Lord Jim

Lord Jim Joseph Conrad

Resenhas - Lord Jim

Gláucia 20/05/2011

Lord Jim - Joseph Conrad
Sofri para terminar esse livro. Não chega a 300 páginas mas a sensação é de ter 1000.
Extremamente descritivo, considero o livro uma ilusão. O autor insinua o tempo todo que algo terrível aconteceu e outras tantas coisas tenebrosas estão por vir e isso te deixa numa expectativa, o que é bom. O ruim é que na prática quase nada acontece de extraordinário. Foca muito o perfil psicológico do protagonista tentando explicar o porquê dele ter agido daquela maneira nas duas situações limite que ele viveu e isso acabou me cansando por ter se estendido demais.
Peterson Boll 31/01/2012minha estante
Sim, no livro "A Linha de Sombra" isto também acontece. A descrição de Conrad não é de forma alguma digressiva, ela é a construção do universo sufocante dos seus protagonistas.

Yago 04/06/2023

O livro mais chato do universo
Nossa foi uma luta, uma batalha entre os olhos e o cérebro, o livro mais horrível, chato e sem graça de toda a minha vida. Acho que me deixou com sequelas... Bosta enrolada num jornal.
Coleção de horrores escrita em papel.

Lixo, não leiam vão perder tempo.
Lucas Alencar 07/06/2023minha estante
bosta enrolada num jornal kkkkkkk

z..... 19/03/2021

Edição Nova Cultural (2003)
Li a alguns anos e não me disponho para nova leitura, a não ser em adaptações, por isso baseio a resenha nas impressões deixadas e em algumas consultas relembrando a história.
Aspectos de destaque são traição e busca de redenção na vida do protagonista. A história se constrói nisso, com momentos cruciais no episódio do navio abandonado pelos tripulantes, entre eles o protagonista, que deixou vergonhosa marca e tormento psicológico; e a liderança que assumiu entre nativos de ilha na Ásia, que levam Lord Jim a assumir postura que não teve no episódio descrito anteriormente, em relação a pessoas que confiavam nele, bem ou mal, pagando um preço por isso.
O livro mostra alguém que sonha, que busca aventuras e glórias, percebendo que a paz consigo mesmo é o que mais lhe causa satisfação e realização.

É o cerne, o que guardei, a discussão principal acerca da obra em minha visão.

Leitura em Macapá, nos idos da pandemia...

Marcos 29/03/2020

Mergulho na escuridão
O livro lorde Jim, de Joseph Conrad, é mais uma narrativa densa do autor que ama o mar e aquilo que ele provoca nós seus navegantes. Nesta obra há o surgimento do protagonista, Jim, que chama atenção do narrador: há ansiedade deste em investigar esse ser afetado um acontecimento medonho no mar - um naufrágio. As diversas tentativas de Jim de se livrar das lembranças do que fora sua vida o coloca em uma errância assistida pelo narrador que acompanha, junto conosco, os mistérios das decisões que assolam nossa existência. Ritmo difícil de emplacar, mas com desfrute da linguagem incrível e as metáfora arrebatadora de Conrad, vale a pena.

z..... 20/03/2021

Adaptção em HQ (Edição Maravilhosa - EBAL, 1958)
Tem simplificação interessante no roteiro e ilustrações, apesar de um pouco confusa nos desdobramentos finais, ficando como estímulo para a criticidade do leitor. Até o momento é a única adaptação em quadrinhos que conheço do clássico, valendo a conferida para quem leu o livro. Curti!

Vou aproveitar para viajar nos devaneios, num exercício crítico nem aí para bobagens ...
Antes dessa obra tinha revisto outro clássico, "Madame Bovary", o que me fez perceber paralelos.
O que os livros apresentam em comum? Elementar, caro Watson! Espia se não... Trazem os nomes dos protagonistas no título, subsequentes a termo de deferência que denota nobreza entre os seus, mas que a história revela que são personagens com passado conturbado, longe de ser nobre, atormentando-os psicologicamente, encontrando suposta redenção na entrega a morte, o que imaginam ser o certo. Eureca!
Sobre Lord Jim, o tormento que lhe pesa está no episódio do navio abandonado para salvar a própria pele, deixando aqueles que confiavam nele para a morte. Essa história tem desdobramentos que não vou liberar spoilers... Não se resume a um episódio de covardia, exprime também abominável degenaração da alma, recorrente em fatos terríveis na realidade, a de se colocar como juiz, como se sua decisão fosse a melhor, determinando o destino sem dar direito de escolha. Por essa e outras Lord Jim era perturbado pelo fato!

Leitura em Macapá, idos da covid....
Graças a Deus! Hoje minha mãe recebeu a primeira dose da vacina...

Daniel.Freitas 26/04/2021

Um livro sobre Redenção
Esse livro é uma aula de liderança. As 50 páginas é um teste de força de vontade e esforço. O Conrad testa o leitor para ver se você é digno ou não de lê-lo. Conselho de leitor - não desanime , vai valer a pena! É um livro sobre traição, conflitos, bebedeiras, um homem que possui valores elevadíssimos e nem sempre consegue viver a altura desses valores. Apesar de existir um vilão - o famigerado Capitão Brown - o maior impecilho aqui é o próprio protagonista que luta consigo mesmo da primeira até a última página.

Zuca 07/06/2021

Joseph Conrad procura, já no prefácio, defender o livro de críticas contemporâneas (ano de 1900, deixe-se claro) sobre a duração "não coisa muito crível" de sua narrativa, mas incorre no pecado do excesso de auto-zelo quando "crê" que esta mesma narrativa possa ser lida em voz alta "em menos de três horas" – afirmação possivelmente ainda mais inverossímil que a própria matéria da acusação que a originou.

Não que narrativas arrastadas sejam necessariamente um problema: em poucas ou muitas páginas um O velho e mar ou um Moby Dick atingem o centro nervoso dos leitores ao cabo de seus lentos desenvolvimentos de maneira a continuar ressoando muito depois do fim de suas leituras.

O caso é que Lord Jim (o personagem) não é interessante (ou bravo, ou inteligente, ou misterioso, ou exótico, ou o que quer que seja) o suficiente a ponto de que o leitor se importe; e nem mesmo o imenso mistério erigido em torno dos fatos lentamente narrados justifica o esforço imaginativo em se tratando de tão pouco a esconder.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

Edu001 23/11/2023

Maçante
A proposta é interessante, a história possui personagens complexos e profundos - embora muitas vezes representando claramente certos arquétipos românticos (como o nativo bom e passivo) e é contada de uma maneira única, com ao menos dois narradores diferentes (algo que também ocorre em outro livro do autor, O Coração das Trevas, mas é muito melhor desenvolvido em Lorde Jim).

Porém, a sensação é de uma leitura arrastada, às vezes parecendo que a narrativa se perde em detalhes e acontecimentos em que o leitor se pergunta "quem fez o que?" ou "o que está acontecendo?", frequentemente dando a impressão de que é algo interminável.

No fim, Lorde Jim é uma narrativa cansativa e maçante, que embora traga boas reflexões sobre valores e tenha personagens interessantes, transmite ao seu leitor a inescapável vontade de terminar o livro o quanto antes.

Tito 15/10/2010

Versão em quadrinhos do maior e melhor livro de todos os tempos.
ElaineMatos 20/08/2012minha estante
Cliquei em "não gostei" por engano...desculpe.

Peterson Boll 31/01/2012

Literatura adjetiva
Conrad em suas obras, impregna tanto do uso dos adjetivos que acaba nos sufocando. Mas, isto não é um defeito, pelo contrário. Conrad constroi sempre pessoas que se chocam contra o sistema vigente, não por rebeldia, mas por necessidade. Lord Jim é um aventureiro de um microcosmo (que também é macro) e todos ao seu redor são peças do universo dele, quase beirando ao solipsismo.

Mais uma leitura de Conrad que leva o leitor a náusea (no bom sentido, se é que possa haver náusea no bom sentido. Mas no caso aqui, há).

Guilherme 18/02/2020

"Acaso não são nossas vidas demasiado curtas para nos dar tempo de ir até o fim de uma frase, que fica eternamente, através de nossos balbucios, em estado de intenção?"
Esse livro tem: um barco, com centenas de pessoas, abandonado à deriva; um homem que se transforma praticamente em um deus; assassinatos à sangue frio. Mas tudo isso é apresentado de uma forma lenta e muito detalhada; muitas vezes o autor se perde em minucias de coisas que já sabemos como vão terminar. Apesar das coisas incríveis que acontecem através da história, a narrativa é muito mais focada no desenvolvimento dos personagens. Nas primeiras linhas do livro o narrador descreve a aparência externa de Jim, mas nas próximas centenas de páginas ele(s) vão tentar penetrar fundo na alma do jovem marinheiro, uma alma muito bem intencionada e muito perdida.

Venho notando que ao final da leitura dos livros que acabam se tornando meus favoritos, eu acabo voltando ao começo e relendo as primeiras páginas, numa tentativa talvez inconsciente de o reler, e percebo que aqueles primeiros parágrafos dão uma espécie de pista da conclusão da história. A primeira página de Lorde Jim não preconiza um final feliz.

Andre 16/06/2020

O livro tem uma linha de tempo um pouco embaralhada e não foi raro eu me perder um pouco.
A narrativa se concentra muito no estudo da personalidade e mente do protagonista, principalmente na primeira parte aonde a história é lenta e evolui muito pouco, a partir da metade o livro fica mais dinâmico e a leitura mais fluida.
Renata Cavalcante 03/07/2020minha estante
Só pelo fato de a narrativa se concentrar no estudo da personalidade e mente já me interessa.

Menard 29/09/2021

A luta pela honra
Eu sou um fã da esrita de Conrad, tudo começou ao assistir Apocalypse Now, o clássico filme de Coppola, cujo enredo é em grande medida uma adaptação da narrativa "Coração das Trevas", de Joseph Conrad. Após ver o filme quis muito ler o livro, li e achei uma obra magnífica, fui lendo outros dele e cá chegamos, quando finalizei meu sexto livro de Conrad, Lord Jim. É uma história com os elementos mais comuns de Conrad: povos nativos, navios, mar, homem branco x povos nativos, profundas questões sobre a humanidade e sobre os caminhos que ela segue e principalmente sobre nossa natureza como seres humanos. Porém, esses elementos vão se encontrando como se estivessem à deriva numa correnteza, que os direciona e é o tema principal do livro: a honra e as questões que a cercam. Temos um indivíduo que é marcado por um acontecimento, ele o afeta demasiadamente, principalmente a percepção que tem sobre si. Conrad eleva as questões concernentes à honra aos níveis mais altos possíveis, construindo uma narrativa que é magistral em quebrar a expectativa do leitor. É um clássico da literatura inglesa, nota 5!

vanessaxclementino 06/05/2021

Lindo, porém cansativo
fiquei fascinada pela escrita e narração do livro desde o primeiro parágrafo, tudo tão poeticamente descrito que não tinha como não se admirar, contudo, assim que mudou de rumo alguns eventos, mesmo a escrita impressionando a leitura ficou muito cansativa para realmente se apreciar por completo