, percebo que os livros do Bukowski não são adequados para momentos de tranquilidade, mas sim para momentos em que você deseja esvaziar a mente e, de certa forma, ouvir alguém que compartilhe frustrações e tenha uma escrita fora do comum, uma escrita que converse com o leitor e, ao mesmo tempo, que se destaque de todos os padrões literários.

A princípio, os títulos dos livros me fizeram pensar que se tratava de uma "poesia suja", semelhante aos escritos de Ferreira Gullar, mas percebi que Bukowski usava seus escritos para expressar frustrações cotidianas. Também descobri que há uma ordem cronológica em tudo isso. Isso me leva a crer que se trata de algo premeditado, calculado minuciosamente e, inclusive, que faz sentido. Li apenas uma obra de Ferreira Gullar e não gostei, pois tudo pareceu jogado e repulsivo. Não é para mim. Não consigo digerir o fato de autores usarem a literatura para desabafar suas frustrações de forma “crua” ou pouco convencional. Compreendo que esses livros desempenham um papel importante no contexto literário, mas usar palavrões e frases vexatórias não é uma boa forma de se expressar, principalmente em um livro. A poesia deve ser algo sublime, uma válvula de escape para as pessoas, uma forma de desacelerar suas vidas e observar cada detalhe. A poesia tem esse papel, não deve se assemelhar a um tweet, onde as pessoas disseminam qualquer coisa aleatoriamente. Há outros meios para fazer isso. Mesmo que eu acredite que seja de muito mau gosto, a literatura não é o melhor lugar. Como eu disse, esse tipo de escrita é importante, pois atrai um grande público, mas a maioria dos autores exagera nos detalhes. Há uma linha tênue entre escrever um livro com crueza e perder o bom senso, o que pode fazer o livro se tornar algo repulsivo

A ocasião em que decidi ler este livro não foi muito propícia, embora ele tenha cumprido a função que lhe atribuí. Lerei os outros (agora na ordem) e abordarei a leitura de forma diferente, pois não consegui apreciá-la devidamente. A diagramação do livro e a forma como Bukowski escreve também não são fáceis de acompanhar. Não sei se essas características estão presentes apenas neste livro, mas se forem universais, terei que ler pausadamente e em períodos planejados. Não posso repetir o que fiz: buscar uma leitura leve e optar por Bukowski, hahaha! Um livro em que o autor expõe suas entranhas não pode ser tratado como mero passatempo.
Jesraylanne 21/08/2023minha estante
Da mesma forma sinto que não absorvo da forma que deveria, de igual modo recorro a esse gênero quando quero uma leitura leve?

Maria 08/05/2023

Sempre ouço que Bukowski deveria ser evitado, pois sua obra "respinga" ódio pelas mulheres. Baita injustiça, talkey? Se o "velho safado" permite que o ódio transpareça em seus relatos, nós, "fêmeas malditas" (hehehe), não somos as únicas “agraciadas” com tal "homenagem", mas a humanidade inteira :P Com uma escrita forte, vibrante, instigante, pulsante (e mais uma série de adjetivos bregas rimando entre si :p)...Bukowski entrega-se de corpo lascivo e alma etílica aos relatos que imortalizou. Creio que poucos autores produziram obra tão declaradamente autobiográfica - aos que desprezam a astrologia, minhas desculpas, mas eis um leonino cujo Sol se mostrou mais do que presente!- e cuja vida, longe de ser um exemplo, foi vivida intensamente (e que fígado guerreiro, hein? Puta merda!). Ler Bukowski é entrar em contato com alguém que recusou a alternativa de abraçar a culpa cristã e, aleluia, olhou nos olhos do próprio monstro interior ...e sorriu.
André Vedder 08/05/2023minha estante
Palmas para essa resenha!

Maria 08/05/2023minha estante
Obrigada, André! :)

LucAlio.CAmara 31/07/2022

Charles Bukowski
Um livro que têm poemas variados de diversos assuntos intimistas e do cotidiano. Um bom livro pra ler em um final de semana de boa. Eu particularmente gostei mesmo de três poemas que me fizeram rir. Até que achei esse livro bem suave em vista de outros livro do autor.

Segue os três poemas que mais gostei :

DIVERSÃO / Pobre Al / Usando a coleira
DANILÃO1505 31/07/2022minha estante