A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

Aline.Andrade 27/02/2024

É uma boa história, um pouco rasa, deixa muitas perguntas de curiosidade no ar. É interessante a visão distorcida q uma criança pode ter sendo fruto de um estupro por sequestro e confinamento, um amor cego pelo pai sem entender a atrocidade q ele fez e continua fazendo e a ingênua aversão à mãe por também não entender todo sofrimento a que vem passando e o esforço q é lhe cuidar e educar. Muitos pontos pensativos , no fim , é um bom livro.

Carolina 07/02/2024

A Filha Do Rei Do Pântano
Livro com uma ótima escrita que faz o leitor mergulhar na historia porem mesmo com este ponto não conseguir me conectar com a historia.
O livro é narrado pelos olhos de Helena onde vamos saber todo o processo de sua vida sendo ele antes da sua existência, sua infância e vida adulta.

Gabi 02/02/2024

Minha opinião sobre o livro:
Precisava muito vim aqui comentar sobre esse livro. Helena foi criada de uma forma diferente das outras crianças. O pai dela era um sequestrador que abusou de sua mãe, manipulou e frequentemente espancava. Sendo essa a forma de 'amor' que Helena conhecia, ela cresceu acreditando que o pai a amava e ela o idolatrava.
Vejo uma história de redenção também pela protagonista ter conseguido sobreviver a essa vida e conseguido reconstruir a sua história. Visto que em muitos casos de abusos a pessoa perpassa adiante o que vivenciou vejo Helena criando uma família e suas filhas amorosamente.
A história é muito envolvente!!
Eu super indico essa leitura.

Fábio Valeta 30/01/2024

Livro com o mesmo nome de um conto de Hans Christian Andersen, que também inspira a obra de Karen Dionne.

Nele somos apresentados a Helena. Uma mulher aparentemente normal, que vive uma vida pacata ao lado do marido e de duas filhas pequenas. Mas que esconde a história de sua infância.

Quando tinha 14 anos, a mãe de Helena foi raptada e forçada a viver isolada em uma cabana no pântano junto ao seu sequestrador. Um homem vinte anos mais velho. E dessa relação forçada que nasceu Helena, que até os 12 anos de idade só tivera contato com o pai e a mãe e desconhecia completamente a história por trás do "relacionamento" deles.

Helena cresceu idolatrando o pai, que a ensinou como sobreviver no Pântano, como caçar, cuidar de feridas e viver daquilo que poderia encontrar na natureza. Seu pai a chamava de Bangii-Agawaateyaa - pequena sombra - já que ela queria segui-lo para todos os lugares e aprender tudo que ele sabia. Nos seus primeiros 12 anos, seu pai significava seu mundo, seu herói, enquanto sua mãe estava apenas ali, ocupando espaço.

Anos depois de descobrir a verdade sobre seus pais e se ver livre do pântano, Helena criou uma nova vida para si. Vivendo em anonimato depois de ter mudado de novo para não ser mais conhecida como a "filha daquele monstro que raptou uma menina". Mas quando seu pai foge da prisão,  ela sabe que sua família não estará segura enquanto ele estiver livre, e decide usar tudo que aprendeu com o pai para rastreá-lo e devolvê-lo à prisão.

O livro constantemente alterna entre o presente e passado de Helena, bem como com trechos do conto de Hans Christian Andersen, criando assim um panorama complexo de sua protagonista, que mesmo sabendo de todas as coisas horríveis que seu pai fez não consegue esquecer também do amor e idolatria que ela sentiu um dia. E a autora sabe criar vários momentos de tensão para nos deixar presos na leitura.

A Filha do Rei do Pântano é um livro curto e uma leitura rápida. Um bom thriller psicológico que, apesar de não ser inesquecível, consegue prender a atenção.

Flavia1332 28/01/2024

Pessoas quebradas
Essa história é sobre formação de caráter, visão de mundo e narcisismo.A necessidade do outro invade a nossa e nos delacera, transformando a personalidade e as vivências. Como seria minha vida se??
Helena é o reflexo da maneira da qual foi criada, sua mãe se adaptou como pode para sobreviver. História sombria, porém também é uma história de redenção e superação.

Juliana 18/01/2024

Esperava mais
Quando li a sinopse achei que seria um Suspense interessante. Estava totalmente errada. Uma história com pontos de vistas no presente e passado da vida de Helena. Um plot totalmente previsível, história entediante e escrita fraca.

Rose 16/01/2024

Leiam!!!
Ela é fruto de um sequestro que durou 14 anos.

Helena cresceu no pântano de Michigan. Longe de qualquer tipo de civilização ou tecnologia, aprendeu cedo a caçar e tudo necessário para sobreviver no pântano.

Apesar da brutalidade paterna, ela amava seu pai, até o dia que descobriu a verdade sobre sua origem.

Agora ela está casada e tem duas filhas. Enterrou o passado junto com seu verdadeiro nome. E tudo ficaria assim se seu pai não tivesse fugido da prisão de segurança máxima.

Conhecendo as habilidades e inteligência paternas, ciente de que ele viria atrás dela e que a perseguição em torno dele não daria em nada, ela tinha apenas uma alternativa: caçar o próprio pai.

Moldada a sombra do pai, Helena era a única que poderia encontrá-lo, antes que ele encontrasse sua família.

A história é contada pela própria Helena enquanto ela procura pistas sobre o paradeiro do pai. O enredo mescla o presente e o passado, onde vamos conhecendo como foi a vida dela, assim como a guerra mental que ela trava consigo mesmo. Um duelo entre o amor e a razão de uma filha que sabe do que o pai é capaz, mas cujo o coração ainda ama.

Sei nem o que dizer deste livro além de LEIAM!

Uma última coisa, acreditem ou não, mas fiquei com raiva dos pais da mãe de Helena. Infelizmente para a mãe dela, a ganância dos pais falou mais alto.

Eudenis.Peclat 08/01/2024

O livro é bom, mas esperava mais dele. Ele é um pouco parado, apesar de alguns poucas cenas de tensão ainda sinto que falta algo nele, mas ainda sim é um livro que recomendo, Helena é uma personagem forte, vemos sua evolução nitidamente.

@estantedabrena 13/02/2024minha estante
A autora foi usando pra estender o suspense ... Mas me deu raiva em alguns momentos

arthur_arrais 31/12/2023

O retorno da filha do Rei do Pântano
Um livro que vai muito além da perseguição ao pai criminoso que foge da prisão de segurança máxima treze anos após o seu encarceramento: é uma história de reconexão com o próprio passado e de como ele definiu quem Helena Pelletier é. Uma reflexão sobre como a infância é determinante na construção do caráter do indivíduo. Além da inspiração nos thrillers clássicos de perseguição, lembra livremente o filme ?o Quarto de Jack?.

Amanda 30/12/2023

Um livro pesado, com diversas descrições de violência. Altamente não-indicável para pessoas sensíveis.
Quanto ao enredo, parece que se trata de uma história de suspense, mas não é exatamente sobre isso e sim sobre as lembranças de uma mulher quanto aos seus primeiros anos de vida, vivendo em cativeiro

Milena | @aspaceforbooks 14/12/2023

Gostei
Eu gostei desse livro, a narrativa prende mas ao mesmo tempo, é tão explicado em coisas q a pessoa n ta nem ai q pulei uns parágrafos. Achei meio pessoa indestrutível, mas nesse momento já estava muito envolvida na leitura e querendo saber como ia acabar, então só aceitei e fui. N é perfeito, mas é rápido e bom de ler.

miyy 05/12/2023

Terminei na força do ódio
Eu tentei entender a autora em criar uma protagonista controversa, uma criança sendo criada por um cara narcisista acaba se moldando a ele, mas os momentos em que ela desprezava a mãe foi difícil de ler, e mais difícil quando ela já adulta, sabendo de tudo, demonstra pouca empatia e solidariedade ao que aconteceu com a mãe e trata o pai meio com adoração, quando tem lembranças da sua infância.
Esse sentimento que ela nutre pelo pai me afetou, não deu pra engolir, ainda mais quando ela tenta justificar seus atos, o que me fez questionar seu caráter e suas inclinações.
Então, autora pra mim falhou nesse aspecto com a protagonista, e por esse motivo não curti essa história, além do fato da leitura ser bastante descritiva, deixando cansativa em certos momentos.
@estantedabrena 13/02/2024minha estante
Chato mesmo. Eu acredito que ela herdou traços psicopatas