A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

Luisa Dahmer 09/09/2023

Surpreendente
Comecei a leitura sem muitas expectativas. A história me envolveu e me despertou diversas sensações, de medo, angústia, alívio. O retrato de um crime brutal através da perspectiva de Helena, fruto de uma violência, é intrigante, inesperado e comove quem lê. A tentativa de desprender-se de sua história através da construção de uma vida à parte é uma analogia aos traumas que sofremos e tentamos deixar de lado. Quando menos esperamos, nos perseguem até que tenhamos força para lidarmos com eles cara-a-cara.

Natalia Oliveira 10/06/2023

Um releitura

Sabe aquela frase "livros que queria apagar da minha memória para ler como se fosse a primeira vez"
Essa era a minha vontade em relação a esse livro, li a um tempo atrás, na edição de Portugal, e fiquei fascinada... Era um dos meus livros favoritos, tenho consciência que a um tempo atrás eu não ia tanto, era meus primeiros contatos com livros nesse estilo.... E hoje já li alguns, por seu uma releitura não fiquei tão impactada...
Porém é bom... O livro flui... Te prende...

anapno_ 23/05/2023

Um ótimo livro! Muito bem escrito, totalmente rico em detalhes, tanto nas descrições como no próprio cenário onde a protagonista viveu quando criança: o Pântano.

Gostei muito da dinâmica que há na linha do tempo, alternando entre as memórias de Helena e o momento presente, com ela já adulta.

As cenas são muito bem detalhadas, fazem você se sentir dentro do livro. Uma história com uma carga emocional mais pesada, que nos leva a refletir sobre a maldade humana e seus desdobramentos.

Em alguns momentos a leitura pode ter sido um pouco cansativa, mas gostei bastante de poder experienciar dentro dessa leitura a realidade de uma menininha que nasceu em cativeiro (sem ter conhecimento disso) e a mulher que se tornou posteriormente.

Tayna170 14/05/2023

A Helena
A filha do Rei do Pântano, nesse, Helena consegue nos fazer viajar entre suas memórias de infância (traumáticas e saudosas nas palavras de uma menina, que hoje cresceu e se tornou esposa e mãe), e a sua atual realidade, onde a fuga da prisão do seu pai instiga a protagonista Helena em uma caçada e um tenso desfecho onde ela finalmente toma uma decisão: afinal, a filha do rei do pântano, é mais bela ou mais sapo?

resenhasdajulia 07/05/2023

Helena Pelletier tem uma vida estável, com um emprego que gosta, um marido amoroso e duas filhas maravilhosas. Mas o passado, do qual ela tanto tentou fugir, vem à tona mais uma vez.

Seu pai, que ficou conhecido como ?O Rei do Pântano?, raptou sua mãe ainda adolescente. E Helena é fruto disso, pois nasceu dois anos após dois anos.

Quando Helena descobre que seu pai matou dois guardas e fugiu da prisão, ela sabe que é a única capaz de detê-lo, afinal de contas, foi treinada por ele.

Achei um bom livro, mas a história não me prendeu tanto, e foi uma leitura um pouco cansativa.

Luiza 05/05/2023

Razoável
O livro conta a história de Helena, uma mulher que cresceu em um pântano, somente na companhia de sua mãe (uma mulher que seu pai sequestrou ainda criança) e de seu pai.

Helena é feliz no pântano, pois não sabe o que mais existe do lado de fora. Ela sabe caçar, pescar, conhece todas as árvores e plantas.

O livro começa com Helena já adulta, casada e com duas filhas. Seu pai acabou de fugir da prisão e a polícia está a sua procura.

O livro é interessante, porém não marcante.

Thaís Vilas Bôas 24/04/2023

Apenas trecho:

"Só quando a última árvore for cortada e o último rio tiver sido envenenado e o último peixe for pescado, o homem branco entenderá que não pode comer dinheiro."

"Nós não herdamos a Terra dos nossos ancestrais, mas a pegamos emprestada dos nossos filhos."

Bruna 02/04/2023

A frase que melhor define esse livro é essa:
"ninguém realmente pensa que coisas ruins podem acontecer consigo. Especialmente após já terem acontecido com outra pessoa."

slyGio 30/03/2023

Impressionante
Não é meu livro preferido, e algumas vezes me questionei se estava mesmo gostando do livro, mas decidi que sim, apesar de as vezes suspeitar das atitudes e pensamentos da protagonista, e me sentir enjoada com o excesso de descrição de algumas cenas que eu acho que não precisava, é interessante ver ela percebendo que a escolha certa não era o pai dela e salvando não só a mãe, mas também sua família.

Gabi Saraiva 23/03/2023

A filha do rei do pântano
O livro é muito bom, vale a reflexão do poder que um sociopata pode ter sobre suas vítimas, é rico em detalhes e muito bom de ler, queria mais detalhes da vida dela no pós, mas acho que o que li foi bem bacana

Pam 21/03/2023

Excelente livro...
Uma história ao mesmo tempo assombrosas é espetacular.
A reviravolta que tem esse final é fantástica.

jeransan 19/02/2023

A filha do rei do pântano
Esse livro me fisgou por abordar a temática do sequestro de uma maneira muito original. Confesso que me via ansiando pelos capítulos de flashbacks da infância da protagonista e em alguns momentos sentia raiva dela pela forma como ela admirava o pai e diminuía a mãe (nessas horas eu procurava me lembrar de que a protagonista era apenas uma criança sendo manipulada).

O cenário do pântano enriqueceu a experiência de leitura, bem como os elementos da cultura indígena que a autora trouxe.

Preciso apontar que o final é, sim, previsível. Mas essa não foi uma leitura que fiz com o intuito de me surpreender. O que eu buscava era essa carga mais dramática e pesada mesmo.

Pra finalizar, sinto que a mãe da protagonista foi injustiçada e gostaria que a relação dela com a filha fosse retratado de forma diferente.

cibelefrahm 13/02/2023

É um bom suspense que acompanha a busca de Helena por seu pai, fugido da prisão, enquanto intercala as memórias dela sobre sua infância no pântano.

Mia 25/01/2023

Apesar de ser uma história com pontos chocantes, não chegou a me prender do jeito de querer devorar o livros a cada página.

Tem muitos pontos interessantes como a cultura indígena, contos e conhecimentos, porém a história se da por um fato muito triste: sequestro de menor.

Tem vários pontos de violência que dão aquele ruim sabe, uma tristeza de imaginar, mas a história no grande modo, não é daquelas que te prende.

É bom, mas não é dos que eu lembraria pra recomendar.